sábado, 11 de agosto de 2018

Quais as Melhores Pastas Térmicas Para Notebook Gamer ?

Pastas Térmicas Para Notebook
Todo sistema de refrigeração depende principalmente de uma estrutura física que permita boa dissipação do calor. Infelizmente em notebooks temos um ponto negativo que vem de fábrica e que deveria ser corrigido por todos os usuários: a pasta térmica, as fabricantes colocam pastas térmicas de baixa qualidade e em muita quantidade em notebooks embalados para a venda, o que gera o efeito contrário, ou seja retém o calor ao invés de dissipá-lo, portanto para máquinas gamers é fortemente recomendado substituí-la por uma pasta térmica de melhor qualidade visando temperaturas mais baixas


Quais as Melhores Pastas Térmicas Para Notebook Gamer ?


Em primeiro lugar esteja ciente de que a troca da pasta térmica invalida a garantia do notebook, portanto deixe este procedimento para depois que ela acabar. Na hora de escolher uma pasta térmica você deve olhar diversos fatores para saber discernir qual pode ser a melhor para o seu notebook, fatores como material de fabricação, facilidade de manuseio, taxa de condutividade térmica, período de cura, se ela é condutora de eletricidade, se é corrosiva, se é durável, preço etc.. por isto preparamos este guia abaixo listando as melhores, assim como suas características de prós e contras.


O que é uma pasta térmica? pra que serve ?

A pasta térmica é uma substância termicamente condutora que você pode comprar, geralmente vendida em forma fluída, que é aplicada entre uma CPU e seu dissipador/cooler. Sua aplicação garante que não haja espaço entre o processador, o que ajuda a dissipar o calor através de sua conexão.Como resultado, você pode obter temperaturas até 20 graus mais baixas, dependendo da qualidade do composto térmico e dos componentes do seu PC.

Sem o conhecimento de muitos, mesmo quando o dissipador de calor é colocado em conformidade, ainda deixa algumas lacunas microscópicas que podem significar má dissipação de calor. Assim, deixando-o com uma CPU mais quente que pode ficar potencialmente danificada a longo prazo.

Pastas Térmicas Para Notebook


A pasta térmica garante que essas lacunas microscópicas e imperfeições sejam eliminadas preenchendo essas lacunas. E, uma vez que a pasta térmica conduz calor, ela efetivamente dissipa o calor do seu CPU ou GPU e em seus coolers / dissipadores de calor.

Pasta térmica também é conhecida como TIM, composto térmico, pasta térmica, composto de silicone, pasta de dissipador de calor, só para citar alguns termos.


Existem alguns tipos comuns de pastas térmicas:

As pastas térmicas de metal são as mais eficientes, uma vez que conduz o calor melhor que os outros tipos. O principal problema com as pastas térmicas de metal é que, devido à sua natureza, também é eletricamente condutiva. As pastas à base de metal são incrivelmente eficazes na dissipação de calor, mas também são mais perigosas para os usuários inexperientes aplicarem. Mesmo uma gota derramada nos pinos do seu processador irá destruí-lo instantaneamente, e provavelmente anulará sua garantia no processo. Derramamentos na placa-mãe precisam ser rigorosamente limpos e, ainda assim, podem acabar causando danos.

Outro tipo popular de pasta térmica são as baseados em cerâmica. Elas são muito mais baratas, mas não dão a mesma diminuição de temperatura que as pastas de metal. No entanto, elas são mais fáceis e seguras de usar e ainda dão ótimos resultados e é por isso que elas são as mais populares e as mais recomendadas para leigos.

As pastas térmicas de silicone já são pré-aplicadas às bases térmicas entre o dissipador de calor e o processador. Estas são muito fáceis de usar, mas não tão eficazes quanto as outras pastas. Este é o composto térmico de pior desempenho comparado aos outros tipos, mas ainda faz o trabalho de dissipar o calor do processador ou da placa gráfica.



O que precisa prestar atenção ao comprar uma pasta térmica
Se você comprar produtos desconhecidos sobre o fabricante, preste atenção em primero lugar aos dados registrados na embalagem. Os seguintes parâmetros são geralmente especificados:


A condutividade térmica: W / (m · K) é o parâmetro mais importante de qualquer interface térmica. Para um notebook, tente obter macação com maior valor possível.

