Como Otimizar o SSD para Máximo Desempenho

Como Otimizar o SSD para Máximo Desempenho
Os SSD estão se tornando o novo e padrão de armazenamento para notebooks. Solid State Drives são melhores na maioria dos aspectos quando se considera o desempenho de armazenamento e otimização.Assim, o sistema operacional mais recente da Microsoft, o Windows 10, agora permite a maioria das otimizações de SSD recomendadas, por isso aproveitaremos a oportunidade para não apenas falar sobre a relevância das otimizações recomendadas,  mas também compartilhar algumas dicas gerais sobre as melhores práticas com um SSD.


Como Otimizar o SSD para Máximo Desempenho


Windows 8, 8.1 e 10 são sistemas operacionais que são, e se eu posso dizer novamente, que são… amigáveis ao SSD.  O Windows 8, 81 e 10 realizaria uma otimização conhecida como “TRIM”. Um comando Trim (comumente digitado como TRIM) permite que um sistema operacional informe a SSD de Unidades de Estado Sólido quais blocos de dados não são mais considerados em uso e podem ser apagados internamente. Desta forma, o seu SSD estará sempre em boas condições.

Portanto, se você tiver um computador baseado no sistema Windows 8 ou 8.1 ou 10 com um Solid State Drive SSD ou planejando ter um, aqui estão nossas formas recomendadas de Solid State Drives SSD para otimizar o sistema do computador baseado no Windows 10.


Evite Encher o Seu SSD:

O ideal é que ele possua pelo menos 40% de espaço livre, se tiver abaixo dos 10% você deve urgentemente apagar arquivos ou move-los para outra unidade, caso contrário seu SSD ficará mais lento, para ficar mais fácil compreender o que consome mais espaço no seu SSD você pode usar o programa WinDirStat que mapeia graficamente todos os diretórios que mais consomem espaço, facilitando pra que você os gerencie.

Como Otimizar o SSD para Máximo Desempenho



Ative o Comando Trim:

Esta funcionalidade ja esta vindo por padrão ativada no Windows, mas é bom conferir. O objetivo do TRIM é permitir que o sistema operacional comunique ao SSD que um bloco de dados não é mais necessário ou está sendo usado pelo sistema de arquivos (coleta de lixo). Se TRIM não estiver funcionando, você poderá notar uma queda no desempenho. TRIM é suportado no Windows 7 e 8, mas não no Vista. Siga estas etapas para verificar se o TRIM está instalado e funcionando corretamente:

Va no menu iniciar - Pasta Windows System - Command Prompt - Mais - Executar Como Administrador

Como Otimizar o SSD trim


Digite o seguinte comando e tecle Enter:

fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0

Depois de executar o comando, você verá o mesmo DisableDeleteNotify = 0 , que significa que o recurso está ativado.

Como Otimizar o SSD trim





Com o comando Trim Ativado, Otimize a Unidade:

Com o Windows 10, a Microsoft adicionou o recurso Optimize Drives, que executa o comando TRIM no seu SSD para garantir que esteja sendo feito. O TRIM garante que os arquivos excluídos sejam apagados do SSD para que as gravações recebidas no futuro sejam executadas nos níveis de pico. Veja como verificar se o Windows está otimizando seu SSD.
Clique em Iniciar
Procure por Ferramentas Administrativas
Desfragmentar Discos
Clique em 'Desfragmentar e Otimizar Unidades' Destaque seu SSD Clique em "Otimizar"

Como Otimizar o SSD trim




Posso desfragmentar o SSD ? Sim, mas só de vez em quando.
Se você achar que seu SSD não esta tão rápido como antes pode sim ! Os arquivos do SSD não se fragmentam, mas o espaço livre se fragmenta sim ! Ao contrário do mito popular, desfragmentar seu SSD não vai afetar de forma preocupante a vida útil do SSD, apenas uma quantia ínfima de vida útil se perde no processo. No conhecimento popular um SSD não precisaria de desfragmentação e nem otimização jamais por ja ser um drive rápido, porém na vida real o desempenho do SSD pode cair depois de muito tempo de leitura e escrita contínua. Como por exemplo no caso de servidores que realizam operações contínuas de escrita e leitura o tempo todo, com o tempo acumula-se uma fragmentação extrema que pode criar um gargalo na controladora do SSD.  E isso pode acontecer independentemente do modelo do drive SSD e controladora, se você utiliza SSD e ele está muito fragmentado, você pode desfragmentá-lo sem problemas, mas o recomendado é que seja com uma frequência baixa. Desfragmente somente se você achar necessário ! O programa recomendado para esta tarefa é o Perfect disk.




Mova o Arquivo de Paginação Para Outra Unidade

Há muito debate sobre se o arquivo de página deve ser usado ou não. Mas alguns programas e funcionalidades do windows simplesmente não serão executados corretamente sem um arquivo de paginação, mesmo se você tiver muita memória RAM. Portanto minha recomendação pessoal é mantê-lo ativado, pois é necessário um arquivo de paginação para o sistema criar memória e despejos de kernel. Sendo assim apenas mova seu arquivo de paginação para uma unidade secundária..

Clique com o botão direito em Este Computador e selecione Propriedades .
Clique em Configurações avançadas do sistema no painel esquerdo.
Selecione a guia Avançado e, na seção Desempenho , clique em Configurações ...
Escolha a guia Avançado e clique no botão Alterar ... em Memória Virtual .
Mova o arquivo de paginação em sua segunda unidade.
Em seguida, clique em Gerenciar Tamanho do Sistema ou defina o tamanho do arquivo de paginação de acordo com o recomendado, definindo-o em Tamanho Personalizado .

Como Otimizar o SSD paginação





Ative o cache de gravação para SSDs
Alguns sites ensinam a desativar esta opção mas isto é perigoso. O cache de gravação serve para evitar que seus arquivos sejam corrompidos. Geralmente, ele é ativado por padrão no windows, recomendamos mantê-lo ativado por questões de segurança, mas há relatos de que ele pode impactar na performance do SSD, recomendo fazer um teste de benchmark com antes e depois dele ativado ou desativado e então decidir sua preferência, em todo caso esta opção se encontra aqui:

Clique com o botão direito em Este Computador e selecione Propriedades .
Clique em Gerenciador de dispositivos à esquerda e, em seguida, expanda Unidades de disco .
Encontre seu SSD, clique com o botão direito do mouse, clique em Propriedades e vá para a guia Políticas .
Certifique-se de que a opção Ativar cache de gravação no dispositivo esteja marcada ou desmarque se for sua preferência e clique em OK.

Como Otimizar o SSD cache





Atualize seus drivers
Um dos motivos mais comuns que vejo para o desempenho lento do SSD são drivers desatualizados. Embora não seja recomendado atualizar o driver nativo do Windows AHCI, onde eu costumo ver o maior benefício de desempenho é para os SSDs PCIe de ponta, já que o driver NVMe nativo do Windows é, na melhor das hipóteses, lento. Encontrar e instalar drivers é tão fácil quanto visitar o site do fabricante e baixar o driver recomendado diretamente por lá.

Como Otimizar o SSD driver




Atualize seu firmware
Assim como qualquer outro componente de hardware de seu computador, atualizar o firmware no seu SSD é muito importante, pois novos bugs e problemas são identificados e resolvidos. Isso pode melhorar significativamente o desempenho da unidade, melhorar a estabilidade da unidade ou melhorar a compatibilidade com o sistema, por isso, atualize definitivamente o firmware, se necessário. Para fazer isso, primeiro identifique o firmware em execução no seu SSD. Isso pode ser feito com o Crystal Disk Info, que pode ser encontrado aqui .

Como Otimizar o SSD firmware


Em seguida, basta ir ao site do fabricante para verificar se existe um firmware mais novo para o seu SSD. Se assim for, as instruções para atualizar seu firmware também devem ser incluídas no SSD específico que você possui.

Como Otimizar o SSD firmware


A maioria dos fabricantes de SSDs também oferece um aplicativo de software para seus SSDs para facilitar a atualização do firmware Exemplos:

Crucial Storage Executive Tool
Samsung Magician
Sandisk SSD Dashboard
WD SSD Dashboard
Kingston SSD Manager
OCZ SSD Utility Toshiba
Intel Solid State Drive ToolBox

Certifique-se de instalar o software SSD para acessar este recurso, dentre outros recursos que melhoram a performance.


Aumente o Over Provisioning

OP é um espaço adicional reservado que todo SSD possui para operações extras de escrita, este espaço ocupa no máximo 10% do SSD, ou seja é um espaço em que você não poderá armazenar pois ele estará reservado, mas você pode ganhar mais performance aumentando esta memória reservada, principalmente para tarefas intensivas em escrita, como virtualização, renderização, cópias, conversão de arquivos etc.. para aumentar o OP basta usar o software de gerenciamento de SSD da fabricante. Aumentando o OP você diminuirá o espaço para livre armazenamento, portanto assegure que seu SSD tenha um bom espaço para tal.

Como Otimizar o SSD overprovisioning





Tenha Certeza de que Suas Partições Estão Alinhadas
Um disco rígido mecânico típico geralmente inicia sua primeira partição após 63 blocos vazios, enquanto uma unidade de estado sólido inicia sua primeira partição após 64 blocos vazios. O instalador do Windows sabe como lidar com isso corretamente, portanto, a maioria das pessoas não deve ter problemas. Se você comprou um computador que veio com o Windows instalado em um SSD, suas partições devem estar corretamente alinhadas. Se você instalou o Windows no seu SSD a partir do zero, suas partições devem estar corretamente alinhadas. O instalador faz tudo automaticamente. No entanto, se você clonou uma instalação existente do Windows de um disco rígido mecânico antigo para uma unidade de estado sólido, talvez o software não tenha sido responsável por isso. Alguns fazem, outros não. Caso contrário, suas partições não serão alinhadas corretamente e o que poderá atrasar seu SSD. Quanto mais lento o desempenho depende do seu SSD específico.

Como verificar se suas partições estão corretamente alinhadas Você pode verificar isso com muita facilidade a partir da ferramenta Informações do sistema .
Para iniciá-lo, tecle Windows + R, digite “msinfo32” e pressione Enter
Vá para Componentes> Armazenamento> Discos.
Role para baixo no painel esquerdo, localize seu SSD e encontre o valor “Partition Starting Offset” abaixo dele.
Haverá um valor inicial diferente para cada partição na unidade.

Como Otimizar o SSD partição


Verifique se esse número é divisível por 4096. Se estiver, a partição está corretamente alinhada. Se não estiver, a partição não está alinhada corretamente.

Por exemplo, para o número acima, faríamos essa matemática: 1048576 dividido por 4096 = 256. Não há nenhum resto decimal, então o número é divisível. Isso significa que os setores estão alinhados corretamente.

Se fizéssemos a matemática e encontrássemos um resto decimal (por exemplo, 256.3), isso significaria que os números não são uniformemente divisíveis e os setores não estão alinhados corretamente.

Como Otimizar o SSD partição

A maneira mais rápida que encontramos para alinhar isso é usar a versão gratuita do MiniTool Partition Wizard - você não precisa pagar por uma versão premium, a versão gratuita pode fazer tudo que você precisa. Instale-o no Windows, inicie o gerenciador de partição, clique com o botão direito do mouse na partição que deseja alinhar e selecione “Alinhar”. Isso fará todo o trabalho duro para você.




Desative o SpeedStep e o C1E
Speedstep e C1E são recursos de tecnologia do sistema operacional e do processador que visam balancear frequência, energia e temperatura do processador, se você desativar estas tecnologias seu processador será configurado para o máximo desempenho, mas esteja ciente de que isto resulta em uma maior geração de calor e maior consumo da bateria também, ja expliquei isto no artigo de como controlar o processador com Throttle Stop.



Mas vamos pular pra parte em que estas tecnologias impactam no SSD, desabilitar os estados C1E fornece um aumento dramático no desempenho aleatório de 4k QD1 e o aumento do desempenho aleatório de 4k QD1 tem um impacto dramático no desempenho geral do sistema. A segunda configuração mais importante que precisamos desabilitar é a Tecnologia Intel SpeedStep, também conhecida como EIST. Desativar essas duas configurações permite que sua CPU seja executada em velocidade máxima e permite a entrega total de energia para o seu SSD.

Dois testes de antes e depois de desabilitar o Speedstep e C1E no Throttle Stop, você pode fazer seu próprio teste de antes e depois no Crystal Disk Mark para tirar a prova.


Obs: não precisa seguir dicas difundidas por outros sites e canais, tais como desativar windows search, proteção do sistema, hibernação, indexação, arquivo de paginação, superfetch etc.. o próprio windows sabe muito bem lidar com o SSD e não vai utilizar estas funções para ele, portanto desativá-las não resultará em efeito algum.







Veja: Como Instalar SSD SATA no Notebook


Veja: Como Instalar SSD M2 no Notebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar aquilo que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H.

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i5 é muito melhor que i3, i7 é pouco melhor que i5

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Quais primeiros programas devo instalar no note ? Acesse nossa coleção de programas

* Onde baixo jogos ? Steam e Origin

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver Booster e feche processos com razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Note com saída de ar lateral - Cooler exaustor AC268, Note com saída de ar frontal - OiMaster CF-1691, Notebook Gamer - Black Sir C6

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel), trocar pasta térmica

* Qual Memória Ram e SSD é compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz quais são compatíveis

* Tenho mais Dúvidas onde pergunto ? No nosso Forum ou Grupo