Posso Parar de Usar AntiVirus no Meu Notebook ?

Muitos usuários assim como eu preferem desinstalar o anti virus e não utiliza-los mais, muitos usuários questionam se devem usar anti virus ou não, uns não abrem mão e outros preferem desinstalar, se o antivirus mantém o sistema mais seguro, por outro lado ele também tem seus pontos negativos: consome desempenho pois fica rodando em segundo plano e consome bateria também, são motivos atrativos para parar de usar, mas apenas usuários que tem um conhecimento mais aprofundado podem fazer isto ja que cada vez mais as ameaças se tornam mais desenvolvidas, afinal, vale a pena parar de usar Antivirus ?



Eu mesmo parei de usar antivirus, percebi que ele interfere muito da performance de um notebook, principalmente se ele tem pouca memória ram ou disco rígido (HD) comum, ja que ele fica a todo momento em segundo plano fazendo varreduras em tempo real consumindo 20% do processamento da máquina, também é notável que o Antivirus seja uma das aplicações que mais consomem a bateria do notebook, tudo isto se deve ao fato de que o antivirus acarreta em diversos processos e funcionalidades extras pesando no sistema, se você quiser recuperar uma performance mais limpa e uma duração da bateria melhor, desinstalar o antivirus pode ser uma medida rápida de alcançar isto, mas isto tem um custo.




Somente usuários mais avançados podem abandonar totalmente os antivirus, isto pois é preciso que o próprio usuário se torne o seu próprio antivirus, hoje em dia muitas ameaças estão a um clique de infectarem seu sistema e pra evitar isto é preciso ter um conhecimento amplo para compensar a falta do antivirus, é preciso que o usuário tenha conhecimento em:

  • Instalar programas desmarcando as opções de Bloatware que se instalam escondidos



Muitos sites de downloads de programas fazem instaladores personalizados que vem com bloatwares que se instalam despercebidamente, eles até mostram opções de instalação no mesmo instalador do programa que você deseja instalar, mas muitos usuários simplesmente saem clicando em próximo, próximo, próximo e acabam instalando um monte de lixo junto do programa desejado, para evitar isto basta ler minuciosamente as opções que você marca nos instaladores para evitar instalar navegadores, barras de pesquisas, toolbar e programas adicionais que nada tem a ver com o programa principal do instalador.

  • Abandonar os jogos e programas piratas crackeados e começar a comprar software original

Os programas e jogos crackeados muitas vezes podem vir com trojans, cavalo de tróia, malwares e worms diversos, os próprios cracks e patchs de programas piratas são uma espécie de vírus, no geral são aplicações adulteradas por terceiros e que podem trazer surpresas desagradáveis, quando o GTA V foi anunciado muita gente baixou 18GB de virus pelo piratebay pensando ser o jogo antecipado.

  • Ao baixar programas, ler os comentários de outros usuários que ja usaram pra saber se é confiável

É muitos importante saber se outros usuários baixaram o arquivo que você deseja baixar e saber das experiências deles, se é de sites e blogs desconhecidos leia os comentários, se são arquivos disponíveis para baixar nas descrições de videos do youtube, veja os likes e deslikes, desconfie seriamente de sites e videos que ocultam os comentários ou os likes, pois demonstra que o responsável pelo arquivo não quer que você veja a opinião dos outros usuários, é uma cilada bino.

  • Não usar programas de download P2P como Torrent, Emule, Ares, Limewire, Shareaza etc.. 

O problema não é com estes programas em sí, mas o fato de que muitos usuários hospedam arquivos maliciosos com nomes de outros arquivos de mídia populares e disponibilizam para baixar por estes programas P2P, estes programas são como mercados negros de compartilhamentos de arquivos e devem ser usados com muita cautela, melhor evitar.

  • Não cair em falsos emails de banco, oferta, boleto, nota fiscal, prêmio, paypal, intimação etc..



