quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Processadores i3 8145U, i5 8265U e i7 8565U São Bons ?

Whiskey Lake é o terceiro aprimoramento da Intel no processo de construção de 14 nm e a mais recente plataforma de processadores da série U que você encontrará em notebooks na maior parte de 2019. Neste artigo, vamos lhe contar o que esperar desta atualização, como ela se compara ao seu predecessor. Basicamente a série Whiskey Lake-U compartilha a maioria das características com a plataforma KabyLake Refresh e é uma atualização de baixa significância. Incluindo novos processadores Core i3, i5 e i7 Core U 15w, e o principal aspecto que os diferencia é a capacidade de alcançar velocidades de clock mais altas do Turbo Boost.




A maioria das CPUs modernas tem uma velocidade de clock base padrão, mas são capazes de rodar em velocidades mais altas com Turbo Boost, se necessário, e se permitido pelo esquema de refrigeração térmica. As cargas de trabalho mais exigentes beneficiam-se principalmente das altas velocidades do Turbo, mas elas só podem ser mantidas por um tempo limitado, contanto que permaneça dentro dos limites normais de temperatura. É por isso que o desempenho do hardware de hoje em dia varia muito dentre os variantes e depende muito da capacidade de cada unidade de resfriar adequadamente os componentes.



Isso não é de forma alguma uma grande atualização, já que os processadores Whiskey Lake compartilham a maioria das características com os designs existentes do antecessor KabyLake Refresh, a atualização mais  significativa: são capazes de atingir velocidades mais altas do Turbo Boost. Em relação as principais características, número de núcleos e threads, quantidade de memória cache e o tipo de gráficos integrados são idênticos aos equivalentes KabyLake-R, a Intel afirma um aumento de 10% no desempenho em determinados cenários da KabyLake equivalente -R para CPUs Whiskey Lake.


O refinamento de 14 ++ nm da oitava geração Whiskey Lake inclui um CPU Core i3-8145U dual-core, bem como duas versões quad-core, a i5-8265U e a i7-8565U. Os primeiros processadores de 14nm foram lançados em 2014, e a Intel já fez vários refinamentos no processo de fabricação (cada um representa uma melhoria). O longo atraso de 14 nm para 10 nm permanece em produção enquanto outra microarquitetura é lançada com velocidades de clock melhoradas.



O CPU Core i3-8145U dual-core terá quatro threads e apenas 4MB de cache. Ele começará com uma velocidade de clock base de 2,1 GHz, mas com um máximo de 3,9 GHz (Vs 3,4 do anterior). Ja o Core i5 tem quatro núcleos, oito threads, clock base de 1,6 Ghz e uma freqüência máxima turbo de 3.9 GHz (Vs 3,4 do anterior), enquanto o Core i7 também tem quatro núcleos e oito threads, começa com 1,8 Ghz mas maximiza a 4.6 GHz (Vs 4.0 do anterior). São saltos significativos na frequência Turbo Max. O Hyper-Threading está presente em todos os SKUs e apenas o i3 possui o design dual core, enquanto o i5 e o i7 têm um design Quad Core, com o diferencial principal sendo a diferença na velocidade do clock


Os novos processadores são notáveis no segmento de mobilidade e devem permitir a produção de computadores portáteis que não só alcançam alto no lado do desempenho, mas também têm vida útil da bateria prolongada.

Os jogadores não devem ter esperanças. Esses chips móveis manterão a GPU Intel UHD Graphics 620 de 1,1 GHz encontrada nos processadores Kaby Lake R. Os gráficos integrados podem rodar jogos menos exigentes em configurações baixas ou médias, mas qualquer coisa exigente está fora de questão.

Notebook com CPUs da série U não é para jogos, e isso não mudará com o lançamento de Whiskey Lake. Os chips estão emparelhados com o mesmo Intel UHD 620 GPU integrado que vimos em vários ultrabooks deste ano. As novas CPUs devem ter um trabalho decente, alimentando jogos menos intensivos em gráficos, mas não espere jogar jogos modernos em altas qualidades.




Existem alguns outros pequenos ajustes na plataforma Whiskey Lake, como o aumento do número de pistas PCIe Express e a largura de banda de memória máxima permitida ligeiramente aumentada (34,2 GBps vs 32 GBps), entre outros. Entretanto, na maior parte dos casos, os processadores Whiskey Lake e KabyLake Refresh Core U são semelhantes, com características de CPU e iGPU quase idênticas. É por isso que você deve esperar poucos ganhos de desempenho nos 5-10% para a série Whisky Lake, mas tenha em mente a importância da capacidade de se manter temperaturas baixas: você só conseguirá esses ganhos nos dispositivos que são capazes de permitir CPU para rodar em altas Frequências Turbo por um longo tempo e se beneficiar do impulso potencialmente maior.


