Placas de Video RTX 2060, 2070 e 2080 São Boas ? (Notebook)

As novas placas de vídeo da série RTX 20 para notebooks chegam prometendo diminuir ainda mais o espaço entre notebooks e computadores de mesa, agora esta nova série conta com o aprimoramento de efeitos de reflexos e iluminação mais realistas nos gráficos através da tecnologia Ray Tracing, além do mais notebooks com estas placas serão mais silenciosos durante a execução de jogos do que as placas anteriores mesmo contando com um significativo salto de performance sobre estas, as novas placas da série RTX representarão um investimento bem gasto se o desejo do usuário comprador for executar jogos AAA nas configurações máximas.



O QUE A SÉRIE RTX TRAZ PARA OS CONSUMIDORES ?
Deep Learning Supersampling (DLSS): é uma técnica que faz uma superamostragem (um método de anti-aliasing eficaz e exigente) execute mais facilmente no hardware, usando inteligência artificial AI e os núcleos do tensor da GPU para executar jogos com um desempenho mais rápido com base em técnicas de renderização e aprendizagem da Nvidia, melhorando o visual em resoluções mais altas sem comprometer o desempenho, a nvidia promete um desempenho até 50% maior quando a função é ativada, fornecendo uma qualidade de imagem melhorada do que com o anti-aliasing temporal mais popular (TAA).

O DLSS usa o poder do aprendizado profundo e inteligência artificial para treinar a GPU para renderizar imagens nítidas do jogo enquanto roda mais rápido do que as GPUs da geração anterior. Por exemplo a inteligência artificial ajusta constantemente a resolução em um jogo para maximizar as taxas de quadros em áreas onde a resolução não é tão importante e maximiza a resolução quando a cena exige isso. Se você estiver correndo em um jogo de tiro em primeira pessoa, não precisará de alta resolução para uma cena movimentada, mas se estiver parado no meio de uma floresta vibrante, a resolução mais alta será utilizada.



Real Time Ray Tracing: é uma técnica que permite o traçamento de iluminação, uma técnica gráfica inovadora que modela a luz em tempo real ao cruzar objetos em uma cena virtual em jogos, trata-se de um modelo de iluminação aprimorada para exibição sombreada que calcula o traçado de luzes para obter uma imagem impressionante que inclui sombras, reflexos e muito mais. O Ray Tracing essencialmente rastreia a luz do jogo da câmera virtual do jogo de volta para a fonte original de iluminação do jogo. Essa nova tecnologia significa que os jogos parecerão mais fotorrealistas, incluindo reflexos reais em espelhos, vidros, superfícies molhadas, pintadas e dentre outros materiais refletivos: algo que tem faltado em muitos jogos modernos



Certamente ainda são tecnologias novas e as desenvolvedoras de jogos ainda estão se adaptando para tornar os jogos modernos compatíveis com elas, mas grandes nomes em renderização saltaram para a tendência de ray tracing, incluindo o Epic e seu Unreal Engine, o Unity 3D e o Frostbite da EA. A Microsoft também criou uma API totalmente nova de ray tracing do DirectX. O Ray Tracing de alguma forma sempre foi um objetivo desejado de computação gráfica em tempo real.





Tecnologia Max-Q: A Nvidia está usando sua tecnologia Max-Q aqui para reduzir o consumo de energia/geração de calor e garantir que alguns variantes dos chips RTX possam caber dentro de notebooks finos, leves e silenciosos. Isso significa que todos os fabricantes terão trabalhado em estreita colaboração com a Nvidia no design térmico e acústico para obter o máximo de eficiência possível, mas vale ressaltar que em comparação com a versão normal a velocidade base do clock da versão Max-Q é reduzida, além disso, o TDP (Thermal Design Power) das GPUs é classificado em 80W para a variante Max-Q e acima de 150W para a variante padrão.

Esses notebooks Max-Q são fornecidos com um limite de energia imutável e não podem ser overclockados para o nível de uma RTX 2070 completa. Você pode fazer alguns ajustes básicos e overclock de clock de memória, mas o limite de energia é a principal limitação aqui.

Os Clocks não são a única diferença da versão padrão. Os drivers somente para a versão Max-Q foram otimizados para eficiência e não desempenho, há conversores de voltagem otimizados para operação, métodos de resfriamento de alta qualidade e um limite de 40 dB para o ruído do cooler com ajustes de clock para garantir isso o tempo todo.



RTX 2060 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
A GeForce RTX 2060 Mobile é uma placa gráfica da NVIDIA, lançada em janeiro de 2019. Baseada no processador de 12 nm e baseada no processador gráfico TU106, na sua variante N18E-G1-A1, a placa suporta DirectX 12.0. O processador gráfico TU106 é um chip grande com uma área de matriz de 445 mm² e 10.800 milhões de transistores. Possui 1920 unidades de sombreamento, 120 unidades de mapeamento de textura e 48 ROPs.

Também estão incluídos 240 núcleos tensores que ajudam a melhorar a velocidade das aplicações de aprendizado de máquina. A placa também possui 30 núcleos de aceleração de raytracing. A NVIDIA colocou 6,144 MB de memória GDDR6 no chip, que são conectados usando uma interface de memória de 192 bits. A GPU está operando a uma freqüência de 960 MHz, que pode ser ampliada até 1200 MHz, a memória está funcionando a 1750 MHz. O Desempenho da RTX 2060 deve ser idêntico ao da GTX 1070 mobile sendo capaz de executar jogos na resolução Full HD (1080p) com alta qualidade gráfica. A nvidia afirma que a versão RTX 2060 mobile é 1.6x mais potente que um PS4 PRO e também supera a GTX 1070 de Desktop.




RTX 2070 FICHA TÉCNICA
A GeForce RTX 2070 Mobile é uma placa gráfica da NVIDIA, lançada em janeiro de 2019. Baseada no processador de 12 nm e baseada no processador gráfico TU106, na sua variante N18E-G2-A1, a placa suporta DirectX 12.0. O processador gráfico TU106 é um chip grande com uma área de matriz de 445 mm² e 10.800 milhões de transistores. Possui 2304 unidades de sombreamento, 144 unidades de mapeamento de textura e 64 ROPs. Também estão incluídos 288 núcleos de tensor que ajudam a melhorar a velocidade das aplicações de aprendizado de máquina.

A placa também possui 36 núcleos de aceleração de raytracing. A NVIDIA colocou 8192 MB de memória GDDR6 na placa, que são conectados usando uma interface de memória de 256 bits. A GPU está operando a uma frequência de 1215 MHz, que pode ser aumentada até 1440 MHz, a memória está funcionando a 1750 MHz. O Desempenho da RTX 2070 deve estar a par da GTX 1080 mobile.


RTX 2080 SPECS
A GeForce RTX 2080 Mobile é uma placa gráfica da NVIDIA, lançada em janeiro de 2019. Baseada no processador de 12 nm e baseada no processador gráfico TU104, na sua variante N18E-G3-A1, a placa suporta DirectX 12.0. O processador gráfico TU104 é um chip grande com uma área de moldagem de 545 mm² e 13.600 milhões de transistores. Possui 2944 unidades de sombreamento, 184 unidades de mapeamento de textura e 64 ROPs. Também estão incluídos 368 núcleos de tensor que ajudam a melhorar a velocidade das aplicações de aprendizado de máquina.



A placa também possui 46 núcleos de aceleração de raytracing. A NVIDIA colocou 8192 MB de memória GDDR6 na placa, que são conectados usando uma interface de memória de 256 bits. A GPU está operando a uma freqüência de 1380 MHz, que pode ser aumentada até 1590 MHz, a memória está funcionando a 1500 MHz. O desempenho da RTX 2080 é maior que o da GTX 1080 mobile e 2x mais rápido que o PS4 PRO, mas fica atrás da RTX 2080 para desktops.








BENCHMARKS EM JOGOS

Benchmarks retirados do site Notebookcheck, as três placas rodam perfeitamente todos os jogos no Ultra e em resolução Full HD, entretanto a taxa de frames tende a ser menor se a resolução for aumentada para 4K ou se o recurso de Ray Tracing estiver ativo.




TESTES EM PROGRAMAS DE BENCHMARK
RTX 2060 VS RTX 2070 VS RTX 2080

Como você pode ver nestes testes de benchmark Cloud Gate, Fire Strike, Performance GPU e Vantage Performance feitos no programa 3DMark retirados do site Technical City fica bem claro a diferença e a vantagem de cada placa sobre suas contrapartes.



O QUÃO MAIS RÁPIDO AS NOVAS RTX SÃO MAIS QUE AS GTX ?
RTX 2060 VS GTX 1060, RTX 2070 VS GTX 1070, RTX 2080 VS GTX 1080

Mais uma vez os benchmarks do site Technical City deixam claro que as novas RTX tem uma vantagem média de 30% de resultado de performance maior variando um pouco de teste para teste em comparação com as antecessoras GTX.

Obs: Vale ressaltar que os benchmarks são apenas uma orientação superficial, não se deve levá-los muito a sério pois eles podem variar dependendo de inúmeros fatores, tais como versões do sistema operacional, atualizações do sistema operacional, versões de driver, refrigeração e aquecimento, alimentação de energia,  processos em segundo plano, versões e patchs dos programas e jogos testados etc..

Todos os notebooks GeForce RTX podem se beneficiar das tenologias  BatteryBoost e WhisperMod, duas tecnologias que aumentam a autonomia da bateria e reduzem o ruído dos coolers. O BatteryBoost reduz o desempenho a uma taxa de quadros definida pelo usuário, oferecendo até 2x mais tempo de jogos com uma única carga. Enquanto isso, o WhisperMode garante jogos sem o excesso de ruído dos coolers, usando novamente um framerate definido pelo proprietário, para jogos com coolers mais silenciosos. E para ajudar ainda mais, as Configurações de Reprodução Ótica da GeForce Experience agora incluem recomendações de um clique no WhisperMode, configurando as configurações do jogo para a máxima fidelidade, enquanto mantém seu notebook agradável e silencioso.



CONCLUSÃO:
Como podemos ver a Nvidia esta se esforçando para tornar os notebooks em opções tão poderosas quando os PC´s Gamers de mesa com as versões padrões da série RTX, mas também esta interessada em proporcionar variantes com um formato extremamente portátil sem abrir mão da alta performance com os variantes da série Max-Q. Esta nova arquitetura Turing traz a experiência mais rápida e mais realista possível aos aparelhos com suas engenharias de iluminação com qualidade cinematográfica e AI, a série RTX ja esta pronta para VR (Realidade virtual) e começa a se aproximar da resolução 4K que vem se popularizando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo