O Que é a Tecnologia Turbo Boost e Como Funciona ?

Sabemos que todos os processadores presentes em computadores desktop ou notebook, especialmente processadores Intel, geralmente têm uma velocidade de clock padrão que pode determinar parcialmente a rapidez com que o desempenho é apresentado. Embora os processadores possam reduzir certos níveis de velocidade de clock para economizar energia, eles também têm uma opção de recursos da tecnologia Intel Turbo Boost que podem aumentar muito mais o nível de velocidade básica do clock. Como resultado, você terá um processador muito melhor do que antes.



O exemplo mais óbvio é a escolha dos processadores Intel, como a presença do Core i5 e Core i7, onde eles geralmente têm um recurso chamado Turbo Boost, que tem a capacidade de aumentar dinamicamente a velocidade do clock do processador, dependendo do espaço térmico disponível. Se você já se perguntou sobre esta tecnologia, como ela funciona, ou se nós precisamos fazer algo para que ele possa ativar esse recurso, então abaixo temos algumas explicações explícitas para todas essas coisas, e espero que isso ajude aqueles que estão em um estado de confusão no atendimento.


Então, o que se entende por Intel Turbo Boost?
A Intel disse que esta é a maneira como um processador pode aumentar a frequência automaticamente a partir do núcleo do processador muito mais rápido do que a frequência registrada anteriormente. O nível de velocidade do processador pode funcionar de forma otimizada em termos de potência, temperatura e especificações de energia de design térmico (TDP). Como resultado, você verá como ele reage em termos de aumentar o desempenho de aplicativos que se beneficiam de núcleo único ou muti-núcleos.


Como o Intel Turbo Boost funciona?
O Intel Turbo Boost geralmente sempre esteve disponível em uma escolha de processadores Core i5 ou i7, onde eles têm a força de design térmico máxima ideal ou TDP. TDP é a quantidade máxima de energia do processador que deve ser usada. Se o processador Core i5 ou i7 perceber que seu desempenho pode funcionar bem, a presença do Turbo Boost tentará aumentar muito, especialmente se você tiver um valor de resfriamento realmente confiável.

O Turbo Boost é um recurso dinâmico, no qual você não pode ajustar a quantidade de velocidade que o processador alcançará. O Turbo Boost opera com a adição de 133Mhz e aumentará até alcançar o Turbo Boost máximo permitido (conforme determinado pelo modelo do processador) ou o processador se aproximar do TDP máximo. Por exemplo, o Core i5 7200U tem uma velocidade base de 2,5 GHz, mas a velocidade do Turbo Boost é de até 3,1 GHz.

É só que a Intel anuncia este processador apenas com sua velocidade base de clock, porque a Intel não garante que o processador possa atingir a velocidade máxima do Turbo Boost. Isso ocorre porque o Turbo Boost máximo geralmente depende da carga de trabalho que está presente, o que não ocorrerá o tempo todo. Devido a várias características de energia, algumas peças com a tecnologia Intel Turbo Boost podem não atingir as frequências turbo máximas ao executar cargas de trabalho pesadas e usar vários núcleos simultaneamente.




Por que o Turbo Boost é algo muito bom 
Embora esta tecnologia tenha algumas desvantagens, o Turbo Boost ainda é um recurso superior. Geralmente, ele fornecerá uma solução para o problema de comprometimento entre um processador que possui recursos dual core e quad core. Os processadores de clock dual core podem ser mais rápidos em algumas aplicações se tiverem uma velocidade de clock maior.

Estas aplicações são aquelas que deixam claro nas especificações que se beneficiam mais da velocidade de clock maior do que da quantidade de núcleos. Enquanto outros programas deixam claro que se beneficiam mais da quantidade de núcleos. Se você usar os dois tipos de aplicativos, você deveria determinar qual opção é mais importante para você.

Bem, a presença da tecnologia Turbo Boost elimina o problema deste paradoxo. Se você usar um aplicativo de renderização 3D, talvez ele só funcione na velocidade base do clock, porque ele vai se beneficiar mais do uso de vários nucelos. No entanto, se você usar o processador em termos aplicações que exigem apenas maior velocidade de clock, os outros núcleos do processador entraram em status de baixo consumo de energia e o núcleo realmente necessário sera maximizado ao máximo possível. Ou seja o Turbo Boost busca conciliar e sanar tanto as necessidades dos programas que se beneficiam de velocidades mais altas de um núcleo quanto as necessidades dos programas que se beneficiam de mais núcleos.



Geração da tecnologia Intel Turbo Boost 1.0, 2.0 e 3.0
O Intel Turbo Boost está presente há muito tempo, onde a primeira geração esteve presente em 2008. Mas agora, vem com uma opção de terceira geração, onde você pode ver na nomenclatura na parte de trás 3.0. Quando você pergunta, existem diferenças em todas essas escolhas? a resposta: é claro que existe. A diferença entre o Intel Turbo Boost  1.0 e o Turbo Boost 2.0 é mais no nível de eficiência de energia, assim, quando o Turbo Boost está ativo, a energia usada é menor que a versão anterior, fora isso o Turbo inicial incrementava o clock com taxas de 133 Mhz, que foi reduzido para 100 Mhz no 2.0.

A tecnologia Intel® Turbo Boost Max 3.0 é uma combinação de software e hardware que oferece desempenho de thread único, permitindo direcionar instruções de processamento para apenas um núcleo mais rápido. Portanto, se houver instruções que exijam mais energia de um núcleo único, o Turbo Boost 3.0 pode escolher inteligentemente o núcleo mais rápido para concluir essas instruções 15% melhor. A tecnologia Intel® Turbo Boost Max 3.0 não substitui a tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0. Ela a complementa com um robusto aumento de frequência nos seus núcleos mais rápidos para obter um fluxo de trabalho ainda maior e extrair o máximo do seu processador. Disponível apenas em determinados processadores Intel® Core™ i9 Extreme Edition, alguns processadores Intel® Core™ i7 Extreme Edition (Série X) e certos processadores da família Intel® Core™ i



Preciso Mesmo do Turbo Boost ?
Se você está usando apenas o seu PC para navegação na Internet, trabalhando em alguns aplicativos de processamento de texto e planilhas e principalmente checando seu e-mail, você pode não encontrar muito uso para a tecnologia Intel Turbo Boost. No entanto, se você trabalha principalmente com mídia ou aplicativos com uso intensivo de vídeo, jogos 3D ou aplicativos em multitarefa com uso intensivo de computação, essa tecnologia de desempenho sob demanda que aloca inteligentemente capacidade de processamento extra para corresponder à carga de trabalho, é vantajosa.


Devo Ativar ou Desativar ?
Em computadores a tecnologia turbo boost não precisa de nenhum controle manual. Pode executar suas tarefas automaticamente. A Intel criou o software e o instalou como um software embutido. Quando você quiser usar o turbo boost, ele automaticamente observa a condição atual do seu PC e calcula a velocidade que o processador pode executar no momento. Em seguida, ele ativa automaticamente o núcleo do processador para executar essa velocidade. Também controla a fonte de alimentação do componente.

Entretanto em notebooks a história é outra, como em notebooks o problema de aquecimento é mais grave do que em computadores, algumas fabricantes tem especificado limites de controle do turbo boost, assim sendo, alguns modelos limitam o processador na velocidade base e desativam o turbo boost como uma medida para evitar o superaquecimento, na maioria dos jogos este limite reduz alguns graus e o usuário não vai sentir diferença no desempenho, mas em outros jogos conhecidos como CPU Bound (que usam muito do processador) a diferença pode ser um pouco notável:




Muitos jogos dependem mais da placa de vídeo e portanto o impacto do turbo boost no desempenho deles é pequeno, ja aqueles jogos AAA de mundo aberto onde há grande quantidade de personagens não jogáveis no cenário (que são controlados pelo processador e requerem grande quantidade de cálculos simultâneos), nestes casos a desativação do turbo pode gerar uma queda de frames por segundo, em ambos os casos entretanto a desativação é recompensada por uma queda na temperatura que varia de jogo para jogo.