O ataque conhecido como Pishing e que é largamente usado no brasil, são emails que fingem ser muito importantes, se passando por intimações judiciais, alterações de senhas de banco, Atualização de formas de pagamento, notas fiscais de empesas populares entre outros emails que aparentam ser urgentes e importantes trajando nomes de empresas muito renomadas (Ex: Paypal, Apple, Netflix, Bradesco, Wallmart), este tipo de ataque visa recriar uma página falsa que imita muito bem as páginas originais e assim você acessando pelo email e fazendo login eles roubam seus dados de cartões de banco e senhas de acesso a sites de pagamento para roubar seu dinheiro, leia com muita cuidado o endereço de email do remetente e jamais clique nos links deles e nem baixe seus anexos, para resolver assuntos sérios que envolvem senhas e pagamentos é melhor acessar os sites diretamente pelo buscador ou ligar no 0800.

  • Acessar apenas sites confiáveis e evitar sites desconhecidos e suspeitos

É muito importante averiguar a reputação dos sites que você acessa, se cadastra, compra e baixa, para saber a reputação dos sites procure por avaliações no site reclame aqui, assim como procure opiniões de outros usuários em fóruns como Yahoo respostas.

  • Não clicar em quaisquer anúncios pela internet



Não saia clicando em anúncios de sites para maiores de idade e principalmente anúncios em sites de download de programas, filmes e jogos piratas, estes sites de baixa qualidade possuem anúncios também de baixa qualidade e que representam portas de entrada para ameaças no seu computador.

  • Não baixar quaisquer arquivos sem procedência




Para saber se o arquivo que você esta baixando tem boa procedência, acesse o site VirusTotal e faça o upload para que ele passe por vários scans de anti virus populares, um relatório de integridade será exibido mostrando se o arquivo é confiável ou não.

  • Não deixar crianças, amigos e parentes mexerem no seu computador

Você pode ser cuidadoso, mas crianças, parentes e amigos podem não serem, eles podem baixar uma tonelada de lixo no seu computador e por a perder todo a saúde do seu sistema, computador deve ser de uso pessoal e restrito se você não quiser ter problemas.

  • Não se conectar a redes públicas inseguras

Redes públicas estão abertas a diversos usuários, muitos usuários tem conhecimento aprofundado e podem usar estas redes para hackear e infectar seu computador, é melhor conectar somente a sua própria rede.

  • Não conectar pen drives, CD´s ou HDs externos de outras pessoas

Estes periféricos podem ser usados para disseminar todo tipo de vírus autorun que executam de forma automática e oculta em segundo plano, só conecte os que são seus periféricos pessoais e jamais os leve para lan houses, trabalho, escola etc...

  • Não compre de ofertas com promoções e descontos de preço muito mais baixo que o do mercado


O barato pode sair muito caro, muitos sites vendem produtos com preços com descontos que são muito grandes e muito mais abaixo que as lojas mais populares da internet, este tipo de ataque se intensifica nas épocas de compras como a black friday, se o preço de um produto está muito mais baixo em uma loja desconhecida do que nos outros sites de compra famosos, desconfie seriamente, você será roubado e o barato pode sair muito mais caro, é melhor pagar mais caro em uma loja de confiança do que barato em loja desconhecida, verifique a lista negra de sites do procon antes de confiar em sites de compra desconhecidos.




Se você não se garante em algum destes pontos acima, é melhor manter seu antivirus funcionando.




Agora se você tem certeza que passa com folga nos requisitos acima você pode desinstalar seu antivirus que dificilmente você terá seu computador infectado, mas ainda sim é possível, portanto mesmo que não haja mais um antivirus rodando em tempo real eu recomendo que você tenha guardado antivirus portáteis (para usar e fechar), e então caso você note alguma anormalidade no sistema, como lentidão, internet não conectando, sobrecargas, mensagens de erro estranhas, você poderá contar com a varredura de antivirus temporária abrangente, sem precisar impactar no desempenho do sistema em tempo integral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo