Notebook Gamer Ou PC Gamer - Qual Escolher ? (Guia de Compra)

Quando os computadores digitais foram inventados pela primeira vez, quando ocupavam salas inteiras e quando os discos rígidos pareciam máquinas de lavar , quem teria imaginado que cerca de meio século depois teríamos computadores mil vezes mais potentes em nossas próprias mesas. De fato, os computadores estão ficando mais poderosos e cada vez mais leves a cada ano. O tema do dia, no entanto, está relacionado a notebooks gamers, o que chama a atenção para o quanto a tecnologia avançou. Para ser mais específico, estaremos comparando notebooks gamers e PC gamers em vários pontos e determinar qual é melhor em cada caso.




Configurações
Sempre que estamos falando de sistemas gamers, as especificações da GPU são quase sempre a primeira coisa que você quer saber. E embora não seja tão difícil encaixar um CPU i7 ou Ryzen 7 dentro de um notebook, com as GPUs é uma outra história.

O fato é que as placas gráficas high-end são grandes. Este não é um grande problema com computadores de mesa, mas a principal vantagem de um notebook é o fato de ser portátil e relativamente leve. Como tal, existem vários problemas quando se trata de encaixar uma placa gráfica enorme dentro de um chassi de plástico pequeno e fino... Os notebooks usam versões móveis especiais de GPUs que são projetadas para caber dentro do interior e adicionar o mínimo possível à massa geral do notebook. No entanto, há outra questão importante em jogo aqui ...



As GPUs ficam quentes. Aqueles enormes dissipadores de calor e refrigeradores de ventilação tripla não são apenas para exibir. Não apenas uma GPU precisa caber dentro do notebook, mas o sistema de refrigeração geral do notebook precisa ser ajustado para acomodar o aumento de calor que vem com uma placa gráfica dedicada. Com os dois pontos acima em mente, tamanho reduzido e geração de calor não vêm sem compensações. Versões móveis de GPUs são sempre mais fracas do que suas contrapartes de desktops, enquanto custam até mais.

Pcs gamers certamente vão obter vantagem no que diz a refrigeração, desde que o gabinete ofereça o espaço, há possibilidade de colocar coolers de refrigeração e exaustão nas janelas do gabinete, cooler dedicado ao processador e até mesmo sistemas de refrigeração líquida, entretanto esteja ciente de que como há mais fluxo de ar no interior de um PC gamer, também haverá mais sujeira, pó e plumas farão parte do seu cotidiano e você terá que limpar com uma certa constância.

Com tudo isso dito, simplesmente não há concorrência entre um PC gamer e um notebook gamer em termos de desempenho bruto. Além disso, o fato de um notebook gamer custar quase o dobro de um PC Gamer com especificações semelhantes está longe de ser algo encorajador, um notebook nunca será tão poderoso quanto um PC Gamer de custo equivalente.. Então, está claro que os desktops assumem uma liderança definitiva no departamento de GPU, mas e os outros componentes?

CPU - Similar às GPUs, tanto a Intel quanto a AMD possuem versões móveis de seus processadores com geração de calor e consumo de energia reduzidos. Mas, mais uma vez, eles são sempre mais fracos do que suas contrapartes no desktop.
RAM - Os notebooks costumam ter quantidades menores de memória RAM, e vários deles permitem a instalação de módulos RAM adicionais, embora isso raramente seja necessário .
Armazenamento - Obviamente, os notebooks têm espaço limitado, portanto, a instalação de vários HDDs ou SSDs adicionais não é possível. No entanto, há sempre a opção de substituir o HDD / SSD existente ou usar o armazenamento externo.

Como você pode ver, os notebooks gamers tem a capacidade de expansão é muito mais limitada do que a de um desktop.

Periféricos
Ao falar sobre periféricos, deve-se notar que, embora os notebooks tenham telas, teclados e touchpads integrados, isso pode ser bom ou ruim.

É verdade que você não precisa pagar mais por nenhum dos itens acima, mas e se você simplesmente não estiver satisfeito com o que tem? Se você tem olhos fixos em um monitor gamer de 144 Hz ou em um teclado mecânico chamativo, os que vêm com o notebook acabam aumentando desnecessariamente o preço do aparelho.

Display - A grande maioria dos portáteis para jogos possui telas Full HD com taxas de atualização de 60 Hz  (limite de 60 Fps) e uma diagonal de 15 a 17 polegadas. O tamanho da tela em si é compreensível se você quiser que seu notebook se encaixe confortavelmente em uma bolsa, mas se você tiver seus olhos definidos em resoluções mais altas e / ou taxas de atualização, você precisará de um monitor. Graças a fabricantes como a NVIDIA, os gráficos de notebooks são uma opção viável para os jogadores que gostam de jogar a maioria dos jogos com alto grau de detalhe. No entanto, a iminente revolução dos jogos em 4K representará um problema para os notebooks gamers. Simplificando, os notebooks não poderão renderizar tantos polígonos na mesma quantidade de espaço.
Teclado - Notebooks usam teclas de membrana de baixo perfil, bem como iluminação embutida, ja teclado mecânico nativamente é muito raro.
Touchpad / Mouse - Qualquer um que já tenha usado um pode dizer com segurança que os touchpads são altamente inconvenientes para jogos. Seja qual for o caso, você terá que comprar um mouse para seu notebook de jogos separadamente.
Alto-falantes e microfone - Alto-falantes e microfones internos encontrados em notebooks gamers na verdade tendem a serem muito bons. Caso você prefira fones de ouvido, pelo menos não precisará se preocupar em adquirir um fone de ouvido ou um microfone dedicado. Uma das melhores coisas sobre os portáteis gamers atualmente disponíveis no mercado é o quão avançados eles são em termos de saída de som.


Personalização
Indiscutivelmente a vantagem mais significativa de um PC Gamer é o quão personalizável ele é. É verdade que você precisa de um pouco de conhecimento e compreensão dos sistemas de computação, mas qualquer um que conheça o básico de hardware pode desmontar um PC com algum esforço e o usuário é livre para ajustar, personalizar e substituir qualquer componente que desejar. Além do mais, isso pode ser feito apenas com as ferramentas básicas - geralmente com apenas uma chave de fenda. No entanto, esteja ciente de que como o mercado de peças para PC possuem uma ampla variedade de fabricantes, é muito comum a ocorrência de problemas de compatibilidade.



Por outro lado, um notebook precisa de um toque muito mais delicado. Sim, eles podem ser abertos e peças podem ser substituídas, mas isso exigiria ferramentas especiais e componentes que não estão disponíveis para compra pelos consumidores. Os Notebooks sempre foram feitos para serem compactos, e como resultado, os componentes de um notebook são feitos especificamente para caber dentro de um. Não há espaço para você instalar componentes adicionais.

Claro, alguns notebooks têm discos rígidos removíveis que podem ser trocados, mas fora isso ou a RAM, na maioria dos casos você está praticamente preso com o que você compra no dia da compra até comprar todo um novo sistema. Mesmo se você puder trocar a GPU ou conecta-la com um amplificador através da porta Thunderbolt 3, será tão caro que não fará sentido.

Notebooks foram feitos para simplesmente comprar e usar, pode ser justificável para alguns usuários que não querem se inquietar com manutenções frequentes. Embora as GPUs e CPUs de notebooks não sejam tradicionalmente atualizáveis, você pode atualizar suas configurações de RAM para até 32 GB em muitos dos modelos mais recentes. Notebooks finos dificultam o acesso a slots de RAM, mas desmontar corre o risco de anular sua garantia. Com uma área de trabalho para jogos, você sempre pode atualizar a quantidade de RAM disponível.


Portabilidade
Quase nada precisa ser dito a esse respeito. Quer estejamos a falar de um portátil de escritório ultraleve ou de um gamer pesado de 2kg, serão sempre mais portáteis do que um PC para jogos. Afinal, muitos gabinetes de computadores, sozinhos são mais pesados ​​que os notebooks!

Enquanto isso, um PC gamer completo não é apenas mais pesado e maior, mas também tem muitos periféricos e cabos que o acompanham - o monitor, o teclado, o mouse, etc. Obviamente, transportá-lo pode ser um grande incômodo.



Se você é viciado em jogos ou é um jogador sério batalhando em torneios, dificilmente vai ser capaz de arrastar em torno de sua área de trabalho onde quer que vá. Notebooks, por outro lado, estão ficando mais finos a cada dia, e com um bom notebook gamer, você pode jogar em praticamente qualquer lugar. Até mesmo o notebook mais pesado que você pode colocar em suas mãos será mais leve que um desktop para jogos,

A outra desvantagem de um desktop de jogos quando se trata de portabilidade é o número de periféricos e fios que vem com ele - levá-los a qualquer lugar que você vá vai ser um aborrecimento. Pense em um torneio ou em uma festa da LAN - você realmente conseguirá carregar todo o seu sistema?

Ainda sobre a portabilidade, PC gamer simplesmente não é amigável para quem mora em apartamentos e tem cômodos pequenos ou apertados com móveis, ou qualquer outra residência que carece de espaço, será trabalhoso manter um PC gamer, pois eles requerem não só o espaço para gabinete, monitor, fonte, mesa e poltrona mas também o espaço para fazer as manutenções, pra quem mora neste tipo de local um notebook gamer sera mais viável.

Dito isto, provavelmente é bom saber que a maioria dos notebooks gamers ainda será mais volumosa do que o seu notebook de escritório comum. Enquanto eles ainda podem caber em sua mochila, eles não são exatamente o que se chamaria de elegante ou leve.




Conclusão
Tendo dito tudo isso, só podemos concluir que um PC Gamer é melhor que um notebook gamer na maior parte dos casos. Oferece um melhor desempenho geral em comparação com variantes móveis de CPUs e GPUs. São fáceis de personalizar, reparar e atualizar. Por outro lado, a única vantagem real de um notebook para jogos é sua portabilidade.

Não há como negar que os portáteis para jogos já percorreram um longo caminho, especialmente nos últimos anos, houve muita inovação. No entanto, os PCs superam os notebooks em gráficos, processamento, armazenamento e muito mais. Notebooks podem ter vantagem competitiva quando se trata portabilidade, mas a falta de recursos atualizáveis ​​torna a decisão um pouco mais fácil para entusiastas de jogos que só querem gastar uma quantia marginal hoje com planos de atualizar componentes mais tarde.

Sua decisão dependerá dos tipos de jogos que você joga regularmente, bem como o quanto você depende da portabilidade para jogos ou tarefas diárias. Para alguns entusiastas de jogos, o custo competitivo de um notebook gamer moderno vale a pena. Os notebooks vêm com monitores, teclados e mouses já integrados, enquanto os desktops de jogos podem precisar ser personalizados e otimizados com o tempo. Esperamos que este guia forneça a percepção prática de que você precisa para tomar a decisão certa.

Vantagem de PC Gamer:
* Amplas possibilidades de personalização
* Muito mais desempenho
* Mais qualidade de imagem: 4K, 144Hz, Multi monitores
* Refrigeração facilitada
* Melhor Custo X Benefício

Desvantagem de PC Gamer:
* Manutenção mais frequente
* Necessidade de compra de componentes extras
* Absolutamente nenhuma mobilidade
* Precisa de amplo espaço para instalação e manutenção, não amigável a residência apertada
* Requer limpeza habitual, porém o próprio usuário pode fazer

Vantagem de Notebook Gamer:
* Portabilidade muito maior, favorece o transporte para uso externo e residências carentes de espaço
* Sem manutenções frequentes, comprar e usar
* Raramente precisa de limpeza interna, mas, só um técnico pode fazê-la
* Possibilidade de upgrade na memória e armazenamento
* Você pode levar pra outros locais e usar em outras finalidades, (profissional, estudantil, viagens, férias).

Desvantagens de Notebook Gamer
* Desempenho muito inferior
* Menos possibilidades de upgrades
* Refrigeração dificultada, necessita de reforço
* Full HD 60Hz inferior a 4K 144Hz
* Preço muito mais caro


Se você quer o máximo de desempenho e capacidade possível pelo dinheiro gasto, vá de PC

Se você quer algo para usar em casa, trabalho, escola, viagens, va de Notebook Gamer

Se você quer algo que você possa personalizar nos mínimos detalhes, va de PC

Se você não quer mexer com manutenções, quer algo pronto para usar, va de Notebook Gamer

Se você mora em residência com cômodos espaçosos, va de PC

Se você mora em residência com cômodos apertados, va de Notebook Gamer




4 comentários:

  1. Bom Dia, marco.

    Cara, Eu to numa dúvida:

    Na Questão de Valor, Quero CustoXBenefício
    Então estou optando pelas versões com i5 e GTX1050

    Estou em Duvida Entre um Acer Nitro 5 ou o Dell Gamming.

    Ja tenho uma DELL ja faz uns 5 anos, Tudo que muitas pessoas falam de ruim, comigo nunca aconteceu. Meu Nome está em perfeito estado ate hoje, nem mesmo manchas no Teclado tem.

    Ele é um i5 4ª - 8GB DDR3 - Placa Radeon Fraquinha.
    Uso ele pra tudo, Trabalho e Lazer.
    no meu trabalho, faco revelações no Lightroom (sou fotografo)
    e pequenas edições de video no Vegas.

    Ele vai bem até, mas quero trocar... Quero um outro note pra ficar aí mais uns 5 anos, creio que esses modelos games me darão um desempenho bem melhor.

    E se necessário a medio prazo, coloco um SSD neles e dou um UP na memoria.

    Então, voltando a pergunta:
    na sua opinião, DELL ou ACER?

    no caso,ate qual diferença de preço vale a pena o UP pros i7

    *Obs: Encontrei ja os modelos i5 a vista, na media de 3500$
    Esse preço está otimo na minha opinião.
    Ja os i7 chega a quase 1000$ de diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não vale a pena subir para o i7, ele é cerca de 30% mais rápido e isto resulta em tempos menores de carregamento, renderizações etc.. mas ainda sim acho que o i5 seja melhor custo benefício, é plenamente capaz tambem e ainda é mais barato, em relação aos Dells, a questão varia de modelo pra modelo, tem modelos da Dell que são bons e tem modelos da Dell que são furada, o Dell Gaming é um dos bons, no seu lugar eu iria de Dell Gaming com tela IPS, esse note é um monstrinho, bateria muito duradoura, refrigeração decente, audio com subwoofer, memoria cache flash emfim, o nitro é bom, mas o Dell oferece alguns mimos a mais.

      Excluir
    2. Entendi, Realmente tem esses Detalhes, Só Esqueci de falar corretamente ali os preços.:

      DELL - Mais em conta que achei foi 3800$
      Acer - mais em conta que achei foi 3500$

      Eu tenho a impressão mesmo que o DELL tem maior qualidade, refrigeração melhor, Tela IPS.

      Como Estão esses HDs hibridos? Ja tive um outro DELL que tinha uma 32ssd em conjunto, Que te falar, Só me dava dor de cabeça, Dava tela azul direto, Unica solução era desativar a aceleração

      Ai não sei hoje, deve estar melhores.

      Excluir
    3. Olha, tem sido elogiado pelos compradores do modelo no meu grupo do facebook, isso deve ter sido algum problema relacionado ao Windows, os usuários falam que este cache deste modelo faz toda a diferença, se eu fosse comprar um note gamer seria o Dell, sem falar na facilidade de abrir a tampa inferior distorcendo apenas um parafuso para fazer upgrades... não é um alienware, mas é um excelente tudo em um.

      Excluir

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA.

- NÃO POSTE LINKS, CITE NOME DE MODELOS AO INVÉS DISTO

- NOTEBOOK COM DEFEITO ? SOLICITE A GARANTIA DA LOJA QUE VC COMPROU.

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- LEIA O ARTIGO ANTES DE PERGUNTAR, SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/