quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Como Desativar o Turbo Boost de Processador Intel

Turbo Boost é a tecnologia usada pela intel em seus processadores para aumentar o clock do processador quando necessário, trazendo bom ganho de desempenho em suas atividades! entretanto ele tem seus custos: gera mais aquecimento e consome mais bateria. Justamente por isto algumas marcas incluem uma medida de segurança que o desativa automaticamente, para estes notebooks nos artigos anteriores eu ensinei a desbloquear o Turbo para funcionar no máximo, ja para portadores de notebooks que não vieram com esta medida e que gostariam de desativa-lo visando temperaturas mais baixas e maior duração da bateria, trago este outro artigo.





Turbo Boost é uma espécie de pequeno overclock natural do sistema, um procedimento que aumenta a performance durante uso intenso, mas consequentemente aumenta consumo de energia e aumenta geração de calor também. Portanto, usar ou não o Turbo Boost é uma questão de preferências pessoais:

1 - Alguns podem preferir ajustar o desempenho para o máximo possível e compensar o superaquecimento com outras medidas, além de não se importarem muito com a duração da bateria e com o alto ruído emitido pelos coolers.

2 - E outros podem preferir desativar o Turbo boost abrindo mão de uma fração de desempenho, mas tendo em mente que se trata de uma forma rápida, fácil e grátis de se abaixar as temperaturas e prolongar a vida útil do aparelho sem precisar recorrer a outras medidas, além deprolongar a duração da bateria também.


Se você se encaixa no primeiro tipo de uso e seu aparelho veio com Turbo limitado, leia o meu outro tutorial de como remover limites do processador e ajustá-lo para a máxima performance. Agora se você se encaixa no segundo tipo de uso continue a ler o tutorial abaixo:

Caso você queira testar desativar o turbo para saber se lhe comvém, basta baixar o programa Trottle Stop, não precisa instalar apenas extrair, clicar com botão direito do mouse sobre o icone do programa e executar como Administrador.

No painel encontre a opção de desabilitar o Turbo Boost no painel do Trottle Stop, basta marcar esta opção e esta feito, o efeito é imediato.




Feito isto o Turbo Boost será desativado e seu processador vai trabalhar apenas com o Clock Base.

Para saber se você ganhou redução nas temperaturas e quanto de desempenho isto vai lhe custar, basta usar o MSI Afterburner durante jogos, averiguar isto precisará ver os dados importantes durante seu jogo, tais como consumo da memória, taxa de frames,  frequência do processador e as temperaturas que é o que importa neste tutorial,  baixe o programa MSI Afterburner e instale, na hora da instalação escolha idioma português, irá perguntar se vc quer instalar o Riva Tuner, instale também. siga os passos.




Seguindo os passos da imagem acima você pode usar o programa para exibir temperaturas, uso da memória, taxa de frames etc.. você pode comparar como estão as métricas antes e depois de efetuar a desativação do Turbo Boost, para verificar se houve perda de taxa de frames (desempenho) e se houve queda nas temperaturas exibidas em Celsius. Comparando s métricas de antes e depois fica fácil saber se realmente compensa ou não ativar ou desativar o Turbo.


Veja por exemplo os resultados obtidos por Dan Ferreira em seu canal, onde testa um notebook gamer Dell G7, obtendo uma grande queda nas temperaturas a custa de uma certa taxa de frames claro.


Revertendo o Processo:
Se você gostar do resultado poderá buscar um tutorial de como iniciar o programa junto com o Windows através do Agendador de tarefas pois o programa não tem opção de inicializar com o sistema e ficaria chato ter que fazer o ajuste manualmente toda vez, se você não gostar basta fazer o reverso, ou seja, desmarcar a opção e imediatamente o Turbo é ativado novamente, ou simplesmente reiniciar o sistema, ja que os ajustes deste programa não resistem a reinicialização.



CONCLUSÃO:
Se ativar ou desativar o Turbo Boost lhe será útil eu não posso garantir, mas é bom você poder testar e ter liberdade de escolha sobre o produto que você adquiriu, visando refrigeração acho que é uma medida que pode prolongar a vida útil de notebooks de baixa qualidade, máquinas antigas ou defeituosas que ja perderam a garantia.

Agora em um notebook gamer novo acho uma medida meio radical, não faz sentido comprar um computador de alto desempenho e reduzir o desempenho, neste caso eu recomendaria outras medidas que não impactem no rendimento.

Agora se seu foco é poupar a bateria esta pode ser uma boa forma de ganhar alguns minutos extras longe da tomada também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM UM DIA TENHA PACIÊNCIA

- NÃO POSTE LINKS

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES

- SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO ACIMA, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO FORUM DE PERGUNTAS E RESPOSTAS >>>> http://notebookgamer.forumeiros.com/