O Que é Tela OLED e Qual Diferença do LCD em Notebook ?

A tecnologia na tela de notebook não mudou tanto nas últimas décadas. Com exceção de alguns modelos muito antigos dos anos 80, eles geralmente confiavam nos painéis LCD. As telas do tipo OLED (Diodo Emissor de Luz Orgânico) estão disponíveis há muitos anos em vários dispositivos, como TVs, telefones celulares e tablets, recentemente elas vem sendo cada vez mais implementadas em notebooks populares do mercado. A principal diferença entre o OLED quando comparado com as telas do tipo LCD padrão é o tipo de exibição.




As telas OLED têm sido mais caras de produzir do que os LCDs e só recentemente estão chegando ao ponto de terem o mesmo custo, estando mais barato agora do que antes. Além disso, houve problemas iniciais com o desbotamento do tom azul e de iluminação dos tons brancos. Essas desvantagens iniciais para as telas OLED, no entanto, foram corrigidas e melhoradas com os avanços da tecnologia.

Então finalmente a era dos monitores LCD nos notebooks pode estar chegando ao fim. Os displays OLED estão no caminho para se tornarem o novo padrão da indústria como demonstrados em alguns modelos da Lenovo, Razer e Alienware na CES 2019. Nos últimos anos, o OLED ganhou o direito de se chamar de campeão da tecnologia televisiva . A indústria de smartphones seguiu o exemplo quando a Samsung começou a equipar seus principais aparelhos com telas OLED, até o iPhone X recebeu o tratamento OLED.

Embora os notebooks, tablets e modelos 2 em 1 ainda sejam predominantemente LCD, a previsão do setor é a demanda por uma série de dispositivos OLED em um futuro muito próximo. Então, o que é OLED e por que você deve saber se o seu próximo notebook possui um display OLED ?




QUAL A DIFERENÇA ENTRE LCD E OLED ?
Antes de tudo, sempre que você vê uma tela sendo anunciada nas especificações técnicas como um monitor / “LED”, o que isso geralmente significa que é LED LCD. Para ser mais específico, a tela em questão utiliza uma luz de fundo LED e um painel LCD. Por outro lado, a tecnologia OLED não usa uma luz de fundo ativa. Em vez disso, cada pixel é iluminado independentemente e funciona como sua própria fonte de luz.

As telas LCDs precisam de luz de fundo, e não podem ser desligados completamente. As telas de LCD têm um brilho, mesmo quando devem exibir uma tela preta. Em suma, os LCDs (Liquid Crystal Display) para notebooks são compostos de sub pixels (vermelho, verde e azul) que funcionam como obturadores que abrem e fecham quando a corrente elétrica é aplicada. No entanto, isso só determinará a aparência das imagens exibidas e exigirá luz de fundo para iluminar a tela.

Ja os pixels das telas OLED são compostos apenas por LED, não por cristais líquidos e não exigem luz de fundo, pois são capazes de produzir sua própria luz. Este tipo de tecnologia vem com grandes benefícios:


MELHOR CONTRASTE
Se você já notou que as cores pretas em uma tela IPS não são completamente pretas, é porque a luz de fundo está brilhando. Isso pode não parecer muita diferença, mas na verdade há um grande diferencial. Como cada pixel da tela OLED é permitido clarear e escurecer independentemente um do outro, regiões mais escuras da tela podem obter pontos muito mais escuros e mais claros podem ficar muito mais brilhantes. O contraste é um dos pilares da qualidade da imagem, então quanto maior o abismo entre os níveis de preto mais escuros e os tons claros  mais brilhantes, melhor.



As telas OLED podem obter um contraste muito superior, pois podem exibir preto real simplesmente desligando os pixels. Qualquer monitor LCD que tenha uma luz de fundo ativa não pode bloquear totalmente a luz, resultando em tons pretos sendo exibidos como um cinza escuro. Uma tela LCD decente pode ter uma relação de contraste de 1.000: 1, o que significa que os brancos são mil vezes mais brilhantes que os pretos. O contraste em uma tela OLED é muito maior. Quando uma tela OLED fica preta, seus pixels não produzem luz alguma. Você não conseguirá algo mais escuro do que isto. Isso significa que você obtém uma taxa de contraste infinita, embora a aparência dependa de quão brilhantes os LEDs podem acender quando acesos.


SEM VAZAMENTO DE LUZ
Também há um problema comum que o LCD LED exibe, o chamado de vazamento da luz de fundo . Quando isso acontece, a luz “vaza” na tela, levando a pretos inconsistentes. Isso pode ocorrer tanto como manchas brancas irregulares, quanto como áreas visivelmente mais brilhantes nos cantos ou ao longo das bordas da tela. Em ambas as telas TN e IPS são bastante comuns. Como displays OLED não utilizam uma luz de fundo ativa, eles não têm esse problema.




MELHOR ÂNGULO DE VISÃO
Embora alguns LCDs possam ter ângulos de visão mais amplos com a ajuda da tecnologia IPS, todas as telas OLED terão naturalmente ângulos de visão mais amplos. Os ângulos de visão determinam a largura de um ângulo que uma tela pode ser visualizada antes que a distorção de cor comece a se manifestar. Ao mover-se fora do ângulo de visualização normal de um monitor, a distorção de cor mencionada anteriormente começa a se tornar visível e a tela geralmente aparece escurecida.



Os visores OLED possuem excelentes ângulos de visão, principalmente porque há pouco espaço atrás da tela para que a luz atrapalhe. A situação dos monitores LCD é mais complicada, já que os ângulos de visão dependem principalmente do tipo de painel que está sendo usado. Um bom painel IPS pode rivalizar com os ângulos de visão de um OLED, enquanto um painel TN não poderá nem chegar perto. Os ângulos de visão são geralmente piores nos LCDs, mas isso varia dependendo da tecnologia de exibição usada.



ENTRETANTO, MENOS BATERIA:
Testes comparativos do site DigitalTrends com os dois variantes Lenovo Yoga mostram que o OLED consome bateria de 15 a 25% mais rápido que o LCD. Entretanto, como os pixels em um display OLED podem se ligar e desligar individualmente, a luz de fundo não está sendo ativa continuamente em todos eles de uma só vez. Os pixels OLED, portanto, passam uma boa quantidade de tempo sendo desligados completamente quando o conteúdo exibido é mais escuro.

Toda vez que joga um jogo particularmente sombrio, se você usar aplicativos com temas escuros ou gostar de assistir a filmes com muitas cenas escuras, a duração da bateria deverá melhorar em seu dispositivo equipado com OLED, pois potencialmente milhares de pixels estarão em desuso, o que significa que sua bateria está carregando uma carga de trabalho mais leve.

Se você estiver executando o Windows 10, você pode optar pelo tema "escuro" do Windows, que pode extrair uma quantidade substancial de vida útil do dispositivo graças ao visor OLED.

Vale ressaltar que esta economia pode ter o resultado inverso se o conteúdo exibido for predominantemente claro, ao criar uma imagem predominantemente branca - como no processamento de texto e navegação na Web, duas atividades comuns em notebooks - cada subpixel deve brilhar, o que consumirá mais energia da bateria.

Isso é bem diferente de um painel IPS, que consumirá a mesma quantidade de bateria, quer o display mostre principalmente cores brancas ou principalmente pretas. A luz de fundo se ajusta a um certo brilho e não se move a menos que você ajuste.


TEMPO DE RESPOSTA
Bem, em primeiro lugar, você ficará satisfeito em saber que os displays OLED são capazes de atingir taxas de atualização altíssimas. Quanto aos tempos de resposta dos pixels, eles simplesmente derrotam os LCDs porque eles podem ter tempos de resposta tão baixos quanto 0,1ms. Enquanto isso, os painéis TN mais rápidos só podem chegar a 1ms, se você quiser um tempo de resposta que faça fronteira com inexistente, o OLED deve ser sua primeira escolha.





CONCLUSÃO
LED LCD é mais barato fazer, o que lhe dá uma vantagem quando se trata do mercado. No entanto, o OLED é uma excelente opção de luxo e a tecnologia OLED está ganhando força. O OLED já é muito melhor que o LCD LED para lidar com a contraste e a precisão de iluminação.

No entanto, nem todos os notebooks precisam ter uma tela OLED. Notebooks voltados para o ramo de negócios não verão nenhum benefício em ter um display OLED, são apenas os modelos baseados em entretenimento para jogos, multimídia ou edição e renderização de fotos e videos que realmente se beneficiariam desses tipos de telas, essas tarefas exigem uma exibição nítida e de alta qualidade e precisa de cores. O OLED supera até as melhores exibições IPS nessas áreas, a tela do IPS ainda é respeitável mas a reprodução de cores é muito mais precisa em displays OLED.

Desde jogos a filmes no Netflix - ficaram melhor em um display OLED. O conteúdo mais escuro se beneficiará de níveis de preto mais profundos, por exemplo, porque o OLED tende a renderizar sombras com um nível mais alto de detalhismo. Não é apenas uma questão de preto-e-branco - maior contraste geralmente significa cores melhores e mais ricas também: as páginas da Web parecem tão precisas, tão vívidas, que são comparáveis ​​a uma revista impressa.


2 comentários:

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo