Processador AMD Ryzen 5 2500U é Bom ? Avaliação

A AMD geralmente é mais ausente em suas gerações devido a sua arquitetura lenta e ineficiente que permitiu que a Intel dominar a cena de processadores móveis por anos. Com a série Ryzen as coisas tomaram um rumo diferente para a AMD, permitindo que a AMD entre em cena com processadores muito mais competitivos. Neste artigo de avaliação damos uma olhada no Chip AMD Ryzen 5 2500U que é uma APU para notebooks portáteis anunciado em 2017. Este não é só um processador mais rápido do que qualquer coisa produzida pela AMD em anos, mas a placa de vídeo integrada também é impressionante.



Enquanto os antigos processadores AMD para notebooks indiscutivelmente ficam atrás de suas contrapartes de sua concorrente direta Intel, os mais novos da série AMD Ryzen conseguiram se equiparar ou até mesmo superar os chips da Intel em alguns pontos.  Esses chips novos da AMD podem lidar tranquilamente com todas as tarefas domésticas e de escritório. Aliás eles vão encarar até mesmo tarefas exigentes por exemplo programas pesados de edição de foto, vídeo, arquitetura e engenharia 3D, claro que não vai substituir uma estação de trabalho completa, mas servirá como um excelente complemento.



O processador AMD Ryzen 5 2500U é um modelo Quad Core quanto uma GPU poderosa em um TDP de 15W, o mesmo TDP da oitava geração de processadores da intel. A Placa de vídeo integrada a este processador da AMD é facilmente duas vezes mais rápida do que a Intel UHD 620 usada nos processadores concorrentes da intel, sendo mais rápida até mesmo que as placas integradas da série Intel Iris Plus e Iris Pro que são chips integrados a processadores de notebooks premium como Macbooks.





Nos benchmarks em jogos, sua placa de vídeo integrada Radeon Vega 8 possui pontuação (cerca de 2.5x mais rápida) consideravelmente superior à do Intel UHD 620 da série do processador 8th Gen Core. A diferença também é muito visível durante os jogos do mundo real. Por exemplo, enquanto você pode jogar GTA 5 no Intel UHD em torno de 30fps nas configurações mais baixas e resolução de 720p, no Ryzen você pode aumentar as configurações de detalhe para médio a alto com taxas de quadros em torno de 30 fps ou mais. Por fim vale ressaltar que a Vega 8 do Ryzen 5 é melhor do que a Intel e esta no mesmo nível da 940MX DDR5 e da MX130, mas não é mais rápido do que a Nvidia GeForce MX150 da Nvidia.




Especificações Técnicas:
Modelo: AMD Ryzen 5 2500U
Geração: AMD Ryzen Raven Ridge
Núcleos Físicos: 4
Threads: 8
Velocidade do clock da CPU 2 - 3,6 GHz
Memória cache : 6MB
Compatibilidade de memória: DDR4 2133 / 2400MHz
Gráficos integrados: AMD Radeon Vega 8
Consumo de energia (Thermal Design Power): 15 Watt
Tecnologia de produção: 14 nanômetros
Temperatura de atuação: 95 graus celsius






BENCHMARKS - COMO O RYZEN 5 SE SAI ENTRE OUTROS PROCESSADORES ?

Obs: Vale ressaltar que os benchmarks são apenas uma orientação superficial, não se deve levá-los muito a sério pois eles podem variar dependendo de inúmeros fatores, tais como versões do sistema operacional, atualizações do sistema operacional, versões de driver, refrigeração e aquecimento, alimentação de energia,  processos em segundo plano, versões e patchs dos programas e jogos testados etc..




COMO O RYZEN 5 2500U SE COMPARA AO SEU PRINCIPAL CONCORRENTE INTEL CORE I5 8250U ?


Se você estiver entre a escolha entre um notebook com o Ryzen 5 e outro com o 8th Gen Core da Intel, nós recomendamos qualquer máquina que esteja com o valor mais barato na hora da compra ou o que possua outras peças e características adicionais que se sobressaiam mais, a diferença de desempenho entre esses dois chips é muito pequena para a maioria dos usuários.



QUAIS TECNOLOGIAS ESTÃO IMPLEMENTADAS NO CHIP ?

O novo Precision Boost 2 da AMD tem mais nuances do que seu antecessor. Frequências de turbo agora são baseadas em temperaturas de CPU, corrente e carga, em vez de uma base por núcleo. Isso deve melhorar o desempenho dos jogos, bem como outras cargas de trabalho reais.



A AMD só habilitará o XFR em um caso específico, varia de caso a caso. Se uma fabricante projetar um chassi capaz de lidar com uma corrente de energia de 25W com um bom sistema de refrigeração, ele terá a opção de usar uma CPU que pode aumentar para um clock significativamente maior automaticamente com esta tecnologia. Mas como dito, somente notebooks que cumprem os critérios da AMD oferecerão XFR.



Para um notebook ultraportátil, a duração da bateria é uma especificação importantíssima. A AMD comparou a nova geração contra uma APU de 7ª geração e os resultados foram muito melhorados. Usando uma linha de base de uma bateria de 50Wh, a AMD diz que a maior melhoria em relação a um chip AMD FX 9800P vai de 4,5 horas a 9,2 horas. Essa eficiência, no entanto, deve-se ao melhor suporte a codecs de hardware no chip, vimos o mesmo aprimoramento nos processadores da Intel que vão de Skylake a Kaby Lake devido a melhorias no mecanismo de mídia.



Ryzen também obtém um melhor resultado no teste de resumo de bateria MobileMark 14 padrão da indústria. O chip Ryzen desliga a 13,5 horas de duração da bateria, enquanto o FX 9800P faleceu às 10,7 horas. Baseado em outros números publicados do MobileMark 14, essa é uma vida decente, considerando que a AMD usa uma base de bateria de 50Wh.

Vale a pena mencionar que a maioria das pessoas estará atualizando para o Ryzen Mobile a partir de um processador Intel dual-core mais antigo, que o Ryzen 5 2500U com certeza baterá com energia de quatro núcleos. (...) Vindo de um notebook de quatro anos atrás? Este processador Ryzen irá surpreendê-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo