domingo, 20 de maio de 2018

Como Escolher Memória Ram em Notebook - Guia de Compra

Como Escolher Memória Ram em Notebook
De quanta memória ram você vai precisar em seu notebook ? muitos dizem que quanto mais melhor, porém basear sua escolha com base em testes pode ser mais confiável para que você tenha a medida do necessário sem precisar gastar um valor maior estendendo a memória além do suficiente, há uma dificuldade das pessoas em entenderem como suas atividades serão impactadas pela memória ram instalada em seus aparelhos, para esclarecer com precisão esta relação, trazemos aqui um guia de compra perfeito para cada tipo de usuário, mesmo para perfis de uso que vão além de jogos.



Entendendo o funcionamento da memória RAM:

Vamos dar início pelos termos básicos. RAM é onde os dados são arquivados temporariamente antes de passarem pelo processamento, RAM quer dizer Random Access Memory e nada mais são do que chips de memória dinâmicos que possibilitam gravação e escrita de dados em alta velocidade, justamente o contrário da memória de armazenamento disco rígido (HD). O termo volátil, significa que os dados são gravados na memória ram enquanto o chip esta em funcionamento, portanto, não é uma memória para preservar dados a longo prazo.

Em termos básicos, RAM é a memória que possibilita atuar com informações necessárias para executar softwares e carregar arquivos, toda vez que o notebook executa um software ou carrega um arquivo, ele abre estes dados na memória ram, até mesmo o sistema operacional consome uma parcela da memória ram durante seu funcionamento, ou seja sempre que você deseja executar um software, ele transmite dados da memória de armazenamento a longo prazo para a memória de curto prazo RAM, desde então esta memória possibilita um acesso mais rápido para uma atuação mais fluída.

Esta transição entre Disco rígido e a memória RAM é administrado pelo sistema, que certamente requer uma fração de memória livre para atuar corretamente, a cada software executado, ele usa parte da memória ram em uso e aloca parte do espaço livre como memória em reserva, espaço importante dedicado a eventuais operações.

Supondo que você atinja o limite de que sua quantidade de memória ram suporte, neste caso o sistema irá automaticamente compensar a sobrecarga com um arquivo de Swap, alocando alguns dados na memória de armazenamento a longo prazo mais lenta, mas esta memória de armazenamento não foi projetada para transições de dados tão rápida quanto a memória ram, tornando a experiência consideravelmente mais lenta.

Portanto, concluímos que a memória ram é fundamental para a boa capacidade do sistema, principalmente para atividades em multi tarefas ou carregar uma grande quantidade de arquivos simultaneamente, mas vale ressaltar que sua performance depende também do processador e a placa de vídeo que acompanha, de forma geral a afirmação acima esta correta, baixa quantidade de memória atrasa tudo, logo, quanto mais, melhor.

COMO FUNCIONA MEMORIA RAM NOTEBOOK




Configurações mais comuns de memória de RAM:
Hoje existem quatro configurações típicas que você vê em laptops para a sua memória, e tudo se resume ao tamanho. Existem quatro tamanhos básicos:

2GB - Em algumas configurações mais antigas, você ainda pode encontrar 2 GB de RAM. Esta quantia é raramente vista hoje, mas pode ser encontrada recentemente em muitas pequenas máquinas de baixo custo alimentadas pelo Windows 10. Infelizmente, esse valor é adequado apenas para o uso mais básico, e muitos compradores de orçamento ainda ache essas máquinas muito lentas.

4GB - Hoje esse número é comumente encontrado em muitos dos notebooks de baixo custo. Embora a otimização do sistema seja boa para gerenciar esta questão, alguns usuários experientes acharão essa quantia muito restritiva.

8GB - É o padrão encontrado na maioria dos notebooks atualmente. Como se tornou o padrão, você encontrará essa quantidade de RAM em muitos tipos diferentes de máquinas, do orçamento até o mais alto. Atualmente, é o melhor equilíbrio de RAM que dá aos usuários avançados o que eles precisam, sem abusar no preço e manter o alcance dos clientes que estão com orçamento limitado.

16GB - Essa quantidade de memória é normalmente encontrada na maioria dos notebooks gamers de ponta atualmente. Embora não seja tão comum quanto os outros, você verá esse valor com muito mais frequência daqui em diante.

32GB - Esta quantidade de RAM só é encontrada nos portáteis mais avançados de estação de trabalho, e em algumas unidades é possível carregar ainda mais, embora em muitos casos 32GB seja o seu limite superior, pelo menos até o momento.

Quanta memória Ram escolher em seu notebook ?

A resposta pra esta pergunta vai depender do seu perfil de uso, embora escolher sempre mais seja um conselho abrangente, não responde de forma precisa o que você poderá fazer em tipos de uso mais específicos como o que ja vem de fábrica em seu notebook, para responder com maior precisão, trazemos alguns dados baseados em testes de perfis de uso mais individuais, identificando o requisitos de memória pra cada tipo de uso e oferecendo alguma noção e quantidades corretas para esclarecer melhor.

Os perfis de uso são listados como bem recorrentes e requerem quantidades de memória distintas, desde edições de video, imagem, documentos, navegação na web, jogos, etc.. seja para usos mais leves ou usos mais exigentes, quaisquer que sejam seus perfis de uso mais frequentes, traremos uma noção do que será necessário para uma experiência satisfatória.

Para chegar a estas conclusões não há dificuldade alguma, basta abrir o monitor de desempenho do próprio windows e averiguar o quanto de recursos estão sendo consumidos durante cada tipo de uso, há outros monitores bons para a mesma tarefa, como o monitor do advanced system care ou o monitor do Cam Free Monitoring da NZXT quanto mais detalhado o monitor, melhor para saber quanto esta sendo consumido.

medindo o consumo de memoria ram do notebook


Trabalho com Documentos
Em programas como Microsoft Office, editar apenas um documento é uma tarefa bem leve, a não ser que você abra múltiplos documentos ao mesmo tempo, ou se use para carregar arquivos muito grandes, ai sim pode haver sobrecarga na memória, principalmente se junto deste documento você decida executar outros softwares, por exemplo editando arquivos pequenos simultaneamente no Word, Excel, e Powerpoint entre PDFs e arquivos de imagens, você não precisará de mais que 4Gb de memória ram. Agora se você partir para arquivos de larga escala, como textos com mais de mil páginas, planilhas com mais de 100 colunas de dados, ou visualizando um monte de documentos como os citados acima, ai você verá o uso de memória pular logo para no mínimo 8GB.

Navegação na Internet
Navegar na internet pode ser uma tarefa feita por qualquer aparelho conectado, mas abrir múltiplas guias no navegador muda a história, pois aí haverá um consumo maior de memória, principalmente no navegador Chrome que possui a má fama de ser comilão, abrindo 10 guias você obterá um consumo médio de 4GB, agora se você pensa em trabalhar com mais de 30 abas, você precisará de no mínimo 8GB, aumentando para 10GB se você pensar em abrir softwares adicionais.

Streaming de Mídia
Transmitir áudios como em Podcasts ou fazer transmissão de vídeos ao vivo é uma atividade um tanto quanto diferente, há algumas variações aqui, seja de transmissão de música, vídeos de notícias ou filmes em alta definição terão consumos variáveis. Os fluxos de áudio do Spotify ou vídeo do Youtube simultaneamente não requer mais que 4GB, porém aqui não há demanda maior do que isto.

Edição de imagem
Editar imagens é uma atividade mais exigente do que todas as outras ja citadas, basicamente a adobe recomenda no mínimo 2,5Gb de ram para executar o Photoshop no Windows, se você for editar poucas imagens ao mesmo tempo e apenas fazer edições amadoras, apenas 4GB ja quebrará o galho, mas se você pensa trabalhar profissionalmente e abrir muitas imagens ao mesmo tempo, como 30 de uma vez por exemplo, no mínimo 8GB será requisitado, principalmente se você pensa em trabalhar com múltiplas camadas e efeitos


Jogos:
Placas de vídeo compartilhadas, como você sabe, usa memória RAM como VRAM para armazenar a textura do jogo e outros arquivos. Essa RAM usada pelos gráficos não está disponível para outro processo. Se você tem um notebook de 4GB, cerca de 1-1.5GB de sua memória RAM é usada como VRAM, deixando apenas 2.5-3GB de RAM, dos quais você obterá 1-1.5GB para rodar o jogo (sistema operacional requer cerca de 1GB de RAM ), ou seja no fim das contas sobra menos de 2GB para o jogo. Se você olhar um mínimo especificações de jogos como o GTA V, eles sugerem 4GB de RAM, o que significa que você precisa de 4GB de RAM LIVRE disponível, sem contar o consumido pelos gráficos integrados. Portanto, você precisará de 8 GB de RAM para que o jogo corra bem. Assim, adicionando RAM extra, na verdade, faz sentido aqui.

A memória Dual Channel da Intel é um recurso bastante útil para obter um aumento de desempenho de 20 a 30% de seus gráficos Intel HD graphics. Por exemplo, se o GTA V estiver rodando a uma média de 25 FPS em um canal, aumenta para cerca de 30FPS, adicionando mais 4GB de RAM na configuração Dual Channel, tornando o jogo jogável. Após fazer upgrade de 4GB para 8GB observa-se um ganho de 5 a 15 Fps, o efeito varia dependendo dos jogos.

As vantagens de adicionar RAM extra não se limitam apenas ao jogo, mas também aumentam a capacidade multitarefa do seu PC. Aplicativos também tendem a carregar mais rápido. Todas estas vantagens a um acessível para RAM de 4GB.

A quantidade de RAM é igual. Se você tiver um laptop com 4 GB, adicione outros 4 GB não 2 ou 8 GB.
Se você tiver um notebook, sugiro que vá ao assistência técnica mais próxima e peça que ele adicione o mesmo módulo de RAM do laptop. Isso garantirá compatibilidade máxima.

Agora se você pensa em jogar jogos que só rodam em placas de vídeo dedicadas, também conhecidos como títulos AAA modernos e de mundo aberto principalmente, você poderá roda-los com 8GB, mas se você que roda-los com ajustes gráficos aumentados, então você vai precisar de 16GB, se você pensa em fazer outras tarefas enquanto joga, como gravar gameplays ou transmitir para o Twitch, então 32Gb é recomendado.

requisitos de memoria ram de alguns jogos populares






Multi tarefas:
Alternar rapidamente entre programas, arquivos e ferramentas é a função conhecida como Multi tarefas, é aqui justamente que você terá o máximo proveito da memória ram pois ela foi feita para facilitar exatamente este perfil de uso. Como por exemplo uma multi tarefas básica, abrir 10 abas no navegador e usar duas transmissões de áudio e vídeo, você vai precisar de 8GB de memória ram, pois apenas 4Gb acarretará em lentidão e travamento. Se você pensa em fazer multi tarefas relacionadas a programas de edição de imagem, alternando entre uma dezena de fotos, mais uma vez voltamos a 8Gb de memória ram, pois o photoshop como ja dito é um comilão famoso de memória.

multi tarefas impacta na memoria ram do notebook


Agora em relação a uma multi tarefas realmente pesada, 40 abas no navegador, 8 transmissões de mídia e 40 fotos em programa de edição, um tipo de uso que imaginamos que quase ninguém faça, neste caso os 8GB serão estrangulados, requerendo no mínimo os 16GB de memória ram.

Se sua multi tarefas é básica, trabalha com pouca coisa de cada vez com pouca ou nenhuma complexidade, como pesquisas estudantis e edição de arquivos simples em escritório, os 4Gb de memória vão quebrar o galho, agora se sua multi tarefas é intermediária, você ja usa muitas abas no navegador, muitos programas ao mesmo tempo ou arquivos grandes, os 8Gb serão necessários, agora se sua multi tarefas é sobre-humana como a última citada, você vai necessitar dos 16GB de memória, no entanto, acreditamos que para maioria dos usuários, 8Gb ja será a quantidade mais abrangente.

De forma geral, a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, quanto mais seu perfil de uso for numeroso ou complexo, mais se aproximará aos limites da memória do seu notebook, e neste ponto a lentidão e travamentos serão sinais de sobrecarga e de que você pode estar precisando de um upgrade, a boa notícia é que quase todos os notebooks modernos permitem bons upgrades na memória, e como ressalva final, fica o fato de que a memória SSD também tem uma importância muito alta para perfis de uso profissionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM UM DIA TENHA PACIÊNCIA

- NÃO POSTE LINKS

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES

- SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO ACIMA, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/