Como Aumentar a Duração da Bateria do Notebook

como economizar a bateria do notebook e aumentar a duração
O windows 10 trouxe diversos recursos inspirados nos recursos de versões moveis, desde efeitos visuais, a menus de ativar recursos e um dos melhores recursos que é administrar o uso da bateria, saber quais programas consomem mais recursos, e opções de configurações mais customizáveis que em versões anteriores eram apenas disponibilizadas por softwares extras, no windows 10 estas opções se tornaram nativas e venho mostrar como usar:






Estas configurações de economia de energia só serão úteis para usuários que vão praticar atividades mais leves, tais como navegar na internet, escrever textos, participar de redes sociais, ouvir músicas, fazer planilhas, estudar etc..

Ja para funções mais pesadas como jogar jogos pesados, editar fotos e videos, trabalhar em ambientes em 3D e assistir filmes e séries, é melhor faze-los com o notebook plugado na tomada.


Desplugue o notebook do carregador para liberar as opções

COMO USAR A FUNCIONALIDADE DE ECONOMIA DE BATERIA:

1 - Clique no Simbolo da bateria
2 - Ative o modo Economia de Bateria
3 - Depois escolha as Configurações de energia


ative o modo economia de energia da bateria



5 - Escolha o Menu Economia de energia





5 - Escolha Configurações de economia de Bateria



7 - No menu Uso da Bateria




8 - Você poderá ver quanto cada programa esta gastando de sua bateria,  histórico é baseado em um prazo de 1 dia de uso:


Estando consciente de quais apps estão usando a bateria poderá considerar fecha-los.


9 -Va em iniciar - Configurações - Privacidade - desça até Aplicativos em segundo plano -  Alterações  de configurações do aplicativo em segundo plano desative todos os Aplicativos em segundo plano:





10 - Clicando no Icone da bateria logo abaixo, Reduza o brilho da tela, ela é um dos maiores fatores de gasto de energia da bateria:






11 - No menu Notificações, Desative todas as Conexões que não estão sendo usadas:

Ativando o modo avião todas as conexões como Localização, Bluetooth, Wi fi etc.. são desativadas o que economiza muita bateria.




12 - Desative os efeitos inúteis do sistema, o windows possui diversos efeitos frescurisse que consomem energia, memória e processamento, desative seguindo estes passos:

1 - Abra qualquer pasta do Windows Explorer
2 - Clique com botão direito do mouse sobre o menu Este Computador (Meu Computador)
3 - Selecione o menu Propriedades
4 - Agora siga a imagem:






13 - Ative o Modo Economia de energia da bateria

1 - Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da bateria
2 - Escolha Opções de energia ou Power Options
3 - Escolha criar um plano de energia o Plano de economia de bateria









14 - Coloque a placa de vídeo em modo de economia de energia





15 - Não faça uso de multi tarefas, digo não use vários programas abertos ao mesmo tempo, nem várias abas ao mesmo tempo, procure fechar tudo aberto em segundo plano e trabalhar com uma coisa de cada vez, assim estará evitando que sua bateria acabe rapidamente.



Fechar todos os programas ainda não é suficiente, você precisa desativar as tarefas programadas, são funções que acontecem em segundo plano sem o seu conhecimento, como varreduras do seu anti virus, desfragmentação do disco, atualizações automáticas de programas, tudo isto e muito mais vai acontecendo em segundo plano com uma certa regularidade, para gerenciar isto fala o seguinte, tecle Windows + R, digite Control Panel e de Enter, na janela do painel de controle que surge, escolha o modo de visualização em Ícones Grandes, agora escolha Ferramentas Administrativas - Agendador de Tarefas.



Na janela a esquerda são citadas as tarefas agendadas ativas, clique duas vezes em cada uma e escolha a guia Condições - Iniciar a tarefa somente se o computador estiver conectado em AC Power. Desta forma as tarefas só serão feitas quando seu notebook estiver na carga, poupando a bateria.




16 - Se seu notebook tem placa de vídeo dedicada e você ja configurou ela como principal para favorecer o desempenho em jogos, saiba que ela consome mais energia também, por isto configure a placa compartilhada intel HD graphics como principal pois ela é mais econômica.




17 - Quando estiver na carga tudo bem usar o navegador Google Chrome, mas na bateria não é uma boa ideia, diversos testes ja comprovaram que ele é o navegador que mais consome bateria, portanto dê preferência de usar o Safari, Edge ou o Opera, pois eles poupam mais a sua bateria.




18 - Reduza a resolução da tela do notebook, quanto maior a resolução da tela, maior é a quantidade de pixels ele terá que processar por vez, o que resulta em um consumo maior de energia, se pra você a resolução não faz diferença você pode fazer sua bateria durar mais reduzindo a resolução, pra isto basta clicar com botão direito em qualquer lugar da área de trabalho e escolher a opção configuração de exibição no menu de contexto, desde então basta escolher configuração de vídeo avançada, desde então é só reduzir a resolução de acordo com sua preferência, recomendo 1280x720.



19 - Prefira unidade de armazenamento SSD, a memória flash de armazenamento de arquivos SSD além de ser muito mais rápida e esquentar menos, ela também consome menos energia, em um teste de navegação na web continuamente, um notebook durou 7.09 minutos de bateria usando SSD e apenas 5,40 minutos usando memória de armazenamento HD, isto pois a memória SSD não precisa alimentar partes móveis, portanto fica a dica.



20 - Adicione mais RAM ao seu sistema. RAM armazena dados para uso de curto prazo em módulos flash, muito parecido com um SSD. Quanto mais dados puderem ser colocados na memória RAM, menos frequentemente o sistema irá exigir do disco rígido, portanto, reduzir a atividade do disco rígido reduz o consumo da bateria, mas, como uma atualização SSD, a adição de RAM também apresenta benefícios de desempenho que você notará imediatamente.

21 - Desconecte periféricos externos, mouses, base coolers, webcams, HD´s externos, certifique de que não há CD ou DVDs no driver óptico também pois eles ficam usando o HD interno o tempo todo, desligue a iluminação do teclado também.

22 - Faça undervolting no processador, o undervolting nada mais é do que reduzir a voltagem elétrica com a que o processador trabalha, com isto ele consumirá menos energia e vai gerar menos calor, é possível ganhar cerca de 20% da bateria com esta dica, outra dica adicional é desativar o Turbo Boost, esta tecnologia faz um pequeno overclock  natural do sistema para elevar a frequência em uso intenso, mantendo a frequência mais baixa vai lhe custar desempenho, mas também vai ajudar a poupar a bateria.






Veja Mais - Saiba o Quanto de Vida Util sua Bateria Ainda Tem


Veja Mais - Manutenções Periódicas a Se Fazer em Seu Notebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo