quarta-feira, 23 de maio de 2018

Substituir o HD do Notebook por SSD - Vantagens Incríveis !

memoria ssd notebook vantagens
Infelizmente os notebooks modernos vem com um ponto negativo gravíssimo, a unidade de armazenamento HD de 5400 RPM, muitas pessoas ainda não estão conscientes do impacto desta peça, mas vou exemplificar, imagine que você compre uma Ferrari, com Design Aerodinâmico, motor potente, Turbo, Nitro e tudo que um carro super esportivo tem direito, mas esta ferrari vem com um limitador de velocidade que não a deixa passar de 40Km/h, você se conformaria com este desempenho ? sei que é uma comparação estúpida, mas muitos compradores se conformam com um limite parecido em seus notebooks.


Introdução - Quais as Vantagens do SSD em Notebook ?:

Disco rígido = HD, Hard Drive, 5400Rpm
Unidade de estado sólido = SSD

Quando se refere em performance geral, a unidade de armazenamento de um notebook é o componente mais importante do que todos os outros, mais importante até que o processador, memória RAM e placa de vídeo. Quando você usa seu notebook, desde a inicialização, ao abrir programas, alternar entre eles, seu processador esta em atividade, mas ele é altamente dependente de velocidade em que os dados sejam carregados do disco rígido (HD), ainda que você não esteja fazendo estas atividades, o próprio sistema está usando a memória virtual em segundo plano, é justamente ai que mora o problema, esta memória de armazenamento a longo prazo (HD) que vem por padrão na maioria dos notebooks é muito lenta.

ssd vs hd notebook


Com uma tecnologia ultrapassada que remonta à década de 1950, os discos rígidos apresentam um fuso que se move sobre um disco magnético rotativo, pegando dados como um gravador de um antigo toca-discos de um disco de vinil.

Como uma unidade de estado sólido não tem partes móveis, é capaz de ler e gravar dados infinitamente mais rápido que um disco rígido. A diferença é muito perceptível quando você está inicializando seu computador, abrindo um programa, fazendo transferências, cópias, renderizações, ou carregando arquivos. Não importa o quão rápido seu processador e o seu software sejam elegantes, você sempre sofrerá atrasos frustrantes se estiver usando HD.

SSD vs HD notebook




Quais Vantagens o SSD tem sobre o HD ?


Mais Rapidez, com SSD sua experiência voa !
O principal aspecto no qual os modelos de SSD baseados em flash reinam sobre as unidades de disco rígido são os tempos de acesso associados à localização de arquivos no dispositivo. Enquanto a unidade comum de 7200 RPM pode encontrar um arquivo em 12-14 milissegundos, um SSD mal faria uma pausa, encontrando-o em 0.1- 0.3ms. No dia-a-dia, isso significa tempos de inicialização mais rápidos, tempos de carregamento de programa mais rápidos e carregamentos de mapa mais rápidos durante jogos.

Só para você ter uma pequena noção, em alguns testes, o tempo que leva para carregar o Word 2016 cai de 31,9 segundos com HD para 1,8 segundos com SSD. O carregamento do navegador Chrome passa de 14 segundos para 1,1 segundo e o Excel passa de 19,9 segundos para 1,8 segundo, a taxa de cópia de arquivos de uma média 33,9 MBps por segundo em HD, aumenta em média 237,8 megabytes por segundo com SSD.


Fonte - LaptopMag

Durante a espera que você tem enquanto admira o circulo azul do Windows girando, você não está apenas jogando seu tempo no lixo e desperdiçando sua produtividade mas também perdendo o foco enquanto coça a cabeça e resmunga que não tem o dia todo, com um SSD seu notebook será tão rápido quanto você.

Bônus: SSD também acaba definitivamente com o problema de Disco 100% no Windows.



Consome menos energia
Escrever e ler dados de um SSD é menos estressante para o seu notebook, exigindo menos energia na maioria dos casos, quando comparado a um disco rígido padrão. Um disco rígido médio pode consumir 2-3 watts de energia sob atividade normal, enquanto o SSD mais recente usaria menos de 1 watt. Os estados ociosos são ainda mais baixos, pois um SSD não precisa continuar girando quando não está sendo usado. Mesmo que economizar um watt ou dois de energia possa não parecer muito, com a mais recente linha de notebooks consumindo de 9 a 11 watts em uso normal, a duração da bateria pode aumentar de 10 a 20%.



O SSD consome menos bateria do que o HD, porque não precisa alimentar nenhuma peça móvel. Em termos práticos, por exemplo em um teste de comparação que usa um script de navegação na Web contínua por Wi-Fi, um notebook médio habilitado com SSD, dura 7 horas e 9 minutos, enquanto um notebook movido a HD têm uma média de apenas 5 horas e 43 minutos de duração, ou seja, o notebook com SSD obtém uma duração maior, é um exemplo superficial pois na vida real isto varia de diversas condições, tipos de uso e de notebook para notebook, mas isto é considerável.


É mais resistente a acidentes:
Suponhamos que um comprador esteja preocupado com durabilidade, neste ponto o SSD também tem vantagem, pois eles são muito mais propensos a sobreviver a eventuais quedas, ja que eles não tem componentes frágeis como agulhas e superfícies delicadas como os discos rígidos, seus dados preciosos estarão mais seguros em caso de acidentes.

Não há como negar que os SSDs são mais duráveis ​​devido à ausência de partes móveis. HDDs, por outro lado, são propensos ao mau funcionamento e ao dano físico, simplesmente por causa dos mecanismos físicos de que dependem seu funcionamento. O HD também corre muito mais risco de sofrer falhas, pode causar ruídos sonoros e vibrações que incomodam, além de esquentar mais o notebook, o SSD é muito mais seguro mediante a falhas, é silencioso e não gera tanto aquecimento, com certeza é a melhor escolha em todos os aspectos.

SSDs mais antigos eram pouco confiáveis ​​e tinham uma tendência a quebrar após um determinado número de ciclos de leitura / gravação, mas isso ja foi solucionado nas unidades modernas. No entanto quando se trata do tempo de vida geral, os HDDs tendem a durar mais do que os SSDs. Mesmo com uso intenso, um SSD pode durar mais de 5 anos. Ainda assim, os HDDs podem durar facilmente por mais de 10 anos, embora o desempenho deles deva diminuir à medida que o tempo passa.


É mais silencioso:
Como já dissemos, uma unidade de estado sólido não tem partes móveis. Como tal, funciona completamente em silêncio. Por outro lado, um HDD é obrigado a produzir uma certa quantidade de ruído, mas nem todo HDD é tão alto quanto outro.

A menos que um cooler esteja funcionando, o único componente dentro de um computador que estará fazendo algum ruído é o disco rígido giratório e o som leve que ele faz ao acessar os dados. Com um SSD não há ruído ou vibração da unidade enquanto o computador está funcionando.

Em última análise, o volume de um HDD resume-se aos seguintes fatores:

RPM - Hoje, os HDDs de baixo custo começam em 5400 rotações por minuto, enquanto as variantes mais voltadas para o desempenho podem ultrapassar 10000. Naturalmente, quanto mais rápido um HDD girar, mais barulhento ele será.
Idade / dano - Tendo consciência de como partes móveis são cruciais para o seu funcionamento, um HDD pode se tornar mais barulhento com o tempo devido a seus mecanismos desgastados ou por causa de danos físicos.



E Para Jogos ? há Vantagem ? SIM.
Para jogos Singleplayer offline as texturas são carregadas de forma muito mais fluída, mas não vai aumentar a taxa de fps, porém o jogo se torna mais jogável, principalmente naqueles jogos de mundo aberto onde se mover para certas áreas do mapa geram quedas de frames, eliminando muito os delays de renderização e defeitos gráficos, deixando as animações muito mais suaves, no geral a renderização gráfica é feita de forma mais estável. Em jogos online trará apenas mapas carregados mais rápidos, mas nestes jogos a qualidade da conexão de internet conta mais.






Preço alto
Obviamente o preço do SSD é muito alto, a maioria dos notebooks abaixo de 3 mil reais não vem com esta tecnologia, nem mesmo muitos notebooks gamers de gama média de 3 a 5 mil reais também não contam com este tipo de armazenamento, o SSD pode ser comprado separadamente mas o preço por GB é alto, apenas 120GB de SSD ja custa mais de uma centena de reais, por isto a maior recomendação é instalar o SSD no notebook, instalar seu sistema operacional nele e deixar instalado nele suas aplicações mais exigentes, o resto de sua biblioteca de mídia que ocupa maior espaço você pode armazenar em um HD externo, cujo preço por gb é mais barato. Nesta questão os HDDs são aproximadamente 4 vezes mais baratos que os SSDs quando se trata da mesma quantia de armazenamento.




ssd notebook


Instalação da unidade SSD:
Caso você esteja comprando um novo notebook ou tentando dar uma sobrevida a um notebook antigo, pode economizar muito dinheiro simplesmente trocando o disco rígido pré-instalado ou o SSD de baixa capacidade por um que você mesmo compra. Entretanto, nem todos os notebooks são atualizáveis, muitos têm um SSD soldado na placa-mãe ou localizado em um local que você não pode acessar sem danificar outros componentes. Você pode descobrir não apenas se o seu notebook é compatível, mas que tipo de SSD ele aceita - SATA de 2,5 polegadas, MSATA, M.2 60mm ou M.2 80mm - fazendo uma rápida leitura em seu manual de serviço ou com um scanner de memória como o site da Crucial. Ferramenta de consultoria.







ALGUNS TIPOS DE HDD E SSD

tipos de memória de armazenamento SSD



Dicas pra você escolher seu SSD:


Dicas de Compras:
Há uma infinidade de unidades disponíveis no mercado. Aqui estão as nossas dicas para selecionar uma unidade:

Divida isso em custo por gigabyte. Pegue a capacidade da unidade, por exemplo, 512 GB, e divida-a pelo custo. Isso lhe dará uma idéia de quão caro é um determinado disco em relação aos outros.

A unidade deve vir de um fabricante de renome, como Crucial, Kingston, Corsair, Samsung, Intel e outros.

Dê uma olhada em Foruns para ver o que os outros possuidores do mesmo modelo recomendam.

A unidade deve vir com uma garantia limitada de três anos no mínimo.

Existem duas interfaces comuns: O primeiro é Serial ATA ou SATA. O segundo é o PCI Express . Você vai querer ter o cuidado de comprar uma unidade que tenha a mesma interface suportada pelo seu sistema, já que uma unidade SATA geralmente não funcionará em um slot PCI Express e vice-versa. Você pode usar um scanner do sistema para identificar a interface que o seu notebook suporta.

Unidades mais sofisticadas, como as unidades PCI Express que suportam o protocolo NVMe, geralmente terão melhor desempenho para atividades mais intensivas em armazenamento, são cerca de duas a três vezes mais rápidos do que aqueles que usam SATA. Entretanto, infelizmente, a maioria dos laptops tradicionais e de baixo custo não suportam as unidades PCIe-NVMe. Você pode usar um scanner do sistema, como o que mencionamos na última seção, para identificar a interface que o seu notebook suporta.




Lojas online, como a Americanas, Submarino, Shoptime, Kabum e Zoom, e as próprias lojas de sites dos fabricantes são locais ideais para comprar unidades M.2. Revise a política de devolução da loja antes de comprar.



Meu notebook não tem slot para SSD e agora ?
Se seu notebook não possui um slot reservado para o SSD você ainda poderá coloca-lo em seu notebook de duas formas, a primeira é simplesmente removendo o HD e colocando o SSD no lugar (SATA 3), ja que ambos tem o mesmo conector e a segunda é utilizando um Caddy, um Caddy é um adaptador que substitui o Driver óptico (CD-DVD) por uma conexão SATA diretamente com a placa mãe, neste caso notebooks que ja venham com o driver de CD ja são compatíveis com esta substituição, ja notebooks sem o driver de CD devem ser averiguados por dentro para saber, existem dois tipos de Caddy, os de 12,7mm e os de 9,5mm, os notebooks modernos geralmente são compatíveis com 9,5mm mas é bom usar uma régua para medir a espessura da bandeja do driver de CD para ter certeza, com o Caddy você pode manter duas unidades de armazenamento no notebook, ou você coloca o SSD no lugar do HD e coloca o HD no Caddy ou vice versa.




Conclusão:
Um SSD é muito melhor para jogos do que um HDD. O HDD simplesmente não pode competir com o desempenho oferecido pelos drives de estado sólido, portanto, para quem valoriza o desempenho acima de tudo, isso é algo óbvio.

No entanto, o SSD não são algo totalmente sem falha. Na verdade, eles não são tão bons quanto soluções de armazenamento de longo prazo, tanto por causa de sua duração de vida inerentemente mais curta quanto porque os preços de SSD de alta capacidade estão chegando ao limite de ridículo.


Nosso conselho? Obtenha os dois!
Muitos jogadores adotam essa abordagem. Basta usar um SSD de 500 GB como sua unidade de sistema, onde você mantém todos os seus jogos instalados enquanto usa um disco rígido de 1 TB ou mais para armazenar seus dados mais pesados. Esta é, em última análise, a solução mais econômica.

Embora cada notebook seja projetado de forma um pouco variável, o processo de atualização da unidade de armazenamento é geralmente o mesmo. Você deve primeiro fazer backup do conteúdo de seus dados existentes usando um auxiliar como o EaseUS Todo Backup Free. Após a conclusão do backup, você abre o notebook, remove a unidade antiga e insere o novo.

No entanto, muitas pessoas não querem correr o risco de abrir seus notebooks e possivelmente quebrar alguma coisa. A maioria dos fabricantes não anula sua garantia apenas por trocar a unidade, embora você deva pesquisar mais a fundo pois nem todas podem cobrir. Para pessoas leigas, levar o notebook a um técnico especialista em informática mais próximo é a melhor escolha.





8 comentários:

  1. se um notebook ja vem com HD e tem espaço pra colocar um SSD nele,pode colocar um SSD só pra aumentar o desempenho? (tipo se não for pra colocar arquivos nem nada)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, voce pode usar a memoria SSD como um cache para acelerar o sistema, mas pra que haja aproveitamento maximo do SSD é mais recomendado instalar todo o sistema, e armazenar arquivos e programas mais importantes nesta memoria

      Excluir
    2. sim entendi,mas muita gente relata que ssd "queima" facil,pode me dizer quais sao os motivos disso?

      Excluir
    3. amigo a chance do ssd queimar é a mesma para as outras peças do notebook ou computador, isso so acontece se houver alguma anomalia eletrica na tua rede.

      Excluir
  2. O ssd já vem com o windows instalado, ou se nós tiramos o HD o windows fica armazenado na placa mae ou na memomem ram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo o windows é instalado no HD, antes de tirar ele vc faz a clonagem do windows para o SSD, acesse os links no final do artigo para aprender a fazer isto com os dois tipos mais comuns de ssd, sata e m.2.

      Excluir
  3. Olá, quais são os tipos de ssd que podem ser instalados no notebook Acer a515 51g c79b? Ouvi falar que pode-se instalar um do tipo Pcle-Nvme, é verdade? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o manual do usuário que vem junto com o notebook ? pega ele e lê, la vai te explicar se é sata, pci express e se aceita protocolo Nvme.

      Excluir

▁▂▃▅▆▇    ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES    ▇▆▅▃▂▁

* Mas estes preços estão maiores ? Preços sobem e descem a todo instante, eu prefiro recomendar aquilo que é o melhor possível do que o que é mais barato.

* Como sei se um Notebook roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração idêntica do seu note. Ex: The Witcher 3 i5 8250U MX150.

* Quais as prioridades ao se escolher um notebook para jogos ? Em primeiro lugar vem a refrigeração, em segundo vem a placa de vídeo e em terceiro vem a geração do processador.

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* Entre placas de vídeo escolho MX ou Intel Graphics ? MX.

* Entre processadores escolho série H ou U ? H.

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i5 é muito melhor que i3, i7 é pouco melhor que i5.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático.

* Posso trocar a placa de video de notebook ? Não

* Qual a primeira coisa se fazer em um note ? Remover Bloatware.

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada.

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, Defina placa de vídeo Dedicada como Principal, Atualize todos os Drivers e feche processos com Razer Cortex.

* Meu Note esta lento o que fazer ? Desative os programas que iniciam junto com Windows.

* Mas notebook não esquenta ? Neste blog recomendamos modelos que aquecem pouco, mas para garantir preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado.

* Qual Cooler devo usar no notebook ? Note com saída de ar lateral = Cooler exaustor AC268, Note com saída de ar frontal = OiMaster CF-1691, Notebook Gamer = Black Sir C6.

* Que Upgrade você recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica.

* Qual Memória Ram e SSD é compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também consta quais memórias são compatíveis.

* Quero jogar jogo com muitos Mods, pacotes e expansões, do que preciso ? De SSD.

* Onde baixo jogos ? Steam e Origin.

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue para loja que você comprou e solicite o Direito de Arrependimento, vão te dar um código para enviar o note de graça e te reembolsar sem ser preciso justificativas.

* Tenho muitas Dúvidas e gostaria de suporte, onde pergunto ? No nosso Forum ou Grupo

* Nossa ajudou demais, como posso retribuir ? Por favor tudo que peço é que voce cite qualquer link deste site nas suas discussões em fóruns de tecnologia, só isto ja me ajuda demais.