domingo, 3 de junho de 2018

Como Escolher Placa de Vídeo de um Notebook ? Guia de Compra

comparar desempenho de placas de video intel hd graphics e nvidia geforce Bom galera sabemos que quando vamos comprar um notebook para jogos, o componente principal a ser escolhido é a placa de vídeo, é ela quem garante o maior desempenho no jogo, os outros componentes são importantes pois dão um suporte, mas a placa de vídeo é a que lida com o jogo na linha de frente processando todos os pixels da tela, portanto fiz este gráfico para esclarecer de uma vez por todas o desempenho das placas de vídeo mais comuns e gamers presentes nos notebooks do mercado brasileiro, o gráfico foi feito com base em dados de sites de benchmark.




Bom galera neste gráfico eu pesquisei manualmente a pontuação e a capacidade de diversos modelos de placas de vídeo dos notebooks de marcas mais comuns de marcas no mercado brasileiro: Hp, Dell, Samsung, Acer, Lenovo, Avell, Alienware e Asus, organizei em ordem de desempenho e coloquei elas lado a lado para que o leitor entenda facilmente.


ENTENDENDO AS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DAS PLACAS DE VÍDEO:
Sua GPU escolhida vem acompanhada de uma ficha de dados técnicos. Mas antes que você se confunda em um mundo de termos técnicos, aqui estão alguns dos mais essenciais a serem lembrados.

Largura de banda da memória: Uma dos fatores fundamentais ao selecionar uma GPU, a largura de banda determina a taxa que os dados podem ser lidos ou arquivados na memória de vídeo, que é determinada em gigabytes por segundo (GB / s). Uma GPU com maior largura de banda de Vram pode renderizar gráficos mais velozmente e e com maior qualidade. Mas considere que a largura de banda é diretamente impactada pelas outras especificações, como velocidade do clock da memória, tipo e largura.

Base Clock: Isso é basicamente simples. Mensurado em megahertz (MHz), o clock base é a velocidade da sua placa de vídeo em softwares de teste sem estresse. Esta é a velocidade mais baixa que sua GPU executará em processos não intensos.

Boost Clock: Boost clock é a frequência de aumento de velocidade que você pode atingir na sua GPU. No entanto, variando da potência e da capacidade térmica do seu setup, você pode acelerar esta velocidade além da taxa definida pelo padrão de fábrica.

Vram: A VRAM ou Video Random Access Memory é a memória usada para armazenar dados de imagem que o computador exibe. Ela é um circuito integrado que serve como um intermédio entre o CPU e a placa gráfica. Quando uma imagem está a ser exibida no ecrã, a imagem é primeiro lida pelo processador e, em seguida, gravada na VRAM. Os dados são, em seguida, convertidos por um conversor de RAM de digital para analógico (RAMDAC) em sinais analógicos que são enviados para o ecrã. Todo o processo acontece tão rápido que o utilizador não consegue perceber esse processo

Velocidade da Memória: Esta é a sua velocidade de VRAM, que é determinada em MHz (megahertz) e resulta na freqüência dos dados transmitidos entre a VRAM e a GPU.

2, 4, 6 ou 8GB: Quanto mais memória Vram maior a capacidade da placa de vídeo em trabalhar com resoluções maiores e maiores ajustes gráficos, mais texturas e objetos a placa poderá carregar e menos ela sofrerá com gargalos, ou seja mais capacidade para lidar com maior quantidade de dados, mas isto não significa maior velocidade.

GDDR: As memórias GDDR foram designadas unicamente para trabalhar em placas de vídeo – o “G”, inclusive, significa graphich. Junto com a GPU, são as principais responsáveis pelo avanço na qualidade dos gráficos. Os chips de memória GDDR3 faz um uso mais otimizado de energia, melhorando a dissipação do calor. Além disso, consegue operar em frequências mais elevadas, o que aumenta a largura de banda. Já a memória GDDR5 trouxe uma série de melhorias que fazem ser hoje o tipo mais utilizado em placas de vídeo de alta performance. A memória GDDR5 também consegue oferecer um desempenho superior em relação às GDDR3. Além de trabalhar com o dobro de dados por clock em relação ao GDDR3, quatro ao invés de dois.

Nvidia - CUDA Cores: CUDA é a linguagem de programação da Nvidia que pode administrar a GPU de maneiras específicas para executar tarefas com maior velocidade e eficiência. Uma grande quantidade de Núcleos podem ser adicionados em um chip, o que é requisitado para todos os cálculos matemáticos que renderizam todos os seus gráficos brilhantes. Isso significa que quanto mais núcleos CUDA um chip possui, mais poderoso ele é.




UMA BREVE NOÇÃO DAS PLACAS DE VÍDEO MODERNAS:

PLACAS DE VÍDEO GTX 1050, 1050 Ti, 1060, 1070 e 1080 - PARA GAMERS EXIGENTES.
Se você deseja jogar jogos modernos em resoluções maiores e com ajustes gráficos no High e Ultra este é o tipo de placa de vídeo a escolher, começando pelas versões de entrada como 1050 e 1050 Ti, são as placas para usuários comuns com condições financeiras mais baixas, conseguem executar todos os jogos da atualidade, a maioria em Full HD, mas há uma pequena parcela de jogos que requerem redução nos ajustes gráficos ou para a resolução HD, o ponto positivo delas é que são placas presente em notebooks gamers baratos, o ponto negativo é que não são compatíveis com Realidade Virtual, para esta funcionalidade é recomendado GTX 1060 ou posterior (1070 e 1080), além de serem compatíveis, são consideráveis mais poderosas, mas ai já não haverá preços acessíveis.

JOGOS RECOMENDADOS: Os jogos mais exigentes da atualidade: São jogos com má fama de serem mal otimizados, possuem quedas absurdas de fps, mal aproveitamento dos recursos da configuração, ou jogos que permitem poucas opções de redução gráfica, só rodam de forma satisfatória em placas de vídeo gamers. Exemplos: Assassins Creed Origins, Forza horizon 3, Akr Survival envolved, Sniper ghost warrior 3, Final Fantasy XY entre outros jogos mais estressantes da atualidade.


PLACAS DE VÍDEO DA SÉRIE MX130 E MX150 - PARA GAMERS CASUAIS.
Estas placas de vídeo da série MX são excelentes quebra galhos, estão presentes em notebooks de preços mais baixos, placas como MX130 e MX150 são as versões mais recentes, estas placas são capazes de rodar uma grande quantidade de jogos, elas rodam bem jogos leves e uma vasta variedade de jogos médios (que tem gráficos bonitos e são bem otimizados), você até pode rodar jogos pesados nelas, mas desde que reduza os ajustes e resolução priorizando o maior desempenho sobre a qualidade.

JOGOS RECOMENDADOS: Jogos médios e alguns pesados: São jogos exigentes, mas que podem ser jogados se você reduzir os ajustes gráficos visando melhor desempenho. Exemplos: Assassins creed Unity, The witcher 3, Batman Arkham Knight, Far Cry Primal, Need for speed 2016, Assassins creed Syndicate, Deus exmankind Divided, Rise of Tomb Raider, Dead by Daylight, Ride 2, Mirrors Edge Catalyst, Dead Rising 3, Dead Rising 4, The division, Doom 2016, Quantum Break, Watchdogs 2, Conan exiles, Ghost Recon Wildlands, The hunter call of Wild, Playerunknow Battlegrounds, Rust, Mass effect andromeda, Nier automata, Friday the 13, Hellblade Senua Sacrifice, Pes 2018, Marvel Vs Capcom Infinity, The Evil within 2, Destinity 2, Osiris new dawn, Need For Speed Payback, Mafia 3, Dishonored 2, Metal Gear Survive, Warhammer Vermintide 2, Far Cry 5, The Crew 2, Totally Accurate Battlegrounds, Agony, Wwe 2K 18, Nba 2K 18, Monster Hunter World.