Entretanto para aqueles que desejam trabalhar com atividades intensivas em programas profissionais de edição a desativação do turbo não é recomendada, nestes casos desativar o turbo fará com que seu processador leve muito mais tempo para concluir as atividades de carregamento de arquivos, renderização, transcodificação, cópias, transferências etc..




Como Posso Monitorar o Turbo Boost ?
Usando o Argus Monitor, você pode verificar se o Turbo Boost está configurado e funcionando corretamente (ele deve estar habilitado nas configurações da BIOS da sua placa-mãe). Além disso, você pode verificar se os recursos de economia de energia que permitem ao processador diminuir a freqüência de operação de alguns de seus núcleos são ativados se um ou mais núcleos de sua CPU estiverem em estado inativo. A principal função deste software é a de monitorar de temperatura do disco rígido, entretanto, o programa ainda é útil para verificar o funcionamento do processador, da placa de vídeo e até mesmo da placa-mãe.



Sobre a verificação de informações da CPU, o Argus Monitor ainda exibe detalhes sobre a frequência — e o modo turbo. Além do mais, o aplicativo conta com uma ferramenta para a execução de benchmark nas unidades de armazenamento. O Argus Monitor avalia as taxas de transferência de leitura e escrita. Esta verificação é demorada, mas os resultados são confiáveis.



Qual é o Ponto Negativo do Turbo Boost ?
È bom deixar claro que o Intel Turbo Boost não é o mesmo que o overclock. O termo overclock é aumentar a capacidade do processador além do limite de fábrica. Enquanto o Turbo Boost do processador esta dentro do limite e é seguro. O overclocking anula a garantia da Intel e reduzirá a vida útil do processador. Claro que a Intel não é responsável por essa atividade de overclock e os usuários fazem por sua conta e risco.

O turbo boost não diminui o tempo de vida útil ou a eficiência de uma CPU em quantidade significativa. Ele aumenta o desempenho do núcleo e a temperatura em relação ao TDP máximo do processador. Ele mantém a temperatura, a potência e a eficiência da CPU sob controle ao elevar as coisas. E claro, quando seu processador usa turbo boost com frequência, as temperaturas aumentarão um pouco e você precisará de um cooler decente o suficiente para compensar isso.



Conclusão
A tecnologia turbo boost da Intel fornecerá basicamente muitos benefícios para os usuários, além de um desempenho muito melhor, ela também pode fornecer vários outros recursos sem ter que sustentar o desempenho em muitos núcleos de processador. Portanto, essa escolha de tecnologia ainda é o lado de superioridade da Intel para os usuários, embora a AMD também tenha esses recursos com escolhas igualmente ideais.

A primeira tecnologia lançada pela AMD para concorrer com a Intel foi chamada AMD Turbo Core. Esse recurso foi implementado pela primeira vez no processador AMD Phenom II X6. E até agora, essa tecnologia também é usada nos processadores da série A para desktops e dispositivos móveis. Depois que a AMD Ryzen foi oficialmente lançada , a AMD não usa mais a tecnologia Turbo Core em seu mais novo processador. A substituição foi denominada AMD Precision Boost. O Precision Boost, na verdade, tem a mesma forma de trabalhar com o Turbo Core e o Turbo Boost da Intel, mas o aumento na velocidade do clock é diferente. Como discutido anteriormente, a Intel tem um aumento de 100 MHz. Considerando que a AMD tem um aumento de 25 MHz (porque isso é chamado de "precisão" / mais precisão ). A AMD alega que, se o aumento for menor, a energia usada pode ser menor.

A AMD também tem o recurso XFR (eXtended Frequency Range) que da um incremento adicional de frequência, mas apenas para aparelhos premium com sistemas de refrigeração melhores que o normal e previamente aprovados para dar o suporte, apenas determinados modelos possuem este privilégio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo