segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Como Instalar Memória Ram em Seu Notebook

A memória ram de um notebook é um dos componentes mais simples de fazer upgrade. Aumentar a quantidade de memória é uma das formas mais baratas de renovar um notebook antigo e ampliar sua utilidade. A memória de acesso aleatório de um computador é uma memória de armazenamento de curto prazo do computador. Um computador usa RAM para armazenar dados que os programas e o sistema operacional precisam acessar rapidamente. Quanto mais RAM um computador tiver, melhor será seu desempenho especialmente ao executar vários aplicativos ao mesmo tempo em Multi tarefas.


Pouca memória é frequentemente a causa de gargalos em um computador e pode levar a um desempenho não apenas lento, mas também a problemas de estabilidade. Se você é um usuário experiente - faz multitarefa através de vários programas intensivos ou mantendo 30 ou mais abas do navegador abertas ao mesmo tempo, trabalha com arquivos grandes ou com muitas camadas e efeitos -  mais memória provavelmente ajudará seu sistema a funcionar mais suavemente:



Ja se você pensa em ganhos em jogos, saiba que um upgrade pode representar ganho em cerca de 20-25% de desempenho em jogos para notebooks que usam placa de video integrada Intel HD Graphics, até mesmo em notebooks com placa de video dedicada haverá um leve ganho de performance de cerca de 10-15% por mudar de uma instalação Single Channel para Dual Channel.




Fisicamente falando, um módulo de RAM para notebook é um chip de computador retangular; os quadrados pretos são os chips de memória reais e a placa de circuito verde segura e os conecta. Os pinos dourados em uma das bordas são inseridos em um slot dedicado na placa de circuito principal do computador (a placa-mãe) e permitem que o computador transfira informações por meio de sinais elétricos. Os notebooks geralmente possuem um ou dois módulos de RAM.

Um fato interessante sobre a RAM é que, ao contrário dos discos rígidos ou armazenamento flash, a RAM requer energia para armazenar dados. Quando o computador é desligado, todos os dados na memória RAM são perdidos. Geralmente, a especificação mais importante ao comprar RAM é a capacidade, geralmente listada em gigabytes ou GB. Mais RAM é melhor. É comum os computadores modernos virem com 8 GB ou mais.

Precisamos de duas informações para possibilitar um upgrade / substituição de memória: o tipo de memória que seu notebook aceita e a quantidade de memória que ele pode suportar. Então, vamos dar uma olhada em algumas dicas antes de pensar em comprar a memória:


Antes de Tudo, Preste Atenção a Alguns Impedimentos Comuns:

Design: Muitos notebooks não são projetados para serem abertos. Estes Modelos dificultam o acesso a parte interna. Uma vez que você abrir, você encontrará uma bagunça bem unida de componentes - muitas peças e cabos podem encobrir o acesso dos componentes, de forma que você pode ter que tirar muitos parafusos e remover muitas peças antes de fazer a manutenção em um componente específico.

Peças soldadas: Alguns dispositivos vêm com componentes soldados. Nestes casos você não pode simplesmente remover qualquer um desses componentes e instalar um novo. (Soldagem é o processo de aplicar um material metálico derretido em alta temperatura a dois objetos. O metal esfria e os dois objetos - RAM e placa-mãe, neste caso - ficam unidos pelo metal. Em outras palavras, você não pode simplesmente remover um componente porque ele está fundido à sua placa-mãe.)

Garantia: Mesmo que você consiga abrir seu notebook e substituir alguns dos componentes, a maioria dos fabricantes de notebooks argumenta que isso não anulará sua garantia . Se o seu notebook pode ser facilmente aberto, você pode ter que remover um adesivo de anulação de garantia para abrir. O fabricante pode procurar por evidências do que você adulterou dentro do seu notebook, caso você o envie de volta por outro motivo . Eles vão querer negar a sua reclamação de garantia, se encontrarem alguma evidência de que você poderia ter causado o problema. Em teoria, o fabricante deveria ter que honrar a garantia se você abriu o notebook ou não, mesmo se algum problema não for de sua culpa. Mas muitos fabricantes de PCs fornecem notoriamente mau serviço ao cliente, então você não vai querer ter que argumentar com eles.


Com Que Memória Ram Seu Notebook é Compatível ?
Use uma ferramenta freeware chamada CPU-Z para identificar o tipo de memória atualmente instalada no notebook. O programa é portátil e não é preciso instalar, basta baixar e extrair - Baixe o CPU-Z



Vá para a aba SPD e veja a opção “Max Bandwidth”; por imagem à direita, o meu computador tem memória PC3-12800. Essa designação não é uma marca ou modelo; é a especificação de largura de banda da memória. O tipo de memória que você compra deve corresponder ao que está listado lá.

Alguns computadores podem usar vários tipos de memória, sendo compatíveis até mesmo com memórias de frequência mais rápida do que a que vem originalmente, no meu por exemplo veio originalmente com DDR3 1600Mhz mas é compatível com 1866 Mhz, para saber os outros tipos você também pode fazer um Scan no site da Crucial, basta aceitar os termos e condições e o assistente sera baixado, você clica sobre ele e uma aba se abrirá mostrando todos os slots livres, a capacidade máxima e as especificações técnicas das memórias que seu notebook suporta.






Se com os passos acima você ainda não descobriu, pode pesquisar no site do fabricante; vá para o buscador e digite a marca e o modelo do seu computador. Entre os resultados deve ter uma página sobre as especificações do produto, incluindo a memória máxima listada. Por exemplo: ´´Modelo do notebook´´ + O o termo ´´Expansível´´. Estas informações também podem estar mencionadas do manual do usuário que veio junto com seu notebook.

A próxima maneira mais simples de descobrir isso é ligar ou enviar e-mail para a linha de suporte do fabricante.

Observe a velocidade e o tipo de RAM que você precisa, que geralmente é DDR2, DDR3 ou DDR4 com uma velocidade específica próxima a ela. Abaixo está uma lista em ordem dos tipos de memória mais rápidos para os mais lentos para DDR3 e os formatos DDR4:

DDR4 3200 PC4-25600
DDR4 2666 PC4-21300
DDR4 2133 PC4-17000
DDR3 1600 PC3-12800
DDR3 1333 PC3-10600
DDR3 1066 PC3-8500
DDR3 800 PC3-6400

O mais recomendado é que você obtenha dois pentes de memória com especificações técnicas idênticas e instale em Dual Channel (ex: 4+4, 8+8), em alguns casos o notebook pode vir com um pente soldado na placa mãe, neste caso se houver outro slot livre compre outro pente idêntico ao original.



Quanto de Memória Seu Sistema Operacional Suporta ?
Como o próprio computador, o sistema operacional também tem um limite de quanta memória ele pode suportar; esse limite pode ser maior ou menor do que o computador pode suportar. Esse limite é determinado principalmente se o sistema operacional é 32 ou 64 bits.

Você pode descobrir se o seu sistema operacional é um ou o outro pressionando a tecla [ Windows] + [Pause] no seu teclado (sim, há uma tecla que diz "Pause"). Ou use a rota mais tradicional de clicar com o botão direito do mouse em "Este Computador" na área de trabalho e clicar em Propriedades; ambos os métodos levarão você à tela Propriedades do sistema mostrada acima e indicarão se o computador está executando um sistema operacional de 32 ou 64 bits.



32 bits: você está limitado a 4 GB de memória total
64 bits: você está limitado à quantidade de memória que seu computador aguenta
Se o seu computador estiver executando um sistema operacional de 32 bits e você instalar mais de 4 GB, apenas 4 GB (no máximo) poderão ser usados.


Devo comprar uma marca específica?
Muitos entusiastas da computação são fiéis a determinadas marcas; na realidade não existe uma marca específica que funcione melhor que outras. Apenas certifique-se de que a memória que você compra tenha as especificações de acordo com seu sistema e uma garantia vitalícia.

Certifique-se de comprar a memória de NOTEBOOK
Se você está comprando memória para um notebook, ele deve ser listado como memória para notebooks na descrição do produto. A memória do desktop é incompatível com os notebooks e se você comprar sem prestar atenção na listagem da descrição pode acabar fazendo mal negócio.


Este tutorial destina-se a ser apenas um guia informativo, este processo pode variar muito de notebook para notebook variando de suas construções internas. Em outras palavras, as etapas listadas servem apenas para dar uma orientação geral Siga este tutorial por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por qualquer dano causado durante um procedimento de upgrade.


Processo de Instalação:
As ferramentas necessárias para atualizar a memória de um notebook são uma chave de fenda Phillips (uma pequena), uma toalha limpa e uma área bem iluminada.

Primeiro, vamos tomar algumas precauções de segurança.

Desconecte o notebook
Coloque o notebook na toalha para não arranhar
Remova a bateria do notebook (isso pode não ser possível em todos os notebooks)
Mantenha pressionado o botão liga / desliga do notebook por 10 segundos para drenar o excesso de eletricidade
Toque em uma área metálica sem pintura para eliminar a eletricidade estática, você pode usar uma pulseira anti estática também.