PLACA DE VÍDEO MX110 -  PARA JOGOS BEM OTIMIZADOS:
Esta placa de vídeo é dedicada esta nos níveis mais baixos entre os notebooks de preço baixo, ela roda bem jogos leves, mas ainda consegue executar muitos jogos médios com gráficos bonitos e bem otimizados, porém ela não vai rodar bem jogos pesados e mal otimizados nem nas configurações mais baixas, portanto recomendo elas apenas para usuários com exigências mais baixas mas que ainda queiram se beneficiar de alguns jogos com uma melhor experiência do que apenas com placas onboard.

JOGOS RECOMENDADOS: jogos leves e médios bem otimizados: são jogos que possuem gráficos bonitos mas que permitem uma boa redução gráfica ou possuem uma boa otimização, sendo melhor executados em placas de vídeo dedicadas básicas do que em placas de vídeo compartilhadas da intel. Exemplos: Thief, Dishonored, For Honor, Dying light, Gta V, Fifa 18, Battlefield 1, Ryse son of rome, Metal gear solid V, Watch dogs, Rider of icarus, Dark souls 3, Call of Duty Black ops 3, Call of Duty Ghosts, Fallout 4, Star wars battlefront 2, Mortal kombat X, Raimbow six siege, Gears of war 4, Batman arkham origins, Batman Arkham City, Batman Arkham Asylum, Enemy front, Just cause 3, Xcom 2, Shadow warrior 2, Street Fighter V, Naruto ultimate ninja storm 4, The forest, Sniper elite 4, Titanfall 2, Dead rising 2, Dead Island, Project Cars 2, Call Of Duty Infinite Warfare, Gas Guzzlers, H1Z1, Need For Speed 2012, Cities Skylines, Cryssis 3, Mad max 2015, Far cry 4, Call of duty advanced warfare, The crew, Black desert, Medal of honor warfighter, Resident evil 7, Alan Wake, The evil within, Civilization 6, Cryssis 3, Last man standing,  Day Z, 7 Days to die, Planet coaster, Life is Strange Before the storm, Call of Duty WWII, F1 2017, Forza Motorsport 7, Shadow of War, Everspace, Attack on titan,  Sea of Thieves, State of Decay 2, Dauntless, Lego Worlds, Dragon Ball Fighter Z.


PLACA DE VÍDEO INTEL UHD 620 E UHD 630 - BÁSICO DO BÁSICO:
Estas placas são o nível mais baixo que você encontrará em notebooks acessíveis, são conhecidas como placas integradas, onboard ou compartilhadas, para jogos elas vão rodar só os mais populares e com gráficos mais simples, jogos que permitem uma grande redução gráfica e jogos com uma otimização fenomenal, para boa parte dos jogadores que se retém só aos jogos mais populares que não necessitam de maiores requisitos, neste caso elas ja podem ser suficientes e ainda representar uma grande economia de dinheiro, no entanto fortemente recomendamos que elas sejam acompanhadas de no mínimo 8GB de memória ram.

