terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Qual a Diferença de Processador Core i5 e i7 em Notebook ?

Uma das perguntas mais recorrentes nos comentários deste site é: afinal, devo optar pelo intel Core i5 mesmo, ou vale a pena pagar por um notebook com core i7 ? qual é a vantagem real dele ? ou se posso abrir mão dele e economizar um dinheiro optando apenas pelo Core i5 ? Como os dois podem influenciar no dia a dia e nos meus perfis de uso específicos como jogos e programas de edição ? Baseando-se em benchmarks e especificações dos modelos das últimas gerações nós tentaremos responder a estas dúvidas de forma mais clara possível, para que você não erre na hora da compra.



Pra começar ja vamos dando nome aos bois, em notebooks comuns você vai encontrar processadores da série U, ja em notebooks gamers ou estações de trabalho certamente vai se deparar com processadores da série H.

Ao contrário dos processadores Core i3 “fracos”, que são destinados a maquinas baratas mais adequados ao uso doméstico e estudantil, os processadores i5 são consideravelmente mais poderosos e valem muito a pena se você puder pular do i3 para eles. Além de seu suporte para o dia a dia, como navegar ou criar e editar documentos do Microsoft Office, o Core i5 funciona bem para alguns jogos e usos pesados, o que envolve o uso de vários aplicativos ao mesmo tempo em multi tarefas, sem experimentar falhas ou congelamentos que ocorreriam com maior frequência na versão i3. Isto se deve ao fato de que o Core i5 moderno tem mais núcleos, cache, turbo boost e hyper threading que somando tudo significará um grande salto.

Mas há princípio, a diferença entre Core i5 e Core i7 da série U é bem pequena, com o i7 você vai usufruir de uma velocidade de clocks um pouco maiores com o Turbo Boost, que é um aumento temporário de frequência ativado automaticamente em tarefas mais intensivas, além de um ganho pequeno de cache, uma fração de memória dedicada do processador para memorizar tarefas mais usadas e alternar entre elas mais rapidamente. Pense nisso como a chave por trás da capacidade do processador de lidar com tarefas repetitivas mais rapidamente. De fato, o cache da CPU ajuda na multitarefa.




Baseando-se em benchmarks, a vantagem do Core i7 geralmente vai representar uma redução nos tempos de carregamentos e renderizações de 5 a 10% como em tarefas de transcodificação de vídeo. Quando se fala de gráficos integrados, ou seja a placa de vídeo integrada de cada um, a diferença é quase nula, com uma vantagem ínfima para o i7, mas de tão insignificante que é, podemos considerar quase um empate aqui.




Você notará uma diferença entre os dois chips muito maior entre a série de processadores H, ja que nestas linhas o Core i7 ganha um adicional de Threads, o variante i7 é acompanhado por 12 enquanto o i5 fica com 8, o que acaba gerando uma diferença maior do que os modelos da série U. Hyper-Threading permite que os núcleos lidem com duas tarefas por vez. Essa tecnologia, que permite que os aplicativos executem muitas tarefas simultaneamente, eleva o potencial de uma CPU por meio de uma capacidade multitarefa avançada.




 Há de se tomar nota que a diferença de preço entre Core i5 e i7 é considerável, geralmente há uma lacuna de 500 reais, as vezes mais e as vezes menos entre os dois... Se você é um usuário comum, que esta apenas navegando em redes sociais, fazendo transmissão de video, editando textos, slides e planilhas no pacote office, você simplesmente estará desperdiçando seu dinheiro optando por um notebook com Core i7, até mesmo se você fizer ocasionalmente alguma edição de foto ou vídeo, ja que será levemente mais lento com um Core i5 do que com um Core i7.



Neste caso, o dinheiro gasto com um Core i7 traria um retorno muito maior para o usuário pagante se ele optasse por um Core i5 acompanhado de uma unidade de armazenamento SSD ou acompanhado de outro componente que seja de sua preferência, como uma Tela Full HD ou uma placa de video dedicada, no caso de usuários comuns estes componentes fariam uma maior diferença do que o poder de processamento dos chips.



Ja no caso de usuários profissionais, seria notado a diferença real de um Core i7 se estiver produzindo conteúdo em uma escala maior de tempo, como no caso de designer, fotógrafos, editores de vídeo, produtores musicais e projetistas de CAD que usam o notebook em tempo integral no trabalho para produção de conteúdo a níveis ´´industriais´´, nestes casos, no fim das contas o Core i7 entregará um resultado proporcionalmente maior, permitindo que você produza mais conteúdo em menos tempo e lhe entregando algum retorno significativo no fim das contas.

Portanto se você é um usuário casual, escolha o Core i5 e use o dinheiro economizado para investir em um SSD, vai ser muito mais benéfico pra você, agora se você quer fazer do seu notebook uma estação de trabalho móvel, o Core i7 vai lhe recompensar mais somando todas as pequenas vantagens de performance em seus projetos, se você estiver indeciso entre as série H, ai com certeza o Core i7 entrega uma performance muito maior do que o i5  do que em comparação com seus irmãos menores da série U.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇    ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES    ▇▆▅▃▂▁

* Mas estes preços estão maiores ? Preços sobem e descem a todo instante, eu prefiro recomendar aquilo que é o melhor possível do que o que é mais barato.

* Como sei se um Notebook roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração idêntica do seu note. Ex: The Witcher 3 i5 8250U MX150.

* Quais as prioridades ao se escolher um notebook para jogos ? Em primeiro lugar vem a refrigeração, em segundo vem a placa de vídeo e em terceiro vem a geração do processador.

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* Entre placas de vídeo escolho MX ou Intel Graphics ? MX.

* Entre processadores escolho série H ou U ? H.

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i5 é muito melhor que i3, i7 é pouco melhor que i5.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático.

* Posso trocar a placa de video de notebook ? Não

* Qual a primeira coisa se fazer em um note ? Remover Bloatware.

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada.

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, Defina placa de vídeo Dedicada como Principal, Atualize todos os Drivers e feche processos com Razer Cortex.

* Meu Note esta lento o que fazer ? Desative os programas que iniciam junto com Windows.

* Mas notebook não esquenta ? Neste blog recomendamos modelos que aquecem pouco, mas para garantir preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado.

* Qual Cooler devo usar no notebook ? Note com saída de ar lateral = Cooler exaustor AC268, Note com saída de ar frontal = OiMaster CF-1691, Notebook Gamer = Black Sir C6.

* Que Upgrade você recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica.

* Qual Memória Ram e SSD é compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também consta quais memórias são compatíveis.

* Quero jogar jogo com muitos Mods, pacotes e expansões, do que preciso ? De SSD.

* Onde baixo jogos ? Steam e Origin.

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue para loja que você comprou e solicite o Direito de Arrependimento, vão te dar um código para enviar o note de graça e te reembolsar sem ser preciso justificativas.

* Tenho muitas Dúvidas e gostaria de suporte, onde pergunto ? No nosso Forum ou Grupo

* Nossa ajudou demais, como posso retribuir ? Por favor tudo que peço é que voce cite qualquer link deste site nas suas discussões em fóruns de tecnologia, só isto ja me ajuda demais.