Aumente o Desempenho: Processadores i5 8250U e i7 8550U

Navegando por sites internacionais sobre notebooks e tablets encontrei um vídeo curioso sobre os novos processadores intel da oitava geração, o vídeo que vai estar neste artigo, ensina a aumentar em 29% a mais de performance nos processadores de notebooks Core i5 8250U e Core i7 8550U, o autor do vídeo promete desempenho do mesmo nível do Core i7 7700HQ com uma dica bem simples, prometendo um salto de desempenho e queda na temperatura em uso intenso também, tudo isto usando o programa oficial da Intel que é o Intel Extreme Tunning Utilities.



Em primeiro lugar gostaria de ja começar dizendo que é por sua conta e risco e que tudo que você fizer será de responsabilidade inteiramente sua, eu não testei esta dica e trago o artigo baseado puramente na experiência de um canal do youtube (Techtablets.com), caso você não se sinta seguro com este tutorial em texto, recomendo que se instrua diretamente no vídeo que usei como fonte para o artigo, porém, ele está em inglês.

Basicamente o que o usuário faz no vídeo é usar o programa Intel Extreme Utilities para aumentar as métricas de Turbo Boost e reduzir a voltagem do processador, processo conhecido como Undervolting ja explicado no blog em outro artigo.

Para complementar o usuário também faz overclock na placade vídeo MX150 (porém, ja fiz o artigo ensinando a fazer overclock na placa de vídeo portanto não será o foco deste post, só vou informar que o usuário configurou memory clock para +1000 Mhz e Core Clock em +61 Mhz).

Para confirmar os benefícios dos dois ajustes em conjunto, o usuário exemplifica alguns benchmarks feitos no Cinebench R15, FireStrike e Unigine Heaven, onde ele mostra aumento de 29% de capacidade no processador e ganho de 7 Fps na placa de vídeo, segundo ele estes ganhos não trouxeram maior aquecimento ou falhas gráficas, estando em uma faixa segura de trabalho.


Como o post foca nos processadores aqui ficam os passos feitos no Intel Extreme Utilities caso você queira testar no seu, mas reforço que é por sua conta, logo abaixo também estará o vídeo com o tutorial original:

1 - Baixe e instale o Intel Extreme Utilities
2 - Reinicie o notebook
3 - Abra o programa
4 - No menu na lateral esquerda acima, acesse Advanced Tunning e em Core



5 - No menu Turbo Boost Power Max defina 40.00W



Segundo ele, este ajuste vai aumentar a capacidade do processador, mas irá consumir mais energia.

Para manter temperaturas mais baixas e desempenho mais estável ele faz o udervolting, que é reduzir a voltagem do processador, em Core Voltage Offset ele reduz a -0.100V e depois clica em Aplicar, mas ele deixa claro que alguns processadores podem não aguentar esta redução e desligar ou apresentar tela azul, neste caso o ideal é reverter para uma faixa em que ele trabalhe bem, como -0.90, -0.80 ou -0.70, ja outros processadores aguentam redução de até mais de -100V cabe a você testar para saber o qual faixa é mais estável para o seu.




Ao modificar estas configurações o usuário diz que á um aumento na rapidez de trabalho do processador como em atividades que exigem maior carga de trabalho como codificação de vídeo mais rápidos por exemplo, abaixo ficam os tentes de benchmark no cinebench e o vídeo original:







14 comentários:

  1. Confio muito no seu trabalho e quando conheci esse seu blog me ajudou muito na escolha e na procura do melhor notebook que se encaixava no meu bolso. Tanto é que vou comprar o que você tá indicando agr da Lenovo. Parabéns pelo o seu trabalho e bastante sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, so indicamos o que há de mais atualizado para garantir maior performance possivel, no entanto daqui alguns meses devem surgir outras marcas com configuração semelhante.

      Excluir
  2. E você poderia fazer sobre Headset tbm. Ajudaria mais ainda. Pq existem vários modelos no mercado tbm. Mas enfim parabéns de novo cara. Tmj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para headset recomendamos o trabalho do grupo Perifericos High End https://www.oficialphe.com.br/

      Excluir
  3. Ei Marco, esse procedimento funciona no processador intel core i5 5200u?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra este processador recomendo somente a parte do Undervolting.

      Excluir
  4. Desculpe, mas ele aumentar a memory clock para +1000mhz? Ou você digitou um zero a mais e seria 100mhz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1000, mas eu nao testei isso pessoalmente
      me basiei no video que esta no fundo do artigo, assista.

      Excluir
  5. nao fiz na gpu mais no cinebench saiu de 510 pra 640

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, sou novo no assunto e acabei encontrando esse site por acaso. Gostei bastante da matéria. Tenho um Samsung X50 que vem equipado com um i7 8550U. Gostaria de testar essas configurações que ele fez mas me veio uma dúvida, no caso de aparecer tela azul como foi mencionado a possibilidade disso acontecer, como eu faço para reverter a operação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a tela azul do undervolt é uma tela de reinicialização, ela se resolve sozinha, não é necessario fazer nada.

      Excluir
  7. Alguma chance de fazer o mesmo no linux?

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo