Qual Diferença de Processador Core i3 e i5 em Notebook ?

Muitos usuários desejam comprar um notebook básico de entrada apenas para usos mais leves, como estudar navegar na web, redes sociais e eventualmente algum jogo, pensando em economizar eles partem para os modelos com processador Intel Core i3 mas também percebem que pagando um adicional é possível escolher um Intel Core i5 também, mas afinal, compensa pagar esta diferença ? ou é melhor economizar e ficar apenas com um Core i3 mesmo ? há uma grande diferença entre eles ? neste artigo vamos falar um pouco das especificações técnicas e de como você pode se beneficiar de cada um.



Os processadores mais populares entre notebooks são os modelos da série U. O Intel Core i3 foi introduzido em 2010 e, desde então, foi aprimorado através de múltiplas atualizações de microarquiteturas da Intel. É considerado o membro econômico da série Core - um processador multi-core capaz, encontrado em uma ampla gama de modelos. Entre suas melhorias principais, vem sendo o aumento da frequência base, aumento do cache, e mais recentemente a grande melhoria que é o aumento da frequência no modo Turbo, tecnologia que não estava presente na linha até a sétima geração e que agora se encontra a partir da oitava.





A tecnologia Turbo Boost eleva automaticamente a frequência do processador para níveis maiores para acelerar atividades mais intensivas, processos mais estressantes que se beneficiam do núcleo único vão se aproveitar muito desta tecnologia, acontece que o Core i3 ainda esta pecando muito pelo fato de ser um processador apenas Dual Core, ou seja, contém apenas dois núcleos físicos, isto quer dizer que atividades que se beneficiam do multi core serão executadas de forma muito ruim com este processador.

Ja o processador Core i5 também vem evoluindo muito na série U, até a sétima geração ele possuía especificações muito parecidas com o Core i3, de forma que mal havia diferenças entre eles, era um processador também de núcleo duplo e com frequência levemente maior,  mas tudo isso mudou na oitava geração, os novos processadores Core i5 agora tem algumas especificações que foram dobradas ! agora são Quad Core, ou seja possuem quatro núcleos físicos, sua memória cache também foi dobrada e a frequência Turbo Boost subiu significativamente.

Atualmente os processadores i3 empatam com os modelos i5 no clock com Turbo Boost, mas os processadores Core i5 na maioria dos casos têm mais, ou o dobro de cache, (memória on-board) para ajudar o processador a lidar com tarefas repetitivas mais rapidamente. Se você estiver editando e calculando planilhas, sua CPU não precisará recarregar a estrutura em que os números estão. Essa informação ficará no cache, portanto, quando você altera um número, os cálculos são quase instantâneos. Tamanhos de cache maiores também ajudam na multitarefa, já que as tarefas em segundo plano estarão prontas para quando você alternar o foco para outra janela.

De forma geral podemos concluir que este é um processador que vai lidar bem com os processos que se beneficiam do núcleo único, mas vai além disto, se saindo bem também nas atividades que precisam do multi core, nisto podemos incluir renderizações, carregamentos, multi tarefas pesada, edições com múltiplas camadas, virtualização e jogos que abusam da quantidade de personagens AI terão uma melhor experiência neste processador, não tanto quanto a série H de processadores de alto desempenho, mas será uma experiência muito mais fluída do que com o Core i3.




Se você é um usuário menos exigente, quer apenas um notebook para fazer uso doméstico, estudar, trabalhar com pacote office, navegar em redes sociais, assistir filmes e séries, e eventualmente jogar jogos leves e populares, o Core i3 ja será melhor opção pra você pois além dele ser suficiente pra isto ele também consumirá menos da sua bateria e permitirá que você passe mais tempo longe da tomada.




Agora usuários que desejam um melhor desempenho vão ter um custo benefício muito maior pagando mais pelo Core i5, isto definitivamente valerá o maior valor gasto, os processadores i5 são mais rápidos que suas contrapartes i3, o que o torna mais adequado para produção de mídia, multitarefa mais extensiva, edição de vídeo, edição de imagem, trabalho com 3D, virtualização e outras tarefas mais complexas da computação. Um processador Quad-core superará o desempenho de um processador Dual-core em quase todos os casos, mas a diferença pode ser muito perceptível ao executar programas intensivos de memória, como o Creative Suite da Adobe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo