quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Escolho Melhor Processador ou Placa de Vídeo em Notebook ?

Uma das dúvidas mais frequentes nos comentários deste blog é a seguinte, em uma comparação de escolha entre dois modelos de notebooks: um contendo um processador poderoso e uma placa de video fraca, ou outro com uma placa de video mais poderosa e um processador mais fraco ? vamos responder a esta dúvida que tanto se repete entre aqueles que vivem este dilema, esta dúvida causa uma certa confusão pois a resposta para ela vai depender muito de quais tipos de uso você pretende fazer no notebook, algumas atividades aproveitam mais o processador e outras mais a placa de vídeo.




Pode ser difícil encontrar o equilíbrio certo entre produtividade e jogo quando você está em um orçamento, especialmente quando você tem que escolher entre uma boa placa gráfica e um bom processador. Nos fóruns e grupos é comum, relatos de usuários em ter problemas para decidir se prioriza uma CPU ou GPU.

Supondo que um usuário queira comprar um notebook que pode rodar programas de engenharia, como o Revit e o AutoCAD, mas que também pode rodar jogos como Grand Theft Auto V e Battlefield 1. E suponha que entre as opções avaliadas tenhamos um notebook om CPU Intel Core i7-8550U , um GPU Nvidia MX150 com 2GB de VRAM, 8GB de RAM e um HD de 1TB ou um notebook com um processador Intel Core i5-7300HQ. GPU Nvidia GeForce GTX 1050 com 4 GB de VRAM, 8 GB de RAM e 1 TB de HD. Então você pensa: "Qual deles devo escolher e por quê?"

Para realmente responder a esta pergunta, você tem que descobrir o que é mais importante para você: quão bom você quer que jogos como GTA V e Battlefield 1 pareçam e os requisitos necessários para executar programas como o Revit e o AutoCAD.




Jogos
Embora as placas MX não façam parte da atual série 10 da Nvidia, são muito poderosas para chips móveis. Estas placas conseguem lidar com boa parte dos jogos com configurações gráficas ajustadas no Médio-Baixo com taxa de frames na média de 30. Em resumo, estas placas podem ser suficientes para muitos jogos específicos que você queira jogar, claro que nem sempre nas configurações mais altas.

No entanto, a série GTX lhe dará uma performance em jogos muito maior, você poderá ter uma maior amplitude nas possibilidades de ajustes gráficos e ainda obter taxas de frames razoáveis, esta maior performance abrirá uma variedade maior de jogos jogáveis, sem dúvida para jogos é a placa de vídeo que vai contar mais, mas se você não se importa com outros títulos e nem com detalhes gráficos, quer fazer rodar apenas títulos específicos sem maiores exigências, a MX ja poderá quebrar o galho.


Produtividade
Para ver o quão bem suas duas configurações são compatíveis com os programas que você deseja usar, vamos dar uma olhada nos requisitos recomendados:

Revit
Tipo de CPU : Multicore Intel Xeon, ou processador i-Series ou equivalente AMD com tecnologia SSE2. Recomenda-se a maior taxa de velocidade de CPU acessível. Os produtos de software do Autodesk Revit usarão vários núcleos para muitas tarefas, até 16 núcleos para operações de renderização quase realistas.
Memória : 8GB de RAM
Adaptador de vídeo : placa gráfica compatível com DirectX 11 com Shader Model 5

AutoCAD
Tipo de CPU : Básico: processador de 2,5 a 2,9 GHz. Recomendado: processador de 3+ GHz
Memória : Básica: 8GB de RAM. Recomendado: 16 GB de RAM
Adaptador de vídeo : Básico: GPU de 1 GB com largura de banda de 29 GB e compatível com DirectX 11. Recomendado: GPU de 4 GB com largura de banda de 106 GB e compatível com DirectX 11

Apesar dos requisitos da Autodesk para a CPU, cada uma das configurações propostas atende às necessidades básicas de cada programa. Obviamente, você obterá muito mais performance do processador Intel Core i7-8550U devido a frequência Turbo maior, cache maior e o Hyper Threading, ou seja para maior produtividade, multi tarefas mais extensa, carregamentos, renderizações e gerenciamento de programas, um processador com especificações maiores conta mais.

Mas o processador Intel Core i5-7300HQ também atende aos requisitos do programa devido à velocidade de clock de 2,5 GHz deste chip e aos quatro núcleos.

De forma geral, uma configuração é claramente melhor para jogos e a outra é melhor para programas multitarefa. No entanto, perceba que a VRAM recomendado para GPUs do AutoCAD é de 4 GB, portanto obter o GTX 1050 seria realmente benéfico para o seu trabalho de engenharia civil, bem como para jogos. Nesse caso, a recomendação é obter a configuração com o Core i5 e GTX 1050.





CONCLUSÃO:
Decidir esta questão é mais fácil do que parece, avaliar quais são os requisitos daquilo que você pretende usar e coloca-los lado a lado com as configurações a sua disposição e decidir qual opção melhor atenderá aos requisitos é a chave para não errar na hora da compra, ou seja se você só quer jogar escolha sem medo a configuração com a melhor placa de vídeo possível, a maioria dos jogos modernos depende muito mais da GPU, se você quer apenas produtividade, o processador mais poderoso vai lhe compensar o valor investido lhe oferecendo mais arquivos editados em menor tempo, mas se as aplicações que você pretende usar tem requisitos ambíguos, escolher uma configuração que atenda ambas as partes, ainda que com algum sacrifício, é melhor do que uma configuração que foque apenas em um tipo de uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇    ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES    ▇▆▅▃▂▁

* Mas estes preços estão maiores ? Preços sobem e descem a todo instante, eu prefiro recomendar aquilo que é o melhor possível do que o que é mais barato.

* Como sei se um Notebook roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração idêntica do seu note. Ex: The Witcher 3 i5 8250U MX150.

* Quais as prioridades ao se escolher um notebook para jogos ? Em primeiro lugar vem a refrigeração, em segundo vem a placa de vídeo e em terceiro vem a geração do processador.

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* Entre placas de vídeo escolho MX ou Intel Graphics ? MX.

* Entre processadores escolho série H ou U ? H.

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i5 é muito melhor que i3, i7 é pouco melhor que i5.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático.

* Posso trocar a placa de video de notebook ? Não

* Qual a primeira coisa se fazer em um note ? Remover Bloatware.

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada.

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, Defina placa de vídeo Dedicada como Principal, Atualize todos os Drivers e feche processos com Razer Cortex.

* Meu Note esta lento o que fazer ? Desative os programas que iniciam junto com Windows.

* Mas notebook não esquenta ? Neste blog recomendamos modelos que aquecem pouco, mas para garantir preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado.

* Qual Cooler devo usar no notebook ? Note com saída de ar lateral = Cooler exaustor AC268, Note com saída de ar frontal = OiMaster CF-1691, Notebook Gamer = Black Sir C6.

* Que Upgrade você recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica.

* Qual Memória Ram e SSD é compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também consta quais memórias são compatíveis.

* Quero jogar jogo com muitos Mods, pacotes e expansões, do que preciso ? De SSD.

* Onde baixo jogos ? Steam e Origin.

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue para loja que você comprou e solicite o Direito de Arrependimento, vão te dar um código para enviar o note de graça e te reembolsar sem ser preciso justificativas.

* Tenho muitas Dúvidas e gostaria de suporte, onde pergunto ? No nosso Forum ou Grupo

* Nossa ajudou demais, como posso retribuir ? Por favor tudo que peço é que voce cite qualquer link deste site nas suas discussões em fóruns de tecnologia, só isto ja me ajuda demais.