Removendo a Memória Ram 
A memória é geralmente considerada um componente que pode ser reparado pelo usuário; o painel de acesso deve estar localizado na parte inferior do notebook. O exemplo da imagem no passo 1 possui um painel de acesso específico para RAM; tire o parafuso, puxe a tampa e observe os módulos de RAM, em alguns modelos não há escotilhas que facilitam o acesso, sendo necessário desparafusar toda parte debaixo, nestes casos guarde todos os parafusos para não perder e tire a tampa com cuidado.

Os modelos de notebooks podem variar, mas geralmente este é um procedimento padrão.

No Passo 2 para remover um módulo, use os polegares e empurre suavemente as abas brancas de ambos os lados para baixo; os grampos na lateral do soquete vão soltar e o módulo irá “pular” para cima em um ângulo quando estiver liberado como no passo 3. Usando o polegar e o dedo indicador, segure o módulo e puxe com cuidado; certifique-se de puxá-lo para fora na direção desejada como mostrado no passo 4.

Quando o módulo estiver fora, tenha cuidado para evitar tocar nos pinos de metal dourados na parte inferior; os óleos das pontas dos dedos podem impedir ou danificar o desempenho do módulo. Segure o módulo de memória pelas bordas - sem tocar nos conectores dourados na parte inferior.

 Obs: Se seu notebook tem vários módulos de Ram instalados e você pretende substituir todos eles, é melhor remover todos os módulos ao mesmo tempo, guarde a peça removida em uma bolsa anti-estática.


Instalando Memória Ram:
Instalar um módulo de memória é o oposto do mostrado. Segure nos cantos e insira os novos módulos em seus slots abertos em um ângulo de 45 graus, com as bordas douradas de forma que a ranhura na parte inferior do módulo esteja alinhada com a ranhura do slot. Caso contrário, o módulo pode estar de cabeça para baixo.




Use pressão uniforme com os dedos na parte superior dos módulos para empurrá-los no lugar. Quando você ouvir um clique e sentir o encaixe de um DIMM, certifique-se de que ele não ficou solto e empurre-o com firmeza para baixo até que ele seja instalado nivelado, a memória deverá ficar plana no slot.

Se o módulo não for mais longe, reoriente o dedo e empurre o módulo para o lado de modo que as abas brancas recoloquem suas bordas e ele se encaixe no lugar. Pode exigir um pouco mais de pressão do que você usa para que isso aconteça. Você saberá que inseriu os módulos corretamente quando os pequenos entalhes nas laterais do módulo de RAM se alinham com as pequenas saliências do quadro.



Uma vez instalado, feche o painel de acesso.



Identificando e Testando a Memória Ram Instalada:
Para saber se o sistema reconhece a memória instalada e quanto esta sendo usado, basta acessar o gerenciador de tarefas teclando Ctrl + Shift + Esc - Mais Detalhes, escolher a aba Performance e selecionar a seção de memória, deve estar reconhecido quase toda memória total com exceção de uma pequena fração reservada para o hardware:




Muitos problemas aparentemente escondidos com computadores (travamentos / congelamentos aleatórios, qualquer comportamento inexplicável) são causados ​​por memória defeituosa. Cuidado com os problemas relacionados à memória ruim que podem ocorrer a qualquer momento sem aviso prévio, o que poderia significar uma perda de trabalho importante ou arquivos corrompidos. É vital que qualquer nova memória seja testada extensivamente.

Para testar a memória ram do seu sistema abra o painel de controle, basta teclar Windows + R, escrever control panel e dar Enter. No painel de controle defina modo de visualização em Icones Grandes.

Escolha Ferramentas Administrativas:



Na lista de ferramentas que surge escolha a Ferramenta de Disgnóstico de Memória do Windows:




Quando a janela da ferramenta for exibida escolha reiniciar agora e verificar se ha problemas, o pc executará e fará bateria de testes na memória, quando terminar o PC reiniciará e surgirá uma notificação, clique sobre ela para ver o relatório detalhado.




Se qualquer problema for identificado é melhor considerar a troca e garantia.


Conclusão:
A atualização da RAM (memória) do seu computador é uma das maneiras mais econômicas de estender a vida útil de um computador. RAM é essencialmente a memória de curto prazo do computador; quanto mais, melhor. Ao atualizar ou alterar os módulos de memória de um computador, é importante entender o quanto pode ser adicionado. A nova memória deve ser exaustivamente testada após a instalação. Todos os upgrades de memória são simples, desde que o processo descrito neste guia seja seguido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM UM DIA TENHA PACIÊNCIA

- NÃO POSTE LINKS

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES

- SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO ACIMA, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO FORUM DE PERGUNTAS E RESPOSTAS >>>> http://notebookgamer.forumeiros.com/