Notebook Com Resolução de Tela 4K Vale a Pena ?

Desde o surgimento da resolução 4K começaram a aparecer no mercado alguns notebooks 4K, aclamados por sua qualidade gráfica mesmo com poucos softwares sendo compatíveis com o dimensionamento da tela e com preços mais altos, o preço vem caindo a medida que a resolução vai se difundindo, sites de videos ja estão se adaptando ao 4K,  a tendência é que ela se torne cada vez mais popular, mas vale mesmo a pena pular de uma resolução razoável como a Full HD e cair direto na resolução 4K ? quais vantagens e desvantagens esta nova resolução tem em notebooks ? é o que discutiremos abaixo:




MAIS DETALHISMO NOS CENÁRIOS DE JOGOS
A primeira vantagem é que muitos jogos também ja estão se adaptando ao 4K, estes píxels extras na tela vão formar uma densidade tão alta que você será capaz de ver os mínimos detalhes dos objetos e dos cenários dos seus jogos em uma experiência gamer com muito mais imersão, você se pegará com muito mais frequência pausando o jogo apenas para ficar admirado com as paisagens e com os efeitos do que um usuário que ainda está na atrasada resolução HD, um portátil de 4k tem uma resolução ultra HD de 3840 x 2160 pixels, o que proporciona uma qualidade superior de imagem ultra nítida que é certamente 4 vezes mais clara quando comparada com a HD, naturalmente, também é ótimo para aqueles que querem assistir a filmes em 4K, com algumas experiências de entretenimento de cair o queixo, agora há muito mais em termos de filmes ou programas e jogos, que suportam a resolução.

Mas certamente vai cobrar muito desempenho da sua máquina, exigindo uma configuração poderosa para funcionar suavemente. Se você está comprando um notebook 4K com os jogos em mente, existem alguns títulos que podem te surpreender, mas também podem ser um duro golpe para sua GPU. Lembre-se, o notebook tem que lidar com 3.840 x 2.160 pixels, o que é muito mais do que trabalho de 1.920 x 1.080, e coloca uma séria pressão sobre a placa gráfica.



Em outras palavras, você precisará de um notebook seriamente poderoso com uma GPU muito potente para lidar com jogos 4K - pelo menos se você quiser jogar jogos contemporâneos (e até mesmo os menos exigentes ainda precisarão de um bom poderio para rodar decentemente em 4K). É provável que você também precise reduzir as configurações de ajustes gráficos do jogo.

Particularmente em títulos multiplayer competitivos, ter uma taxa de quadros super suave para que você possa mirar melhor é muito mais importante do que poder escolher detalhes como sombras. É por isso que os jogadores mais competitivos muitas vezes desviam um painel de notebook 4K em favor de uma resolução mais baixa (1440p ou até 1080p), talvez com uma taxa de atualização mais alta de 120Hz ou 144Hz, permitindo taxas de quadros maiores (mais suaves).



MAIS ESPAÇO PARA TRABALHO AMPLO
4K é uma resolução muito alta, comprimindo 3.840 x 2.160 pixels no display, para o dia a dia a resolução também fará maravilhas, os textos e gráficos serão muito mais nítidos, você sentirá como se estivesse lendo diretamente de um livro ou uma revista e não como se estivesse lendo em uma tela com linhas quadriculadas, os aplicativos ja estão trabalhando para redimensionarem melhor em 4K também sem parecer de baixa qualidade, além do mais o espaço para trabalho será mais amplo, você poderá colocar mais conteúdo na interface de usuário da tela.




MAIS DEFINIÇÃO PARA EDIÇÕES
 A principal razão que muitas pessoas desejam 4k é claramente devido à sua qualidade acima de 1080p. Quando se trata de clareza, 4K pode bater 1080p do topo do ranking como o novo rei de resolução, bem como substituí-lo nos próximos anos. As imagens são mais detalhadas, mais nítidas, brilhantes, têm maior profundidade de cor, melhor comparação e também variedades vibrantes.



Para edição e retoque de fotos a resolução 4K será bem melhor,  mas além da resolução, há muitos outros fatores que fazem uma boa exibição. Cores vivas (e de fato precisão de cor) e contraste forte, níveis de brilho, ângulos de visão amplos e a qualidade geral do painel também são considerações muito importantes, mas uma tela de alta resolução permite retocar os mínimos detalhes com mais precisão, 4K servirá como uma orientação neste quesito mas é bom averiguar a densidade de píxels, quanto mais alta ela for mais detalhada será a imagem. Se você tiver um smartphone que grava em câmera 4K junto com dSRL será uma experiência interessante ver o conteúdo nesta resolução.





MENOS BATERIA, MENOS DESEMPENHO, MENOS DINHEIRO NO SEU BOLSO.
Quanto maior a resolução mais energia é cobrada para sustentá-la, claro que você não vai jogar ou trabalhar com edições na bateria, mas só da tela contar com uma resolução maior isto ja vai prejudicar na autonomia da bateria não em questão de minutos, mas em questão de horas ! segundo o site Cnet o modelo XPS 13 QHD por exemplo dura ate 8 horas em testes, ao passo que seu irmão Full HD chega a quase 12 horas ! O HP spectre é avaliado em 8 horas para a versão QHD, enquanto seu variante com Full HD chega as 16 horas !



Para além disto como ja dito ainda tem o custo ja que estes painéis vão encarecer muito o preço dos notebooks e também a cobrança de desempenho na configuração, ou seja você vai pagar um valor maior para ter menor duração da bateria e um desempenho bruto menor em prol apenas da definição gráfica. Portanto para a maioria das pessoas, um notebook Full HD vai oferecer um melhor equilíbrio entre energia, desempenho e preço sem oferecer um grande impacto na definição

A atualização para um notebook 4K só faz algum sentido se o usuário estiver estritamente focado em trabalhos de edição gráfica como edição de fotografia e imagens que é um trabalho muito detalhado, e quanto melhor a exibição, melhor será o processo de trabalho. Se você é um profissional que faz um monte de trabalho de imagem em movimento, um notebook 4K com as especificações de exibição corretas é uma escolha bastante óbvia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo