Como Solucionar Power / Thermal Throttling em Notebook

Throttling são medidas de segurança do sistema para diminuir o desempenho do notebook quando as temperaturas ficam altas, imagine que você esteja renderizando um vídeo ou jogando algum jogo 3D intensivo e repentinamente o desempenho caia drasticamente, pois é, isto é o Throttling tentando manter as temperatura baixas para preservar a vida útil do seu notebook, estes limites são mais agressivos em alguns modelos de notebooks do que em outros, neste artigo vou ensinar como evitá-los para manter sua performance estável e não ter mais dor de cabeça com perca de desempenho nos seus jogos com uma solução fácil.


A melhor solução para o Throttling é simplesmente você manter seu notebook atualizado de acordo com o Windows Update, baixar todos os drivers diretamente do site da fabricante do seu notebook e, algumas vezes as próprias fabricantes disponibilizam atualizações da Bios para solucionar um caso recorrente específico de um modelo e você pode pesquisar sobre isto nos fóruns específicos da marca do seu notebook.


COMO POSSO SABER SE MEU NOTEBOOK SOFRE DE THROTTLING ?
Como dissemos, em alguns modelos de notebook estes limites podem surgir de forma mais suave e em outros podem surgir de forma mais severa, nestes últimos casos você com certeza perceberá, ele irá se manifestar simplesmente derrubando a sua taxa de frames fazendo com que até mesmo jogos leves sejam travados, mesmo em configurações boas, mas se você quiser tirar a prova, simplesmente faça um teste.

1 - Baixe o programa Intel Extreme Tunning Utilities

2 - Instale e execute, surgirá um aviso de que é tudo por sua conta e risco, aceite e prossiga

3 - Você será saudado com a tela abaixo, neste programa é possível monitorar o desempenho do seu notebook, fazer testes de estresse assim como alterar opções de energia (evite mexer se não sabe), mas neste artigo vamos apenas fazer um simples teste.

4 - Va até o menu do gráfico de desempenho, selecione a chave inglesa que significa configurações e marque as opções que você deseja acompanhar durante o teste, você pode escolher as opções de sua preferência e a cor representadas por elas no gráfico, mas as opções de Power Throttling e Thermal Throttling são importantes neste caso:



Agora acesse o menu Stress Test, defina um teste de CPU, defina o tempo necessário para que seu notebook suba as temperaturas para verificarmos se ele ativará estes mecanismos ou não:



Você deve acompanhar as temperaturas, se você notar inconsistências muito altas no CPU Utilization e no Max Core CPU Frequency além de ser presenteado com os avisos de Throttling, parecido com a imagem abaixo, então você precisará seguir os próximos passos.




MÉTODO 1 - ALTERANDO AS CONFIGURAÇÕES DE ENERGIA
Para evitar estes limites basta:
1 -  clicar com botão direito do mouse sobre o ícone da bateria do seu notebook
2 - escolher Opções de Energia,
3 - então na frente do plano de energia que você está marcado (que deve ser o plano alto desempenho), escolha Mudar as Configurações do Plano
4 - agora em Mudar as Configurações Avançadas de Energia
5 - escolha o Menu Gerenciamento de Energia do Processador  - em seguida o Submenu Estado Máximo do Processador



Reduza o ponteiro para 99% tanto na bateria quanto plugado - reinicie o notebook e refaça o teste, você pode diminuir um pouco mais para 95%, 90, 80, 75 em casos mais agressivos, mas nestes casos pode haver alguma redução no rendimento, teste e veja o que te convém de acordo com a sua preferência. Tudo definido reinicie o sistema.



Se não adiantou, experimente o seguinte passo:
1- Baixe o programa Throttle Stop
2 - Clique com botão direito do mouse sobre o programa e execute como Administrador
3 - Somente marque a caixinha Disable Turbo e de um Save







MÉTODO 2 - LIMITANDO A TAXA DE FRAMES POR SEGUNDO
Em notebooks gamers de alto desempenho você deve admirar ver seu jogo rodando a uma alta taxa de frames, tipo 70,  80, 100 e isso é maravilhoso não é mesmo ? mas sabia que o excesso de frame rate também causa superaquecimento ? e que muitas vezes você não precisa disso tudo ? ja que muitos notebooks tem a tela travada a 60 Hz, ou seja não será exibido mais que 60 Fps e mais do que isto só vai lhe gerar calor residual, então por quê não limitar logo os 60 frames e ganhar queda nas temperaturas ? é justamente pra isto que serve o Nvidia Inspector:
1 -  baixe
2 -  execute como administrador
3 - clique no simbolo verde ao lado de driver version -
4 - em profiles digita o nome de um jogo específico ou deixa o nome do driver para ser aplicado em todos os jogos -
5 - Sync and Refresh - Frame Rate Limiter - Defina 60 ou 30 de acordo com sua preferência
6 - Aplicar.




