Dual Channel em Notebook Ajuda Em Jogos ? (16 Testes)

Se você está montando ou atualizando seu sistema, a RAM do seu sistema deve ser uma das coisas mais importantes em sua mente. A maioria das pessoas acredita que a RAM ajuda o processador a trabalhar mais rápido. Mas, ao contrário da opinião pública, a Random Access Memory, ou RAM, basicamente impede que o sistema atinja seu desempenho potencial máximo. Isso ocorre porque o processador sempre será mais rápido que a RAM, o que faz com que o processador tenha que esperar que a RAM entregue os dados. Durante esse tempo de espera, a CPU permanece ociosa, desperdiçando energia e tempo.


Avanços recentes na tecnologia tentaram superar a barreira da velocidade, passando para técnicas de canais duplos, triplos e até quádruplos para aumentar a velocidade, sendo o mais comum o dual channel. Mas quanto de um aumento isso realmente traz, será que aumenta o desempenho em jogos ? Hoje, estaremos comparando os módulos Single Channel vs Dual Channel, para ver se o hype em torno do Dual Channel é real ou não, e a atualização vale a pena?

Geralmente quando se fala em memória as pessoas falam apenas em quantidades, como 8GB vs 16GB, ou também falam em velocidade, tais como 2400 Mhz Vs 2666 Mhz, ao passo de que estas são especificações importantes, elas não são tão importantes quanto o modo de instalação da memória, no modo de instalação Single Channel usamos apenas um módulo de memória instalada, enquanto que no modo Dual Channel usamos dois módulos de memória instalados, esta é a forma mais fácil de explicar o que cada modo significa, geralmente os notebooks são vendidos apenas com um módulo pré-instalado em Single Channel, mas quase todas as placas mãe dos aparelhos modernos suportam a instalação em Dual Channel, no modo Dual Channel a largura de banda da memória é duplicada, como nos testes que vamos expor neste artigo:

Neste teste é usado um notebook gamer Metabox P950EP, configurado com dois módulos de 8GB em Dual Channel e também apenas um módulo de 16GB em Single Channel, ambos do tipo DDR4 2400 Mhz, o notebook esta equipado com um processador i7 8750H, uma placa de video GTX 1060, uma unidade de armazenamento SSD M.2 SATA.

Ou seja nos dois testes o notebook possuirá a mesma quantidade de memória e a mesma velocidade, todos os testes foram feitos com exatamente as mesmas atualizações do Windows, Drivers da Nvidia e Patchs de jogos, literalmente nada muda senão o modo de instalação das memórias, vamos começar com os testes em jogos:

Single Channel Vs Dual Channel em Jogos
(Averages) = taxa média, (1%Low) = Taxa mínima




Interpretando os Gráficos:

Começando com Fortnite temos excelentes resultados em todas as predefinições gráficas, começando com 8% de melhoria para Dual Channel nas predefinições máximas e ganhos ainda maiores para as predefinições mais baixas.

Overwatch foi testado jogando contra Bots, nas configurações máximas há um ganho de apenas 3% na taxa média (Averages), mas um ganho de 16% na taxa mínima (1% Lows), e mais uma vez os ganhos aumentam a medida que se reduz os ajustes gráficos.

Pubg foi testado usando o modo de replay, então o mesmo replay da mesma partida foi testado em ambas configurações, na configuração ultra há um aumento de 14% para dual channel na média (Averages), e um aumento de 34% no mínimo (1% Lows).

Cs: Go foi testado usando o Benchmark integrado do jogo, nas predefinições máximas houve um aumento de apenas 4% de desempenho em Dual e um aumento de 13% na média das predefinições mínimas.

Raimbow Six Siege foi testado usando o Benchmark integrado do jogo, nas configurações máximas houve uma perca de 3% e um aumento de 17% na média das configurações mínimas.

Battlefield 1 foi testado na primeira missão do modo campanha, nas configurações Ultra há um aumento de 17% na média para Dual e um incrível salto de 47% na taxa mínima, e este ganho aumenta a medida que se reduz as qualidades gráficas.

Far Cry 5 foi testado com o Benchmark embutido no jogo, houve apenas um ganho de 3% em média na Ultra qualidade e um ganho de 25% na média mínima, o que aumenta ainda mais nas qualidades mais baixas.

Assassins Creed foi testado no Benchmark integrado no jogo, neste jogo houve um grande ganho de performance, nas configurações máximas houve um salto de incríveis 31% na média.

O Jogo Doom foi testado usando Vulkan, neste jogo a diferença é mínima, que aumenta pouco a medida que se reduz a qualidade.

No jogo The Witcher 3 praticamente não há diferença na média das predefinições máximas, mas há um pequeno aumento na média mínima que aumenta conforme se reduz o nível gráfico.

Ashes of Singularity foi testado como um dos jogos com uso mais intensivo do processador, houve um aumento de apenas 4% na média das configurações máximas, mas isto aumenta para 43% de ganho nas configurações baixas.

Ghost Recon Wildlands também quase não teve diferença na predefinição máxima, mas isto aumenta para 20% de ganho nas configurações baixas.

Dota 2 foi testado usando um replay de uma batalha intensa, no ultra há um aumento de 30% na média da taxa de frames.

Rise of the Tomb Raider foi testado usando o Benchmak integrado no jogo, no Ultra há um impulso de apenas 3% em média, ja em baixas qualidades isto aumenta para 16%.

Shadow of War foi testado no Benchmak do próprio jogo, nas configurações máximas os resultados são basicamente os mesmos, o que aumenta levemente a medida que se reduz o nível de qualidade chegando a 15% de aumento no mínimo.

Watch Dogs 2 é um jogo bastante consumidor de recursos, na configuração máxima há um ganho médio de 10% e um ganho incrível de 43% na média da configuração mais baixa.



Conclusão dos Testes Em Jogos:
Vimos um ganho de até 30% de performance em Dual Channel dependendo dos jogos, principalmente a medida que reduzimos o nível das configurações gráficas, o que faz algum sentido ja que o processador é mais utilizado nas configurações mais baixas, ao passo que nas configurações mais altas a placa de vídeo acaba sendo mais utilizada. Adicionalmente a memória Dual Channel trouxe maior ganho de desempenho para a taxa mais baixa de frames (1% Low) do que para a taxa média de frames (Averages).

Por fim vale ressaltar que os testes foram feitos em um notebook com placa de video com memória de vídeo dedicada (ela tem a sua própria memória de video) e com bastante memória ram ja suficiente para maior parte dos jogos, ou seja ele ofereceu o máximo potencial sem limitações nos testes exceto na questão da instalação da memória. Agora, os ganhos podem ser ainda mais notáveis se o seu notebook tiver alguns fatores limitantes, tais como placa de video compartilhada (que usa parte da memória ram do sistema como memória de video), como no caso de notebooks com gráficos integrados Intel UHD Graphics e AMD Ryzen com gráficos integrados Vega, também pode haver melhoria ainda mais significativa se você estiver aumentando a partir de uma quantidade muito baixa, como 4GB.



Devo fazer o upgrade de memória para Dual Channel em meu notebook ? Se você tiver o slot reservado para ela e querer um pequeno impulso no desempenho, então isto definitivamente pode lhe recompensar em alguns jogos e tarefas, mesmo que o preço da memória seja caro, tenha em mente de que fazer upgrade na memória ram do notebook é muito mais fácil do que qualquer upgrade em processador ou placa de vídeo, uma vez que na maioria dos casos estes vem soldados na placa mãe e impossibilitam qualquer modificação, claro que ha exceções, mas não é muito comum notebooks que permitem trocar CPU e GPU.

Se você estiver comprando um notebook e tiver a oportunidade de escolher entre uma configuração com single channel ou dual channel, então é recomendado pagar um extra pelo dual channel, dependendo do valor. Agora se seu notebook tiver a memória ram soldada (um abraço aos macbooks aqui haha) então infelizmente seu notebook não pode usufruir deste pequeno privilégio e não será fácil fazer isto. A melhor maneira de descobrir se seu notebook é compatível é olhando no manual do usuário que veio na caixa do notebook ou leia uma página com as especificações técnicas no site da fabricante para saber quantos slots ele possui e quantos módulos de memória estão instalados.

Uma vez que você saiba esta informação o mais recomendado é comprar outro módulo com as mesmas especificações do que ja esta instalado, é mais recomendado usar dois módulos com configurações idênticas para a melhor compatibilidade possível. No geral Dual Channel oferecerá um ganho decente de performance em jogos, mas isto vai depender do título em questão e das configurações usadas, no mais fortemente recomendamos o upgrade para tirar o máximo que seu notebook pode oferecer.



FONTE:




4 comentários:

  1. Você acha vantagem fazer um upgrade de 4GB DDR4 em notebook que já possui 8 ficando 8+4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, pular de single para dual tem vantagem sim, mas tinha que ser dois pentes de memoria com especificaçoes iguais para ser ideal, nao sei como fica com tamanhos diferentes nao

      Excluir
  2. Olá! Gostaria de fazer um upgrade no meu notebook G7 7588 a10b, compraria 8g 2666Mhz do anúncio abaixo da, achei ele interessante pois esta bem barato. Sabe me dizer se o modelo do anúncio é compatível com meu notebook?

    Agradeço desde já.

    https://pt.aliexpress.com/item/Crucial-8-DDR4-RAM-gb-4-gb-16g-LAPTOP-2400-mhz-2666-mhz-2133-mhz-1/32899733555.html?spm=a2g03.search0604.3.2.28c15740imYW8N&ws_ab_test=searchweb0_0%2Csearchweb201602_1_10065_10068_10890_10547_319_10546_317_10548_5730311_10696_453_10084_454_10083_5729211_10618_10307_538_537_536_10059_10884_10887_100031_321_322_10103%2Csearchweb201603_51%2CppcSwitch_0&algo_pvid=72d28afc-41bb-4429-9a50-e36af3461c41&algo_expid=72d28afc-41bb-4429-9a50-e36af3461c41-0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo recomendo mesmo é que voce leve a um tecnico para que o mesmo avalie qual memoria comprar.

      é preciso avaliar diversos aspectos antes de fazer a escolha, se voce comprar pela internet assim correra o risco do notebook não reconhecer a memoria instalada.

      Excluir

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo