domingo, 14 de outubro de 2018

Como Remover o Limite de Processador de Notebook

Muitas marcas de notebooks, como por exemplo as mais populares do momento como Acer e Lenovo, recentemente tem tido o cuidado de embutir em seus notebooks comercializados medidas de segurança para limitar o processador e assim evitar problemas, desabilitando o Turbo Boost e mantendo o Clock Base quando o processador atinge certa temperatura, a maioria dos usuários não vão sentir necessidade de alterar isto, mas aqueles que desejam obter o máximo de desempenho possível pode considerar desbloquear seus processadores visando concluir suas atividades mais rapidamente.


Em primeiro lugar gostaria de ressaltar que eu fortemente recomendo que você não faça este desbloqueio, primeiro que para jogos esta medida não vão afetar muito ja que maioria dos jogos são mais dependentes da placa de vídeo, segundo que ao fazer este desbloqueio seu processador vai aquecer mais, ultrapassando as temperaturas de segurança (a não ser que você ja conte com outras medidas de refrigeração) e terceiro que é tudo por sua conta e risco, eu fiz no meu notebook, mas não me responsabilizo por nenhuma alteração que você faça em seu sistema.


Desbloquear o processador só vai favorecer aqueles que fazem uso profissional intensivo de edições e desejam obter renderizações e barras de carregamento mais rápidas, ou para aqueles que desejam obter desempenho maior em jogos que usam mais do processador, como Cs Go e Fifa.

Alguns modelos que ja sabemos que tem limitações: Lenovo Ideapad 320 e 330, Acer A515 51 C690, Lenovo Legyon Y720.


COMO SABER SE SEU PROCESSADOR TEM LIMITAÇÃO ?
Para saber se seu processador sofre de limitação em primeiro lugar descubra qual é o modelo específico do seu processador, para isto basta abrir alguma pasta do windows explorer e clicar com botão direito do mouse sobre Este Computador, no menu que surge escolha Propriedades.


Tendo em mente o modelo específico basta pesquisar pela numeração e descobrir a frequência turbo Max dele no site oficial da intel, é nesta frequência que ele deveria trabalhar para obter máximo rendimento:



Acontece que medidas de limitação fazem com que o processador fique travado na frequência base enquanto você joga ou faz edições por causa da temperatura atingida, você pode se certificar desta limitação usando o programa MSI Afterburner, baixe-o e instale, na hora da instalação escolha idioma português, irá perguntar se vc quer instalar o Riva Tuner, instale também.

Durante o uso comum e em temperaturas baixas este limitador não é acionado, somente em tarefas intensivas como jogos e renderizações é que ele é ativado cortando o clock, portanto para averiguarmos isto precisamos ver os dados importantes durante seu jogo, tais como temperatura, consumo da memória, taxa de frames e a frequência do processador que é o que nos importa neste tutorial, siga os passos.




Seguindo os passos da imagem acima você pode usar o programa para exibir temperaturas, uso da memória, taxa de frames etc.. mas no caso deste tutorial o que nos interessa é a Frequência da CPU, se certifique de marcar esta opção para seguirmos com o tutorial. Se você quiser medir a frequência do seu processador durante outras atividades tecle Ctlr + Shift + Esc e acesse o monitor de performance - Mais Detalhes - aba Performance.

Agora basta jogar algum jogo e verificar como esta a frequência dos cores do seu processador durante jogo e comparar a frequência turbo listada nas especificações do seu processador com a frequência que você esta obtendo durante jogo, se ela for somente o clock base, então provavelmente seu processador esta limitado. Exemplo:

Neste exemplo retirado do canal Dan Ferreira, o notebook Lenovo Legyon Y720 com seu processador i7 7700HQ tem a frequência base travada em 2700 Mhz, quando na verdade deveria atingir próximo dos 3800 Mhz com Turbo Boost.


Para remover esta limitação e fazer com que o processador atinja sua frequência turbo acesse o site da TechPowerUp e baixe o programa Trottle Stop o programa não requer instalação, bastando baixar e executar como Administrador.


Se você não conseguir executar o programa por falta de DLL, instale os pacotes Visual C++ 2013.


No SetMultiplier você pode colocar o número certo do seu processador ou maior.


Feito isto o turbo será liberado instantâneamente e você ja pode jogar e medir com MSI para verificar se se o clock do processador esta próximo da frequência especificada como turbo max e se houve ganho na taxa de frames, além de averiguar as temperaturas claro, você também pode fazer Undervolting com o mesmo programa e obter resultados ainda melhores.

Estas alterações perdem o efeito com a reinicialização do sistema. Este programa não tem opção de iniciar junto com o sistema, para isto busque um tutorial específico para iniciá-lo no agendador de tarefas do windows.

8 comentários:

  1. Olá. Tenho um lenovo ideapad 320 com i7 8550u, mas não encontrei o valor multiplicador. Pode me informar por favor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 18, pelo que entendi esse multiplier é uma representação da frequencia base em forma de ''dezena'', ou seja 8850U frequencia base 1,8 Ghz = Multiplier - 18, 7700HQ frequencia base 2,8Ghz = multiplier 28, 8250u frequencia base 1,6 Ghz = multiplier 16, mas voce pode colocar este numero ou maior.

      Excluir
    2. Faz sentido... Mas quanto maior poderia colocar, para manter a segurança e não danificar o processador(computador/notebook), tem alguma idéia???

      No site da intel mostra que esse i7 8550u vai até 4ghz. e aqui fica travado de 1.80 a 2.00 ghz.

      Desde já agradecido pela atenção.
      Obs. não consegui logar no google, por isso o perfil está como Unknown...rsrsrsrs.

      Excluir
    3. amigo colocar o multiplier ou maior nao vai forçar seu processador, so vai liberar a função turbo que ja é natural do sistema, não vai forçar a trabalhar com especificações além do limite de fabrica, so vai fazer o note esquentar mais, mas pra isto ja citamos inumeras soluções nos menus da lateral direita do blog.

      Excluir
    4. Ok... Entendi... Bom se conseguir atingir os 4ghz já tá "bão"....kkkk...
      Depois que fizer os testes, falo aqui o que aconteceu... Grato por enquanto.

      Excluir
    5. Cara consegui... Antes um porém. Eu queria "acelerar" o processador pra ver se as wavesforms de um programa de Audio para DJ(Serato), correcem mais fluídas na tela... Não funcionou para esse programa. Ok! Em compensação, no emulador M.A.M.E., funcionou excelentemente aumentando os frames em jogos 3d, o processador está batento quase 4ghz, as vezes pico 3.9ghz, e não perebi aquecimento fora do normal. Por enquanto é isso... Grato por esse seu tutorial... Sucesso sempre aí...Até o próximo...rsrsrs.

      Excluir

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM UM DIA TENHA PACIÊNCIA

- NÃO POSTE LINKS

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES

- SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO ACIMA, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO FORUM DE PERGUNTAS E RESPOSTAS >>>> http://notebookgamer.forumeiros.com/