domingo, 25 de novembro de 2018

Não Compre Notebook Gamer Ultrafino - Saiba os Motivos

Uma coisa é certa, as fabricantes não estão nem ai com seus problemas de superaquecimento em jogos, além do mais elas cometem erros absurdos em nome do marketing, um destes erros é a nova tendência de laptops ultrafinos, essa tendência começou com os notebooks profissionais e agora muitas fabricantes tem tentado implantar este formato em máquinas gamers, um erro grave que traz complicações para o jogador que adquiri-lo, neste artigo vou mostrar alguns exemplos destes modelos de notebooks e estes problemas, servindo como aviso para possíveis compradores que consideram comprar este tipo de notebook.




Formato ultrafino pode ser aceitável para notebooks comuns que não tem muito a oferecer devido as suas próprias limitações, mas em máquinas gamers você com certeza perderá muito, as fabricantes cortam diversas especificações para favorecer apenas o formato, você perderá bateria, portas, upgrades, desempenho, vida útil entre outros pontos em prol apenas de ter uma máquina mais compacta e ainda ser cobrado mais caro por isto, a meu ver é um mal negócio, ja recomendamos algumas máquinas do tipo, mas não mais.


Corte na Qualidade de Construção:
Quando se trata de qualidade de construção o melhor que você pode esperar é que o notebook seja feito em alumínio, é mais resistente a quedas, arranhões, flexão etc.. existem notebooks ultrafinos feitos com este material mas são caríssimos, como os renomados macbooks por exemplo, quando partimos para notebooks mais acessíveis o melhor que você pode esperar então é um notebook feito em um plástico mais espesso, que da a sensação de solidez, acontece que em notebooks ultrafinos não há espaço para materiais muito densos e por isto muitos notebooks ultrafinos são feitos com o mesmo plástico de notebooks baratos, como no caso do Samsung Odyssey por exemplo.




Corte na Bateria:
Geralmente quanto maior o aparelho, proporcionalmente maior a bateria, em máquinas volumosas você pode encontrar verdadeiros tijolos de 6 células que duram de Oito horas ou mais, como no caso do Dell Gaming 7567 por exemplo, ja em máquinas mais afinadas, para fazer com que tudo caiba no menor espaço possível as fabricantes cortam nas peças... uma das vítimas mais frequentes deste corte é a bateria, o novo Gamer Dell G3 por exemplo ja não vem mais com o mesmo tijolo de bateria do seu antecessor mais gordinho, para favorecer o formato mais rebaixado a bateria sofreu um Downgrade para uma unidade de apenas 4 células que ja não atinge mais as respeitáveis 8 horas, claro que autonomia de bateria depende de inúmeros outros fatores, mas você ja entendeu o que quero dizer.


Corte no Desempenho:
Outro corte que é feito é no desempenho, notebooks gamers ultrafinos recebem uma placa de video diferente dos demais, são as versões Max-Q, placas de video da série Max-Q sofrem um corte de cerca de 15% na performance e recebem drivers diferentes, que são focados para otimizar a geração de calor e o consumo de energia, claro que quando se fala em desempenho tudo depende muito da refrigeração de cada modelo (e por isso podem haver versões Max-Q melhores do que versões padrão), mas na hora da compra é bom saber o que os termos significam.





Corte na Acessibilidade:
Geralmente notebooks ultrafinos são mais difíceis de abrir para fazer upgrades, há exceções claro, mas muitas fabricantes fazem malabarismo para encaixar as peças dentro do chassi de forma que complicam a vida do usuário, alguns só podem serem abertos removendo todo o teclado por cima por exemplo e outros requerem que você desmonte toda uma estrutura de peças complexas para acessar algo mais simples, como o processador para trocar uma pasta térmica, os módulos de ram e slots para SSD, isso quando é possível atualizar pois muitos destes modelos vem com peças soldadas que não permitem substituição, geralmente são necessários ferramentas e procedimentos especiais para abrir estes ultrafinos, os notebooks de formato comum são mais fáceis de abrir usando ferramentas padrão e você pode substituir os módulos de disco e RAM por conta própria.





Corte no teclado:
Quando se fala em teclado, quando maior o percurso de viagem da tecla e quanto mais concavas melhor, teclas mais volumosas passam uma excelente sensação de digito e isto te da mais precisão, você terá mais certeza de quando digitou ou não, também permite que você se oriente melhor sem olhar o teclado ja que seus dedos tateiam a curvatura das teclas, é por isto que gamers adoram os teclados mecânicos, ja máquinas ultrafinas usam teclados Chiclet com teclas mais finas e planas, isso significa um percurso menor de viagem e requer menos força de atuação para pressioná-la, tudo isto facilita pra que você se desoriente em jogo, perca a sensação de digito ocasionando em jogadas erradas e estes teclados também não registram muitos dígitos de uma vez, inviabilizando seus combos.


Corte nas Portas:
Na conectividade muitos tipos de portas podem ser eliminadas, a começar pelo driver de CD que ja ficou no passado, fora isto muitas vezes eles também cortam os leitores de cartão SD e reduzem a quantidade de portas USB, se você se importa com conectividade fique de olho pois a porta de conexão a cabo Ethernet e conector HDMI  e Display Port  também podem ser deixados de lado em casos mais extremos, claro que você pode usar adaptadores, mas não é a mesma coisa.


Corte na Refrigeração:
Outro ponto extremamente negativo nestes notebooks é o superaquecimento, máquinas gamers geram muito calor e o calor precisa de espaço e de grandes ventas de ar para se dissipar melhor, então unir estas duas coisas, geração de calor e um espaço comprimido é um erro absurdo das fabricantes, é como se eles comprimissem um forno em um chassi confinado, o resultado é uma superfície plana aquecida em ambos os lados semelhante a uma frigideira pronta para fritar, some isto ao fato de que a saída de ar destes notebooks ainda é colocada entre a tela, ou seja a dobra da tela ainda cobre a saída de ar quando em posição de uso, nada poderia ser mais desastroso, em notebooks comuns podemos relevar ja que eles não foram feitos para o alto desempenho de qualquer forma e uma simples trava no turbo evita esta situação, mas em máquinas gamers que são focadas na máxima performance, é inconcebível, os resultados disto ? corte na vida útil (as peças não vão durar tanto), mais corte no desempenho (ja que a alta temperatura reduz o desempenho), teclado desconfortavelmente quente para encostar os dedos e clientes insatisfeitos, não estou dizendo que é impossível refrigerar estes tipos de notebook, possível é, só que será mais difícil do que se fossem máquinas de formato normal.






Em conclusão, é melhor deixar o formato ultrafino para os notebooks comuns do dia a dia e para as máquinas profissionais, ja para uma máquina de porte gamer é melhor escolher algo mais robusto, ainda que isto lhe custe mobilidade, mas você será recompensado em inúmeros pontos, tome cuidado pois as fabricantes, os influenciadores e as páginas de tecnologia vão tentar te convencer do contrário.

2 comentários:

  1. Qual sua opinião dos notebooks da Avell? Tem alguns que eles destacam que são leves e espessura fina...e são gamers. Então não vale a pena pegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avell é uma marca muito boa, entrega diversos diferenciais que as marcas populares nao entregam, o atendimento deles é de primeira, os pontos negativos são os preços mais salgados que a média, a garantia que nao cobre a parte de software nem os upgrades e as peças de reposiçao que são caras, sao coisas que vc precisa ter em mente, mas em relação a notebook gamer ultrafino, no geral eu nao compraria nenhum modelo desse tipo, a nao ser que em testes e na avaliação dos compradores ele apresente algum diferencial na refrigeração, o conselho do post nao é voce definitivamente nao comprar, mas voce ficar com um pé atras e ser mais cauteloso na sua avaliação pré compra, pois o aquecimento é mais complicado nestes aparelhos.

      Excluir

▁▂▃▅▆▇    ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES    ▇▆▅▃▂▁

* Mas estes preços estão maiores ? Preços sobem e descem a todo instante, eu prefiro recomendar aquilo que é o melhor possível do que o que é mais barato.

* Como sei se um Notebook roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração idêntica do seu note. Ex: The Witcher 3 i5 8250U MX150.

* Quais as prioridades ao se escolher um notebook para jogos ? Em primeiro lugar vem a refrigeração, em segundo vem a placa de vídeo e em terceiro vem a geração do processador.

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* Entre placas de vídeo escolho MX ou Intel Graphics ? MX.

* Entre processadores escolho série H ou U ? H.

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i5 é muito melhor que i3, i7 é pouco melhor que i5.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático.

* Posso trocar a placa de video de notebook ? Não

* Qual a primeira coisa se fazer em um note ? Remover Bloatware.

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada.

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, Defina placa de vídeo Dedicada como Principal, Atualize todos os Drivers e feche processos com Razer Cortex.

* Meu Note esta lento o que fazer ? Desative os programas que iniciam junto com Windows.

* Mas notebook não esquenta ? Neste blog recomendamos modelos que aquecem pouco, mas para garantir preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado.

* Qual Cooler devo usar no notebook ? Note com saída de ar lateral = Cooler exaustor AC268, Note com saída de ar frontal = OiMaster CF-1691, Notebook Gamer = Black Sir C6.

* Que Upgrade você recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica.

* Qual Memória Ram e SSD é compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também consta quais memórias são compatíveis.

* Quero jogar jogo com muitos Mods, pacotes e expansões, do que preciso ? De SSD.

* Onde baixo jogos ? Steam e Origin.

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue para loja que você comprou e solicite o Direito de Arrependimento, vão te dar um código para enviar o note de graça e te reembolsar sem ser preciso justificativas.

* Tenho muitas Dúvidas e gostaria de suporte, onde pergunto ? No nosso Forum ou Grupo

* Nossa ajudou demais, como posso retribuir ? Por favor tudo que peço é que voce cite qualquer link deste site nas suas discussões em fóruns de tecnologia, só isto ja me ajuda demais.