Problemas Comuns De Base Coolers e Como Resolvê-los

Se tem uma coisa que me enche o saco nesses coolers para notebooks é o quanto eles são fracos, as marcas fabricam eles em materiais muito baratos, o resultado disto é uma base cooler vagabunda, eu mesmo ja tive diversos modelos, ja tive que fazer gambiarras pra melhora-los e para concerta-los, no post de hoje vou falar sobre a minha experiência com estes coolers de notebook para lhe precaver de quebrar o seu, apesar de fazerem anúncios promissores, a verdade é que estes coolers requerem um uso muito cuidadoso, é preciso usa-los como se fossem feitos de papel.




Certamente as dicas aqui repassadas não valem para todas os modelos, há modelos feitos em material decente, mas a verdade é que as marcas como Multilaser, Coolermaster, C3 Tech, Thermaltake, Deepcool, também as marcas da china (Xing Ling: Cool Cold, Havit, Bujian, Top Mate, Three leaf, ) e todas as outras marcas desconhecidas.. todas elas fazem suportes com material que não vale nada, eu pessoalmente ja tive vários, os problemas mais recorrentes que tive foram os seguintes:



DICAS PARA PRESERVAR SEU SUPORTE COOLER NOVO


Evite a movimentação constante - Quebra do Apoio:
Notebooks são escolhidos por favorecerem a portabilidade, isto é válido se você pensa em usar o notebook como uma ferramenta de trabalho ou como um acessório de estudos, mas se você pensa em jogar, o melhor é evitar essa movimentação constante da base, estes coolers geralmente são fabricados com um material de plástico muito barato e fraco, com exceção para marcas mais caras, mas no geral o material delas não suporta movimentação, a medida que você o transporta, o plástico começa a rachar e a quebrar. No meu caso eu apenas movia meu suporte da mesa de escritório para o meu colo quando sentava na poltrona que fica ao lado e vice versa, só esta simples movimentação quebrou os apoios da minha base Tree New Bee.






Evite conexões constantes - Quebra do Cabo:
Outro elemento que costuma ser frágil nestes coolers é o cabo, recomendo que você evite o máximo possível mexer no cabo de alimentação, isto pois com a movimentação excessiva dele, ficar conectando e desconectando toda hora, isto causa uma torção excessiva no interior do cabo e acaba gerando mal contato até que ele pare de alimentar os coolers totalmente, faça o seguinte, deixe sempre conectado e desligue o cooler apenas através dos botões de controle, passe também uma fita isolante ou coloque uma mola ao redor da ponta do cabo para fortificar a extremidade e evitar a dobra acentuada, desta forma você estará poupando a integridade do cabo, infelizmente eu não sabia disto e aconteceu com um Cooler Exaustor que tive.






Evite a mudança constante de inclinação - Quebra da Alça:
Muitos suportes permitem vários ângulos de inclinação, seja através dos pesinhos expansíveis ou por uma alça com degraus, mais uma vez recomendo que você defina a sua angulação preferida e não troque por outra mais, isto pois mais uma vez o material de construção destes suportes que é o plástico abs vagabundo acabará quebrando os pés ou partindo a alça, se possível arrume uma forma de travar seu suporte em uma inclinação só. Mais uma vez, fui acometido por esta infelicidade na base Multilaser Warrior AC 292 que tenho até hoje só que agora esta concertada.





Reforce as travas de alguma forma - Quebra das Travas:
Outro elemento que é muito útil mas que também é muito frágil são as travas, se seu notebook for muito grande e pesado como no caso de notebooks gamers, ja tenha em mente que com o tempo elas vão quebrar, recomendo que você ja as reforce de alguma forma antes que elas quebrem, com algum tipo de cola como super bonder ou durepox, em dois modelos que tive (Multilaser Warrior Master e Tree New Bee) estas travas quebraram pois os pinos do eixo que seguram elas são muito fracos, e olha que meu notebook é comum e tem apenas 15 polegadas..











MODIFICAÇÕES PARA AUMENTAR A PERFORMANCE DO SEU SUPORTE:
As dicas abaixo visam adulterar o aspecto físico da sua base cooler visando reduzir mais as temperaturas, mas certamente vão requerer que você tenha certas ferramentas e faça procedimentos que vão anular a garantia dela, só faça na sua se ela ja estiver fora da garantia.


Não tem portas USB disponíveis ? Use um carregador !
Se seu notebook tem poucas portas USB e elas ja estão ocupadas com outros periféricos, você pode conectar sua base cooler com um carregador de celular e assim economizar uma porta do seu notebook, tudo que é preciso é que tanto seu suporte quanto o carregador (recomendo modelo Quick Charge) compartilhem de portas USB atraves de um cabo, alguns usuários relatam até mesmo uma boa melhora na força de refrigeração dos coolers com este truque, mas geralmente não deve ser muito diferente.








Coloque pezinhos para evitar o efeito de acúmulo térmico:
Existe um efeito negativo que aumenta as temperaturas do seu notebook quando você o coloca sob um material plano ou denso (sem furos, sem grades), este efeito é a transição física direta do calor do aparelho para o material de apoio que acumula este calor e superaquece seu notebook ainda mais, este efeito acontece quando você posiciona seu notebook sob mesa de madeira, vidro, plástico, colchão, seu colo e até em alguns modelos de base com cooler feitas em alumínio e plástico espesso ou plano, para evitar esta transição e isolar o calor do seu notebook existe um truque muito simples que você pode implementar na sua base, simplesmente fixe tampinhas de garrafa nos quatro cantos da base, desta forma o notebook sera levemente erguido e a temperatura dele não passará para o material de apoio da base, facilitando a dissipação, só se certifique de que o note não fique mais alto que a trava, este efeito aconteceu com a base cooler Chill Mat Targus que tive uma vez.








Faça aberturas para liberar o fluxo de ar:
Outro problema que acontece em suportes que vem com grades de alumínio e plástico, tanto a grade de cima de alumínio, quanto a grade debaixo de plástico abafam o fluxo de ar, reduzindo a força de ventilação do suporte, então a dica aqui é bem simples, faça aberturas do tamanho dos coolers tanto em cima quanto abaixo da base, para que o ar flua sem impedimentos, na grade debaixo um metal aquecido qualquer ja é suficiente para fazer as aberturas (obviamente que você deve respeitar o apoio do cooler e deixar uma ponte pra que ele continue fixo no suporte, senão ele sai na sua mão), quanto a grade de alumínio de cima, uma tesoura de metal é capaz de cortá-la, ou um ferro de solda que é mais preciso ainda, fazendo estas aberturas os coolers poderão fazer o melhor de sí, sem abafamento.


como aumentar a força do cooler de um suporte para notebook





Substituindo coolers defeituosos - Quebra dos Coolers:
Em relação ao cooler não podemos fazer nada para precaver um defeito, mas se o cooler do seu suporte parar de funcionar você não precisa jogar todo o suporte fora e pensar em comprar outro, ao invés disto, aproveite este defeito para fazer uma melhoria no suporte, abrindo a estrutura, arrancando o cooler defeituoso e colocando no lugar coolers de PC muito mais poderosos ligados a um carregador 12V, desta forma você reaproveita o suporte e ainda ganha uma força fenomenal de refrigeração, mas pra isto temos um outro tutorial mais detalhado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo