Limpe Por Dentro do Notebook para Reduzir Aquecimento

Todos nós devemos saber que os notebooks são mais compactos do que os computadores de mesa em termos de construção física, notebooks tem pequenos espaços internos. Claro, a finalidade é conseguir um pequeno volume no notebook visando portabilidade. O problema é que processadores, placas de vídeo, discos rígidos e outros componentes geram muito calor durante a operação. Porque o espaço interno do laptop é relativamente pequeno, mesmo que o notebook tenha um cooler incluso e dissipador de calor, mas é difícil de refrigerar  em comparação com os computadores de mesa.



Descrição de um notebook que sofre de aquecimento e que precisa de limpeza:
´´Meu notebook repentinamente desliga sozinho sem qualquer aviso. Às vezes funciona bem por horas, às vezes desliga sozinho em 5 a 20 minutos ”. Esta reclamação é muito recorrente entre quem usa notebooks. Ao avaliar estes notebooks, verifica-se de que todos eles têm uma característica em comum, ou seja, a temperatura é relativamente alta em todos.... Então ligamos as coisas e chegamos à conclusão: esse fenômeno é causado pelo superaquecimento do notebook, e o aquecimento por sua vez é causado pelo acúmulo de sujeira que degrada o sistema de refrigeração interno, resolvendo este último todos os outros também se resolvem.


Se o notebook consta os seguintes sintomas, significa que ele sofre de superaquecimento:
1. O teclado e o apoio para as mãos ficam muito quentes enquanto funcionam.
2. Os Coolers da CPU mantêm-se em constante funcionamento e fazem um som mais alto do que antes.
3. O notebook de repente desliga sozinho sem aviso prévio. O notebook costumava ser desligado depois de funcionar por 1 a 2 horas. Mas agora o notebook desliga após 5 a 20 minutos de uso regular.
4 O notebook está em funcionamento normal quando está ocioso. Mas desliga quando você começa a usar aplicativos que têm maiores demandas de memória (DVD player, Photoshop e assim por diante).
5 O notebook esta muito lento

Como o notebook é usado há muito tempo, a poeira se acumula no dissipador de calor e a pasta térmica fica seca, o que torna a ventilação de dissipação bloqueada e o calor acumulado na CPU e na placa de vídeo não se dissipam. Temperaturas excessivamente altas desencadeiam a autoproteção do sistema, fazendo com que o processador trabalhe na frequência mais baixa. Essa é a razão para o notebook estar lento.


Atenção, devido à necessidade de ferramentas especializadas e uma abordagem delicada, a limpeza das fãs de notebook é provavelmente melhor deixada para um profissional. Só faça por conta própria se possuir conhecimentos básicos de informática e os equipamentos necessários, e tudo por sua própria conta e risco, lembre-se também de que abrir um notebook anula a garantia.



A solução para notebook que desliga - Limpeza completa
1. Se você tiver um ultrabook, você só precisa remover alguns parafusos e remover a tampa inferior. Sob a tampa inferior, você deve poder acessar o dissipador de calor e a ventoinha de resfriamento. Remova os parafusos de fixação e desconecte o cabo do ventilador da placa-mãe. Agora separe a ventoinha do dissipador de calor, limpe a ventoinha e o dissipador de calor com ar comprimido ou pincel..

2. Se você tiver um notebook cujo o acesso ao dissipador de calor e ao ventilador é dificultado, você precisará remover o teclado e o apoio para os pulsos e, às vezes, é necessário remover a placa-mãe para acessar o dissipador de calor e a ventoinha.

3. É altamente recomendável que você remova a pasta térmica antiga da CPU e aplique uma nova pasta térmica para melhorar a condutividade térmica.


Ingredientes necessários para fazer limpeza:
1 - Um notebook que esta a mais de um ano sem limpeza (obvio)
2 - Um Pincel
3 - Álcool Isopropílico
4 - Chave Philips
5 - Pasta térmica
6 - Thermal Pad
7 - Papel toalha
8 - Lata de ar comprimido
9 - Aspirador de pó
10 - Luvas de borracha


Abaixo vou mostrar-lhe como limpar o cooler do notebook e dissipador de calor, a fim de evitar o superaquecimento em notebook. Esta é a solução mais completa.


Se seu Notebook possui bateria, remova ela puxando a trava.


Desparafuse a tampa inferior de manutenção, o tipo dela varia de notebook para notebook.



Desparafuse todos os parafusinhos que prendem o dissipador de calor.


Remova os três parafusos que prendem a ventoinha de resfriamento.


Desconecte o cabo do cooler de resfriamento da placa-mãe.



Agora, você pode remover o cooler e o dissipador de calor.


Você pode ver que as aberturas do dissipador de calor acumularam poeira espessa.





Limpe o dissipador de calor com um pincel.


Remova a pasta térmica. 

Para remover use um papel toalha e álcool isopropílico, pode ser comprado em farmácia. É  recomendado para limpar quaisquer outras peças de hardware também.


Desparafuse e remova a placa do cooler.




Limpe o ventilador com um pincel.



Aplique nova pasta térmica no processador.

Você precisa passar uma camada bem fina sobre o máximo de superfície de sua CPU. Não precisa exagerar, neste caso menos é mais.

A primeira coisa que você precisa saber sobre pasta térmica, é que a que vem de fábrica no seu notebook nunca é das melhores e sempre deixa a desejar, pastas de baixa qualidade dissipam pouca temperatura e ressecam em pouco tempo, convém muito substituí-la por uma de boa qualidade, que além de dissipar mais também dura mais alguns anos.

Pastas térmicas baseadas em composto Cerâmico podem ter múltiplas utilidades, pois podem ser aplicadas em processadores, chipsets e GPUs, pela intrínseca característica de não ser condutiva (elétrica e capacitiva), isto quer dizer que ela é mais segura em relação a acidentes, a melhor pasta em cerâmica apresenta uma desvantagem pequena de cerca de 1 a 3 graus quando comparada a pastas de compostos metálicos, porém devem ser suficientes para maioria dos usuários.

Pastas térmicas baseadas em compostos Metálicos (Prata por exemplo) são mais recomendadas para uso em processadores, não é impedido a sua aplicação em GPUs, porém, não é aconselhável! Estas apresentam cerca de 3 a 6 Graus a menos na temperatura do que pastas em cerâmica. Preste bem atenção as pastas baseadas em compostos metálicos presentam condutividade elétrica e capacitiva, isto quer dizer que se você aplicar em locais inapropriados pode causar um curto circuito no aparelho.

Pastas térmicas baseadas em composto de Carbono unem o melhor das duas anteriores, é não condutiva no que diz a eletricidade e oferece tanta redução de temperatura quanto as pastas de compostos metálicos, é mais utilizada por entusiastas e overclockers.

Pastas térmicas baseadas em Metal Liquido esta pasta é feita completamente em metal portanto é altamente condutiva de eletricidade e também é liquida o que a torna perigosa mediante a acidentes, ela não deve ser aplicada em material alumínio por causa da condutividade, algumas pastas de metal liquido possuem componentes corrosivos que podem corroer o cobre também, em testes estas são as que mais reduzem as temperaturas.

(Nota: esta questão da pasta ser condutora de eletricidade ou de ser corrosiva pode variar de modelo para modelo, o recomendado mesmo é pesquisar no rótulo e nas avaliações de compradores de cada uma para saber destas questões e da taxa de dissipação de calor.de cada uma)


Modelos Mais recomendados:
Cooler Master High Performance Thermal Compound
Artic Silver 5
Arctic Cooling MX-4
Phobya Liquid Metal
Collaboratory Liquid Ultra
Gelid GC Extreme

Fonte de todas as informações sobre pastas térmicas: Fórum Adrenaline.



Devo aplicar pasta térmica na placa de vídeo também ? 
Notebooks usam thermal pads na GPU, neste caso o conselho é substituir o thermal pad, thermal pad é uma faixa de várias espessuras, que possui uma alta capacidade de transferir calor de componentes eletrônicos para elementos de resfriamento. Naturalmente, além da marca e da qualidade, a espessura usado durante a troca é muito importante para a temperatura. Se usarmos um  thermal pad muito fino, o sistema de resfriamento não irá aderir adequadamente ao elemento resfriado, que pode ser o núcleo da placa gráfica. Isso causará um aumento significativo na temperatura e, como resultado, o notebook irá superaquecer e os gráficos serão danificados. Isso acontecerá muito rapidamente e, às vezes, todo o sistema operacional não poderá ser carregado.



O mesmo efeito surgirá ao usar  thermal pad muito grosso, mas neste caso o superaquecimento ocorrerá com um longo atraso. Duas regras podem ser usadas aqui. Primeiramente, trocamos  thermal pad cada vez que retiramos o sistema de resfriamento e, em segundo lugar, pelo menos uma vez por ano, durante cada limpeza do sistema de resfriamento. Thermal pad são consumíveis que se desgastam, como óleo em um carro. A troca depende principalmente da frequência com que usamos o notebook e do que fazemos nele. Se jogarmos, trocar todos os anos e até 6 meses não é um exagero. Se usarmos nosso notebook para navegar na Internet, tarefas de escritório e de tempos em tempos assistirmos a filmes, basta substituir o  thermal pad uma vez por ano ou até a cada dois anos, não recomenda-se de forma alguma remover o thermal pad e substituir por pasta térmica, ao invés disto busque um thermal pad o mais próximo possível do original de fábrica no que diz a espessura.



Limpando o Interior do Notebook Sem Abrir por dentro





Agora, a última coisa que você quer fazer é desmontar seu notebook para limpar por dentro e anular a garantia. Você também pode arriscar quebrar algo se nunca fez isso antes. Felizmente, há uma maneira fácil de contornar esse problema que é usando uma lata de ar comprimido. Esta é a melhor maneira de limpar o ventilador do seu notebook porque ele irá limpá-lo do lado de fora e expulsar a poeira .



1) Encerre o Windows para desligar o notebook. Você não quer que o ventilador esteja girando enquanto você vai limpá-lo, pois isso pode causar danos.

2) Anexe o canudo fornecido que vem com a lata.

3) Aponte o canudo para as aberturas no notebook e faça algumas explosões rápidas, sopre em rajadas curtas, uma vez que sprays mais longos podem causar a acumulação de umidade dentro do computador. A pressão do ar criada forçará toda a poeira a ser quebrada e forçará seu caminho de volta para fora das aberturas. Continue fazendo isso até perceber que a ventoinha do notebook está totalmente limpa.

Outra forma de limpar as grelhas de refrigeração do notebook sem precisar abrir é usando um aspirador de pó, se você ja tem um em casa basta utiliza-lo.

O procedimento é bem simples, se o aspirador vier com um bico, remova e deixe apenas o tubo, use luas para proteger os dedos e para dar mais fricção para puxar a sujeira, ligue o aspirador e passe nas entradas e saídas de ar, assim que surgirem pontas de plumas puxe usando a luva:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA.

- NÃO POSTE LINKS, CITE NOME DE MODELOS AO INVÉS DISTO

- NOTEBOOK COM DEFEITO ? SOLICITE A GARANTIA DA LOJA QUE VC COMPROU.

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- LEIA O ARTIGO ANTES DE PERGUNTAR, SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/