Resistência ao calor: Também às vezes indicado na embalagem. Esta é a recíproca da condutividade térmica, respectivamente, quanto menor, melhor.

Ductilidade: Essa propriedade é importante principalmente em termos da conveniência de aplicar pasta térmica na superfície do processador. Usuários que antes não precisavam usá-lo, é melhor escolher um material mais flexível. É mais fácil se espalhar pela superfície do processador e mais fácil de remover depois.

Resistência a mudanças de temperatura: Com picos de temperatura constantes, o que é inevitável durante o uso de um notebook, a pasta térmica simplesmente seca. Um bom indicador da resistência ao desgaste da pasta térmica é de no mínimo um ano.

O custo do material: Depende de sua composição e peso no pacote. Muitas vezes em uma seringa contém 4 gramas, mas às vezes pode ser apenas 2,5 gr., ou até menos. Além disso, os tubos podem ser envolvidos por uma película opaca, o que impossibilita estimar a quantidade de pasta térmica nela contida.

Deve-se notar que mesmo as características mais altas das pastas, escritas na embalagem, não garantem suas únicas características de desempenho positivas . Os fabricantes, por vezes, superestimam deliberadamente, por exemplo, os índices de condutividade térmica especificados na especificação, o que faz com que interfaces térmicas mais baratas às vezes se mostrem melhores na prática do que as contrapartes caras.




Pastas Térmicas Básicas:


Gelid Solutions GC Extreme
O GC Extreme pode ter uma das mais baixas classificações de condutividade térmica nesta lista, mas é o composto térmico ideal a ser encontrado. Ela esta sendo acessível a um preço muito mais baixo, e preenche todas as caixas da lista que define o composto térmico perfeito.

Gelid Solutions GC Extreme


A composição do GC Extreme é bastante singular, cujo conteúdo é um pouco desconhecido. Com 8,5 W / mK de condutividade térmica. A GC Extreme não é eletricamente condutora, fácil de limpar se derramar e é incrivelmente fácil de aplicar, devido à consistência leve de sua pasta, tornando a instalação inteira um processo fácil para os iniciantes.


Arctic Silver 5
Esta pasta faz um trabalho bastante notável, e dada a sua idade, ainda mantém uma presença formidável hoje. A Arctic Silver 5 possui 8,9 W / Mk de condutividade, que está no mesmo nível de muitas pastas térmicas mais recentes. Seu composto apresenta partículas finas de prata que fornecem uma alta taxa de condutividade térmica sem as desvantagens do metal líquido. Uma aplicação simples e fácil faz do Arctic Silver 5 um ótimo composto para iniciantes. Como o nome sugere, o Arctic Silver 5 AS5 é composto de 99,9% de prata pura e não é eletricamente condutivo.

Arctic Silver 5


A Arctic alega que sua Silver 5 requer um tempo de “cura”. No entanto, a pasta demora um pouco mais para se instalar, o que significa que só fará o seu melhor depois de algumas horas. A pasta, em seguida, engrossa um pouco nos próximos dias até atingir a consistência desejada. A aplicação resultante não fornece apenas uma fuga excelente e uniformemente distribuída para a energia térmica. Ele também fornece uma espécie de estabilidade duradoura que pode ajudar a manter essa pasta funcionando nos próximos anos. A natureza de alta densidade dessa pasta significa que a instalação é um pouco mais prática e deve ser gerenciável por qualquer pessoa.


Arctic MX-4
O MX-4 foi criado pela Arctic Silver para suceder seu extremamente bem sucedido composto térmico Arctic Silver 5. O MX-4 não contém prata e nem outros metais, não precisará se preocupar caso tenha derramado um pouco acidentalmente na placa mãe, ele poderia fazer contato direto com cada pino em seu processador, e você só precisa se preocupar em limpá-lo. Felizmente, até o risco de um derrame é menor devido à consistência macia da pasta. no entanto, fornece uma classificação de condutividade ligeiramente mais baixa de 8,5 W / mK; Curiosamente, o MX-4 geralmente supera o AS5 em testes e oferece um período de “cura” muito mais curto.

Arctic MX-4


O composto à base de carbono oferece excelente condutividade térmica e não é eletricamente condutivo. É suave e fácil de espalhar sem escorrer. Ela é de extrema durabilidade, a Arctic Silver garante, no mínimo, oito anos de uso efetivo a partir de uma única aplicação. Embora o Arctic MX-4 faça o trabalho quase perfeito para o uso regular, aqueles que buscam uma dissipação máxima ainda precisarão de algo um pouco mais forte para um impulso extra.


Noctua NT-H1
A Noctua criou o NT-H1 com o objetivo de competir diretamente com o AS5 do Arctic Silver, e como tal, aprendeu com os erros do Arctic Silver e progrediu além deles. A Mistura de pasta exclusiva do Noctua não é eletricamente condutora. Ela também não é corrosiva, tornando-o adequado para resfriadores comuns de cobre e alumínio.

A Noctua NT-H1 especifica uma classificação de condutividade térmica semelhante à do AS5, que é de 8,9 W / mK. A instalação é rápida e simples. Basta aplicar uma quantidade do tamanho de uma ervilha no meio do dissipador de calor do seu processador e, em seguida, pressionar gentilmente até que fique bem firme sobre o processador. Embora a pasta seja mais seca e mais espessa do que os compostos térmicos habituais. Além disso, também não requer tempo de cura.

Noctua NT-H1


O NT-H1 da Noctua é especialmente conhecido por seu desempenho e incrível durabilidade. Uma aplicação durará anos de desempenho máximo sem a necessidade de uma alteração. O Noctua NT-H1 TIM é um pouco mais barato mas também contém menos pasta, o suficiente para mais de 15 aplicações. Conduz muito bem o calor mesmo com altas cargas de CPU.


O MasterGel Maker
O MasterGel Maker da Cooler Master foi projetado para desempenho ultra-alto com condutividade térmica de 11 W / mk. Ele usa nanopartículas de diamante em vez de partículas normais de diamante e vem em um tubo de 4 ml com limpador e limpador incluídos. O MasterGel Maker também é não-curativo e não-condutor, então você pode usá-lo imediatamente e ele não causará nenhum curto-circuito se um pouco dele derramar na CPU e / ou placa-mãe, mas tente não deixar isso acontecer . Além disso, é muito simples de usar para o usuário final médio.


O MasterGel Maker vem em um tubo dentro de uma embalagem blister e inclui um limpador para que você possa limpar o seu processador e dissipador de calor que você estará usando antes da instalação. Para tornar a instalação um pouco mais fácil para você, a Cooler Master avançou e incluiu um espalhador, já que você vai querer espalhar o MasterGel Maker em uma camada fina cobrindo todo o processador para obter o melhor desempenho possível.



Grizzly Kryonaut
Esta pasta faz quase tão bem quanto algumas das melhores misturas de metal líquido durante sessões de overclock pesadas e é incrivelmente fácil de aplicar, incrivelmente amigável para os novatos e incrivelmente fácil de limpar. Depois de fazer a aplicação, você pode esquecê-lo por anos.

Com 12,5 W / mk é a pasta de cerâmica mais termicamente condutora e não conduz eletricidade, caiu um pouco na sua placa-mãe? Uma limpeza suave e desaparece, sem se preocupar com qualquer resíduo em seu hardware caro.. Não requer tempo de cura, é fácil de aplicar e fornece até 3-4 ° de temperatura mais baixa que o Arctic Silver 5 e o Noctua NT-H1.. O impacto no desempenho na prática em suas temperaturas pode ser comparado à maioria das misturas de metais líquidos.

Grizzly Kryonaut


Aplicação simples e de fácil manuseio. Aplique uma quantidade do tamanho que pode suportar temperaturas extremamente baixas tão facilmente quanto as mais altas. A principal desvantagem para o Kryonaut é o seu preço premium, que na maioria das vezes se encontra custando o dobro da concorrência.




Pastas Térmicas Avançadas


Coollaboratory Liquid Ultra
Depois de ter sido aclamado pela crítica e sucesso pelo seu líquido Liquid Pro, a Coollaboratory decidiu tornar a tecnologia mais acessível ao usuário comum, já que as soluções de refrigeração líquida estavam se tornando cada vez mais acessíveis e desejadas. O compósito resultante foi o Liquid Ultra, que ofereceu a condutividade e desempenho de alta temperatura do metal líquido, sendo mais fácil de instalar, com o menor risco envolvido.

Coollaboratory Liquid Ultra


O Liquid Ultra tem uma classificação de condutividade de 38,4 W / mK, dando a capacidade de transferir calor sem problemas durante sessões pesadas de overclock. O Liquid Ultra foi projetado com facilidade de uso em mente. O composto é mais viscoso que a maioria dos metais líquidos e a escova aplicadora garante que a aplicação seja rápida e fácil; uma pequena mancha de Liquid Ultra e algumas pinceladas e você concluiu a aplicação, criando um procedimento de aplicação simples que mantém a instalação simples e menos propensa a acidentes do que os metais líquidos convencionais. Ele tem a capacidade de permitir que você leve seu sistema de resfriamento ao limite, devido ao quão bem ele transfere o calor a temperaturas mais altas; ideal para overclocks agressivos.

Como com qualquer mistura à base de gálio você deve manter longe do alumínio. Ela leva mais tempo para ligar bem naturalmente com cobre e outros metais, mas acabará por fazê-lo.


Phobya Liquid Metal
A Phobya LM, como a maioria das misturas de metais líquidos, apresenta uma forte classificação de condutividade. Em 40W / mK, o Phobya LM gerencia o calor muito bem. Feita em metal 100% líquido. É projetado para uso com sistemas de refrigeração líquida e overclock. É um pouco complicado de aplicar, pois a tensão superficial é um pouco mais forte que a da água. Evite se você não tem experiência em aplicar pastas térmicas, pois o LM da Phobya também é eletricamente condutor.

Não há muita informação sobre o conteúdo da mistura, mas o gálio está presente, evitar o contato com o alumínio é muito importante. Liga bem com cobre, bem como outras misturas térmicas de metal líquido.
A Mistura endurece e incha em baixas temperaturas. O preço é um pouco alto comparado aos produtos de desempenho similar.


Conductonaut Grizzly
O Conductonaut ostenta uma alta condutividade térmica com uma classificação de 73W / mK empolgante. É muito mais do que adequado para qualquer coisa que você possa usar. Apresentando uma mistura de metais. O Thermal Grizzly mantém a relação exata e a lista de ingredientes em segredo. Esta mistura especial dá ao Conductonaut um pouco mais de consistência do que outras ligas de gálio puro, tornando a aplicação mais fácil para o usuário. Uma alta taxa de condutividade térmica garante que o processador e o cooler suportarão o overclocking com eficiência.

Uma vez que o Conductonaut contém gálio, você vai querer mantê-lo bem longe de suas partes de alumínio.
A aplicação é bastante simples, mas a mistura ainda é condutora e você precisa evitar que ela interaja com qualquer coisa que pareça que carregaria uma carga elétrica. Cuidado extra é recomendado, também é difícil de limpar na maioria dos dissipadores de calor.

Conductonaut Thermal Grizzly é uma das melhores pasta térmica do mercado atualmente. Aqueles que desejam empurrar seu desempenho para o máximo devem definitivamente dar uma chance a essa pasta de metal. Apenas tome cuidado e dedique seu tempo ao aplicá-lo, e você não ficará desapontado.


Coollaboratory Liquid Pro 
O Liquid Pro da Coollaboratory, é a pasta térmica de nível de consumo mais condutora do mercado. O Liquid Pro é um metal 100% líquido, consistindo de uma liga à base de gálio. Simplificando, em termos de desempenho, o Liquid Pro é a melhor que existe, com taxa de dissipação de 82W / mK, supera todos os compostos térmicos convencionais e até possui um grande espaço entre a maioria das outras misturas térmicas de metal líquido.O Liquid Pro está perfeitamente contente em transferir os grandes volumes de calor que acompanham os altos overclocks e o faz sem sinais de estresse. O metal líquido não se ajusta nem muda de estado quando aquecido e resfriado rapidamente de volta à temperatura ambiente, proporcionando uma vida útil extremamente longa.

Coollaboratory Liquid Pro


Se você não tem experiência na aplicação de pasta térmica, melhor evitar. Colocar muita quantidade levará a um derramamento que pode estragar as junções expostas, ao passo que aplicar muito pouco o fará tentar substituí-lo com frequência, porque ele simplesmente não irá conduzir bem. É preciso saber a medida ideal. Escolher outro composto térmico até ter uma boa noção das quantidades de aplicação pouparia muito dinheiro e tempo na limpeza. Ele liga-se bem e prontamente com o cobre. Com o tempo, a liga de gálio se ligará ao cobre, o que criará uma liga de gálio-cobre que dificultará a remoção e a limpeza.

Gálio não se da bem com o alumínio. Se o seu cooler ou dissipador de calor / difusor / tubo (s) de resfriamento consistem em alumínio ou uma liga à base de alumínio, você vai passar de um metal sólido para uma massa mole em um dia ou dois.



Como Aplicar a Pasta Térmica ?
Agora que você conhece algumas das melhores pastas térmicas do mercado é hora de você saber como aplicá-las. Muitas pessoas cometem o erro de colocar um monte de compostos térmicos na superfície da sua CPU, porque eles acham que este é o melhor caminho a percorrer.

Entretanto, menos é mais quando se trata de aplicar a pasta térmica. Existem vários métodos que você pode aplicá-lo, mas quais são realmente os melhores? Abaixo estão alguns dos melhores métodos que você pode usar para aplicar a pasta térmica, mas de forma geral o objetivo é conseguir que ele se espalhe uniformemente pelo seu cpu usando o mínimo possível.

Sempre limpe primeiro antes de aplicar - A primeira coisa que você precisa fazer antes de aplicar a pasta térmica é realmente limpar a superfície ou o IHS ou o espalhador de calor integrado (a parte de metal que você vê no processador). Limpe-o usando álcool isopropílico. Além disso, use papel de seda, pois é um material não condutor. Certas pastas térmicas também vêm com uma ferramenta específica, como um pincel, que você pode usar para espalhar uniformemente a pasta.

As pastas térmicas de metal requerem um pouco mais de perícia e cuidado para aplicar, e isso não é apenas porque elas são eletricamente capacitivas. Em primeiro lugar, o dissipador precisa ser completamente limpo com álcool isopropílico antes que a pasta possa ser aplicada.

pasta termica notebook


Método De Ervilha
Provavelmente o método mais popular quando se aplica a pasta térmica. Coloque uma quantia de pasta térmica do tamanho de uma ervilha no IHS do seu processador ou placa gráfica e monte o restante. A pasta espalhará uniformemente conforme você pressiona o dissipador de calor sobre ela.

Método de linha vertical
Usado principalmente nos processadores Intel, o método da linha vertical é feito simplesmente apertando uma pequena quantidade do TIM e desenhando lentamente uma linha vertical (não ultrapasse a superfície do IHS).

Método Circular
Este método de aplicação da pasta térmica é onde você criará um círculo usando o composto. Observe que o círculo deve ser fino para não introduzir muita pasta térmica no IHS.

Menos é mais
Outro problema que vem de fábrica e que deve ser corrigido é o fato de que as fabricantes colocam muita pasta térmica ! isto acaba gerando o efeito contrário, ou seja ao invés de dissipar, acaba por acumular o calor ! você deve remover este excesso.

Como mencionado anteriormente, menos é mais quando se trata de aplicar pasta térmica. Quanto mais pasta térmica você colocar, pior será o desempenho, já que o excesso de pasta térmica atua como um isolante. Portanto, retém o calor em vez de dissipá-lo.

Por outro lado, muito pouca pasta térmica também é ruim para o seu CPU ou GPU. Qual é o tamanho recomendado, você pergunta? Basta consultar a seção anterior, já que destaquei três dos melhores métodos de aplicação do composto térmico.

Nenhum derramamento
Ao aplicar pasta térmica, certifique-se de não derramar a pasta nos outros componentes da placa-mãe. Isso ocorre porque algumas pastas térmicas são eletricamente condutoras e podem causar curto-circuito em outros componentes elétricos.

Reaplicar
Pastas térmicas geralmente duram muito tempo. Então, quando você precisa reaplicar isso? Bem, você deve reaplicar a pasta térmica quando estiver limpando seu cooler. Além disso, como regra geral, altere a pasta térmica pelo menos um ano após a aplicação inicial ou quando sentir que seu sistema não esta lidando bem com o calor.

Se você está se perguntando como remover pasta térmica antiga, a resposta é simples - 99% de álcool isopropílico. É a ferramenta mais eficaz para limpar os bits da CPU, do dissipador de calor e da superfície do processador. Simplesmente, mas com cuidado, coloque um pouco na parte que você está limpando, deixe-a fazer sua mágica por alguns minutos, e depois limpe-a com um pano limpo.

Tempo de vida da pasta térmica - quanto tempo dura ?
Quando você está considerando a quantidade de pasta térmica incluída em um tubo, não é uma boa idéia começar a desenvolver ilusões sobre a obtenção de anos de uso da pasta. O prazo de validade de muitas pastas térmicas é de apenas dois ou três anos. Pasta térmica não envelhece bem. Depois de ter certeza de que você instalou com sucesso o seu cooler, você provavelmente vai querer jogar fora qualquer pasta que tenha sobrado.

melhor pasta térmica para notebook


Conclusão
Agora que você finalmente chegou à conclusão do artigo, tenho certeza que você sabe as razões pelas quais precisará de uma pasta térmica. Embora existam muitas pastas térmicas no mercado, reduzi as melhores para que você não precise perder mais tempo vasculhando a internet em busca de informações sobre os melhores dos melhores.

Em suma, se você quer apenas uma pasta térmica confiável e econômica, adquira o Arctic MX-4. Para overclocking, obtenha o Noctua NT-H1 ou o Arctic Silver 5, esta disposto a pagar mais e quer a melhor dissipação possível sem envolver maiores riscos ? va de Grizzly Kryonaut.

Para obter melhores resultados, obtenha o Conductonaut Grizzly, que é um pouco mais caro, mas deve ser manipulado apenas por usuários experientes, embora valha a pena se você quiser aumentar seu desempenho ao máximo.

2 comentários:

  1. Olá amigo, tudo bem? Eu tenho um Acer Helios 300 e gostaria de saber qual a melhor pasta térmica para este notebook. Vejo que meus jogos estão perto dos 90 graus, o que é uma temperatura altíssima. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro tenha certeza de que ja acabou a garantia pra pensar em fazer isso, se nao tiver acabado ainda, desative o turbo boost do processador com thrtottle stop para manter seu note em temperaturas baixas até a garantia acabar, depois disso vc pode reativa-lo e trocar a pasta termica, se voce quer uma pasta barateza va de Gelid CG Extreme se voce quer o melhor que o dinheiro compra va de grizzly kryonaut

      Excluir

▁▂▃▅▆▇    ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES    ▇▆▅▃▂▁

* Mas estes preços estão maiores ? Preços sobem e descem a todo instante, eu prefiro recomendar aquilo que é o melhor possível do que o que é mais barato.

* Como sei se um Notebook roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração idêntica do seu note. Ex: The Witcher 3 i5 8250U MX150.

* Quais as prioridades ao se escolher um notebook para jogos ? Em primeiro lugar vem a refrigeração, em segundo vem a placa de vídeo e em terceiro vem a geração do processador.

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* Entre placas de vídeo escolho MX ou Intel Graphics ? MX.

* Entre processadores escolho série H ou U ? H.

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i5 é muito melhor que i3, i7 é pouco melhor que i5.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático.

* Posso trocar a placa de video de notebook ? Não

* Qual a primeira coisa se fazer em um note ? Remover Bloatware.

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada.

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, Defina placa de vídeo Dedicada como Principal, Atualize todos os Drivers e feche processos com Razer Cortex.

* Meu Note esta lento o que fazer ? Desative os programas que iniciam junto com Windows.

* Mas notebook não esquenta ? Neste blog recomendamos modelos que aquecem pouco, mas para garantir preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado.

* Qual Cooler devo usar no notebook ? Note com saída de ar lateral = Cooler exaustor AC268, Note com saída de ar frontal = OiMaster CF-1691, Notebook Gamer = Black Sir C6.

* Que Upgrade você recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica.

* Qual Memória Ram e SSD é compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também consta quais memórias são compatíveis.

* Quero jogar jogo com muitos Mods, pacotes e expansões, do que preciso ? De SSD.

* Onde baixo jogos ? Steam e Origin.

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue para loja que você comprou e solicite o Direito de Arrependimento, vão te dar um código para enviar o note de graça e te reembolsar sem ser preciso justificativas.

* Tenho muitas Dúvidas e gostaria de suporte, onde pergunto ? No nosso Forum ou Grupo

* Nossa ajudou demais, como posso retribuir ? Por favor tudo que peço é que voce cite qualquer link deste site nas suas discussões em fóruns de tecnologia, só isto ja me ajuda demais.