terça-feira, 5 de junho de 2018

Entenda a Utilidade de Todas as Portas de um Notebook

qual é a utilidade das portas, entradas e saídas em notebook
Os computadores e notebooks modernos estão sendo comercializados com uma grande variedade de portas, desde portas USB tradicionais até portas USB Tipo-C e Thunderbolt 3 . Mesmo se você estiver familiarizado com as portas mais populares, ainda pode ser um confuso descobrir quais fios ou adaptadores você precisa para conectar seu dispositivo a um monitor, TV, rede ou periférico. Quando você está adquirindo um novo notebook, você vai querer saber das portas. Se você precisar conectar-se a um tipo específico de aparelho, você se beneficiará de ter esse conector embutido


Pra que Serve: Portas, Entradas e Saídas em Notebooks ?


É por isso que definimos uma lista que cobre a maioria das portas, juntamente com o tipo e os adaptadores que você necessitará se não tiver os conectores adequados nativamente.

entrada microfone, saída de fone de ouvido notebook


Porta para Fone de Ouvido:
O conector de áudio mais popular do mundo, o conector de áudio de 3,5 mm aparece na maioria dos computadores, tablets e celulares, e se interliga a maior parte dos fones de ouvido e alto-falantes com fio do mundo. Enquanto alguns dispositivos mais ultrapassados têm dois conectores de áudio para microfone e fone de ouvido, a maior parte dos modelos modernos inclui ambos na mesma porta.

Se o seu dispositivo não tiver uma porta de 3,5 mm, você pode comprar um fone de ouvido USB com fio, conectar um dispositivo de áudio Bluetooth sem fio ou obter um adaptador. Se você tiver um dispositivo alimentado por USB Tipo-C, obtenha um adaptador Type-C para 3,5 mm ou um fone de ouvido Type-C.

Ideal para conectar fones e microfones.



Porta de conexão de internet via cabo notebook ethernet


RJ-45, Gigabit Ethernet, 10/100 Ethernet
Disponibilizada principalmente em notebooks empresariais e em computadores de mesa, essa porta disponibiliza a conexão direta a redes com fio. Embora o Wi-Fi se aprimora a cada dia, ter a opção de conectar via Ethernet é realmente um privilegio, principalmente quando você está em um local público onde o sinal sem fio é ruim. Algumas fichas técnicas nomeiam  esta porta como "Gigabit Ethernet" ou "10/100 Ethernet", mas todos os notebooks e computadores de mesa da atualidade com essa porta trabalham com até 1 Gbps.

Se você não tem uma porta Ethernet inclusa, você pode comprar um adaptador USB para Ethernet, dependendo se você está se conectando a um USB Type-C o que é tradicional.

Ideal para conectar Rede de internet a Cabo.




porta HDMI notebook


Hdmi
Esta porta amplamente conhecida como a mais viável para conectar a TVs e também vem inclusa em muitos monitores e projetores externos . Variando da placa de vídeo do seu notebook ou computador , a porta HDMI (interface multimídia de alta definição) da máquina pode ser apta a produzir em resolução de até 4K. No entanto, você não pode conectar dois monitores a partir de uma única porta. O HDMI envia áudio unido ao seu vídeo, se o monitor ou a TV tiver caixa de som, você ouvirá a partir deles.

Você pode obter um adaptador que vai do USB Tipo-C ao HDMI , mas isso requer que sua entrada Tipo-C suporte vídeo.

Ideal para conectar monitores externos.





porta displayport notebook


DisplayPort
DisplayPort é o padrão de conexão de vídeo mais evoluído da atualidade, com capacidade de saída para um único monitor em resolução 4K e 60 Hz ou até três monitores em Full HD usando um hub ou dock. A maioria dos notebooks que possuem DisplayPort ou usam o conector mini DisplayPort menor ou enviam seus sinais DisplayPort de uma porta USB Tipo-C. Muitos monitores e a maioria dos televisores não têm conectores DisplayPort, mas você pode fazer a saída para uma tela compatível com HDMI com um fio ou adaptador. Como o HDMI, o DisplayPort pode transmitir áudio no mesmo cabo do vídeo.

Se você deseja produzir para mais de um monitor DisplayPort a partir de um único mini DisplayPort em um notebook, você precisará de um hub. Um único cabo USB Display-C-para-DisplayPort ou micro DisplayPort-para-full DisplayPort. Também conhecido como: DVI-D, DVI-I, DVI de link duplo.

Ideal para conectar monitores externos.





Entrada para cartão de memória notebook

Slot para cartão microSD, leitor microSDHC, microSDXC
Este slot faz leitura de pequenos cartões de memória microSD, os mesmos que os celulares usam para armazenamento externo. Se o seu notebook tiver armazenamento interno muito restrito e você tiver o leitor, adquirir um desses cartões baratos podem realmente quebrar o galho, se você deseja trocar muitos arquivos de peso entre seu celular e computador sem precisar usar nuvem, eles também ajudam.

Se você não tem um slot incluso, você pode obter um leitor microSD externo baseado em USB.

Ideal para conectar cartões de memória e trocar arquivos entre celular e câmeras.

Leitor de cartões 3-em-1, 4 em 1, 5 em 1, ou SDHC
Este é um slot que você pode utilizar para ler os cartões de memória de uma câmera foográfica digital. Se você frequentemente transfere fotos de uma câmera para o seu notebook, ter um leitor embutido é uma grande vantagem.

Se você não tiver um leitor de cartão SD integrado, poderá comprar um que se conecte via USB.

Ideal para conectar cartões de memória e trocar arquivos entre celular e câmeras.





porta USB notebook


USB tipo-A, o USB normal
O USB (universal serial bus) é o conector mais popularizado para notebooks e computadores. A porta USB mais comum é conhecida como USB Tipo-A e tem uma forma retangular simples. Dependendo das especificações técnicas, ele pode ser capaz de velocidades USB-2.0 ou USB-3.0.

Você pode conectar uma variedade quase infinita de periféricos a uma porta USB, de teclados e mouses a impressoras e adaptadores Ethernet. USB normal não tem seu próprio padrão de vídeo, mas você pode se conectar a monitores usando uma estação de acoplamento universal ou adaptador com tecnologia DisplayLink.

Variante USB Normal : USB 2.0
 Capaz de transferir dados a até 480 Mbps, o USB 2.0 é a velocidade mais comum do USB e funciona efetivamente com a maioria dos periféricos. Uma porta USB 2.0 pode ter várias formas, incluindo Tipo A (retangular), Tipo B (quadrado), mini ou micro USB. Em notebooks e computadores, uma porta USB 2.0 sempre será do tipo A, enquanto em tablets e telefones, provavelmente será micro USB.

Ideal para conectar uma variedade enorme de controles, desde teclados, mouses, pen drives, caixa de som, webcam e adaptadores.

Variante USB Normal : USB 3.0
Ótimo para discos rígidos externos e estações de acoplamento de alta resolução, o USB 3.0 tem uma taxa de transferência máxima de 5 Gbps, mas são automaticamente compatíveis com os cabos e dispositivos USB 2.0.

As portas USB 3.0 em um computador usam um conector retangular tipo A e geralmente não podem ser distinguidas de suas contrapartes mais antigas. Às vezes, essas portas SuperSpeed ​​terão uma cor azul clara ou um pequeno logotipo "SS" próximo a elas para indicar sua maior taxa de transferência, mas nem sempre.

Ideal para conectar HD externo.





Porta USB tipo C em notebook


USB-C
Esta porta USB fina é a porta do futuro, já disponível em vários dispositivos e provavelmente substituirá USB Type-A, USB Type-B e microUSB em todos os novos aparelhos em um futuro próximo, tornando-se o conector mais universal. Por ser muito mais fino do que seus antecessores, o Type-C pode ser usado em notebooks com formato ultrafino elegantes. Você também pode conecta-lo de diversas formas sem se preocupar com posição correta.

As portas USB Type-C podem suportar vários padrões com diferenças, mas nem todos oferecem a mesma funcionalidade. O Type-C pode transferir arquivos em velocidades USB 3.1 gen 1 (5 Gbps) ou USB 3.1 gen 2 (10 Gbps). Ele pode aceitar USB Power Delivery (USB-PD) para que você possa carregar seu notebook ou outros eletrônicos com ele. Ele também envia sinais DisplayPort através de seu "modo alt" e pode até funcionar como uma porta Thunderbolt, neste caso haverá um símbolo de um raio ao lado da porta, o que indica que ela funciona como uma  porta Thunderbolt 3 e pode suportar as mais altas taxas de transferência (40Gbps).

Variante USB- C : USB 3.1 Gen 1
O USB 3.1 gen 1 é um protocolo de conexão com a mesma velocidade de 5 Gbps que o USB 3.0. Dispositivos USB 3.1 podem suportar USB Power Delivery, que permite receber ou enviar energia a até 100 watts, o suficiente para carregar a maioria dos notebooks.

Ideal para conectar HD externo e carregar o notebook ou eletrônicos periféricos.

Variante USB- C : USB 3.1 Gen 2 
É como o USB 3.1 gen 1, em uma comparação, mas com o dobro de velocidade da anterior, transferindo dados a até 10 Gbps. É compatível com versões anteriores com Adaptadores USB Necessários: O USB 3.1 Gen 2 requer um conector Tipo-C, mas para obtê-lo a toda velocidade, é necessário certificar-se de que seu cabo esteja classificado para 10 Gbps.

Ideal para conectar SSD externo.





Porta Thunderbolt 3 notebook


Thunderbolt 3
A conexão mais rápida e moderna no mercado, o Thunderbolt 3 tem a função de transferir dados a até 40 Gbps, quatro vezes mais rápido que a conexão USB comum mais rápida (USB 3.1 gen 2). Esse padrão de alta velocidade também pode alimentar até dois monitores 4K de uma só vez, porque uma única porta leva dois sinais DisplayPort. Em vários eletrônicos modernos, você pode usar o Thunderbolt 3 para conectar-se a uma placa de vídeo externa, o que por exemplo permite que você jogue jogos de peso em um notebook que, de outra forma, é fino.

Todas as portas Thunderbolt 3 usam conexões USB tipo C e são usadas como portas USB Tipo-C, significa que permitem conectar a um universo inteiro de periféricos USB e, na maioria dos casos, carreguem um notebook ou tablet.

Ideal para conectar SSD externo, placa de vídeo externa (por amplificador), monitores 4K e 5K, adaptadores diversos e carregar o notebook ou eletrônicos periféricos.





Porta VGA em notebook

VGA
O grande pai de saídas de vídeo, VGA (data graphics array), data de 1987, mas ainda é comum em muitos monitores e projetores atuais. No entanto, como o conector de 15 pinos é um pouco rústico, você não encontrará muitos computadores atuais que tenham saída VGA. É uma conexão analógica, que pode levar à degradação do sinal em cabos mais longos, e gera apenas até 1920 x 1200, sendo a porta menos desejável.

Ideal para conectar monitores e projetores.


Bluetooth 
O Bluetooth permite transferir ou receber arquivos entre celulares, tablets e outros notebooks, quaisquer dispositivos que possuem a mesma conectividade, também permite conectar a mouses, teclados, controles joystick, caixa de som, impressoras dentre outros periféricos sem fio etc...

Longevidade de porta - conectando dispositivos constantemente

Se você freqüentemente conecta e desconecta dispositivos, quanto tempo durarão os seus portas? A resposta para isso é que você não deve se preocupar com isso. As portas USB-A padrão são classificadas para um mínimo de 1.500 ciclos de conexão e desconexão. Fazendo as contas, você poderia conectar e desconectar uma unidade flash todos os dias por mais de quatro anos antes mesmo de chegar a esse número. Isso é apenas para uma porta, então se você tivesse dois, e alternar entre qual deles você plugou e desconectou, seria mais de oito anos. Em essência, as portas provavelmente superarão seu notebook no que diz a durabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM UM DIA TENHA PACIÊNCIA

- NÃO POSTE LINKS

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES

- SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO ACIMA, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/