Notebook Ou Tablet ? Qual Devo Comprar ? (Guia de Compras)

Notebook ou Tablet qual é o melhor para você? Nós o guiaremos pelos vários benefícios e desvantagens de notebooks e tablets para ajudá-lo a tomar uma decisão informada em sua próxima compra.Quando se trata de comprar um novo computador portátil, atualmente você não está mais limitado à opção de notebook. Tablets são uma alternativa viável para muitas pessoas que procuram fazer as coisas em movimento. Agora que empresas como a Apple, com seu iPad Pro, ou o Google, com seu Pixel C, começaram a produzir híbridos avançados de tablets / notebooks, as opções disponíveis se tornaram ainda mais impressionantes.




Vale a pena ter em conta que não há melhor opção, mas existe uma melhor opção para cada intenção de uso. Essencialmente, isso vai se resumir ao que você quer fazer com sua nova compra.



Portabilidade e Mobilidade
Quando se trata de portabilidade, não há dúvida de que os tablets oferecem a melhor opção. Em geral, os tablets são de 7 a 11 polegadas, enquanto os notebooks são de 12 a 17 polegadas, o que imediatamente significa que os primeiros serão mais fáceis de transportar.

Mas se você está indo para um dos maiores tablets ou um híbrido como o Surface Pro 4 da Microsoft , você pode querer considerar se conseguir um notebook pequeno que funcionará melhor para você. Ele provavelmente pesará um pouco mais, mas em termos de tamanho, os tablets maiores e os menores são muito semelhantes.



Quando se trata de peso, eles tendem a pesar em torno de 300 gramas (cerca de 10 oz) nos casos dos dispositivos mais pequenos e mais leves, até cerca de 700 gramas (cerca de 1,5 lb) nos casos de dispositivos maiores, como como o iPad Pro de 13 polegadas .

Em termos de peso, o portátil médio de 15 polegadas pesa cerca de 2 kg (cerca de 5 lb). Obviamente, isso é um pouco mais pesado que um tablet, mas assim como o tamanho da tela, o peso do notebook varia mais do que o peso do tablet. Alguns notebooks podem facilmente pesar menos de 1kg, enquanto que alguns notebooks de jogos podem ultrapassar 4kg e até mais de 8kg em alguns casos extremos. Em qualquer caso, os tablets são definitivamente menores e mais leves que os notebooks mais compactos que existem atualmente, então eles ganham no departamento de portabilidade.






Desempenho
Isso é bem simples. Os notebooks oferecerão desempenho avançado em comparação aos tablets, simplesmente devido ao fato de seus gabinetes maiores poderem incluir mais hardware. A multitarefa, por exemplo, é mais rápida em um notebook do que em um tablet, embora os tablets estejam cada vez mais oferecendo melhores soluções multitarefa. Ainda assim, se você estiver fazendo uma pesquisa aprofundada ou uma tarefa intensiva semelhante que requer vários aplicativos, não poderá superar a abordagem de desktop oferecida pelos notebooks.

Em termos de desempenho, os notebooks sempre terão especificações melhores do que os tablets. Isso não significa que os tablets rodarão lentamente ou não oferecerão uma experiência de usuário tranquila, significa simplesmente que os notebooks estão equipados para tarefas mais intensas.



Se você gosta de jogar o jogo esquisito de Candy Crush, casualmente navegando na internet, e streaming de um filme no Netflix de vez em quando, um tablet pode ser para você. Se você está procurando algo que lhe permita realizar tarefas mais detalhadas como edição de video ou imagem em um feed com várias camadas ou tarefas que exijam vários programas e mais precisão de navegação, é provável que um notebook seja o caminho certo.


Tela
Como mencionado anteriormente, em geral, os tablets são 7-11 polegadas, enquanto os notebooks são 12-17 polegadas. Existem, é claro, exceções, mas se você considerar isso como uma indicação aproximada, verá que, principalmente, os notebooks oferecerão uma imagem maior.

Mas isso, claro, não significa que você vai ter uma imagem melhor. Em telas menores, os tablets geralmente apresentam melhor densidade de pixels por polegada (PPI), o que significa que os pixels individuais são agrupados mais próximos, resultando em uma imagem mais nítida e mais coesa. Tomando tablets melhores, o PPI médio funciona em 262, enquanto fazendo o mesmo dos notebooks, a média é um PPI de 176.



Com tudo isso em mente, você deve, novamente, pensar sobre o que você estará usando o seu dispositivo. Se você vai assistir a muitos vídeos em movimento, um tablet pode ser sua melhor opção, pois oferece uma melhor densidade de pixels e uma ótima portabilidade. Se você está procurando por maior campo de visão, um notebook é o caminho a percorrer.



Bateria
Devido ao seu tamanho menor, os tablets sempre terão uma duração de bateria melhor que os notebooks. É simplesmente uma questão de não ter que alimentar tanto hardware, ou uma tela tão grande, o que permite que os dispositivos menores mantenham mais carga do que um notebook.

Ainda assim, os notebooks mais caros podem durar mais, mas, novamente, você terá que pagar mais para ter um notebook que possa suportar sua carga quase tão bem quanto um tablet. No geral, porém, os tablets oferecem uma duração de bateria muito melhor do que os notebooks, portanto, se você estiver procurando por algo que não precise de tomada com frequência, um tablet é a melhor opção.

Os tablets geralmente podem durar cerca de 8 a 12 horas de uso ativo, enquanto os notebooks tendem a ter mais fome de energia, geralmente com duração de 2 a 6 horas, com base no que o notebook está sendo usado. Alguns notebooks, ultrabooks e outros notebooks de última geração, no entanto, podem, muitas vezes, estar de acordo com os tablets a esse respeito, já que suas baterias podem durar mais de 12 horas em alguns casos.

Agora, por que as baterias de tablets duram mais? Bem, tenho grandes razões. Primeiro, há o fato de que eles usam processadores ARM mais simples e menos sedentos de energia do que as versões móveis de CPUs de desktop encontradas em notebooks. Essas CPUs também geram menos calor, tornando-as ideais para dispositivos como telefones e tablets que não possuem resfriamento ativo. Além disso, os sistemas operacionais móveis tendem a ser bastante otimizados.

Notebooks, enquanto seu hardware geralmente é mais sedento por energia e os sistemas operacionais não são tão bem otimizados, têm um truque extra que pode impactar positivamente a vida útil da bateria - recursos de economia de energia que podem ser habilitados de acordo com a conveniência do usuário: Dreno de energia ao custo do desempenho. Dessa forma, os notebooks podem durar muito mais quando estão sendo usados ​​para tarefas não intensivas. Em qualquer caso, estamos inclinados a dar um presente para os tablets, pois eles podem durar mais, em média, sem nenhum estrangulamento adicional envolvido.


Controles
A precisão também é algo para se ter em mente. Notebooks ainda não podem ser derrotados quando se trata de controle, seja envolvendo navegação na web ou processamento de texto. Claro, há sempre a opção de usar um teclado destacável com alguns tablets, mas você não será capaz de superar a sensação de um teclado de tamanho normal e, embora alguns tablets sejam capazes de suportar mouses, os notebooks se prestam a tal configuração muito mais facilmente. Em outras palavras, As telas de toque são ótimas, mas quando se trata de precisão, os notebooks servirão melhor. Além disso, muitos notebook modernos apresentam tecnologia touchscreen.



Tablets, por outro lado, dependem inteiramente de sua tela sensível ao toque para entrada e utilizam um teclado virtual. Felizmente para aqueles que têm problemas para digitar em teclados virtuais, a maioria dos tablets (se não todos) suporta teclados Bluetooth, embora o suporte ao mouse possa ser um pouco mais complicado.



Em qualquer caso, quando se trata de produtividade, os controles de mouse e teclado são definitivamente incomparáveis, mas não pode haver vencedor nessa categoria, pois os controles touchscreen têm seus méritos e falhas com base no uso do dispositivo. Vamos apenas dizer que o primeiro é mais preciso, mas o segundo é mais intuitivo.



Programas
Quando se trata de software, os tablets são centralizados em aplicativos, enquanto os notebooks oferecem uma experiência de desktop mais versátil. Se você quiser usar programas profundos como o Photoshop ou o Logic ou qualquer coisa que exija mais do que tocar em uma tela, então um notebook é sua melhor aposta.

É uma história semelhante para navegação na web. Se você já tentou navegar na Web usando um navegador para dispositivos móveis, sabe que muitas vezes pode ser uma experiência frustrante. Os aplicativos facilitam o uso de sites e serviços on-line, otimizando a interface de uma tela sensível ao toque, ou seja, se você preferir ter programas dedicados para cada serviço que você usa, um tablet é o melhor caminho a percorrer.

Com um notebook, você ainda poderá usar determinados aplicativos, mas o uso de um navegador da web fornecerá uma experiência muito mais acessível do que fazer o mesmo em um tablet. Isso também significa que você não precisa sobrecarregar o disco rígido e a área de trabalho com pequenos programas que só permitem o acesso a um serviço on-line. Portanto, se você gosta de manter as coisas simples e ter um programa para acessar todo o seu conteúdo online, um notebook é a melhor opção. Em termos de jogos, se você está procurando por algo capaz de rodar jogos um tanto exigentes, um notebook é a única opção.



Armazenamento
No geral, você terá muito mais armazenamento com um notebook. Com os principais tablets disponíveis no momento começam todos com 32 GB de armazenamento interno. Para notebooks, 32GB é uma oferta minúscula e a maioria dos modelos virá com pelo menos 128GB. Há também tablets que oferecem mais do que o armazenamento interno médio. No geral, no entanto, você obterá mais memória interna com um notebook, portanto, se for trabalhar com vários arquivos necessários para manter sua máquina, os notebooks oferecem a melhor solução.


No entanto, a capacidade de armazenamento padrão não é tudo - também devemos considerar o armazenamento expansível. A capacidade de armazenamento de muitos tablets (excluindo iPads da Apple) pode ser expandida facilmente com a ajuda de cartões de memória microSD relativamente baratos. A capacidade máxima suportada do cartão de memória tende a ser de 256 GB quando se trata dos modelos de tablet mais recentes.


No caso de notebooks, existem ainda mais opções. Muitos notebooks têm leitores de cartão de memória, mas os cartões de memória estão longe de ser o tipo mais popular de armazenamento externo para notebooks. Em vez disso, os discos rígidos externos costumam ser usados ​​em conjunto com os SSDs internos, pois podem oferecer uma grande quantidade de armazenamento a um preço muito baixo por gigabyte. Além disso, é muito fácil substituir a unidade de armazenamento interno na maioria dos notebooks convencionais.

Apesar de tudo, nós definitivamente damos a capacidade de armazenamento para o notebook, já que a capacidade e a velocidade de um SSD podem facilmente equiparar com o desempenho de memória de um tablet, sem mencionar que existem soluções de armazenamento externas baratas por aí, assim como opção de atualizar o armazenamento interno do notebook no futuro.

O hardware dos notebooks pode ser atualizado. No entanto, os tablets não podem ser atualizados e não têm slots. Há maior memória para aplicativos em notebooks, mas em tablets há menos memória para aplicativos. Além disso, o disco rígido pode ser atualizado ou aumentado apenas em um notebook.



Câmeras:
Tanto os tablets quanto os notebooks são equipados com câmeras embutidas, embora os tablets geralmente tenham a vantagem nesse quesito. Ou seja, os tablets não apenas vêm com câmera frontal e traseira, mas as câmeras em si são geralmente de qualidade superior àquelas encontradas em notebooks de preço similar. Isso só faz sentido, considerando que eles são os mais portáteis dos dois dispositivos que emprestam muitos recursos dos smartphones.

