Vale a Pena Comprar Notebook Gamer Para Trabalho ?

A maioria dos usuários que chegam neste blog perguntam sobre jogos o que é natural ja que este é o tema principal do site, mas uma boa parcela também chega perguntando sobre notebook para trabalho pesado, logicamente eles são atraídos pelos aparelhos devido a alta performance e consideram que isto pode ser benéfico para funções profissionais também, mas afinal isto é verdade ? um notebook gamer pode ser usado para trabalhar sem problemas ? ou existe algum sacrifício a se fazer comparado aos notebooks profissionais ? posso trabalhar com pacote office, adobe, 3D e afins em uma máquina gamer ?



A lógica por trás do raciocínio é válida, uma vez que um notebook gamer é uma máquina multi-uso, diferente de outros aparelhos você pode não só jogar jogos, mas até mesmo desenvolver jogos, assim como gravar, editar, renderizar, projetar, codificar, programar, modelar, redigir, etc ... um notebook gamer é pau pra toda obra.

Mas um notebook gamer só vai realmente valer a pena para trabalhar se seu objetivo principal for mesmo jogar e os trabalhos ficando apenas como um uso complementar da máquina, pode não ser uma boa ideia comprar um notebook gamer focando principalmente em trabalhar pelos seguintes motivos:


PONTOS NEGATIVOS DE NOTEBOOK GAMER PARA TRABALHO:

NOTEBOOK GAMER TEM DESIGN IMPRÓPRIO PARA AMBIENTES FORMAIS
Boa parte dos notebooks gamers, quase todos eles, possuem design mais agressivo, futurista e chamativo, tematizado no mundo gamer, isto significa que estes aparelhos possuem iluminação mais decorativa, símbolos chamativos estampados na tampa, saídas de ar robustas e traços coloridos ousados, definitivamente não pega bem abrir uma máquina desta em pleno ambiente formal e usar, com certeza chamará atenção de todas as pessoas que permeiam seu local de trabalho e você não se sentirá confortável nesta situação.



NOTEBOOK GAMER É MENOS PORTÁTIL QUE ULTRABOOKS
A maioria dos notebooks gamers também são pouco portáteis em comparação com macbooks ou ultrabooks, eles costumam ter designs mais volumosos e são mais pesados devido a mais componentes e mais espaço serem necessários para fazer tudo funcionar, acaba tornando-se um pouco desconfortável transportá-lo e acomodá-los na mochila ou em uma bolsa.

NOTEBOOK GAMER TEM TELAS QUE DEIXAM A DESEJAR
Claro que isto não é generalizado, algumas marcas mais premium capricham na tela mas estão a preços maiores que os notebooks gamers mais populares, estes por sua vez geralmente sofrem cortes nas especificações para obterem preços mais acessíveis e é aqui que entra a tela, telas de notebook gamer de médio porte não são das melhores, até podem contar com boa resolução e tecnologia IPS que evita cores distorcidas, mas nas outras métricas como Contraste, precisão de cores Delta-E, Cobertura sRGB, Brilho (Nits) etc.. com certeza elas não chegaram perto de uma tela de Retina que com certeza é a tela mais recomendada e é adorada por designers, fotógrafos, editores, cinegrafistas, ilustradores e outros profissionais criativos, claro que isto também depende do seu nível de exigência.


NOTEBOOK GAMER NÃO TEM LONGA AUTONOMIA DA BATERIA
Como ja citado, existem raras exceções, mas no geral notebooks gamers são feitos com uma conjuntura de peças que focam no maior desempenho e qualidade possível, e isto obviamente também implica em um maior consumo de energia, geralmente notebooks gamers ficam na média de 4 a 6 horas de autonomia, isso estrangulando o sistema, dificilmente ele vai conseguir te acompanhar em um dia inteiro de trabalho como ultrabooks e macbooks com consumo mais otimizado conseguem.

NOTEBOOKS GAMERS SÃO RUIDOSOS 
Neste ponto não há muito o que dizer, se você gosta de trabalhar com um navegador cheio de abas abertas, programas abertos em segundo plano, editar um projeto com muitas camadas, o ruído dos coolers virá com certeza em níveis muito audíveis, isto pode não ser um problema pra você mas muitas pessoas não gostam de ruídos enquanto trabalham pois podem desconcentrar a produtividade, isto pode ser um problema ainda mais sério e diretamente impactante se no seu trabalho está envolvido a gravação e edição de áudio.

NOTEBOOKS GAMERS NÃO FORAM FEITOS PARA O TRABALHO
Quando se fala em trabalho pesado e a nível profissional, como no caso de arquitetura, engenharia, produção massiva de conteúdo ou trabalhos de nível científico, as configurações mais recomendadas pelos softwares pesadões são os processadores Xeon e as placas de vídeo Nvidia Quadro, são os componentes de Workstation oficialmente aprovados para executar softwares profissionais perfeitamente, certamente você pode usá-los em processadores da série H e placas de vídeo GTX gamers para economizar, mas podem surgir alguns problemas de incompatibilidade no caminho.





PONTOS POSITIVOS DE NOTEBOOK GAMER PARA TRABALHO:

NOTEBOOKS GAMERS SÃO MAIS PORTÁTEIS QUE PC´S DE MESA
Se o que você busca é um complemento a um computador de mesa ja poderoso, ou até mesmo uma substituição visando maior mobilidade, um notebook gamer obviamente é mais portátil que um computador desktop, mesmo ocupando um bom espaço na mochila e pesando um pouco você poderá produzir seu trabalho em casa, no colégio, na empresa, no café, isso claro, se ele tiver um design discreto.

O ALTO DESEMPENHO GAMER É VÁLIDO TAMBÉM PARA O TRABALHO
Se você precisa fazer trabalhos intensivos e exigentes os notebooks gamers conseguem lidar com eles facilmente, apesar de não serem as especificações ideais, com processadores H e placas de vídeo GTX os processos mais exigentes podem ser executados com eficácia e você pode economizar muito dinheiro deixando de optar por uma estação de trabalho. Um notebook gamer possui potência para uma multi tarefas de larga escala, assim como rapidez de sobra para trabalhar com arquivos de peso, tarefas como visualização, renderização, codificação, virtualização, conversão, transferências etc.. serão feitas com vigor devido aos processadores da série H feitos para maior desempenho, serão experiências bem melhores do que notebooks comuns nisto, lhe recompensando com uma produtividade muito maior.

NOTEBOOKS GAMERS GERALMENTE POSSUEM BOA VARIEDADE DE PORTAS
Outro quesito muito necessário para trabalhar é a disponibilidade de portas, diferente dos ultrabooks que cortam nas portas para favorecer o design, geralmente os notebooks gamers se saem bem neste quesito, você encontra neles as portas USB padrões para periféricos comuns, as portas USB-C de alta velocidade também vem sendo incluídas, assim como Bluetooth para periféricos wireless, porta Ethernet para conexão a cabo mais rápida, leitor de cartão para receber arquivos de celulares ou câmeras e HDMI para conectar em monitores, alguns até mesmo contam com a porta Thunderbolt 3 que abre possibilidade de conectar muitos tipos de dispositivos ao mesmo tempo com hubs, só fica faltando o driver de CD que vem sendo eliminado, mas isto um modelo externo quebra o galho.



NOTEBOOKS GAMERS PERMITEM UPGRADES FACILITADOS
Eles se saem melhor nisto do que os ultrabooks e macbooks que são dificílimos de abrir, maquinas gamers costumam vir com acesso muito mais facilitado ao interior do que aparelhos ultrafinos, muitos modelos ja vem com slots adicionais para memória ram até 32GB para que você tenha capacidade de carregar grandes quantidades de arquivos na memória enquanto trabalha, assim como slot para SSD que vai acelerar muito a inicialização do sistema e de programas, a multi tarefas e os carregamentos, estes upgrades vão acelerar muito o seu fluxo de trabalho.

NOTEBOOKS GAMERS VEM COM WINDOWS E ACEITA MUITOS PROGRAMAS
Este ponto é uma vantagem para um notebook gamer do que para um macbook, no que diz a disponibilidade de programas o windows ganha disparado, os programas para engenharia, arquitetura, produção musical, edição de vídeo, edição de imagem, programação, desenvolvimento, design (sem contar os jogos) etc... são muito mais numerosos para o sistema windows do que para mac os, os macbooks tem suas pérolas como final cut, logic pro, xcode e mais alguns gatos pingados, mas a diversidade esta do lado do windows, é possível executar windows em um mac também, apesar de que a experiência é meio gambiarra, portanto um notebook gamer aceita um arsenal muito maior de ferramentas.




CONCLUSÃO:
Um notebook gamer não é uma ferramenta feita especificamente para o trabalho, mas se sai muito bem se aplicado para esta finalidade, apesar da qualidade de imagem nem sempre ser a mais precisa para trabalhos gráficos e a bateria pedir carga mais rápido, eles são muito poderosos e vão lhe oferecer muito desempenho e praticidade, no fim das contas tudo se resume aos prós e contras para cada função e as preferências pessoais de cada usuário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar aquilo que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H.

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i5 é muito melhor que i3, i7 é pouco melhor que i5

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Quais primeiros programas devo instalar no note ? Acesse nossa coleção de programas

* Onde baixo jogos ? Steam e Origin

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver Booster e feche processos com razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Note com saída de ar lateral - Cooler exaustor AC268, Note com saída de ar frontal - OiMaster CF-1691, Notebook Gamer - Black Sir C6

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel), trocar pasta térmica

* Qual Memória Ram e SSD é compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz quais são compatíveis

* Tenho mais Dúvidas onde pergunto ? No nosso Forum ou Grupo