Qual a Diferença: Memória Ram - Single Channel / Dual Channel

Se você está montando ou atualizando seu sistema, a RAM do seu sistema deve ser uma das coisas mais importantes em sua mente. A maioria das pessoas acredita que a RAM ajuda o processador a trabalhar mais rápido. Mas, ao contrário da opinião pública, a Random Access Memory, ou RAM, basicamente impede que o sistema atinja seu desempenho potencial máximo. Isso ocorre porque o processador sempre será mais rápido que a RAM, o que faz com que o processador tenha que esperar que a RAM entregue os dados. Durante esse tempo de espera, a CPU permanece ociosa, desperdiçando energia e tempo.




Avanços recentes na tecnologia tentaram superar a barreira da velocidade, passando para técnicas de canais duplos, triplos e até quádruplos para aumentar a velocidade, sendo o mais comum o dual channel. Mas quanto de um aumento isso realmente traz? Hoje, estaremos comparando os módulos Single Channel vs Dual Channel, para ver se o hype em torno do Dual Channel é real ou não, e a atualização vale a pena? Mas antes de chegarmos a isso, vamos primeiro ver como a memória em um sistema realmente funciona.


Como funciona a memória
A RAM no sistema é controlada por um circuito que é referido como controlador de memória. A RAM e o Controlador de Memória são conectados através de uma série de fios, conhecidos coletivamente como um barramento de memória. Agora, esses fios são divididos em três grupos -  Controle, Dados e Endereço. Os fios de controle são responsáveis ​​por enviar os comandos para os módulos de memória, que contêm informações sobre o tipo de operação que está sendo executada pelo sistema. Os fios de dados transportarão os dados que estão sendo lidos da memória para o controlador de memória ou sendo gravados do controlador de memória para a memória.

O controlador de memória também é responsável por definir as velocidades de memória (ou taxas de clock) para o módulo de memória. Por exemplo, se o Controlador de Memória indicar que a freqüência máxima suportada é de 1333 MHz, mesmo que você instale um módulo de memória de 2400 MHz, o sistema poderá utilizar o potencial de apenas 1333 Mhz, limitando a RAM.

Embora a diferença entre as larguras de banda seja impressionante, tenha em mente que este é apenas um cálculo teórico dos dois valores. O desempenho real entre a memória Dual Channel vs Dual Channel pode ser diferente, o que é discutido mais adiante.

A memória intercalada é um design feito para compensar a velocidade relativamente baixa  da memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) ou da memória principal. Isso é feito distribuindo os endereços de memória uniformemente pelos bancos de memória. O banco de memória consiste em várias colunas e fileiras de unidades de armazenamento espalhadas por vários chips. Cada módulo de memória pode ter dois ou mais bancos de memória para armazenamento de dados e programas.

Memória intercalada resulta em leitura e escrita contíguas. Isso, na verdade, usa cada banco de memória, em vez de usar o mesmo repetidamente. Eventualmente, isso resulta em uma taxa de transferência de memória significativamente maior, já que cada banco tem um tempo mínimo de espera entre leituras e gravações.




Memória de Intercalação Leitura e Gravação
Usando uma memória de canal duplo aumenta o número de bancos de memória , assim, por sua vez, melhorando o design de intercalação para resultar em melhor multitarefa .

Referências
Embora o benchmarking não seja equivalente ao desempenho da vida real, é muito mais realista do que o cálculo teórico. Como tal, comparamos uma RAM DDR3 8GB Corsair Vengeance de Canal Único com uma RAM DDR3 Dual Channel Corsair Vengeance 8GB (kit 4 × 2), ambas custando os mesmos valores. Os seguintes benchmarks foram realizados em uma bateria de teste.




Euler 3D
(Euler 3D RAM CFD Benchmark - Maior é melhor)
Em um benchmark Euler 3D, a configuração de memória de canal duplo foi aproximadamente 17% melhor que a configuração de memória de canal único. A diferença entre os dois coloca a instalação de memória Dual Channel à frente do seu concorrente. Essa vantagem deve ser útil para usuários que realizam computação, simulação e compilações pesadas.

MaxxMem - Copiar, ler, gravar e largura de banda
(Largura de banda de gravação de leitura de cópia MaxxMem - maior é melhor)
Em testes com o MaxxMem, onde é testado os desempenhos de cópia de memória, leitura de memória, gravação de memória e largura de banda de memória. Esses testes são medidos em megabytes por segundo. Como tal, nota-se diferenças significativas de desempenho entre os módulos de memória Single Channel vs Dual Channel, com o Dual Channel tendo uma vantagem clara em cada caso. Dito isto, vale ressaltar que o desempenho não está próximo do cálculo teórico, considerando que a largura de banda deveria ter sido dobrada, quando em vez disso, observa-se um aumento de ~ 20% na média.

MaxxMem - Latência de Memória
(Latência de memória MaxxMem - menor é melhor)
A latência refere-se ao atraso antes que a transferência de dados comece após uma instrução para sua transferência. Em um teste de latência de memória no MaxxMem, descobre-se que havia apenas uma diferença de ~ 2,7% nas latências, com o módulo de memória Dual Channel ainda funcionando um pouco melhor que o Single Channel.

Transcodificação de Vídeo do Handbrake
(Handbrake Video Transcoding - Menor é melhor)
No um benchmark Handbrake, percebe-se uma vantagem de quase 4,5% em favor da memória Dual Channel. Dito isto, o Handbrake em si é uma ferramenta realmente poderosa, que leva o sistema ao limite. Mesmo para a maioria dos usuários mais exigentes que fazem ripagem de vídeo ou transcodificação, a pequena diferença só teria alguma importância se for colocada em uma escala maior de trabalho.


Codificação do Adobe Premiere
Para edição de vídeo, o Adobe Premiere é um dos softwares mais exigentes do mercado. Em um teste de benchmarking, descobre-se que a configuração Dual Channel economiza aproximadamente 8 segundos no tempo total de renderização, dando assim uma ligeira vantagem. Embora a diferença aqui seja bastante insignificante, para sistemas que processam o dia inteiro, o intervalo de tempo de renderização pode ser proporcionalmente maior, economizando alguns minutos cruciais de produção.



Benchmarks de jogos - FPS
Testando o Battlefield 1, o Fortnite, o Grand Theft Auto V e o The Witcher 3: Wild Hunt em um sistema emparelhado com o MSI NVIDIA GTX 1060. Os resultados foram mais ou menos os mesmos, com o Dual Channel tendo uma ligeira vantagem sobre os módulos de memória Single Channel, resultando em cerca de 0 a 20 Fps de vantagem para Dual Channel variando de jogo para jogo. Dito isto, também ha casos em que o modo Dual Channel não oferece ganho algum no desempenho.






Single Channel ou Dual Channel: o que é Melhor para Você?
Para resumir, eu diria que sim, na comparação de instalação de memória Single Channel vs Dual Channel, Dual Channel sai como o vencedor. Dito isto, o benchmark e os resultados da vida real são muito diferentes das diferenças que foram calculadas no papel. Teoricamente, deveria haver uma diferença de 2x, enquanto, na realidade, o Dual Channel parece exibir apenas uma vantagem de 17%, na melhor das hipóteses, no uso geral.

Na maioria dos casos, o usuário que ja possui uma máquina High End notaria pequena diferença entre os dois. Ja para usuários com máquinas mais fracas como no caso de placas de video integradas notaram melhorias mais significativas ja que desafogará um sistema ja limitado. A única coisa que você deve ter em mente é o fato de que sua compra futura de um novo módulo de ram, deve possuir especificações idênticas à memória existente ja instalada, a fim de garantir o funcionamento adequado. Finalmente, seu foco principal deve estar na capacidade da RAM e na velocidade do clock. No uso do mundo real, esses dois fatores farão a maior diferença, independentemente de serem usados ​​em canal único ou canal duplo.

Então, isso é tudo que existe para o Canal Único vs Memória de Canal Duplo do nosso lado. Certifique-se de compartilhar conosco seus pensamentos sobre isso, bem como suas experiências, na seção de comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar aquilo que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H.

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i5 é muito melhor que i3, i7 é pouco melhor que i5

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Quais primeiros programas devo instalar no note ? Acesse nossa coleção de programas

* Onde baixo jogos ? Steam e Origin

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver Booster e feche processos com razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Note com saída de ar lateral - Cooler exaustor AC268, Note com saída de ar frontal - OiMaster CF-1691, Notebook Gamer - Black Sir C6

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel), trocar pasta térmica

* Qual Memória Ram e SSD é compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz quais são compatíveis

* Tenho mais Dúvidas onde pergunto ? No nosso Forum ou Grupo