quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O que Tela de Notebook Precisa ter Para Ser Boa ? (Guia de Compra)

A tela geralmente é um ponto deixado de lado por gamers na hora de escolher um notebook pensando em jogar, desempenho e refrigeração costumam ser prioridades e telas de notebooks gamers acessíveis também nunca são das melhores, mas para aqueles que tem finalidades profissionais como designers e fotógrafos com certeza vão priorizar a tela, preparamos neste artigo todas as configurações que você deve olhar para ter certeza de que a tela de um notebook é boa, tornando-se uma perfeita para edições de fotos e vídeos, dispensando a necessidade de trocá-la ou conectar monitores externos.



É muito difícil encontrar notebooks com preços acessíveis com qualidade de tela boa, nem mesmo máquinas gamers de médio porte se saem bem neste quesito, é preciso averiguar diversos parâmetros para ter certeza de que a tela de um notebook não va te decepcionar, leia abaixo toda a relação para estar precavido caso esta seja uma prioridade na hora da sua escolha:

Polegadas:13 e 14 polegadas podem favorecer outros aspectos como a facilidade de transportar o notebook em uma mochila e serem menos consumidoras de energia, prolongando a duração da bateria, mas também vão desfavorecer sua produtividade ja que telas pequenas não apresentam seus projetos de forma ampla, ja telas de 17 polegadas oferecem amplo espaço de forma que suas edições serão exibidas com vigor, mas, tornam o notebook mais difícil de transportar ja que ele será mais grande e pesado e consomem mais bateria, ou seja um notebook com esta tela não terá uma boa mobilidade e nem autonomia, portanto acreditamos que 15 polegadas seja o tamanho ideal por ser um meio termo.



Resolução:  A resolução mais baixa geralmente vendida em notebooks hoje é de 1.366 × 768, também conhecida como HD ou 720p. A resolução mais alta no momento em que este artigo é escrito é de 3.840 × 2.160 ou 4K . Telas de alta resolução são geralmente mais caras.

Cada objeto que você vê na tela, incluindo este mesmo texto, é composto por um certo número de pixels. Quanto maior a resolução do monitor, mais pixels você tem e, portanto, mais objetos e detalhes podem ser exibidos na tela ao mesmo tempo. É por isso que os monitores de alta resolução tendem a parecer mais claros, porque podem mostrar um nível mais refinado de detalhes.

A resolução HD pode ser suficiente para tipos de uso comuns como trocar emails, navegar na web, trabalhar com textos, planilhas e slides, mas para trabalhos gráficos você vai querer uma resolução Full HD, por contar com uma quantidade maior de pixels por polegada você terá mais espaço para exibição de conteúdo, uma imagem mais definida e com detalhes menos granulados, ja existem notebooks com resoluções maiores, mas esteja ciente que resoluções maiores vão consumir mais energia e vão requerer hardware mais elaborado também:

 Aqui está uma tabela útil de nomes de resolução comuns.

1280 x 720 HD
1366 x 768 HD
1600 x 900 HD +
1920 x 1080 Full HD 1080p
2304×1440 Retina (apenas Apple)
2560 x 1440 QHD / WQHD 2K
2560×1600 Retina (apenas Apple)
2880×1800 Retina (apenas Apple)
3000 x 2000 PixelSense (somente MS)
3200 x 1800 QHD + 3K
3840 x 2160 UHD 4K

Tela HD Vs Full HD de Notebooks


Retina: "Retina" é o termo da Apple para uma exibição de alta densidade de pixels - uma tela cheia com tantos pixels que você não deve poder ver as células individuais com o seu olho nu. É mais do que apenas a resolução da exibição; são os pixels por polegada (ppi). Quanto mais perto você segura uma tela em seu rosto, mais ppi é necessário para obter detalhes ultra-nítidos.

TN ou IPS: Telas com tecnologia TN (Twisted Nematic) oferecem tempos de resposta mais velozes mas oferecem reprodução de baixa qualidade e sofrem com um ângulo de visão distorcido, a tecnologia IPS é resultado do aprimoramento das falhas da tecnologia TN, oferecendo cores mais vivas e menos distorções de cores quando a tela é ângulada, você com certeza vai querer uma tela com IPS para edições.

tela TN ou IPS

Brilhante ou Fosca: A tela fosca é feita para aqueles que preferem usar o notebook em ambientes com muita iluminação ou ambientes externos sem se preocupar com reflexos, no entanto sua exbição de cores pode parecer um pouco desbotada, ja telas brilhantes tem uma exibição de cores mais vivas, mas sofrem com facilidade com reflexos da iluminação de lâmpadas e janelas por exemplo, isto é mais uma questão de preferência e de onde você pretende usar o aparelho com maior frequência.

Tela Brilhante ou fosca ?

Sensível ao Toque: Esqueça estes tipos de tela, se você quiser trabalhar tocando a tela, busque um tablet ou uma mesa digitalizadora, notebooks com telas sensíveis ao toque drenam toda a bateria rapidamente.

Taxa de atualização: A taxa de atualização que é medida em Hertz se refere a quantas vezes a tela atualiza a imagem por segundo, muitos gamers apostam em taxas de atualizações maiores visando reações mais rápidas em jogos competitivos, mas 60 Hz ja oferece uma experiência satisfatória.

Tempo de resposta: Assim como a métrica anterior, esta métrica é importante apenas para jogadores sérios, tempo de resposta é a quantidade de milissegundos que leva para um pixel alterar as cores. Um bom tempo de resposta para jogos é de 5 ms ou menos, mais do que isto e você pode ter desalinhamento nos gráficos na movimentação em jogos (Ghosting e Tearing).

Nvidia G-Sync:Está começando a se tornar mais amplamente disponível em notebooks para jogos. É uma versão avançada do V-Sync , que evita que a imagem na tela seja rasgada devido ao número de quadros produzidos pela placa gráfica que excedem a taxa de atualização. O G-Sync essencialmente sincroniza a saída fps da placa gráfica com a taxa de atualização do monitor para garantir que isso não aconteça. É uma tecnologia que vale a pena se você estiver comprando um notebook para jogos de alta potência.

Oled: O tipo mais colorido de tela que você pode obter é aquele que usa a tecnologia OLED (Organic Light Emitting Diode). Enquanto as telas comuns têm uma luz de fundo que ilumina todos os pixels, com OLED cada pixel se ilumina de forma independente. Isso significa que as cores são mais verdadeiras e os tons negros são completamente negros.

Estas configurações acima podem ser conhecidas apenas olhando as fichas de especificações técnicas dos aparelhos, entretanto existem outros aspectos que você deve olhar e que só podem ser conhecidos através de avaliações e medições mais profundas.



Contraste: A taxa de contraste é simplesmente a relação entre a luminância entre a cor mais clara (branca) e a mais escura (preta) em uma tela. Métricas mais altas são consideradas melhores porque significam que as imagens aparecerão mais definidas e realistas, os tons brancos e pretos serão mais fiéis com uma boa taxa de contraste, acima de 1000:1 é um bom começo.

Delta E: O valor delta E significa a precisão de cores que o monitor reproduz a em comparação com um parâmetro pré estabelescido, quanto menor o número Delta E (próximo de 0 é o ideal), mais próximo o display corresponde a cor de entrada para a cor reproduzida do monitor.



Cobertura de Cores sRGB: Quanto mais cores a sua tela puder produzir, mais vibrante ele aparecerá. Uma das métricas para saber a capacidade de cada tela de reproduzir cores é a  gama sRGB, que é um conjunto bastante limitado de cores. A maioria dos notebooks cobre apenas 60 a 70 % deste espectro. Os melhores notebooks podem reproduzir mais de 95% da gama sRGB e muitos excedem 100%.

Brilho (Nits): Embora a resolução e a qualidade da cor sejam mais importantes, ter uma tela mais clara proporciona uma experiência melhor. Painéis mais brilhantes geralmente fazem as cores mais vivas e levam a ângulos de visão mais amplos. A maioria das empresas de notebooks medem o brilho em nits e números mais altos equivalem a uma tela mais luminosa. Os notebooks mais brilhantes do mercado têm telas que podem chegar a 300 nits ou mais, mas você pode considerar qualquer tela com mais de 250 nits acima da média. O brilho também pode ser apresentado em cd/m², mas em quantidade é a mesma coisa que Nits, ou seja 1 Nit = 1 cd/m².






Que Tipo de Notebook Tem a Tela Impecável Então ?
Os computadores da Apple, iMacs e Macbooks são os computadores com as telas mais impecáveis que existem no mercado, contam com 500 nits de brilho e passam com maestria nos testes ja previamente citados, superando com folga até mesmo telas de máquinas gamers caras, por isto são os mais preferidos por fotógrafos, designers e editores que trabalham com edição de fotos e videos. Você pode encontrar alternativas mais baratas em marcas como Dell e Asus, mas nunca será a mesma coisa que um Mac.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM UM DIA TENHA PACIÊNCIA

- NÃO POSTE LINKS

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES

- SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO ACIMA, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO FORUM DE PERGUNTAS E RESPOSTAS >>>> http://notebookgamer.forumeiros.com/