No entanto, há outro motivo significativo para considerar os notebooks com processadores Whiskey Lake: muitas fabricantes anunciaram modelos de notebooks novos na segunda metade de 2018, com versões mais compactas, perfis mais finos, baterias maiores e recursos extras em comparação aos modelos de 2017 e início de 2018. Assim, enquanto o desempenho da nova plataforma pode não ser suficiente para justificar um computador Whiskey Lake Core U, o fato de que você obterá um dispositivo geral mais atualizado deve ser.

Os novos processadores vêm com Wi-Fi Gigabit integrado e melhor suporte de voz para assistentes como Alexa e Cortana. Enquanto a maioria dos notebooks modernos já suporta velocidades rápidas de internet através de um chip Wi-Fi dedicado, a conectividade Gigabit agora será incorporada ao processador. As CPUs também vêm com um DSP de áudio quad-core dedicado, projetado para facilitar a ativação de assistentes de voz, mesmo quando o notebook está em um estado de baixo consumo de energia. No lado da segurança, os processadores terão mitigações contra ataques de canal lateral, como o Specter e o Meltdown.





Se você está confuso com tudo isso, podemos concluir que, embora a plataforma Whiskey Lake ofereça algumas otimizações em camadas profundas sobre o KabyLake-R, no final das contas isso vai se traduzir em apenas um punhado de benefícios: conectividade sem fio mais rápida (até 1,7 Mbps, mas apenas com roteadores correspondentes), melhores capacidades de comando de voz e alguns ganhos de desempenho devido às possíveis altas frequências de Turbo Boost, veja abaixo os benchmarks:



Tenha em mente que estes benchmarks devem ser usados ​​apenas para uma comparação de aspecto superficial, já que o desempenho vai variar entre cada modelo, dependendo do TDP selecionado, nas capacidades de refrigeração e nas limitações térmicas. Esses também são resultados de benchmark de estágio inicial ou de pré-produção, portanto, é de se esperar resultados melhores a medida que os drivers vão sendo aprimorados e lançados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇    ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES    ▇▆▅▃▂▁

* Mas estes preços estão maiores ? Preços sobem e descem a todo instante, eu prefiro recomendar aquilo que é o melhor possível do que o que é mais barato.

* Como sei se um Notebook roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração idêntica do seu note. Ex: The Witcher 3 i5 8250U MX150.

* Quais as prioridades ao se escolher um notebook para jogos ? Em primeiro lugar vem a refrigeração, em segundo vem a placa de vídeo e em terceiro vem a geração do processador.

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* Entre placas de vídeo escolho MX ou Intel Graphics ? MX.

* Entre processadores escolho série H ou U ? H.

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i5 é muito melhor que i3, i7 é pouco melhor que i5.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático.

* Posso trocar a placa de video de notebook ? Não

* Qual a primeira coisa se fazer em um note ? Remover Bloatware.

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada.

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, Defina placa de vídeo Dedicada como Principal, Atualize todos os Drivers e feche processos com Razer Cortex.

* Meu Note esta lento o que fazer ? Desative os programas que iniciam junto com Windows.

* Mas notebook não esquenta ? Neste blog recomendamos modelos que aquecem pouco, mas para garantir preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado.

* Qual Cooler devo usar no notebook ? Note com saída de ar lateral = Cooler exaustor AC268, Note com saída de ar frontal = OiMaster CF-1691, Notebook Gamer = Black Sir C6.

* Que Upgrade você recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica.

* Qual Memória Ram e SSD é compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também consta quais memórias são compatíveis.

* Quero jogar jogo com muitos Mods, pacotes e expansões, do que preciso ? De SSD.

* Onde baixo jogos ? Steam e Origin.

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue para loja que você comprou e solicite o Direito de Arrependimento, vão te dar um código para enviar o note de graça e te reembolsar sem ser preciso justificativas.

* Tenho muitas Dúvidas e gostaria de suporte, onde pergunto ? No nosso Forum ou Grupo

* Nossa ajudou demais, como posso retribuir ? Por favor tudo que peço é que voce cite qualquer link deste site nas suas discussões em fóruns de tecnologia, só isto ja me ajuda demais.