quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Processador Dual Core Ou Quad Core - Qual Escolher ?

Se você esta comprando notebooks, você provavelmente já se deparou os termos quad core e dual core, a primeira coisa que vem à sua mente: o que é melhor ? E o que isto quer dizer? Não se preocupe se você está comprando um notebook para qualquer software, aplicativo ou tarefa que você tenha em mente, nós explicaremos tudo o que está por trás do significado e o que é melhor para você. Antes de tudo tenha em mente que modelos Core i5 e i7 podem ser Dual Core ou Quad Core, é preciso avaliar as especificações técnicas para depois chegar as conclusões:



O processador é o principal componente de um notebook. Ele executa os cálculos, instruções de seus aplicativos. Tudo o que você faz no seu notebook precisa passar pelo processador: abra um documento, reproduza um vídeo, digite um artigo, etc. Quanto maior a velocidade do clock, mais rápido ele executará seus aplicativos.

Alguns aplicativos exigem uma certa “velocidade da CPU” para funcionar corretamente, se a velocidade não for atendida, seu aplicativo será executado lentamente. Quanto maior a velocidade da sua CPU, maior será o número de aplicativos diferentes e complexos (simultaneamente) que você poderá executar.


O que é um núcleo?
Um núcleo é um subconjunto do seu processador. Um processador quad core tem quatro, um processador dual core possui dois. Esses núcleos são responsáveis ​​por executar as instruções e os cálculos por trás de seus aplicativos. Quanto mais núcleos você tiver, mais rápido seus aplicativos poderão ser executados. Assim como um cérebro, quanto mais cérebros você tem para resolver um problema. Quanto mais rápido você vai resolver isso. Mas apenas uma certa quantidade de aplicativos leva vantagem de ter “mais núcleos”, o resto só depende da “velocidade do clock” que é medida em GHz.



Vale ressaltar que a classificação de Dual Core ou Quad Core nem sempre estão listadas no nome do modelo, muitos Core i5 e i7 podem passar a imagem de serem Quad Core para pessoas leigas, mas olhando na página de especificações técnicas do site oficial da Intel fica claro que mesmo estes modelos podem possuir dois núcleos físicos, ou seja, são Dual Core, como no caso de processadores da série U anteriores a oitava geração, portanto é importante avaliar as especificações técnicas dos modelos de processador antes de sair comprando.


Quatro Núcleos
Um processador quad-core é um chip dentro do seu computador que possui quatro núcleos separados. Cada núcleo trabalha com circuitos na máquina, como portas, cache e gerenciamento de memória. Os dois grandes nomes em processadores são Intel e AMD, e ambos fabricam uma série de processadores quad-core. Essas marcas são confiáveis ​​para os consumidores e você verá os processadores Intel ou AMD instalados na maioria dos notebooks empresariais e domésticos.

Os processadores de quatro núcleos geralmente são instalados em notebooks mais sofisticados, em vez de notebooks econômicos. Isso se deve aos notebooks econômicos que não precisam de alto desempenho ou à velocidade que as máquinas mais caras exigem. Um processador quad-core usa mais energia do que um chip dual-core, e sua bateria de notebook fornece esse poder. Quando você estiver executando um chip quad-core, a duração total da sua bateria será menor do que se a sua máquina estivesse equipada com um processador dual-core.

Os processadores quad-core tendem a gerar mais calor do que os chips dual-core, pois cada núcleo emite seu próprio calor. Quando os processadores quad-core estão instalados, você normalmente deverá ter melhores coolers em seu notebook.

Na maioria dos casos, um notebook equipado com um processador quad-core será mais rápido do que um com um chip dual-core. O gerenciamento de tarefas será rápido e eficiente, e você poderá realizar mais tarefas ao mesmo tempo.


Dois Núcleos:
Processadores dual-core ainda têm o seu lugar, e isso não significa que o seu notebook é inferior porque ele não tem um chip quad-core. Muitos usuários de notebook estão muito felizes em trabalhar com processadores dual-core para tarefas diárias de computação. Esses processadores são mais comuns do que os processadores quad-core, devido ao seu preço mais baixo. Muitos notebooks na extremidade mais barata da escala de preços serão equipados com um processador dual-core.

Chips de núcleo duplo funcionam mais frios que o quad-core e seu cooler não terá que trabalhar tanto para ficar fresco. Sua máquina ainda terá um ventilador de refrigeração, mas provavelmente não será acionado com tanta frequência quando você estiver usando processadores dual-core.

Esses dois chips principais requerem menos energia do que um processador quad-core, e a bateria do seu notebook deve durar mais do que com um chip quad-core. Barato nem sempre significa qualidade inferior, e os processadores Intel e AMD dual-core têm um bom histórico de desempenho excepcional. Você pode não precisar dos dois núcleos extras. Se você não precisa deles, o dinheiro pode ser economizado ao comprar um notebook. Um decente chip dual-core irá lidar com a maioria das tarefas com velocidade e eficiência, e o notebook funcionará sem problemas.


Quad Core vs. Dual Core: Qual é o melhor?
Depende do tipo de aplicativos que você está executando. Se seus aplicativos permitirem que você divida o problema em “várias partes”, quanto maior o número de núcleos, mais rápido ele será executado. Um número maior de núcleos também permitirá que você execute muitos programas simultaneamente sem que seu computador fique muito lento. Pense em jogar um jogo de computador enquanto transmite um vídeo ao vivo, comunicando-se com alguém e digitando um documento ao mesmo tempo. Você pode fazer isso com um dual core ou um quad core, mas pode funcionar melhor com um processador quad core, já que cada tarefa pode ser atribuída a um núcleo de cada vez.

No entanto, para a maioria das tarefas diárias e multitarefa básica, não haverá muita diferença no desempenho por ter mais de dois núcleos. Você pode comprar com segurança um processador dual core em vez de um quad core se não planeja executar nenhum aplicativo que se beneficie dele.


Velocidades de Clock
Outra especificação que você verá ao comprar um novo notebook ou computador é a velocidade do clock do processador. Isso é medido em gigahertz (ou megahertz para hardware mais antigo ou de baixa potência). Sem ficar muito detalhado e complicado, um processador com uma velocidade de clock maior geralmente terá um desempenho melhor.

No entanto, quanto mais rápida for a velocidade do clock, mais energia o processador exigirá e mais calor será produzido. Isso significa que os notebooks que usam processadores com velocidades de clock mais rápidas podem ter bateria mais curta (a menos que tenham baterias maiores, o que aumenta o tamanho do dispositivo) e precisarão de melhores soluções de resfriamento para evitar superaquecimento do processador (mais coolers que produzem mais ruído).


Preciso de mais núcleos ou de velocidade de clock mais rápida?
Ótima pergunta, você provavelmente está pensando que quanto maior o número de núcleos, melhor! Mas, na verdade, isso nem sempre é verdade. Na verdade, a maioria dos aplicativos atuais ainda não foi otimizada para aproveitar mais de 4 núcleos.

Nem todos os softwares aproveitam vários núcleos, de fato, muito poucos fazem e, se fizerem o que você verá, eles só o farão em alguns casos. Não é que o seu software é barato ou ruim, fazer um software que tira proveito de todo o número de núcleos que você tem no seu computador é extremamente difícil e em algumas circunstâncias isso simplesmente não pode ser feito.

De um modo geral, depende do que você vai usar o seu notebook. Se você está usando para uso leve, onde você está apenas realizando uma tarefa de cada vez, como trabalhar em um documento ou navegar na internet, assistir a vídeos, bate-papo e videoconferência, então você provavelmente vai achar que um notebook com um processador dual-core e um maior velocidade de clock lhe dará o melhor desempenho.

No entanto, se você estiver procurando usar seu notebook para tarefas mais intensivas, bem como multitarefa em vários aplicativos diferentes de uma só vez: skype, navegação na web, jogos, assistir videos do youtube e muito mais ao mesmo tempo, um notebook com um processador quad-core (ou superior) provavelmente será mais benéfico.


Animação e modelagem 3D
Em um fluxo de trabalho, aplicando efeitos e modelagem (em tempo real) com esse tipo de software, não se beneficiará muito de ter vários núcleos ou muitos núcleos. Neste caso a coisa mais importante que você deve se preocupar é a velocidade do clock. Desta lista apenas o Revit e o Invetor tiram proveito de mais núcleos.

Autocad 3D, Revit, Inventor, Civil 3D, SolidWorks, Maya, 3DS Max, Blender, Cinema 4D, Rhinoceros

No entanto, quando se trata de renderizar seu projeto com qualquer um dos aplicativos acima, todos eles se beneficiarão de mais núcleos.  Haverá uma redução nos tempos de renderização. Como mencionado anteriormente, renderização é semelhante a um problema de matemática, quanto mais cérebros você tiver, mais rápido ele reduzirá o processo de encontrar uma solução.


Edição de vídeo
A edição em geral sempre foi uma única tarefa encadeada. Não haverá um grande impulso em seu fluxo de trabalho com nenhum dos softwares mostrados abaixo se você optar por um núcleo dual ou quad core ou mais alto, na verdade é a velocidade do clock que acelerará a aplicação desses efeitos e a edição de seus vídeos.

Final Cut Pro, Adobe Premiere, Lightworks, SonyVegas Pro, Corel VideoStudio, iMovie, Editor de Vídeo AVS

No entanto,  renderização, codificação e visualizações geradas a partir de um processador quad core e até mesmo um processador com 6 núcleos, serão experiências bem melhores. Se você quiser ver ganhos na renderização, na codificação e nas visualizações, opte por um quad core em um notebook.


Edição de imagem
O PhotoShop e outros aplicativos de edição de imagens não verão um aumento no desempenho, quer você decida obter um processador de núcleo duplo ou quad core ou octa core. A aplicação de efeitos e a execução de ações se beneficiam mais da velocidade do clock do que do número de núcleos.

PhotoShop, Lightroom, Core PaintShop

Existem alguns efeitos no software de Edição de Imagem que se beneficiam de vários núcleos, mas a maioria das ações é de encadeamento único, portanto, você pode optar por um núcleo dual com segurança, contanto que tenha mais frequência de base do que um núcleo quádruplo.


Produção musical
O software de Produção Musical (que os músicos usam para mixar / criar suas músicas) se beneficiam de múltiplos núcleos, quanto mais faixas e VSTs você tem no seu software de edição (um para vocais, as faixas restantes para instrumentos, outro para efeitos sonoros, etc), mais você se beneficiará de múltiplos núcleos.

Ableton, Estúdio FL, Logic Pro

Cada canal ou faixa pode ser atribuído a um único núcleo, no entanto, se a frequência base de cada núcleo não conseguir acompanhar as demandas do seu VST e dos plugins que estão sendo usados ​​em cada canal, isso não será muito útil. No final, a frequência base é muito mais importante do que o número de núcleos, mas se você puder obter vários núcleos com uma frequência de base maior, valerá a pena o aumento no desempenho.


Programação
A programação em geral não se beneficia de múltiplos núcleos. A frequência base é muito mais importante para reduzir os tempos de compilação, iniciando rapidamente seu aplicativo e emulações. Há uma instância em que isso pode ser benéfico e isso é: Virtualização. Mas somente se você planeja usar vários aplicativos pesados ​​em cada VM criada. Você estaria melhor com um Quad Core do que em um Dual Core? Para programação básica e desenvolvimento não. Para teste de máquina virtual, sim.


Jogos
Em boa parte, os mecanismos de jogos requerem sincronização, uma ação é seguida por outra antes de avançar para a próxima ação, nestes casos são mais dependentes da GPU. Mesmo que os sites de jogos aleguem que mais Cores vão aumentar seu desempenho durante os jogos, não será tanto assim. Geralmente, a velocidade de clock maior da CPU sempre terá melhor desempenho, independentemente do número de núcleos que tenha. Mas em jogos que requerem que a máquina controle muitos personagens não jogáveis (AI, Bots), como no caso de jogos de estratégia, mundo aberto ou futebol, vão obter desempenho muito melhor em processadores com mais núcleos.





Conclusão:
Antes de escolher entre quad-core e dual-core, você precisará calcular seu orçamento e pensar sobre o que precisa fazer com seu notebook. Se você quiser uma máquina mais rápida, então quad-core é o caminho a percorrer. Muitas máquinas profissionais precisarão executar várias tarefas ao mesmo tempo e um processador quad-core lidará com isso melhor. A edição de fotos, o design gráfico, a modelagem 3D e os jogos são tratados com muito mais eficiência se o processador tiver mais núcleos. Você não quer se contentar com um notebook que não seja poderoso o suficiente para as suas necessidades.

Se você é um jogador, você também deve considerar um processador quad-core para que seus jogos corram sem falhas. Um processador de alta velocidade combinado com RAM suficiente garantirá que sua experiência de jogo seja melhor.

O custo é importante para muitos consumidores e existem diferenças significativas de preço entre alguns dos processadores. Se você está com um orçamento apertado, deve considerar um notebook com um processador dual-core. Para tarefas diárias normais, poupe dinheiro e opte por um processador dual-core, que será suficiente para as suas necessidades.Você economizará uma quantidade significativa de dinheiro não pagando pelos 2 núcleos extras que você nem precisa. Este é um aspecto importante a considerar, porque você não quer gastar dinheiro com um nível de potência que você não vai usar

O consumo de energia também pode ser importante, se você usar seu notebook em movimento e precisar de uma máquina portátil. Se você usa regularmente seu notebook quando está longe de casa, você quer que a bateria dure o maior tempo possível. Os processadores dual-core tornarão seu notebook mais portátil e sua bateria durará mais.

Muitas tarefas simples não precisam da velocidade ou da potência fornecida por um chip quad-core. Se você usa seu notebook para tarefas cotidianas, como navegar na web, verificar seu e-mail ou ouvir música, um processador dual-core é adequado.

Agora você tem algumas informações sobre os dois tipos de processadores, você deve estar mais bem informado para tomar a decisão correta para você e suas necessidades. Atingir o equilíbrio certo entre preço e desempenho é essencial, então. Se você está atrás de um notebook de baixo custo para tarefas leves do dia-a-dia, então um notebook dual-core ficará bem. Se você quiser jogar, gravar e transmitir jogos ou trabalhar em vários aplicativos ao mesmo tempo, um notebook quad-core ou superior será um investimento que vale a pena.


Veja Também: Processador série ''U'' Vs ''HQ'' Qual a Diferença ?

Veja Também: Como Escolher Processador de Notebook ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM UM DIA TENHA PACIÊNCIA

- NÃO POSTE LINKS

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES

- SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO ACIMA, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO FORUM DE PERGUNTAS E RESPOSTAS >>>> http://notebookgamer.forumeiros.com/