sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Como Saber se o Teclado de um Notebook é Bom ?

Um componente geralmente esquecido na hora de comprar notebook é o teclado, muitos podem pensar que não é muito importante e tendo o básico ja esta de bom tamanho, outros até preferem conectar teclados externos visando uma experiência melhor,  mas o teclado original é muito importante afinal você passará todo tempo com as mãos sobre ele, independente de quais sejam seus tipos de uso este guia vai lhe ensinar a fazer uma perícia para entender todas as características dos teclados e se o teclado do notebook que você pretene comprar é bom ou se você pode ter algum desconforto na hora de jogar ou de digitar textos:



A maioria dos teclados de notebooks tem o padrão AZ, 1-9 teclas alfanuméricas à direita, e a maioria inclui outras teclas comuns em suas posições esperadas, incluindo Ctrl, Alt, barra de espaço e as teclas de função F1-F12. No entanto, cada teclado pode ter suas próprias peculiaridades que podem ajudar ou prejudicar.

Muitas características diferentes determinam se um teclado é confortável ou não; estes incluem a flexão de fundo, a quantidade de viagem e as superfícies das teclas. Por último e certamente não menos importante, trouxemos diversas áreas de preocupação, incluindo o estilo do teclado e a iluminação de fundo.




Atente-se a Teclas Dedicadas e a seus Formatos:
Os fabricantes de notebooks têm uma tendência infeliz de fazer essas teclas secundárias, então verifique o notebook que você está observando para garantir que elas existam como teclas dedicadas. Muitos notebooks, especialmente os menores, tornam essas teclas funções secundárias, exigindo que você pressione a tecla Function (Fn) em conjunto com outra tecla para ativação.Verifique se o notebook que você está observando tem tem estas teclas dedicadas.

Home e End: Tem a função de mover o cursor para “Home” ou “ Fim. ”Se você digitar ou editar texto com freqüência, essas teclas podem ser importantes para economizar tempo.

PgUp e PgDn: São muito úteis para passar rapidamente por PDFs, documentos e páginas da Web. Elas são muito mais rápidas do que rolagem com o mouse ou touchpad. Como o Home e o End, elas são comumente relegadas a funções secundárias.

Teclas Ctrl e Alt: Situadas para a esquerda e para a direita, um verdadeiro teclado possui dois conjuntos dessas teclas - uma tecla Ctrl e uma tecla Shift em cada lado da barra de espaço. É o par mais à direita que geralmente pode ser cortado, o que pode prejudicar sua produtividade se você usa elas normalmente.

Printscreen (Prt Sc): Esta tecla é outra vítima comum de comprometimento de layout de teclado. Tome nota especial para garantir que o notebook que você está olhando tenha uma tecla print dedicada se você tirar muitos prints para usar em programas de edição.

Teclado numérico: A maioria dos portáteis de 15,6 polegadas e maiores geralmente inclui um teclado numérico separado à direita do teclado principal. Estes são inegávelmente úteis para entrada rápida de números e trabalho baseado em planilhas.

Padrão ABNT2 ou Internacional ?: O padrão ABNT2 é o layout para o brasil que apresenta a tecla (Ç) e a acentuação de acordo com as regras da associação brasileira de normas técnicas, ja o padrão internacional US não possui a tecla (Ç), o acento circunflexo (^) fica junto da tecla 6 e o acento til (~) fica na mesma tecla que a crase (`), alguns notebooks vendidos no brasil possuem padrão internacional que pode dificultar sua vida caso digitação de textos seja seu foco, ja para jogos não influencia muito.

Fique atento e evite posicionamentos de teclas estranhas, também atente para teclas subdimensionadas, pois muitos fornecedores reduzem as teclas para ganhar espaço às custas da usabilidade!





Sensação e Qualidade:
Comumente chamado de feedback tátil, a "sensação" geral do teclado deve ser uma de suas preocupações mais importantes. A sensação e a qualidade de um teclado não podem ser medidas apenas pela observação de uma imagem. Dois notebooks equipados de forma semelhante podem ter teclas que se desempenham dramaticamente diferentes sob as pontas dos dedos. Veja o notebook pessoalmente e digite nele você mesmo se for possível. Se você não puder fazer o teste pessoalmente, leia atentamente as resenhas e os comentários dos usuários e descubra qual é o consenso geral sobre os seguintes pontos:


Estilo de teclado:

Flexão de fundo: Para evitar flexibilidade os fornecedores precisam fazer um bom trabalho ao colocar um teclado forte em uma superfície forte. O Flex do teclado é causado por não ter endurecimento adequado na parte de trás do próprio teclado ou pela estrutura de montagem que ele monta em não ser rígida o suficiente. Pressione um pouco mais que o normal em partes do teclado e veja se ele flexiona ou cede. Em caso afirmativo, isso é um mau sinal e se traduz em uma experiência de digitação que não é a ideal. Teclados com muita flexibilidade parecem baratos, vazios e podem minar sua confiança na construção do notebook e seu entusiasmo por digitar. A flexão severa também pode se traduzir em erros freqüentes ou mesmo em teclas quebradas durante a vida útil do notebook.

Viagem da tecla: É a distância percorrida pela tecla entre as posições de repouso e totalmente pressionada. A quantidade de viagem da tecla tem uma relação direta com o feedback tátil. Geralmente costuma ser de 1,5 a 2,0mm, mas teclados de notebooks ultra-finos normalmente têm viagens menores e, portanto, menos sensação do que um teclado com viagem mais profunda.O deslocamento raso da tecla pode ser sinônimo de preocupação; viagens de tecla insuficientes promovem erros de digitação e um feedback superficial, fazendo com que as teclas pareçam imóveis e a sensação de que seus dígitos não estão sendo registrados. Ja as teclas que fornecem um feedback tátil forte ajudam os usuários a saber que seu dígito de tecla foi registrado, isso permite que você digite mais rapidamente sem usar mais força do que o necessário.



Revestimento de superfície: A textura da superfície de uma tecla não varia apenas de fabricante para fabricante, mas freqüentemente varia também entre os modelos. Teclas com superfícies texturizadas tendem a parecer mais “aderentes” em comparação com teclas brilhantes ou polidas. Teclas brilhantes também têm uma tendência para atrair impressões digitais e se passarem a sensação de gordurosas com o tempo.



Forma da superfície da Tecla: As superfícies da maioria das teclas do teclado do notebook são planas, geralmente para minimizar a altura do teclado e maximizar o deslocamento das teclas. Se as teclas forem planas é muito maior a chance de você acidentalmente atingir outra tecla próxima ao digitar, o que em um jogo competitivo ja pode significar uma derrota.

Ja Teclas que têm uma superfície levemente côncava são mais confortáveis ​​para serem digitadas porque a forma ajuda a ponta do seu dedo a identificar facilmente o centro da tecla que é onde elas são projetadas para serem pressionadas, também ajuda que você possa encontrar facilmente as bordas entre as teclas sem olhar.

Força de atuação : Alguns teclados parecerão mais suaves que outros quando as teclas forem pressionadas, isto é devido a quantidade de gramas de atuação para pressionar as teclas, 60 gramas é a quantidade ideal para uma força de atuação decente. As teclas abaixo do desta medida tendem a parecer moles e podem, potencialmente, atrasá-lo, fazendo-o perder a sensação de toque e acarretando em digitos acidentais.

Chocalhos: Teclados que sofrem de cocalhos são barulhentos e inconvenientes, para identificar o chocalho do teclado potencialmente irritante, digite primeiro como faria normalmente. Em seguida, "caçar e picar" com o dedo indicador em todas as teclas diferentes usando mais pressão do que você faria normalmente. Você deve ouvir um som sólido toda vez que pressionar uma tecla sem chocalho. Se possível, realize este teste com o notebook sentado em uma superfície plana e no seu colo.

Iluminação: Os teclados com luz de fundo podem ser especialmente úteis se você precisar digitar durante um vôo mal iluminado ou terminar uma redação de texto em um quarto escuro enquanto outras pessoas dormem, alguns teclados incluem mimos para gamers como iluminação colorida RGB com efeitos programáveis por software e um destaque delineado para as teclas AWSD para facilitar a orientação em jogos.






Tipos de Teclado:

Tradicional: Um teclado de estilo tradicional tem teclas com bordas que se inclinam e têm apenas cerca de um milímetro de espaço separando as teclas. Este estilo de teclado tornou-se uma raridade nos notebooks modernos, tendo sido quase completamente substituído por teclados Chiclet. O principal benefício de um teclado tradicional é sua familiaridade. Esse teclado deste estilo deve parecer mais familiar se você estiver vindo de um notebook mais antigo. Outro benefício é a capacidade de substituir o teclado. Os teclados tradicionais residem em uma bandeja, que pode ser totalmente removida da maioria dos notebooks e substituída como uma única peça.  No lado negativo, teclados tradicionais são geralmente difíceis de limpar, já que não há realmente nenhuma maneira de entrar entre as teclas sem removê-las.

Prós - 
Familiar
Feedback tátil com mais viagem
Facil de Substituir

Contras -
Difícil de limpar
Dificíl de encontrar reposição no mercado





Chiclet:
Os teclados estilo Chiclet (também conhecidos como teclado de membrana ou estilo ilha) é caracterizado por superfície plana e espaçamento extra entre as teclas, costumam ter uma viagem curta e requerem menos força de atuação, o que proporciona uma digitação mais rápida. O feedback tátil dos teclados Chiclet varia muito, mesmo dentro das marcas. Os notebooks ultrafinos têm o pior, já que os teclados desses notebooks tendem a ter o menor volume de viagem, é um tipo de teclado ergonômico, mas não são muito confiáveis devido a baixa expectativa de vida e devido a serem suscetíveis ao Ghosting, que é quando se pressiona algumas teclas ao mesmo tempo e um dos dígitos não é registrado.

Prós - 
Fácil de limpar
Rápido para digitação de textos
Mais silencioso

Contras - 
Feedback com baixa viagem
Impreciso para jogos
Baixa durabilidade





Mecânico:
Ja os teclados mecânicos literalmente usam um interruptor mecânico embaixo das teclas que ressoam audivelmente quando a tecla é pressionada. Eles têm mais viagem e são os mais precisos e responsivos que você vai encontrar. A razão pela qual esses teclados são atraentes é devido à sua excelente experiência tátil. A ação mecânica das teclas também tem uma longa vida útil, medida em milhões de cliques, na verdade bom teclado mecânico pode durar a vida inteira. Estes teclados oferecem a melhor experiência em jogos pois não sofrem com o efeito Ghosting. O ponto negativo destes teclados é que eles estão inclusos apenas em máquinas de alto padrão.

Prós - 
Feedback com boa viagem
Vida útil duradoura

Contras -
Efeito sonoro mais acentuado
Presente apenas em máquinas caras





Apoio para as mãos
Embora na maioria das vezes seja deixado de lado, a área abaixo do teclado pode fazer toda a diferença na experiência de digitação do seu notebook. Certifique-se de que ambos os seus pulsos se encaixem confortavelmente no apoio para as mãos. Se suas mãos ficarem penduradas na borda, seus músculos do ombro terão que levantar todo o peso de seus braços enquanto você digita, possivelmente resultando em dor e lesão no ombro. Além disso, preste muita atenção ao calor. Se o notebook tiver áreas quentes debaixo de um dos pulsos, pode ser incômodo. Verifique também se o apoio tem borda áspera que raspa seus antebraços enquanto você trabalha. Um bom notebook deve ter uma borda suave ao longo do lábio frontal.





Conclusão:
As chances são de que quase todos os notebooks que você vê no mercado atual terão um teclado estilo Chiclet. Eles praticamente substituíram os teclados de estilo tradicional nos últimos anos. Teclados mecânicos apareceram em alguns notebooks gamers high end, mas ainda não ganharam nenhuma popularidade nos notebooks convencionais. Isto não é algo a se preocupar visto que fornecer uma boa ou má experiência de digitação não depende de um único fator. Tenha em mente que dois teclados do mesmo estilo podem ter uma sensação completamente diferente.

Para esse fim, nosso melhor conselho é experimentar um novo notebook e seu teclado antes de comprar, se possível. Não é sensato presumir que um teclado se sairá como outro, mesmo dentro da programação da própria marca de um notebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM UM DIA TENHA PACIÊNCIA

- NÃO POSTE LINKS

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES

- SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO ACIMA, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO FORUM DE PERGUNTAS E RESPOSTAS >>>> http://notebookgamer.forumeiros.com/