Como Desativar o Turbo Boost de Processador Intel

Como Desativar o Turbo Boost
Turbo Boost é a tecnologia usada pela intel em seus processadores para aumentar o clock do processador quando necessário, trazendo bom ganho de desempenho em suas atividades! entretanto ele tem seus custos: gera mais aquecimento e consome mais bateria. Justamente por isto algumas marcas incluem uma medida de segurança que o desativa automaticamente, para estes notebooks nos artigos anteriores eu ensinei a desbloquear o Turbo para funcionar no máximo, ja para portadores de notebooks que não vieram com esta medida e que gostariam de desativa-lo visando temperaturas mais baixas e maior duração da bateria, trago este outro artigo.



Como Desativar o Turbo Boost de Processador Intel

Turbo Boost é uma espécie de pequeno overclock natural do sistema, um procedimento que aumenta a performance durante uso intenso, mas consequentemente aumenta consumo de energia e aumenta geração de calor também. Portanto, usar ou não o Turbo Boost é uma questão de preferências pessoais:

1 - Alguns podem preferir ajustar o desempenho para o máximo possível e compensar o superaquecimento com outras medidas, além de não se importarem muito com a duração da bateria e com o alto ruído emitido pelos coolers.

2 - E outros podem preferir desativar o Turbo boost abrindo mão de uma fração de desempenho, mas tendo em mente que se trata de uma forma rápida, fácil e grátis de se abaixar as temperaturas e prolongar a vida útil do aparelho sem precisar recorrer a outras medidas, além de prolongar a duração da bateria também.


Se você se encaixa no primeiro tipo de uso e seu aparelho veio com Turbo limitado, leia o meu outro tutorial de como remover limites do processador e ajustá-lo para a máxima performance. Agora se você se encaixa no segundo tipo de uso continue a ler o tutorial abaixo:

Caso você queira testar desativar o turbo para saber se lhe convém, basta baixar o programa Trottle Stop, não precisa instalar apenas extrair, clicar com botão direito do mouse sobre o ícone do programa e executar como Administrador.

No painel encontre a opção de desabilitar o Turbo Boost no painel do Trottle Stop, basta marcar esta opção e esta feito:


Como Desativar o Turbo Boost


Feito isto clique em Turn ON, o Turbo Boost será desativado e seu processador vai trabalhar apenas com o Clock Base.

Para saber se você ganhou redução nas temperaturas e quanto de desempenho isto vai lhe custar, basta usar o MSI Afterburner durante jogos, para averiguar isto precisará ver os dados importantes durante seu jogo, tais como consumo da memória, taxa de frames,  frequência do processador e as temperaturas que é o que importa neste tutorial, baixe o programa MSI Afterburner e instale, na hora da instalação escolha idioma português, irá perguntar se você quer instalar o Riva Tuner, instale também e siga os passos.


turbo boost ligado ou desligado


Seguindo os passos da imagem acima você pode usar o programa para exibir temperaturas, uso da memória, taxa de frames etc.. você pode comparar como estão as métricas antes e depois de efetuar a desativação do Turbo Boost, para verificar se houve perda de taxa de frames (desempenho) e se houve queda nas temperaturas exibidas em Celsius. Comparando s métricas de antes e depois fica fácil saber se realmente compensa ou não ativar ou desativar o Turbo.



Se seu notebook for uma máquina gamer poderosa compensa muito fazer isto, ja que a jogabilidade será quase a mesma além de ganhar boa redução na temperatura, geralmente resultando em uma queda de 10 a 20 graus celsius.

Os efeitos da desativação geralmente não impactam tanto o desempenho em jogos pois a maioria dos jogos pesa muito mais na placa de vídeo do que no processador, mas alguns jogos que exigem uma grande quantidade de cálculos simultâneos como em jogos em que precisam controlar muitos personagens ao mesmo tempo, como em jogos de de futebol, pode haver uma pequena queda de performance.

A queda de performance vai impactar principalmente atividades que exigem calculo intensivo do processador como renderizações, transcodificações, carregamentos de arquivos, transferências etc.. portanto para trabalhar profissionalmente é melhor não desativar.

Revertendo o Processo:

Se você gostar do resultado poderá buscar um tutorial de como iniciar o programa junto com o Windows através do Agendador de tarefas pois o programa não tem opção de inicializar com o sistema e ficaria chato ter que fazer o ajuste manualmente toda vez, se você não gostar basta fazer o reverso, ou seja, desmarcar a opção e imediatamente e o Turbo é ativado novamente, ou simplesmente reiniciar o sistema, ja que os ajustes deste programa não resistem a reinicialização.


CONCLUSÃO:
Se ativar ou desativar o Turbo Boost lhe será útil eu não posso garantir, mas é bom você poder testar e ter liberdade de escolha sobre o produto que você adquiriu, visando refrigeração acho que é uma medida que pode prolongar a vida útil de notebooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo