Quais as Vantagens do Thunderbolt 3 de Notebook Gamer ?

Com a tecnologia 4K em crescimento,  monitores estão oferecendo resoluções maiores. Memórias de armazenamento estão se aprimorando em velocidade e capacidade. Ao passo que isso ocorre, notebooks estão em tamanhos menores e com pesos mais leves, a ponto de abrir mão de muita conectividade. A conectividade fica perdida no meio desta evolução. Mas o Thunderbolt 3 veio para revolucionar. Ele usa o novo conector USB tipo C e os dados podem ser transferidos mais velozmente do que nunca, através de pequenas portas que maximizam a portabilidade.




O que é o Thunderbolt ?
O Thunderbolt foi designado pela Intel em 2011. Quando a USB 3.0 contava com velocidades de transferência de dados de até 5 Gigabits por segundo (ou 640 Megabytes por segundo), a primeira geração do Thunderbolt era capaz disso em dobro. Mas ao invés da USB, o Thunderbolt pode transferir uma diversidade de dados maior: não somente dados seriais para dispositivos de armazenamento e acessórios periféricos, mas também, dados de vídeo para exibições.

Ainda que o Thunderbolt tenha sido nativamente designado para aumentar a USB 3.0, ele modificou e apresentou um conector Mini DisplayPort quando foi anunciado pela primeira vez nos macbooks da Apple no começo de 2011. De forma inoportuna, o custo de fabricação de hardware foi um pouco caro e poucos dispositivos aderiram ao Thunderbolt, resultando que o Thunderbolt ficou restrito a uma nicho usado estritamente para profissionais de mídia.

O que é o USB tipo C?
O USB Tipo C é o mais moderno conector USB  e foi designado para substituir o ja popular conector Micro USB que você encontra na maioria dos celulares Android modernos, entre outros dispositivos. Está designado a substituir o USB Tipo A mais popular também, que você deve conhecer como o conector USB ´´padrão´´. O conector USB tipo C é pequeno e prático, mas o maior diferencial é que é completamente reversível. Não existe mais “jeito certo” para conectar, você pode conectá-lo tanto de um lado como de outro, tanto por uma ponta quanto pela outra.

Também é reconhecida por permitir uma transferência de energia muito maior. Por padrão, o USB Tipo C permite transmissões de 7,5 W e 15 W, o que é um grande ganho em relação à transmissão de 2,5 W da USB 2.0 e a transmissão de 4,5 W para USB 3.0. Além disso, com o fornecimento de energia, ele pode transmitir até 100 W - o suficiente para carregar a maioria dos notebooks.

Em outros termos isso quer dizer que celulares tablets poderão carregar com uma velocidade muito maior, e o cabo que você usa para carregar seu notebook também pode ser usado para carregar qualquer outro aparelho que use USB Tipo C, trazendo uma maior ´´universalidade´´ para os padrões de conexão.

Thunderbolt + USB tipo C = Uma variedade de novas possibilidades
O Thunderbolt 3 está sendo incluso no chipset Intel Skylake que começou a ser anunciado no final de 2015, com vários aparelhos aparecendo este ano. Os desktops podem contar com uma ou duas portas Thunderbolt 3, enquanto a maioria dos notebooks que o incluem só terá uma. Thunderbolt 3 abre uma vasta possibilidades apenas com um único cabo. Se você deseja conectar monitores, discos rígidos, unidades de estado sólido (SSD) e até mesmo placas de vídeo externas, o Thunderbolt 3 oferece opções que eram simplesmente inviáveis ​​até agora.

O Thunderbolt 3 está em alta agora  e usa o conector USB Tipo C em vez do adaptador Mini DisplayPort que as versões antecessoras Thunderbolt usavam. Esta é uma ótima novidade por algumas razões. Pra começar, quer dizer que o Thunderbolt 3 não está mais restrito em seu antigo nicho. A Apple havia sido o único fabricante de peso a adotar o Thunderbolt. Agora que usa um conector USB, o Thunderbolt está dispersando e aparecedo em muitos ultrabooks e notebooks modernos - e um grande aumento no número de dispositivos com Thunderbolt também incentiva o maior número de periféricos compatíveis com Thunderbolt . Mas infelizmente, nem todas as portas USB Tipo C suportam Thunderbolt 3.



4x a velocidade da conexão USB mais rápida
O Thunderbolt 3 é capaz de transmitir a uma taxa de 40 Gbps, o que é muito mais rápido do que a taxa de 10 Gbps do USB 3.1 ou o limite de 5 Gbps do USB 3.0. Também é o dobro da largura de banda do Thunderbolt 2 (20 Gbps). Com esse tipo de produtividade, você pode conectar um amplificador gráfico como o amplificador da Alienware e transformar seu notebook em um equipamento gamer descente, porque o sistema pode se conectar com a GPU na mesma velocidade como se estivesse em conexão direta à placa-mãe.

Pode se beneficiar de exuberantes exibições:
Como o Thunderbolt 3 traz a versão mais recente do DisplayPort, você pode usar um único cabo para conectar dois monitores 4K a 60 Hz ( 4K é duas vezes maior que 1080p ). É claro que, em algum momento, você necessitará de cabos individuais para se conectar a cada monitor - a menos que você faça a ligação em cadeia - mas ainda haverá apenas um cabo conectado ao seu computador.



Pode acelerar transferências de dados armazenados
Se você gosta produzir vídeos ou trabalhar com bibliotecas de imagens em alta definição armazenadas em disco rídigo ou unidades de estado sólido, ele  pode fornecer velocidades de leitura de até 785 Megabytes por segundo. Isso é mais que suficiente para trabalhar com vídeo 4K. O Thunderbolt 3 pode fornecer muito armazenamento e com muita velocidade. Se você focar unicamente no armazenamento, o Thunderbolt 3 teoricamente poderia ter velocidades de transferência de até 5 Gigabytes por segundo, 8x mais rápido que o USB 3.0 e 4x mais rápido que o USB 3.1.

Rede P2P de alta velocidade
Você pode conectar dois PCs usando uma única porta Thunderbolt 3 e obter uma conexão Ethernet de 10 Gb. Isso é 10 vezes mais veloz que a maior parte das portas Ethernet com fio. Portanto, se você precisar copiar rapidamente um arquivo grande para o notebook do seu companheiro de trabalho, poderá fazê-lo com taxas de transferência verdadeiramente muito altas.

Pode aumentar a capacidade gráfica do seu notebook
Se seu notebook possuir a entrada USB Tipo C e ela suporta Thunderbolt 3, o que até o momento só esta presente em máquinas premium, esta conexão pode ser usada para conectar o notebook a um amplificador gráfico com outra placa de vídeo externa, um aumento significativo de performance gráfica a apenas algumas conexões de distância sem nenhuma complicação. Não é o tipo de coisa que é acessível, mas tendo em vista que até pouco era inviável, agora demonstra ter um grande potencial.



Ele pode conectar mais coisas
Enquanto os Ultrabooks hoje têm muitas vantagens, eles tendem a substituir conectividade por portabilidade. Duas portas USB podem ser o bastante para quando você estiver em locais externos, mas quando estiver em casa ou na empresa, poderá acabar as entradas muito rápido. Os adaptadores Thunderbolt são muito interessantes aqui, que fornecem  5 ou mais portas USB com entradas para Ethernet, VGA, HDMI, Mini DisplayPort e DisplayPort, permitindo que você gerencie uma única tela de 5K, duas de 4K ou três de 1080p.E se o seu notebook suportar o carregamento através do conector USB tipo C, ele também pode ser carregado.



Finalmente! Um cabo universal, conexão em cadeia.
Thunderbolt 3 e USB Type C funcionam perfeitamente em união. Enquanto os desktops podem usar o Thunderbolt 3, suas funcionalidades simplesmente se sobressaem quando aplicados em ultrabooks e outros notebooks. Ser capaz de conectar várias telas, armazenamento portátil e super rápido e uma placa de vídeo externa enquanto carrega seu notebook através de um único cabo é absolutamente impressionante, mas esta bem diante de nossos olhos.Você pode conectar até seis computadores e acessórios diferentes usando cabos Thunderbolt 3. Imagine conectar seu notebook a um disco rígido de alta velocidade, em seguida, enviar outro fio para um monitor e um terceiro fio do monitor para uma câmera de alta velocidade. Se todos os dispositivos no meio da cadeia tiverem duas portas, uma para entrada e outra para saída, teóricamente você poderá fazê-lo.


Se você quiser conectar seu notebook a vários monitores 4K, conectar um amplificador gráfico, transferir arquivos gigantes para os drives externos mais rápidos ou capturar vídeo RAW de uma câmera cara, você deve obter o Thunderbolt 3. Com uma velocidade máxima de 40 Gbps, é a porta mais rápido no mercado hoje. Se a conectividade de alta velocidade é importante para você, certifique-se de que seu próximo sistema suporte esse poderoso padrão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA.

- NÃO POSTE LINKS, CITE NOME DE MODELOS AO INVÉS DISTO

- NOTEBOOK COM DEFEITO ? SOLICITE A GARANTIA DA LOJA QUE VC COMPROU.

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- LEIA O ARTIGO ANTES DE PERGUNTAR, SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/