Pronto, pode fechar o programa, suas temperaturas serão mais baixas, seus jogos vão executar de forma fluída e estável, sem as quedas bruscas de desempenho e os congelamentos graves causados pelo Throttle que são bem piores e que muitas vezes tornam os jogos injogáveis, além do mais seu notebook terá uma vida útil prolongada.



METODO 3 - CONFIGURANDO O DRIVER DE VIDEO:
Para evitar a inconsistência de desempenho e com ele suas desacelerações de taxa de frames você pode fazer uma simples configuração no driver da Nvidia que vai ajudar, geralmente este driver vem desconfigurado ou muitos o configuram de forma errada, faça o seguinte:

1 - Clique com botão direito do mouse em um espaço vazio da área de trabalho
2 - Escolha Painel de Controle da Nvidia
3 - Escolha o menu Gerenciar as configurações 3D
4 - Em processador gráfico preferido deixe o Nvidia - Processador Gráfico de Alto Desempenho
5 - Em Modo de Gerenciamento de Energia - Escolha - Consistent Performance
6 - Aplicar.






MÉTODO 4 - DESATIVE OS CONTROLES AUTOMÁTICOS DO PROCESSADOR
Este método eu fortemente não recomendaria, só use elas em último caso, pois neste caso se desativa os controles automáticos do processador que protegem o notebook do superaquecimento, se você desativar estes controles poderá evitar o throttling, mas seu notebook não terá mais as medidas protetivas que evitam danos devido ao superaquecimento, restando pra você mesmo monitorar a temperatura e evitar isto, se você desativar estas medidas e não prestar atenção nas temperaturas seu notebook pode ser danificado e eu não me responsabilizo pelo seu uso do programa:

Abra o throttle stop
Desmarque estas opções:
Speedstep - Medida que faz o sistema operacional controlar clock e voltagem da cpu
Speedshift - Medida que faz a própria cpu controlar o clock e voltagem
Bd Prochot - Medida que usa Throttling para reduzir o calor de outros componentes
C1E - Medida que estaciona núcleos, reduz clock e voltagem quando o pc esta ocioso
Turn On



Se desativar estas medidas não adiantou, experimente manter desativado o Speedstep e ativar e configurar manualmente o Speedshift para definir a frequência com a que seu processador trabalha, para usar o SpeedShift você precisará clicar no botão “TPL” e ativar o Speed ​​Shift nessa caixa de diálogo também. Embora deva ser habilitado por padrão em novos PCs



Ao lado de Speed ​​Shift, há uma caixa com um valor numérico. Os valores aceitos são 0 até 255, onde 0 significa desempenho máximo absoluto independente de temperaturas e 255 significa desempenho mínimo com consumo mínimo de energia, 128 é o meio termo que vai reduzir o clock de acordo com as cargas de trabalho, você pode usar um valor quando conectado na tomada e um 128 mais balanceado quando estiver em bateria, por exemplo.



Pronto, seu processador e chip gráfico poderão trabalhar no máximo sem interferência de medidas protetivas ou controles automáticos de economia, no entanto mais energia será consumida e mais calor será produzido, preste atenção nas métricas enquanto joga para não deixar seu computador superaquecer sem supervisão.



Fora isto você pode manter seu notebook em temperaturas baixas, evitando que ele atinja as temperaturas que ativam estes mecanismos de defesa do sistema, aqui no blog ja demonstrei inúmeras formas de como você pode fazer isto (limpeza interna, troca da pasta térmicacoolers de reforço, undervolt etc..) se você conseguir manter seu notebook em temperaturas baixas, certamente não ativará a medida e seus jogos vão rodar de forma estável, tão simples quanto isto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo