SSD SATA ou PCIe ? Que Tipo de Interface Devo Escolher ?

Unidades de estado sólido melhoraram muito nos últimos anos. O que costumava ser caro para a maioria de nós cinco anos atrás, agora é muito mais acessível. Atualmente, há muita confusão em torno dos diferentes tipos de SSDs e das interfaces disponíveis. Quase qualquer SSD lhe dará uma diferença de desempenho notável em relação a um disco rígido mecânico. Os SSDs baseados em SATA, NVMe, M.2 são os mais populares disponíveis no momento, e as pessoas não têm certeza de qual é o certo para eles ou qual deles apresenta o melhor desempenho. É exatamente por isso que decidimos discutir sobre isso hoje.



Bem, sem mais delongas, vamos colocar as duas interfaces principais nas quais os SSDs hoje estão disponíveis - SATA e PCI Express.


SATA vs PCIe
Serial ATA e Peripheral Component Interconnect Express são as interfaces que são amplamente usadas pelos SSDs disponíveis hoje no mercado. Há muitas diferenças importantes entre essas duas interfaces que podem criar muita confusão entre os consumidores. Então, vamos dar uma olhada nessas diferenças:

1. A conexão
Serial ATA (SATA) é a interface mais difundida usada para conectar SSDs hoje. Essa interface existe há bastante tempo. Conhece os cabos SATA que usamos para conectar nossos discos rígidos mecânicos? Esse é exatamente o cabo usado para SSDs baseados em SATA também. SATA III, a iteração mais recente da interface tem uma taxa de transferência máxima de 6 Gbps, que equivale aproximadamente a 600 MB / s em desempenho em tempo real. Devido à sua popularidade e ao número de fabricantes que fabricam unidades baseadas em SATA , os SSDs baseados na interface SATA III são os SSDs com preços mais baixos disponíveis no mercado atualmente. Estes SSDs estão geralmente em formato de 2,5 polegadas.



A interface PCI Express é um formato de placa de expansão serial de alta velocidade que usa arquitetura ponto-a-ponto. Esta é a mesma interface que todos nós usamos para conectar nossas placas gráficas. Os SSDs baseados em PCIe se conectam a um slot de expansão na placa-mãe, fornecendo conexões de dados e energia. Então qual é o papel deles em SSDs que você pode perguntar? Ao contrário dos SSDs baseados em SATA, o PCIe pode permitir mais largura de banda por meio de sinalização mais rápida e várias faixas. Devido à conexão direta com periféricos , os SSDs baseados em PCIe têm desempenho muito melhor do que os equivalentes SATA que usam cabos para conectar-se à placa-mãe, o que, por sua vez, resulta em alta latência. Por exemplo, o Samsung 960 Pro NVMe SSD possui cerca de 4-5 vezes o desempenho de Samsung SATA com base em 850 Pro.




2. Desempenho
A diferença de desempenho entre o SATA e o PCIe é bastante grande, já que o SATA III atinge 6 Gbps ou 600 MB / s. Por outro lado, duas faixas de PCI Express 3.0 podem fornecer mais de três vezes o desempenho do SSD baseado em SATA III em aproximadamente 2000 MB / s. Tudo isso enquanto consome apenas 4% mais energia do que um SSD SATA III. Esta é claramente uma vitória para a interface PCIe.



Até mesmo os SSDs baseados em PCIe mais baratos oferecerão ganhos significativos de desempenho em relação aos SSDs baseados em SATA, ainda mais se você optar por SSDs High End, o desempenho será muito melhor. A partir de hoje, a interface SATA III é considerada um gargalo para os SSDs, pois cobre aproximadamente 550 MB / s em testes de desempenho do mundo real. Se suas demandas são muito altas e você quer um SSD de maior desempenho, provavelmente já sabe a qual interface você deveria ir.



3. SATA III SSDs
Os SSDs SATA III geralmente estão disponíveis em um fator de forma de 2,5 polegadas , que utiliza cabos SATA para conectar-se à placa-mãe. Como resultado da conexão indireta usando cabos, isso pode resultar em alta latência, o que pode afetar o potencial máximo do SSD.

O M.2 é um novo slot de fator de forma na placa-mãe para permitir a instalação de SSDs menores em dispositivos compactos, como notebooks. Hoje em dia, esse slot já chegou a várias placas-mãe ATX, Micro-ATX e Mini-ITX, que também são usadas em desktops. Há muita confusão em torno de M.2 SSDs entre os consumidores. Não se engane, os slots M.2 na placa-mãe podem ter as faixas SATA e PCIe indo para o slot. Isso depende totalmente da placa-mãe que você está usando. Você terá que olhar as especificações mais a fundo para ter certeza disso.



Samsung 850 EVO SSD, por exemplo, pode ser comprado em 2,5 polegadas ou M.2 fator de forma. Esses dois SSDs, independentemente do formato que você está procurando, atingem a velocidade máxima de SATA III, que geralmente é de 600 MB / s.



4. SSDs PCIe
O Non-Volatile Memory Express (NVMe)  é um protocolo de comunicação em rápido desenvolvimento que permite que um SSD faça uso efetivo de um barramento PCIe de alta velocidade em um computador. PCIe é a mesma interface usada por placas gráficas, placas de som e Thunderbolt. O PCIe 3.0 oferece quase 1 GB / s por faixa. Se você colocar um cartão em um slot de quatro pistas, basicamente obterá 4 vezes a largura de banda, com quase 4 GB / s. Agora isso é insanamente rápido, mesmo se você compará-lo com SSDs baseados em SATA. O NVMe é, de fato, considerado como um substituto para o protocolo AHCI, usado pela maioria dos SSDs baseados em SATA atualmente. Você pode dar uma olhada no desempenho do Samsung NVMe SSD abaixo.




Velocidades SSD PCIe
Agora, por outro lado, os slots M.2 que discutimos anteriormente, podem ter pistas PCIe indo para o slot. Assim, os SSDs M.2 baseados no PCIe utilizam o protocolo NVMe para criar velocidades rápidas, gerindo facilmente velocidades acima de 2000 MB / s. Atualmente, o SSD de consumo mais rápido do mundo é o Samsung 960 Pro NVMe M.2 SSD,  que pode fornecer velocidades de leitura sequenciais de aproximadamente 3500 MB / s. Este é um grande avanço dos 550 MB / s oferecidos pelos SSDs SATA III de ponta. O protocolo NVMe só ficará melhor no futuro, por isso, se você quiser as melhores velocidades absolutas, os SSDs baseados em PCIe são os que você deve estar observando.



5. Preços
Agora sabemos o quanto mais rápido os discos rígidos de estado sólido baseados em PCIe são, em comparação com os baseados em SATA. Mas todos esses ganhos de desempenho têm um custo. Embora os preços dos SSDs baseados em SATA III tenham caído por uma margem considerável. Se você der uma olhada no SSD mais rápido baseado em SATA que pode comprar, o Samsung 850 Pro custa aproximadamente 4.000 para a variante de 2 TB.



Por outro lado, os SSDs NVMe mais novos e mais rápidos custam centenas de reais, dependendo do espaço de armazenamento necessário. Por exemplo, o Samsung 960 Pro SSD mais rápido do mundo custa mais de 10.000 para a variante de 2 TB. É um preço altíssimo para velocidades rápidas, especialmente considerando o fato de que a maioria dos nossos PCs e notebooks custa menos de três mil reais.



PCIe vs SATA: Qual interface SSD você deve usar?
Agora você sabe as diferenças entre todos os tipos de SSDs que estão disponíveis no mercado hoje, você definitivamente deveria ter uma idéia melhor sobre qual deles comprar. Se você me perguntar, eu diria que depende totalmente de suas necessidades. Se você está em um orçamento e quer um armazenamento SSD decente, um SSD baseado em SATA faria muito bem. No entanto, se você está ansioso para o futuro do seu sistema, então um SSD NVMe baseado em PCIe é o que você deve ter em mente.




Atualizando para um SSD?
Bem, essas eram as diferenças entre as duas interfaces populares SSD, PCIe e SSD. Eu espero que você possa fazer a escolha facilmente agora. Então, você vai atualizar para um SSD no futuro próximo? Se assim for, deixe-nos saber qual você está procurando, um SSD baseado em SATA ou um SSD baseado em PCIe. Deixe-nos saber seus pensamentos e aquele que você está indo para a seção de comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar aquilo que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H.

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i5 é muito melhor que i3, i7 é pouco melhor que i5

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Quais primeiros programas devo instalar no note ? Acesse nossa coleção de programas

* Onde baixo jogos ? Steam e Origin

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver Booster e feche processos com razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Note com saída de ar lateral - Cooler exaustor AC268, Note com saída de ar frontal - OiMaster CF-1691, Notebook Gamer - Black Sir C6

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel), trocar pasta térmica

* Qual Memória Ram e SSD é compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz quais são compatíveis

* Tenho mais Dúvidas onde pergunto ? No nosso Forum ou Grupo