No caso dos notebooks, as câmeras traseiras são uma visão muito rara. De fato, embora existam alguns modelos de notebook que incluem uma câmera traseira, a maioria dos notebooks tem apenas um: uma câmera frontal destinada a chamadas de vídeo. Como mencionado acima, a qualidade dessas câmeras não é boa em notebooks populares.



Em qualquer caso, os tablets são definitivamente mais versáteis nesse sentido e oferecem melhores câmeras a preços mais baixos, embora deva-se ter em mente que apenas os tablets mais caros têm câmeras tão boas quanto as encontradas na maioria dos telefones de gama média.


Conectividade
Agora, vamos dar uma olhada nas opções de conectividade de tablets e notebooks, tanto no que diz respeito a portas físicas quanto a conectividade sem fio. Todos os notebooks modernos são equipados com recursos de Bluetooth e Wi-Fi, enquanto há relativamente poucos que também suportam conectividade celular. Em relação as portas, a situação varia muito. Os notebooks mais volumosos geralmente incluem todas as portas que você normalmente encontra em uma placa-mãe moderna: USB 3.0, Ethernet, conectores de áudio analógico, HDMI, etc. Os notebooks mais compactos tendem a eliminar as portas maiores em favor de portas USB-C menores.

Os tablets também estão equipados com Bluetooth e Wi-Fi, embora os fabricantes geralmente ofereçam modelos com conectividade celular, algo muito mais raro entre os notebooks. Quanto às conexões com fio, elas usam conectores Micro USB ou USB-C, enquanto a Apple usa o mesmo conector Lightning para ambos os iPhones e iPads.

Mais uma vez, não há vencedor definitivo, já que a necessidade de uma variedade de portas diferentes ou conectividade celular depende em grande parte do usuário.



Então, o que devo comprar?
Parece óbvio, mas tudo isso se resume ao que você quer usar. Também depende de qual tablet você está pensando em comprar. A Apple chega a dizer que seu tablet de alto nível substituirá seu computador de mesa . No entanto, a questão é: se um tablet está tentando ser um notebook, por que não comprar um notebook? Você terá melhor desempenho e multitarefa e será mais fácil de usar para coisas como processamento de texto.

Sem ir muito fundo nas diferenças entre sistemas operacionais individuais, nos concentraremos nas principais diferenças entre sistemas operacionais móveis e de desktop. Se tivéssemos que colocá-lo em uma frase: os sistemas operacionais móveis são simplificados e fáceis de usar, mas os sistemas operacionais de desktop têm mais recursos e acesso a uma ampla gama de softwares.



Na verdade, a principal razão pela qual muitas pessoas acham que os tablets são substitutos ruins para notebooks ou desktops é o quão limitantes os sistemas operacionais móveis podem ser. Se houver uma versão de aplicativo para dispositivos móveis de um programa de área de trabalho disponível, esse aplicativo não terá alguns recursos disponíveis na versão para desktop. Como tal, a vitória a este respeito teria que ir para os sistemas operacionais de desktop muito mais poderosos.

Se você precisa apenas de um dispositivo para navegar na Web, assistir a vídeos, ouvir música e jogar jogos casuais, um tablet provavelmente será o melhor para suas necessidades - compacto, leve, portátil, com excelente duração de bateria e provavelmente um melhor exibição do que o que você obteria com um notebook nas faixas de preço mais baixas.

Se você também planeja usar o dispositivo para o trabalho ou geralmente precisa digitar bastante, sugerimos um notebook. Claro, se você emparelhar um tablet com um teclado Bluetooth, a digitação fica muito mais fácil, mas ter um dispositivo maior com uma tela maior definitivamente ajudaria na produtividade geral e na multitarefa.

 E, finalmente, se você é um profissional que precisa de uma estação de trabalho adequada, então um notebook seria sua melhor escolha novamente. Como mencionado anteriormente, softwares profissionais como o Adobe Photoshop são bastante limitados em dispositivos móveis, portanto, um notebook de última geração, deve ser sua primeira escolha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo