sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Notebook Gamer Dell Gaming G3 3579 é Bom ? Análise

Você pode comprar o Notebook Gamer Dell G3 em um tamanho de tela de 15 polegadas, uma placa de video GTX 1050 ou uma GTX 1050 Ti. As escolhas de RAM chegam até 16 GB. O processador do modelo de 15 polegadas pode ser acompanhado de um modelo Core i5 de base. Com uma diversidade de configurações acessíveis, você pode selecionar a sua para ser um modelo de entrada realmente acessível para o mundo gamer ou para um sólido notebook gamer de médio porte. Tudo vai depender do quanto você esta disposto a gastar.




INTRODUÇÃO - NOTEBOOK GAMER DELL GAMING G3 3579
Tem surgido uma grande tendência entre os melhores notebooks da atualidade: torná-los tão finos e leves quanto possível, ao passo que o tornam o quão poderosos também. Certamente você encontrará máquinas poderosíssimas no mercado, mas então, o que você faz em 2018, quando tudo parece estar alinhado no high-end? Felizmente, ainda existem excelentes notebooks gamers econômicos, como o Dell G3 15, que podem disponibilizar performance em jogos competente a um preço em conta - mas não espere muitos componentes de ponta.

O G3 15 Gaming da Dell ostenta um processador de 8ª geração Gen Core i5 e gráficos Nvidia GTX 1050 Ti que facilita jogar com portabilidade graças à sua longa duração de bateria, formato afinado e alto-falantes. No entanto, o preço baixo do G3 15 vem com algumas desvantagens, como uma tela fraca de 15,6 polegadas por exemplo. Vale ressaltar que o Dell G3 15 está disponível em uma ampla variedade de configurações diferentes.



ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
CPU: Intel Core i5-8300H quad-core, 8MB de cache, até 4.0GHz com Turbo Boost (Variante com Intel Core i7-8750H seis cores, 9Mb de cache, até 4.1 GHz com Turbo Boost)
Gráficos: Nvidia GeForce GTX 1050 (Variantes com GTX 1050 Ti)  4GB GDDR5 ; Intel UHD Graphics 630
RAM: 8 GB DDR4 (2,666 MHz)
Tela: 15,6 polegadas FHD (1,920 x 1,080)  IPS anti-reflexo com retroiluminação LED
Armazenamento: 1 TB HDD a 5.400 rpm
Portas: 1 x USB 2.0, 3 x USB 3.1 Tipo-A, 1 x HDMI 2.0, 1 x ethernet, 1 x Leitor de cartões SD, SDHC, SDXC
Áudio: 2 alto-falantes com Waves MaxxAudio Pro, entrada para microfone, fone de ouvido,
Bateria: 56 Wh, bateria de 4 células (Integrado)
Conectividade: Cartão Intel Wireless 9462AC (802.11ac + Bluetooth 5.0)
Câmera: widescreen HD (720p) webcam; Microfone digital de matriz dupla
Teclado iluminado
Peso: 5.57 libras (2.53kg)
Tamanho: 14,96 x 10,16 x 0,89 polegadas (380 x 258 x 22,7 mm; L x D x A)



DESIGN E CONSTRUÇÃO - DISCRETO E BÁSICO:
O Dell G3 15 vem com um design bastante discreto, o que foge um pouco do padrão de máquinas gamers com design agressivo. Sem padrões de LED chamativos, listras de corrida ou saídas de resfriamento turbinadas, ao contrário disto, pode ser facilmente confundido com um notebook de negócios.

Você precisa saber que sempre que você escolhe um notebook de baixo custo, por mais bonito que ele pareça você estará fazendo alguns sacrifícios em algum lugar para compensar o preço mais em conta, com o Dell G3 15 um destes sacrifícios está na qualidade de construção e nas molduras.



O Notebook é todo construído em plástico policarbonato, o mesmo do qual é feito notebooks mais populares, isso não é algo ruim pois se aparenta robusto, mas há um pouco de flexão por baixo do teclado e na tampa da tela, entretanto, a Dell reforçou em alguns pontos certos, como a dobradiça que se aparenta resistente e facilita a abertura e fechamento com um dedo.

Esteticamente o plástico tem um tom cinza comum, a tampa tem um acabamento com aparência metálica, que é aliado a algumas listras no teclado e acentuos azul claro no logotipo Dell, nas teclas e no Touchpad. Ao abrir o G3 revela-se um elegante chassi interior com padrões em azul escuro, o teclado e o Touchpad são delineados com detalhes em azul claro.

As dimensões do G3 15 3579 o colocam na média. Seu perfil de 0,89 ”(22,7 mm) não é fino nem muito volumoso. Com um peso de cerca de 2.53kg (dependendo da configuração), o G3 é um pouco pesado. 


TELA - FRACA:
Quanto à tela, você está contemplando uma tela IPS de 1.920 x 1.080 com acabamento fosco, para que você possa jogar tranquilamente em ambientes iluminados. Esse acabamento fosco é de grande importância, não deixa a tela ficar muito brilhante.

Notebooks gamers econômicos tem a má fama de terem telas ruins. Infelizmente, a Dell continua a tendência aqui. A tela não é a pior da classe, mas é fraca com os padrões da atualidade. O problema mais notável esta em cores, onde exibe 62% do cobertura de cores sRGB (100% ou mais seria aceitável) e apenas 46 do Adobe RGB.  Medindo 231 nits de brilho em um medidor de luz, o G3 15 cai abaixo da média de 254-nits em aparelhos gamers. A qualidade da imagem, porém, é mediana; não parece muito afiada e nem muito brilhante. Parte disso é devido ao acabamento anti-reflexo, que embota a imagem levemente.



A tela do Dell G3 15 3579 tem um contraste decente, resolução Full HD e bons ângulos de visualização confortáveis. Sua principal desvantagem é sua fraca reprodução de cores. A consequência disto é uma tela fraca que não tem saturação e não deve ser considerada uma escolha viável para quem pensa em trabalhar com fotografia ou design gráfico. Já para jogos, a cor fraca da tela é evidenciada, mas não atrapalha tanto. Pode-se dizer que é uma tela funcional, mas fortemente recomendamos personalizar a calibração de cores ou usar um perfil de cores personalizado, ja será de grande ajuda, se ainda sim quiser se garantir quanto a isto, pode recorrer a um monitor externo.


TECLADO E TOUCHPAD - EXCELENTE PARA CATEGORIA
As teclas estilo chiclet possuem uma viagem profunda e confortável, com uma sensação muito tátil, você realmente não se confunde se teclou ou não pois o feedback tátil da uma forte impressão de dígito. As teclas percorrem 1,2 milímetros e exigem 71 gramas de força de atuação. Medidas ideais estão na faixa de 1,5 a 2,0 mm e uma força mínima de 60 gramas.

O design também é adequado, não tem aquela iluminação RGB ou opções de macros, mas ao menos é um teclado de tamanho comum sem posicionamentos estranhos de teclas. Pode-se digitar neste notebook com tranquilidade por horas, o que é difícil de se ver em notebooks de entrada. As teclas não se aparentam soltas e a ação de fundo não é mole ou macia, não é um teclado mecânico gamer, mas tem uma sensação de toque tátil que os jogadores adoram, mas é bom.



Os apoios para as mãos, também, passam uma sensação lisa e suave, e o teclado vem com um teclado numérico e luz de fundo uniformizada em tom azul.

O touchpad de 4,1 x 3,1 polegadas é delineado por um sotaque azul-claro. Mas, infelizmente, os cliques parecem imprecisos, mas é possível capturar todos os gestos do Windows 10. Mesmo sendo responsivo, ele é pequeno e se apresenta desajeitado a cada toque, dando a impressão de que não está conectado corretamente ao resto do notebook. O problema é mais evidente em trabalhos detalhados, como a seleção de texto ou a movimentação cuidadosa, e principalmente, com notebook em seu colo. Suporta drivers do Windows Precision para gestos extravagantes multi-touch, mas isso apenas destaca a superfície do touchpad que não é de vidro, portanto, abaixo da média.


PROCESSADOR - REFORÇADO PARA MULTI TAREFAS INTENSIVAS
O G3 possui o CPU Core i5-8300H, um processador Intel de 45 watts que é comumente encontrado em máquinas gamers de entrada. Não é um processador que você encontrará nas máquinas mais poderosas, mas é um grande avanço quando comparado ao modelo de 7ª geração usado no Dell Gaming antecessor. Com um resultado em testes multi-core bastante incrementado em testes Geekbench, o G3 agora pode lidar melhor com programas que usam muito do multi-core, e principalmente, jogos que são programados para lidar com processadores Quad Core.

O sistema Dell G3 15 3579 vem com o processador Core i5-8300H quad-core da Intel, um processador Coffee Lake que, ao contrário da geração anterior, para os chips Core i5, suporta Hyper Threading. Isso quer dizer que pode alocar recursos de CPU não utilizados a outros processos, levando o desempenho e eficiência ao máximo. Graças ao Hyper Threading, o processador Core i5 de 8ª geração da G3 pode deixar os chips Core i5 antecessores muito atrás e entrar no ritmo dos processadores Core i7 da geração anterior.

No teste de desempenho geral do Geekbench 4 , o G3 15 obteve uma pontuação respeitável 13.227. Isso esta muito melhor do que a média de 11.610 para notebooks gamers de entrada. O G3 15 levou velozmente 54 segundos para corresponder a 65.000 nomes e endereços em um teste no Excel. Isso o coloca melhor posicionado do que a média da classe de 1:09. Ja no teste HandBrake, o G3 15 levou 13 minutos e 16 segundos para transcodificar um vídeo 4K para 1080p. Sendo mais rápido que a média da categoria 14:37.



O processador Kaby Lake de 7ª geração incluído no Dell Inspiron 15 7000 deixa claro que não consegue chegar perto do chip Coffee Lake em testes da CPU, marcando uma pontuação inferior no Cinebench, comparado com as incríveis pontuações do 8300H. Se você tem em mente rodar jogos pesados AAA, o G3 15 definitivamente vale a pena ser considerado

3DMark Sky Diver: 20,162; FireStrike: 6.836; Time Spy: 2.500
CPU Cinebench: 790 pontos; Gráfico: 98 fps
GeekBench 4: 4.635 (single-core); 14,605 ​​(multi-core)
PCMark 8 (Home Test): 3.327 pontos


MEMÓRIA RAM - PERMITE BOM UPGRADE
A configuração mais básica vem com 8GB de RAM, que é muita memória para lidar com os outros componentes incluídos. Há um slot DIMM gratuito para permitir a atualização para 16 GB de memória. O G3 é relativamente fácil de fazer upgrades. Para fazer, você necessitará de uma chave de fenda Phillips nº 1 para distorcer oito parafusos e soltar dois parafusos da base. É de conhecimento popular que 8Gb ja é uma quantidade suficiente para maioria dos jogos, mas 16GB favoreceria quem deseja fazer edições com quantidades mais numerosas de arquivos.



Depois da remoção da tampa da base do G3. Você também encontra uma grande unidade de bateria de 56 Wh, uma dupla de ventiladores e exaustores, um slot de 2,5 polegadas para HDD / SSD, 2280 M.2 para SSD PCIe 3.0 x4 NVMe com um dissipador de calor dedicado e um módulo M.2 Bluetooth / Wi-Fi. Você também tem dois slots SODIMM RAM que suportam DDR4 até 2666 MHz.


PLACA DE VÍDEO - BOA PARA MAIORIA DOS JOGOS EM FULL HD
Como principal fonte de desempenho está a Nvidia GTX GeForce 1050 Ti, que é uma opção consolidada para um notebook gamer de baixo custo como este. Também há variantes com Nvidia GTX GeForce 1050 ou 1060, mas o 1050 Ti é a escolha mais viável por se sair bem em ambos jogos e benchmarks. Ela se situa perto da parte inferior da linha de placas gráficas GTX Series 10 da Nvidia. Geralmente, pode-se contar com o ajuste gráfico máximo dos jogos entre 30 e 60 fps (ou pelo menos aproximando-se de 60 fps). Você pode apelar para o modelo mais barato com o mesmo processador acompanhado da Gtx 1050 que roda bem jogos competitivos leves em maiores resoluções e boas taxas de quadro, mas os jogos mais pesados da atualidade pediram redução para resolução HD ou nos ajustes gráficos visando uma taxa de frames decente.

Você não conseguirá rodar bem jogos em 4K,  mas se você escolher a resolução 1080p (Full HD) ficará bastante satisfeito com os resultados. O G3 15 obtém uma pontuação bruta de 3,5 em 11 no teste de desempenho SteamVR, mas é abaixo da média da categoria 6,6. Embora você possa em tese usar um Oculus Rift com o G3 15 graças à tecnologia Asynchronous Spacewarp da Oculus, mas certamente não será uma boa experiência.



Benchmarks disponibilizados pela Dell:




TEMPERATURAS - SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO MODERADO
Neste teste em que se usa 100% nos núcleos da CPU, avaliando suas frequências e temperatura, foi constatado que  a temperatura do Dell, entre 10 a 15 minutos de testes de estresse se estagnou nos 76 graus. Entretanto parece que o Dell não pode manter um clock no máximo, mas ele trabalha a temperaturas bastante baixas ao longo todo o teste. O ruído do cooler é bastante alto quando o notebook esta sob pressão.

Em um teste mais longo em que a GPU está em foco com seu desempenho máximo, tentando renderizar o máximo de quadros por segundo possível, percebe-se que a temperatura máxima após 30 minutos de teste é de 83 graus celsius, a parte que mais aquece está nas teclas O e P, não incomodando quem joga mais com A,W,S,D.

As saídas de ar do G3 estão escondidas atrás, logo abaixo da dobradiça, o sistema de refrigeração é bom, pois consegue atingir uma frequência próxima ao máximo de 1708 MHz a temperaturas moderadamente baixas. Seria ideal se não excedesse 80 ° C, mas isso ainda são resultados bons para uma máquina gamer.


PORTAS - FALTOU ESSENCIALIDADES
Começando do lado esquerdo, há o conector de energia, uma porta HDMI 2.0 , uma porta RJ-45, duas portas USB 3.1 e um conector combinado de fone de ouvido / microfone. À direita, você verá um slot de trava Noble , uma porta USB 2.0 e um leitor de cartão SD / MMC 2 em 1.



As portas ajudam os jogadores como Ethernet para se conectar a internet via cabo, HDMI para ligar um monitor externo maior e muitos USB´s para periféricos como mouse e unidades de armazenamento. A Dell até colocou em um slot de cartão SD de tamanho normal para uma boa medida. O que falta aqui é o Thunderbolt 3, ou seja, placas de vídeo externas estão fora de questão. Outra falta é a porta USB-C, até mesmo seu antecessor continha pelo menos uma porta USB-C, mas aqui você está restrito com acessórios USB-A.


AUDIO - LIMPO E PURO
Os alto-falantes do G3 tocam com som puro e cristalino. O som é ecoante e soa fortemente. Os alto-falantes não são muito altos, mas o que você ouve será nítido, limpo e nítido. Você pode usar o software Waves MaxxAudio Pro pré-carregado para aumentar os graves ao máximo. A revelação de detalhes durante todo este processo leva, de fato, a um som mais encorpado. Som O Dell G3 15 3579 tem um som nítido e claro que faz barulho sem distorções ou vibrações nos tons baixo, médio e alto.


ARMAZENAMENTO - LENTO, MAS É POSSÍVEL MELHORAR.
Quanto ao armazenamento, a Dell disponibiliza uma ampla variedade de opções. Começando nos modelos de base, você pode comprar o modelo com somente uma unidade de disco espaçosa para amplo armazenamento de bibliotecas de arquivos, mas lenta, tudo que você fizer com esta unidade resultará em uma experiência morosa.

Há também uma opção com unidade de estado sólido padrão com um SSD de 128GB SK Hynix, além do HDD de 1TB, o que é uma combinação forte a esse preço baixo, permitindo que você pode ter o sistema operacional e alguns aplicativos importantes como prioridade para uma melhor performance . O SSD tem uma velocidade média de leitura de 500 megabytes por segundo e uma velocidade de gravação de 209 MB / s. O G3 15 demora uns 42 segundos para copiar 4.97GB de arquivos multimídia, para uma taxa de 121 megabytes por segundo, abaixo da média da categoria 203 MBps.

Não é muito espaço, nem é tão rápido quanto as unidades PCIe que você encontra em notebooks gamers de ponta. Ambas as unidades são acessíveis e removíveis, caso você queira trocá-las no futuro.


BATERIA - RETROCEDEU, MAS AINDA É BOA
A vida útil da bateria do G3 15 Gaming é muito boa para uma máquina gamer, com duração de 6 horas e 37 minutos em teste, enquanto navega continuamente na Web via Wi-Fi a 150 nits de brilho. Isso é muito melhor do que o valor médio da categoria 4:53. Em outro teste o G3 se sai bem em um teste de bateria de vídeo, com duração de cinco horas e 43 minutos com um clipe de 1080p em loop com a tela medida em 100 lux. Em outro teste com navegação na web do iMacro, o G3 carregou páginas por cinco horas e 18 minutos, o que, novamente, não é tão ruim assim mediante a outros notebooks do tipo.



Ja é de se esperar que não se deve ter grande expectativa em relação a bateria de máquinas gamers. O Dell G3, com sua bateria de 56 watts, apresenta uma duração honrosa mas o modelo Dell Gaming anterior se saiu melhor.

Embora todos estes resultados venham a ser reduzidos significativamente durante os jogos, se você o colocar sob cargas pesadas, você provavelmente só pode esperar cerca de três horas de vida fora dessa coisa., mas é bom ter em mente que você pode tirá-lo da tomada por mais de algumas horas para usos mais leves, eventualmente, não é suficiente fazer um dia inteiro de trabalho, mas é o suficiente para tirar algum projeto curto do caminho.


WEBCAM - IDEAL PARA USO COTIDIANO
A webcam HD de 720p do G3 produz imagens decentes. Ele lida com tons de pele mais escuros do que o esperado e até mesmo pega os detalhes de sua roupa por exemplo, tudo sem deixar rastro ou granulações em movimentações. A desvantagem é que você precisa inclinar a tela para o baixo um pouco para obter cores mais precisas e mais claras. Trata-se de uma Webcam para se comunicar em vídeo com amigos ou para fazer vídeos amadores, nada para fazer transmissões em canais ou em vídeos profissionais, pra isto você vai querer conectar uma webcam periférica.


SOFTWARE - FALTOU OPÇÕES E PODERIA SER CENTRALIZADO
O G3 15 Gaming inclui vários utilitários da Dell, mas nenhum deles é focados aos jogos. Há o SupportAssist, que analisa as atualizações de drivers e oferece ajustes para otimizar seu sistema, realizar verificações de diagnóstico de hardware e remoção de vírus. O Dell Power Manager concede que você personalize o uso da bateria, e o Dell Mobile Connect concede que você use seu telefone diretamente do notebook.  O suporte da Dell fornece dados sobre a garantia e o manual, enquanto o Dell Digital Delivery atualiza todas as aplicações da Dell mencionados anteriormente, também tem o Dropbox e versão de teste do Microsoft Office 2016 (30 dias) e do McAfee Live Safe (1 ano)

Adicionalmente, há o aplicativo SmartByte, que disponibiliza gerenciar o uso de sua largura de banda. A Dell também tem um prompt bastante útil do aplicativo MaxxAudio Pro que, após conectar fones de ouvido, permitirá decidir qual saída ou entrada você deseja utilizar. também vem todo o típico lixo de bloatware do Windows 10 que consiste em aplicativos como Netflix , McAfee Security, Candy Crush Soda Saga, Bubble Witch 3 Saga  e Dolby Access.



Seria interessante que todas estas funcionalidades de internet, áudio, bateria e diagnóstico estivessem centralizadas em um software próprio, como de praxe em máquinas gamers mais caras, faltando também ajustes de overclock e controle manual dos coolers, todo notebook gamer que se preze tem seu software de central de comando, no Dell isto ficou faltando, você pode buscar estas funcionalidades em softwares individuais, mas seria mais legal tudo em um único painel de controle.


CONCLUSÃO - EXCELENTE MÁQUINA GAMER DE ENTRADA
Em conclusão, não há muito a ser dito sobre o Dell G3, não surpreende em muitos aspectos, no entanto, também não é um notebook que decepciona. Tem uma estrutura de refrigeração eficiente, aliada a bom desempenho. A duração da bateria é fenomenal, fornecendo de 5 a 6 horas de navegação na web e assistindo a vídeos ou quase duas horas em jogos, apesar de sempre dar preferência em jogar com notebook conectado a tomada.

A tela não é uma ferramenta ideal para trabalhos que exigem precisão de cores, pois tem uma cobertura ruim de sRGB, mas algum perfil personalizado ajudará a ameniza-la. A qualidade de construção do Dell G3 15 3579 não é a melhor com o seu corpo totalmente de plástico, não é aquela construção em alumínio que você encontraria em uma máquina de ponta mas é o sacrifício que você precisa aceitar para conseguir uma performance tão boa quanto o preço baixo.

Em conclusão, podemos dizer que o Dell G3 15 3579 é um excelente dispositivo. Deixa algo a desejar, mas considerando o preço, você não poderia cobrar algo melhor. O notebook funciona muito bem e pode ser atualizado. Estes dois aspectos - bom preço e bom desempenho - fazem do Dell G3 15 3579 uma escolha decente para muitos propósitos.





CLIQUE ABAIXO PARA VER O PREÇO






PONTOS POSITIVOS:
Grande ganho de performance com nova geração Coffee Lake
Boa vida útil da bateria
Formato com boa portabilidade e aparência discreta
Teclado decente
Bom sistema de refrigeração
Áudio decente
Upgrades facilitados

PONTOS NEGATIVOS:
Tela com baixa cobertura de cores
Toda construção de plástico
Teclado com apenas uma cor de iluminação
Touchpad impreciso
Unidade de armazenamento padrão lento
Sem USB-C, Thunderbolt 3
Sem programa próprio de central de ajustes








Nenhum comentário: