Como Escolher o Processador de Um Notebook ? Guia de Compra.

Como Escolher o Processador de Um Notebook ?
O processador de um notebook é a sua mente, o elemento onde a maior parte do "raciocínio" acontece. Um CPU mais veloz (unidade de processamento central) propicia processar documentos, navegar em páginas da internet, jogar ou editar imagens com mais rapidez, nesta questão temos um paradoxo, quanto mais poder, menos bateria, o contrário também é válido, quanto mais fraco, maior a duração da bateria. Quando você está comprando um notebook, geralmente você verá o nome do processador citado em evidência em cada anúncio. No entanto, apenas notar o nome do modelo do CPU sem contexto, pode ser estranho.


Introdução de como escolher o processador de um Notebook

A maior parte dos portáteis modernos contém um processador da Intel, embora existam inúmeros modelos que usam processadores AMD. Ainda que você olhe foque apenas na linha da Intel, existem mais de vinte modelos diferentes que você pode notar em destaque na descrição de um novo notebook. Pra nossa sorte aprender o básico não tem dificuldade.



Como ler um nome de modelo de CPU
Quando você está avaliando as páginas de especificações, o nome do processador tem uma bagunça de números e letras.

como ler o nome do modelo de cada processador


CPUs Intel
O primeiro termo do processador é a marca, que geralmente é "Intel Core", mas também pode ser nomeada como Xeon, Celeron, Pentium ou Atom. Há também "AMD Ryzen" e "AMD FX". Depois da marca, você vê o variável de marca, que é mais comum i3, i5 ou i7, mas também pode possuir outros caractéres, como m5, x5, E ou N.

Nos modelos Intel, o primeiro número depois do hífen é o significado da geração; a última geração pelo menos por enquanto é a oitava, então as CPUs mais modernas têm um 8 aqui. No entanto, muitos notebooks que estão à venda no momento ainda não foram atualizados para a série mais moderna e ainda terão um 7 (para a 7ª geração) no número do modelo.

Então você possivelmente verá uma união de dois ou três dígitos numéricos e uma única letra que possivelmente é U, Y, H (também H ou HK). Os números significam que determinado SKU e as letras significam a linha do processador. A linha é muitíssimo importante, pois expressa a quantidade de watts que esse processador necessita.

Nos processadores da AMD, os números e nomes não são tão claros. Os novos modelos Ryzen Mobile da marca são nomeados de Ryzen 5, que concorre com a série Core i5 U e Ryzen 7, que concorre com a série Intel Core i7 U.


O que Significam as Especificações Técnicas: Núcleos, Hyper-Threading, Clock Speed:
Quando você estuda sobre qualquer modelo de processador individualmente, você verá que, assim como o notebook que ele esta incluso, ele possui um conjunto completo de configurações. As especificações mais importantes são estas:

Núcleos:  Um Núcleo é capaz de lidar com uma tarefa própria enquanto o outro núcleo faz outra tarefa. A maioria dos processadores de notebook tem dois núcleos, mas alguns dos modelos de maior performance têm quatro núcleos. Com o 8th Gen Core, os principais portáteis Core i5 e Core i7 terão agora também quatro núcleos.

Hyper-Threading:  Uma funcionalidade em que a CPU divide cada núcleo físico em núcleos virtuais chamados threads. A maioria das CPUs dual-core da Intel usa hyper-threading para oferecer quatro threads, enquanto suas CPUs quad-core fornecem oito threads.

Velocidade do Clock: Medido em gigahertz, este é o número de ciclos por segundo que a CPU pode executar. Um número maior é melhor, mas isso está longe de ser o único fator na velocidade do processador.

Turbo Boost: Aumenta  temporariamente a velocidade do clock de sua frequência base para uma mais alta, a fim de completar uma tarefa mais rapidamente. A maioria das CPUs Core i5 e i7 tem esse recurso, mas os modelos Core i3 não. A frequência padrão é listada como "frequência base do processador", enquanto a freqüência mais alta é listada como "frequência máxima turbo".

Cache: Uma pequena quantidade de RAM que se localiza diretamente no chip da CPU, o cache armazena informações usadas com freqüência para acelerar tarefas repetitivas. A maioria das CPUs tem entre 1 e 4MB de cache.

TDP (Thermal Design Power): A quantidade de watts que a CPU usa. Mais watts significa melhor desempenho, mas temperaturas mais altas e maior consumo de energia também.

vPro:  Um recurso de gerenciamento remoto integrado projetado para departamentos de TI corporativos. Muitos notebooks de negócios têm CPUs com vPro, mas os sistemas de consumo não.

Gerações: A cada 12 a 18 meses, a Intel anuncia uma nova geração de processadores, que é sempre um pouco mais rápida e eficiente em termos de consumo de energia do que a geração anterior. Infelizmente, nem toda linha de processador é atualizada para a nova arquitetura simultaneamente.

Nanômetros (nm): Uma vez a cada poucas gerações, a Intel permite que a empresa coloque mais transistores em um espaço menor durante a fabricação, proporcionando maior desempenho nos mesmos TDPs. Este tamanho de processo de fabricação é medido em nanômetros e menor é sempre melhor.


Gráficos integrados
Todas as CPUs para notebooks da Intel vêm com seus chips gráficos integrados (GPUs). Na maioria das CPUs Core i3 / i5 / i7 de qualquer linha, essas GPUs são conhecidas como Intel HD Graphics com uma numeração. Alguns processadores topo de linha podem vir com chip gráfico "Iris Plus" que são consideravelmente mais rápidos, mas ainda não superam muito as placas dedicadas da Nvidia e da AMD.

Os próximos processadores "Kaby Lake G" da 8ª geração da Intel são os primeiros a contar com os poderosos chips integrados Radeon Vega da AMD unido a um processador Intel. Ainda não há testes do Kaby Lake G, mas a Intel deixa claro que o desempenho será maior do que um notebook com gráficos dedicados da Nvidia.

Geralmente, as GPUs integradas são boas o bastante para produtividade, navegação na Web, reprodução de vídeo e jogos casuais ou jogos em configurações reduzidas. Se você quer fazer edição de vídeo de longa duração e em alta resolução, animação complexa profissional ou jogos com gráficos impecáveis, você vai necessitar de uma GPU dedicada.


processador intel vs amd ryzen



AMD Ryzen vs Intel Core
Por muitos tempo, os processadores AMD só estiveram presentes em sistemas de orçamento com desempenho fraco e duração da bateria. No entanto, no final de 2017, a empresa restaurou sua influência, lançando sua nova série Ryzen Mobile. Em testes, um Ryzen 5 vence um cpu Core i5-8250U em vários testes e empata ou se sai mal em alguns outros. A performance gráfica do chip AMD foi consideravelmente melhor e sua duração da bateria foi basicamente a mesma.

Outros variantes da AMD que não são Ryzen, são menos capazes do que os Core i5 ou Core i7 atuais e só deve te-los em mente apenas quando se tem um orçamento muito baixo como prioridade em vez de uma performance maior.

processador intel core i3 vs core i5 vs intel core i7


Core i3 vs Core i5 vs Core i7
A maior parte dos processadores da Intel que você percebe em um notebook que custa mais de 1500 reais são nomeados como Core i3, Core i5 ou Core i7. Como a numeração deixa claro, o Core i3 é o mais básico, o i5 está no meio termo e o i7 é o mais poderoso. Geralmente, o modelo i5 é mais do que suficiente para um usuário regular e cotidiano que não tem como foco trabalho gráfico intensivo, engenharia / ciência complexa ou jogos em qualidades máximas.

Ambos Core i5 quanto o Core i7 contam com o turbo boost, que concede uma velocidade de clock mais elevada de acordo com a demanda das tarefas, e o Hyper-Threading, que concede threads extras (também conhecidos como núcleos virtuais) para cada núcleo físico. Entretanto, um Core i3 não fornece nenhum dessas funcionalidades.


Linhas mais populares de Processador entre notebooks:

Escolher a linha certa do processador é muito mais essencial do que simplesmente escolher pelo modelo. A Intel conta com quatro linhas fundamentais, cada uma com seu próprio conjunto de Core i3s, i5s e i7s. Cada linha tem um TDP (Thermal Design Power) diferente, variando de 4,5 watts até 45 watts de uma série para outra.

Um TDP mais alto significa processamento mais rápido, mas, mais calor e mais consumo de energia. No entanto, só porque um processador tem um TDP baixo, isso não quer dizer que os notebooks que o possuem terão uma autonomia de bateria maior, porque eles também podem ter baterias de baixa capacidade ou telas que consomem mais energia.


processador xeon para notebook


Xeon E: estações de trabalho
Bom para: Engenharia, Pesquisa e Animação Profissional
Ruim para: Economia de energia, Preços acessíveis, Peso

Para as estações de trabalho móveis mais avançadas, existe o processador Xeon E3 da Intel. Notebooks que contam com este tipo de processador podem fazer mais cálculos para que possam desenvolver animações em 3D ou executar simulações complexas para alguém como um pesquisador ou um engenheiro. Os processadores E3 têm um TDP de 45 watts, quatro núcleos físicos e vêm com hyperthreading e impulso de turbo.São poderosos, mas não espere boa duração da bateria ou preços baixos.

CPUs comuns Xeon E Series (4 núcleos, 8 threads)
Xeon E-2186M
Xeon E-2176M
Xeon E3-1535M
Xeon E3-1505M


processador HQ High Quality para notebook


Série H: alto desempenho
Melhor para: Jogos pesados, Profissionais criativos, Usuários avançados
Ruim para: Portabilidade, Preços Acessíveis, Autonomia da bateria

Se você é um usuário exigente ou jogador, um notebook com um processador H possivelmente será ideal para você. Os processadores da série H têm quatro a seis núcleos físicos, em vez dos dois ou quatro que você encontra na maior parte dos outros processadores da Intel. Graças ao hyper-threading, os modelos Core i7 podem ter até 12 threads simultâneos. Os processadores HQ também têm um TDP de 45 watts, o que significa que os notebooks que os possuem, incluirá bateria fraca ou baterias gigantes. Como eles geram mais calor do que os chips da série U, possivelmente você encontrará este processador em notebooks mais grossos e pesados.

Você pode ver processadores nomeados como H, HQ ou HK. H e HQ são padrão, enquanto o HK indica que um processador que foi desbloqueado para Overclock. Você só encontrará naqueles em notebooks gamers High End.

CPUs populares da série H
Core i9-8950HK
Core i7-8850H
Core i7-8750H
Core i5-8400H
Core i5-8300H
Core i7-7920HQ
Core i7-7820HK
Core i7-7700HQ
Core i5-7440HQ
Core i5-7300HQ



processador série G


Série G: Os melhores gráficos
Bom para: Produtividade, Edição de Fotos, Jogos Leves
Ruim para: Vida útil da bateria; Jogos Pesados

No que antes parecia um sinal do fim do mundo, a Intel e a AMD se juntaram no mesmo chip. A série Kaby Lake G da Intel une os processadores da Intel com os gráficos integrados Radeon RX Vega da AMD. Os primeiros modelos lançados em 2018 vêm nos variantes Core i5 e Core i7. Os modelos têm um TDP de 65 watts e apresentam um desempenho gráfico que se situa entre a Nvidia GeForce GTX 1050 e a GTX 1050 Ti.


CPUs populares da série G
Core i7-8705G
Core i5-8305G


processador para notebook série U



Série U: Desempenho Cotidiano
Bom para:  Produtividade, Consumo de Conteúdo, Vida útil da Bateria, Jogos Leves
Ruim para: Jogos Exigentes, Programas de edição exigentes

 Se você está buscando por uma experiência comum, com desempenho regular e a capacidade de uma boa duração de bateria, então a Série U da Intel ideal pro seu caso. Em particular, uma CPU da série Core i5 U, como o Core i5-8250U, deve ser mais do que suficiente para a maioria dos usuários populares, sejam eles compradores que desejam navegar em redes sociais ou usuários corporativos que precisam editar documentos.

A começar de 2018, muitos notebooks convencionais e profissionais estão lançando chips Intel® Core 8 "Kaby Lake Refresh" que dobram a quantidade de núcleos de dois para quatro. No entanto, alguns ainda não foram atualizados. Tendo em mente a diferença considerável de performance equivalentes entre modelos das dua gerações, você definitivamente deve optar pela 8ª geração.

Grande parte dos processadores da linha U tem um TDP de 15 watts, o que é meio termo ideal entre o desempenho e a boa duração da bateria, mas requer resfriamento consistente de um cooler.. Com uma bateria descente e uma tela que poupa energia, os notebooks desta linha podem alcançar mais de 10 horas de autonomia.

CPUs populares da série Intel U
Core i7-8650U
Core i7-8550U
Core i7-7600U
Core i7-8559U
Core i5-8269U
Core i5-8350U
Core i5-8250U
Core i7-7567U
Core i5-7200U
Core i5-7267U
Core i3-7100U


processador série M para notebook


Série Y / Core M: Design sem cooler, Performance Baixíssima
Bom para: Mobilidade, Design sem cooler, Produtividade leve
Mau para: duração da bateria, processamento intenso

Quando estiver comprando um notebook, seja cauteloso com a série Y, que você pode notar acompanhando as marcas Core i5 / Core i7 ou com as marcas Core m3 / m5 / m7. Os processadores Intel Série Y têm um TDP basixíssimo de 4,5 watts, o que permite que os fabricantes os incluam em notebooks ultrafinos sem cooler. Infelizmente, a maioria desses notebooks também tem baterias fracas ou telas de alta capacidade, de forma que, resulta em vida de bateria menor do que os oponentes com processadores da série U. Apesar de seus contras, não se desconsidera um notebook com uma série Y. Os MacBooks são aparelhos que oferecem desempenho aceitável e resistência decente com os processadores da série Y.


CPUs populares da série Intel Y
Core i7-7Y75
Núcleo m7-6Y75
Core i5-7Y54
Núcleo m5-6Y57
Núcleo m3-7Y30
Núcleo m3-6Y30


processador série celeron para notebook


Celeron / Pentium: para aqueles que buscam o básico do básico
Bom para: Navegar na Web, Economizar dinheiro
Ruim para: Jogos, Produtividade, Edição de projetos

Se você está buscando um notebook que custa até 1500 reais, possivelmente você teria um processador Intel Celeron ou Pentium. Esses processadores baratos proporcionam uma performance que é boa o suficiente para navegar na internet, redes sociais, ler e-mail e produtividade leve. Se você está querendo adquirir um notebook com Windows, adquira um com o Celeron / Pentium somente se seu orçamento for realmente limitado. A duração da bateria é muito relativa, variando da qualidade da bateria do sistema, mas os modelos com chips de 4 e 6 watts pendem a ser mais baratos e duradouros. Alguns Celerons e Pentiums são dual-core e outros são quad-core.

CPUs populares Celeron / Pentium
Pentium N3700 1,6
Pentium 4405U 2,1
Celeron N3060 1,6
Celeron 3855U 1,6


Atom: longa duração da bateria, baixo desempenho
Bom para: Poupar dinheiro, longa vida útil da bateria, peso leve
Ruim para: multitarefa, produtividade, jogos

A Linha de processadores mais acessíveis da Intel,  Atom surje em notebooks muito baratos do Windows. A maioria dos processadores Atom vem com quatro núcleos e são do mínimo baixa potência, concedendo que eles tenham longa duração de bateria, mas com nível de desempenho mínimo. É recomendado que você adquira um notebook com Atom apenas como um dispositivo alternativo. Atom é bom o bastante para navegar na internet e assistir a clipes, mas sofre para criar conteúdo e funções de produtividade. A maioria dos notebooks acessíveis da geração moderna usa chips Celeron ao invés de Atom, então você possivelmente encontrará o Atom apenas em modelos mais ultrapassados. A Intel não especifica um TDP para a boa parte dos processadores nesta linha, mas deixa claro que eles têm um SDP (Scenario Design Power) de 2 a 2,5 watts.


CPUs Populares Atom
Atom x7-Z8750
Atom x5-Z8500
Atom Z3735G


PONTUAÇÕES NO PASSMARK:
I9 8950HK                          - 13851
I7 7700HQ                          - 9000
I7 6700HQ                          - 8000
I7 8550U                             - 7900
I5 8250U                             - 7550
I5 7300HQ                           - 6800
I7 7500U                             - 5250
I7 6500U                             - 4350
I5 7200U                             - 4700
I7 5500U                             - 4050
I3 7100U                             - 3950
I5 6200U                             - 3900
I5 5200U                             - 3500
I3 6100U                             - 3500
INTEL M7 6Y75                   - 3400
ITEL M5 6Y54                      - 3000
PENTIUM 3805U                  - 2000
ATOM X7 Z8 7000                 - 2000
PENTIUM N3530/N3540        - 2000
PENTIUM N3700                  - 1800
CELERON 3205U                 - 1600
CELERON N2830/N2840      - 1050
ATOM Z3735/Z3740              - 950
CELERON N3060                - 1000
CELERON N3050                - 900
Fonte - Laptoping



Qual processador atende a sua necessidade ?
Logo abaixo está explicado todos os tipos de processador que você possa encontrar.

Intel Core i5 e i7 H - Exemplo: i9 8950HK, i5 8300H, Duração da bateria: 3 a 8 horas, Ideal para: Estação de trabalho e Jogos.

Intel Core i7 U, intel i5 e i7 série G, AMD Ryzen Mobile 7 - Exemplo: i7 7500U, i7 8550U, i7 8505G, Duração da bateria: 5 a 17 horas, Ideal para: Produtividade diária com impulso.

Intel Core i5 U, AMD Ryzen Mobile 5 - Exemplo: i5 7200U, i5 8250U, Duração da bateria: 5 a 17 horas, Ideal para Produtividade diária.

Intel Core M, i5 e i7 série Y - Exemplo: Core M3, Core i5 7Y54, Duração da bateria: 5 a 9 Horas, Ideal para Atividade leve doméstica e estudantil (Baixa performance).

Intel Celeron e Pentium - Celeron N3050, Pentium N4200, Duração da bateria 4 a 6 horas, Ideal para notebooks baratos (Baixa performance).

Intel série Atom - Exemplo: Z3735F, Atom X3, Atom X5, Duração da bateria 7 a 12 Horas, Ideal para notebooks baratos (Baixa performance).


Outros componentes também importam
É essencial lembrar, porém, que a CPU não é o único fator de desempenho em um notebook e que mesmo as CPUs mais lentas podem oferecer uma experiência de usuário aceitável quando vem em conjunto com outros componentes poderosos (GPU, SSD). Para maior parte das pessoas, comprar um SSD em ao invés de um disco rígido tornaram seus notebooks mais responsivos do que pagar um valor maior por Core i7 em relação a um Core i5. E para a performance em jogos, ter uma potente placa de video dedicada é muito mais importante do que ter um processador mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA.

- NÃO POSTE LINKS, CITE NOME DE MODELOS AO INVÉS DISTO

- NOTEBOOK COM DEFEITO ? SOLICITE A GARANTIA DA LOJA QUE VC COMPROU.

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- LEIA O ARTIGO ANTES DE PERGUNTAR, SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/