JOGOS RECOMENDADOS: jogos populares leves: são jogos com gráficos simples, bem otimizados ou jogos que permitem uma grande redução gráfica, podendo ser jogados até mesmo em placas básicas compartilhadas. Exemplos: Pubg Mobile, Need for speed rivals, Most Wanted e The run, PixArk, Battlefield 4, The sims 4, Warface, Rocket league, Fortnite Battle Royale, Counter strike global offensive (Cs go), Project Argo, Call of duty black ops 2, Minecraft, Skyrim, Pes 17, Far cry 3, Arma 3, League of legends (lol), dota 2, The sims 4, Just cause 2, Mirrors edge, Trove, Life is strange, Battlefield hardline, Tree of life, Unturned, Footbal manager 2017, Paladins, Medal of honor 2010, Dragon age inquisition, Dirt 4, Cuphead, Battlerite, Brawlhalla, Vr Chat, Shadow of Mordor, Gang beasts, Euro truck simulator 2, World of tanks, Farming Simulator 17, World of wacraft legion, Warframe, Overwatch, Dragon Ball Xenoverse 2, ZombiU, Ravenfield, Infestation new Z, Stalker Clear Sky, Warthunder, Sniper elite 3, Cryssis 2, Dead rising, Sniper ghost warrior 2, Dead Island, Titanfall, Saints row the third, Soma, Bully, Lego Marvel Avengers, Insurgency, The evil within, Amnesia the dark descent e a machine for pigs, Outlast 2, Hitman absolution, Resident Evil 5, War thunder, Sleeping dogs, Dead Space 3, Asphalt 8 Airborne, Asphalt 9 Legends, The Walking dead survival instinct, The Walking dead a new frontier, Need for speed hot pursuit 2010, F1 2015, Ghost Recon: Future Soldier, Assassins creed black fag, Payday 2, Smite, Diablo 3, Mafia 2, Ace combat assault horizon, Team fortress 2, Dragon dogma arisen, Raimbow six vegas 2, Devil may cry 4, Max payne 3, Tekken 7, Left 4 dead, Point blanck, Call of juarez gunlister, Road Redemption, Hawken,Yandere simulator, Operation Flashpoint Dragon rising, Homefront, Black squad, Man of war assault Squad 2, Stranded deep, The hunter primal, Assassins creed rogue, Assassins creed Brotherhood.

Obs: Certamente as placas de vídeo de cima, rodam os jogos das placas de baixo, e as placas de baixo não vão rodar bem os jogos das placas de cima.

CONCLUSÃO:
Certamente tudo vai depender de quanto você esta disposto a gastar e da sua necessidade, quer jogar com tudo no ultra, gráficos realistas e com Realidade virtual, 1060, 1070 e 1080 são os caminhos, mas são configurações pra jogadores com alta condição financeira, quer jogar muitos jogos modernos em Full HD e em boas qualidades mas não quer gastar uma fortuna, 1050 e 1050 Ti são as placas de entrada, mas esteja ciente das reduções de que alguns jogos podem requerer ao longo do tempo, quer gastar menos, mas ainda sim aproveitar muitos jogos modernos sem se importar com resolução e qualidade gráfica, MX130 e MX150 vão lhe quebrar algum galho, mas não vão encarar tudo, quer gastar uma mixaria pra rodar só jogos mais populares, com gráficos coloridos e com requisitos mais baixos, MX110 e intel UHD ja podem lhe auxiliar e ainda lhe poupar um bom dinheiro.




GRÁFICO DE CLASSIFICAÇÃO DAS PLACAS DE VÍDEO:

Ranking de placas de vídeo Nvidia desde a série 900M e Intel Graphics desde a série 4000. Fonte - LaptopMedia

Caso você deseje uma maior precisão em números, recomendo que siga minhas instruções ja postadas no blog de como comparar o desempenho de placas de vídeo Nvidia, Intel e Amd usando os sites de benchmark para que tenha um resultado mais claro em suas comparações.



VEJA TAMBÉM: COMO SABER SE UM NOTE RODA UM JOGO

VEJA TAMBÉM: COMO MELHORAR O DESEMPENHO DE JOGOS MAL OTIMIZADOS

VEJA TAMBÉM: NOTEBOOK ESTA COM BAIXO DESEMPENHO ? SOLUÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA.

- NÃO POSTE LINKS, CITE NOME DE MODELOS AO INVÉS DISTO

- NOTEBOOK COM DEFEITO ? DENTRO DOS 7 PRIMEIROS DIAS DE USO VOCÊ PODE LIGAR PARA LOJA QUE COMPROU E SOLICITAR O DIREITO DE ARREPENDIMENTO, DEVOLVER O NOTEBOOK E SER TOTALMENTE REEMBOLSADO !

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- LEIA O ARTIGO ANTES DE PERGUNTAR, SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- LEIA OS TUTORIAIS NA LATERAL DIREITA DO BLOG, AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES JA ESTÃO RESPONDIDAS LA

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/