domingo, 2 de dezembro de 2018

Os Benefícios de Limitar o Frame Rate (FPS) em Jogos

Frame rate é a taxa de quadros com a qual um jogo é renderizado, uma taxa baixa e você experimentará travamentos e engasgos, temendo isto muitos usuários pensam então que quanto mais melhor, certo ? muitos perguntam qual configuração vai rodar um jogo a 200 Fps e outros ficam preocupados por sua configuração oscilar mesmo ja estando acima de 60, bem, não é bem assim, estes usuários não sabem que quantidade nem sempre quer dizer qualidade e que maiores quantidades vão exigir consequente mais dos outros componentes, portanto o recomendado é justamente encontrar um ponto de equilíbrio.



Limitar o frame rate do seu jogo para a mesma taxa de atualização do seu monitor (geralmente 60Hz) pode trazer muitos benefícios, haverá uma diminuição no consumo de energia. Se você renderizar mais de 60fps nesse caso, todos os quadros renderizados adicionalmente serão mais ou menos desperdiçados. Você está desperdiçando energia e dependendo do seu processador, também desperdiçará mais desempenho, ja que ele gastará mais com o manuseio de todos esses quadros desnecessários.

Teoricamente, ter como alvo uma taxa de quadros mais baixa permitirá que você adicione mais complexidade às cenas sendo renderizadas, para que você possa ter uma cena mais detalhada trocando o Fps excedente por uma melhor qualidade visual, como oclusão Ambient, FXAA ou MSAA, ou por um jogo mais completo se você estiver adicionando NPCs ou mods, desta forma você libera o poder de processamento de renderizar os quadros para processar os dados que entram nos quadros.

Com um limite não será preciso renderizar tantos quadros, portanto haverá uma diminuição na geração de calor residual, reduzindo a carga da GPU e permite que ela funcione mais fria. Isso porque ele não estará funcionando em sua capacidade máxima para fornecer o máximo possível de Fps, ou seja, temperaturas mais baixas, mais vida útil para as peças do seu notebook, mais conforto para encostar os dedos no teclado e menos problemas com throttling, sem falar que os coolers da sua máquina não serão tão ruidosos.

Além do mais a jogabilidade será mais fluída ja que desta forma o limite controla a quantidade de taxa de quadros que sua placa de vídeo pode produzir, não forçando que ela aguarde até que o monitor inicie um novo ciclo de atualização.

Por exemplo um jogo terá uma movimentação mais suave com o Fps limitado a 60 do que se ficasse oscilando entre até 75, ja que os picos de 75 vão passar uma sensação de desaceleração quando retrocederem para 55, mantendo tudo limitado a 60 você sentirá uma maior sensação de fluidez.

Você pode usar este limite juntamente com a ativação do V-Sync e eliminar os rasgos e desalinhamentos gráficos da movimentação do jogo, o que sincroniza tudo e passa uma sensação ainda maior de fluidez, claro que em alguns jogos o V-Sync acrescenta uma pequena latência de entrada e por isto nem sempre é viável.



MAS COMO LIMITAR A TAXA DE FRAMES AFINAL ?

1 - Baixe o Nvidia Inspector
2 - Execute como Administrador
3 - Selecione o Símbolo verde, ao lado de Driver Version
4 - Na caixa pesquise pelo nome do seu jogo específico, ou deixe o nome do driver para que as mudanças sejam aplicadas em todos os jogos.
5 - Desça até o numero 2 - Sync and Refresh - Frame Rate Limiter - Defina o limite desejado
6 - Dê um Aplicar, pode fechar o programa, não é preciso ficar aberto em segundo plano.



Em Sync and Refresh - Frame Rate Limiter: se seu notebook é uma máquina gamer de alta performance com monitor de 60Hz pode limitar a 60 FPS e você notará boa queda nas temperaturas, se seu note tem placa de vídeo dedicada mais fraca, experimente 30, para reverter basta selecionar Off.

É claro que tudo varia muito de usuário para usuário, jogo para jogo, notebook para notebook, tudo é questão de teste, mas é bom que você tenha mais liberdade de ajustar a sua experiência de acordo com seu gosto pessoal e verificar o que te agrada mais, até porque não custa nada e não há absolutamente nenhum risco.

Eu pessoalmente estava tendo alguns engasgos no jogo War Thunder em alta qualidade gráfica, como não queria abrir mão da qualidade, simplesmente tranquei o Fps a uma quantidade menor, liguei o V-sync nas configurações do jogo e agora jogo tranquilo com uma movimentação mais suave e com a qualidade que eu gosto. Você pode achar que é demérito jogar um jogo online com Fps limitado, mas eu tenho uma coisa a te dizer, adoro pegar tanque Nivel 1 (Paznzer II F) e pular pras batalhas Nivel 3 e fuzilar tanques muito maiores que o meu haha !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇    ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES    ▇▆▅▃▂▁

* Mas estes preços estão maiores ? Preços sobem e descem a todo instante, eu prefiro recomendar aquilo que é o melhor possível do que o que é mais barato.

* Como sei se um Notebook roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração idêntica do seu note. Ex: The Witcher 3 i5 8250U MX150.

* Quais as prioridades ao se escolher um notebook para jogos ? Em primeiro lugar vem a refrigeração, em segundo vem a placa de vídeo e em terceiro vem a geração do processador.

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* Entre placas de vídeo escolho MX ou Intel Graphics ? MX.

* Entre processadores escolho série H ou U ? H.

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i5 é muito melhor que i3, i7 é pouco melhor que i5.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático.

* Posso trocar a placa de video de notebook ? Não

* Qual a primeira coisa se fazer em um note ? Remover Bloatware.

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada.

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, Defina placa de vídeo Dedicada como Principal, Atualize todos os Drivers e feche processos com Razer Cortex.

* Meu Note esta lento o que fazer ? Desative os programas que iniciam junto com Windows.

* Mas notebook não esquenta ? Neste blog recomendamos modelos que aquecem pouco, mas para garantir preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado.

* Qual Cooler devo usar no notebook ? Note com saída de ar lateral = Cooler exaustor AC268, Note com saída de ar frontal = OiMaster CF-1691, Notebook Gamer = Black Sir C6.

* Que Upgrade você recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica.

* Qual Memória Ram e SSD é compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também consta quais memórias são compatíveis.

* Quero jogar jogo com muitos Mods, pacotes e expansões, do que preciso ? De SSD.

* Onde baixo jogos ? Steam e Origin.

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue para loja que você comprou e solicite o Direito de Arrependimento, vão te dar um código para enviar o note de graça e te reembolsar sem ser preciso justificativas.

* Tenho muitas Dúvidas e gostaria de suporte, onde pergunto ? No nosso Forum ou Grupo

* Nossa ajudou demais, como posso retribuir ? Por favor tudo que peço é que voce cite qualquer link deste site nas suas discussões em fóruns de tecnologia, só isto ja me ajuda demais.