Notebook Ideapad 320 Com MX150 é Bom Para Jogos ?

Notebook lenovo ideapad 320 com MX150 é bom ? análise review.
A lenovo foi uma das primeiras marcas de notebooks no brasil a trazer notebooks atualizados com a nova geração de processadores Quad Core Intel Kaby Lake Refresh e a nova linha de placas de vídeo Nvidia Geforce MX150, são as configurações mais atualizadas de 2018 para notebooks comuns e nesta análise vamos fazer uma avaliação dos mínimos detalhes do novo Lenovo Ideapad 320, será que compensa comprar ? vale a pena o investimento ? é um bom notebook para jogos ? continue lendo abaixo onde falaremos de suas especificações técnicas e benchmarks em jogos:


Introdução - Lenovo Ideapad 320 com MX150

A linha Ideapad 320 vem agora aprimorada com diversas vantagens que a consagram com uma boa escolha de notebook, tirando alguns pequenos detalhes desfavoráveis como a baixa duração da bateria de apenas 3 horas que pode ser um ponto que desfavorece quem pensa em estudar ou trabalhar, fora isto o notebook conta com pontos positivos no que diz as configurações que são um forte ponto positivo para jogos.

Notebook Lenovo Ideapad com Nvidia MX150 é bom ? quais jogos roda ?

Especificações técnicas - Ideapad 320 com MX150

Na ficha técnica mais especificamente nos detalhes extras, temos uma tela básica 15,6 polegadas com resolução HD Antireflexo, seu disco rígido possui 1 Tera de armazenamento (5400RPM) que possui uma grande capacidade de armazenamento, aqui não temos Slot para expansão de memória SSD mais rápida, mas é adicionar um SSD através de um Caddy, também contamos com USB 3.0 e a nova entrada USB Tipo C de alta velocidade de transferência, dois alto falantes com Dolby Audio, como ja dito o notebook tem uma bateria de apenas 2 células 30WH que dura no máximo 3 Horas, um ponto positivo para jogos é que ele conta com um sistema que estabiliza o clock base da CPU, o que mantém as temperaturas mais baixas mesmo em uso intenso, a lenovo implementou esta medida para evitar a perda de vida útil do aparelho e que ainda pode ser complementado por um bom suporte cooler. O notebook não tem driver óptico, mas é possível usar um periférico.


PROCESSADOR:
Aqui temos uma inovação gratificante, os novos processadores i5 e i7 da linha Kaby Lake Refresh da oitava geração agora são Quad Core e contam com um significante salto de desempenho em relação as gerações passadas, cerca de 40% a mais de performance, este processador i5 8250U agora esta quase no mesmo nível de processadores gamers da linha HQ, contando com uma frequência maior (1.6 mas com Turbo Boost de até 3.4Ghz), uma quantidade maior de núcleos simulados pela tecnologia Hyper Treading (8) que acelera multi tarefas, e memória cache de 6Mb, em conclusão, é um processador que oferece desempenho sólido para uso exigente, como multi tarefas entre programas pesados de edição de imagens, vídeos e projetos de arquitetura e engenharia 3D, assim como maiores velocidades de carregamento e renderizações.

MEMÓRIA RAM: 
A memória ram também é inovadora, contando com 8Gb de memória que ja considero uma o bastante para maior parte dos usuários tanto para jogos, estudo e trabalho. Esta nova memória é mais rápida do que a DDR3, com uma frequência de 2133Mhz o que significa maior performance para o processador e a placa de vídeo integrada ja que ambos usam da memória do sistema, também é mais econômica consumindo menos bateria. Se for da sua necessidade, o notebook permite upgrade para até 20Gb possuindo um Slot soldado com 4Gb e outro slot que ocupa um pente de 4Gb 2133Mhz livre que pode ser substituído por um pente de memória de 16Gb.


PLACA DE VÍDEO:
A série passada de placas de vídeo de notebooks comuns vinham com a antecessora 940MX com memória DDR5, uma excelente placa que roda muitos jogos, porém a nova linha de placas de vídeo da Nvidia agora contam com a MX150 com 2Gb de memória de vídeo dedicada DDR5 em teste ela se sai com 30% a 50% a mais de desempenho ! esta nova MX150 esta acima da clássica GTX 950M e quase no mesmo nível da também clássica GTX 960M, isto quer dizer que ela é uma mini placa de vídeo gamer presente em um notebook comum, roda a grande maioria dos jogos modernos, jogos leves e médios ela vai rodar em altos justes gráficos, porém uma pequena parcela de jogos mal otimizados ela requer redução nas opções gráficas para melhor roda-los, em resumo, entre notebooks comuns esta sendo a mais atualizada e a que roda a maior variedade de jogos, incluindo muitos títulos considerados pesados.


CONCLUSÃO:
Para jogos ele é uma excelente escolha ! isto pois possui configurações atualizadíssimas, permite bons upgrades e ainda conta com uma refrigeração eficiente em relação a temperaturas que não deixa o notebook esquentar, portanto para jogos ele esta oferecendo um excelente custo benefício principalmente por oferecer configurações superiores a maioria dos notebooks comuns do mercado atual e estar a um preço mais acessível do que aparelhos gamers mais caros.





CLIQUE ABAIXO PARA VER O PREÇO



Veja que escolhendo método de pagamento a vista tem desconto no valor.








LENOVO IDEAPAD 320 - APRESENTAÇÃO






25 BENCHMARKS EM JOGOS - NVIDIA GEFORCE MX150








10 BENCHMARKS EM JOGOS - NVIDIA GEFORCE MX150






81G30001BR

57 comentários:

  1. Amigo comprei por indicação do blog em 2016 um ASUS X555UB, porem como moro de frente par o mar, a maresia oxidou alguns componentes da placa mãe, mesmo eu tomando cuidado, você até comentou em alguns vídeos do meu canal relativos testes que fiz na Intel 520 e na 940m canal: Nomascontrol, fiquei satisfeito com o produto mas infelizmente a natureza o levou, tenho duas perguntas para você, a primeira é que vi em alguns comentários no YouTube que esse modelo de notebook o ideapad320 está vindo com defeitos de fábrica isso procede ? A segunda pergunta e como eu posso proteger o notebook da maresia sem obstruir e comprometer as saídas de ar? Parabéns pelo blog sempre acompanho, fica aí minhas perguntas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade não era exatamente um defeito Christian, eu estou lhe respondendo de um Ideapad 320 de 15,6" , inclusive. O que houve na verdade foi um problema na firmware de um grande lote de HDs da Seagate (a fabricante que forneceu os Hds para a Lenovo) que deixava o HD do aparelho quase sempre funcionando a 100%, fazendo o aparelho travar a todo momento. O meu Ideapad 320 foi afetado também e, para resolver isso, primeiramente é necessário ativar as atualizações automáticas do Windows, pois essa opção vem desativada de fábrica, quando ele sai da caixa a versão do windows 10 vem bem desatualizada. Também é necessário atualizar os drivers do notebook através do aplicativo da Lenovo instalado no notebook (agora conhecido como Lenovo Companion). Esse último passo deve ser feito depois de atualizar o windows 10, é durante essa atualização de drivers que o Ideapad 320 irá receber a atualização de firmware do HD.
      Após eu realizar esses procedimentos o HD parou de dar o problema de 100% de uso, mas ainda assim recomendo a troca desse HD por outro de melhor performance. Pois percebi que o mesmo é um pouco lento quando necessitamos executar tarefas muito pesadas, ele inicia os jogos de forma mais lenta, mas isso é comum para um HD de 5400rpm. Recomendo um HD de 7200rpm ou SSD no lugar desse HD, caso o uso seja para jogos.

      Excluir
    2. Bacana VMF, sua resposta é mais informativa portanto vou deixa-la em evidencia pra que auxilie os outros usuarios tambem, gostaria so de ressaltar que, sobre a maresia, que leve a um tecnico para que o mesmo abra o notebook e aplique um anti-corrosivo com mais frequencia pra quem mora na praia, é melhor se precaver.

      Excluir
  2. Boa tarde, estou vendo o Ideapad para compra gostaria de saber se vou poder trabalhar com SolidWorks e Cad sem problemas? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em relação a processador, memoria ram e placa de video ta garantido que vai rodar tranquilo, fora isso so recomendo tirar esse HD e colocar um SSD no lugar, pra voce obter velocidades mais rapidas de escrita e leitura, ai tudo certo.

      Excluir
  3. Vi vídeos que esse notebook com mx150, quando chega numa certa temperatura o clock trava para que ele não aqueça mais e por consequência o notebook não chega na sua performance máxima não chegando a ser 30% mais potente que a 940mx, é verdade isso?mesmo se for verdade você ainda indica esse notebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, na verdade o clock do processador é mantido na frequencia base para evitar problemas com altas temperaturas, na minha opinião é melhor contar com esta proteção por parte do fabricante do que você comprar um notebook com este mesmo processador mas sem esta proteção (como no caso dos modelos da Dell) e ele chegar a 90-100 graus, o que seria muito pior, pois alem da perca de desempenho você ainda perderia a vida util do notebook, em relação ao desempenho em jogos, esta medida de proteção do processador não vai impactar, pois os jogos são mais dependentes da placa de vídeo e não do processador, portanto não há nenhum prejuizo em jogos conforme informado pelo canal do Dan Ferreira onde o mesmo testou o notebook, portanto a vantagem da MX150 ainda é valida.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Vale, ele tem mais desempenho até mesmo que muitos notebooks mais caros que ele.

      Excluir
  5. Olá amigo, você conhece alguém que tem esse notebook aí? Sabe dizer se a marca Lenovo costuma dar dor de cabeça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola esse modelo é novo, portanto ainda não há muitas avaliações de compradores, mas do modelo ideapad 320 anterior com 940mx, as unicas reclamações frequentes era do HD, mas era uma bobeira de software, que bastava atualizar manualmente la e tudo era resolvido, e a bateria que não dura muito, fora isso ele foi bem elogiado, no momento é o único modelo com as configurações mais atualizadas.

      Excluir
  6. Ola tudo bem? eu tenho uma duvida em relação a processadores. É assim por que eu aprendi aqui que pra jogos o mais importante é placa de video certo, mas por exemplo se eu comprar um note com processador i5 e uma ótima placa de video uma GTX 1050 por exemplo, eu ainda vou conseguir jogar os jogos daqui a alguns anos ou eu vou ter que trocar pra um i7, por que eu vejo em muitos jogos até atuais que diz que o requerimento minimo ja é um i7 ai isso me confunde um pouco. Obrigado pela atenção =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, o principal é a placa de vídeo como ja dito, o processador apenas dara o suporte, esse lance de requerimento mínimo nem sempre é uma verdade absoluta e na maioria das vezes se aplica a excperiencia em Desktops, em jogos a diferença do i5 pro i7 é bem pequena, isto pois pelo menos na serie HQ a diferença esta mais em atividades que usam multicores e que vão se beneficiar mais do hypertreading do i7, porem em jogos ambos são plenamente capazes, se voce quer mesmo saber como a sua configuração de notebook vai se sair em jogos analise os benchmarks da placa de vídeo do site notebookcheck ou analise gameplays de jogos com a mesma configuração, agora é obvio que com o tempo os jogos vão ficando cada vez mais exigentes, esta obsolescencia é inevitavel, acho que a 1050 ainda vai rodar jogos por muitos anos, porém, titulos mal otimizados sera necessario a redução gráfica e a redução da resolução do jogo, de 1920x1080p para 1366x768 ja há um bom ganho de performance, não há muita escolha, é isto ou pular logo para um aparelho com uma 1060 e 1070 para se garantir por mais tempo.

      Excluir
  7. Amigo, indica algum notebook de no máximo 2.500,00 com tela full hd? Uso para jogos medianos e programas de desenvolvimento de software.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Qual o melhor notebook dizendo assim "barato" para que rode facilmente o PUBG sem travamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem travamento nenhum, eu não posso garantir... veja as avaliações do jogo na Steam e vera que elas são de maioria negativa, boa parte dessas avaliações negativas é do pessoal que tem maquina gamer cara e potente e ainda sim tem má experiência com o desempenho do jogo.

      agora que da pra jogar neste notebook até da, na maior parte da jogabilidade é bem jogável, pesquise no youtube MX150 + Pubg e assista os gameplays, o desempenho que voce tera neste notebook sera similar ao desempenho mostrado nos gameplays do youtube com a mesma placa.

      Excluir
  9. O notebook da lenovo que você citou, ele realmente roda todos os jogos pesados que vc citou acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, convido voce mesmo a pesquisar no youtube ´´ Nome do jogo + Mx150´´ e assistir os gameplays por conta propria para garantir que a jogabilidade desta placa em tais jogos esta de bom tamanho pra vc

      Excluir
  10. Para jogar esses jogos que ele diz rodar se acha melhor usar qual notebook sem fazer nenhuma modificação o notebook que citei o Acer 58VH ou esse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é melhor, ja que a MX150 é mais poderosa.

      Excluir
  11. Amigo, bom dia.

    Comprei o Notebook e gostei bastante, mas estou tendo alguns problemas...

    Atualizei todos os drivers com o driver booster e tal, mas o PC está MUITOOOO lento. Achei estranho por ser um I5 8 geração e tal então fui dar uma olhada nos processos abertos pelo AVG PC TUNEUP. Vi lá que alguns processos consomem MUITO do processador e o que mais utiliza ele é um tal de Intel Management Engine que está deixando o computador completamente sobrecarregado... Pensei em voltar pro Windows 7, mas não é possível que este Note não suporte o Windows 10...

    Já instalei o Windows limpo, atualizei todos os drivers com o Driver Booster, mas está LENTO... Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente este tutorial, especificamente na parte de Desativador de programas e inicialização do sistema https://www.notebookparajogospesados.com.br/2015/09/o-notebook-esta-lento-e-travando.html

      Excluir
    2. Eu desativei este programa já e outros e melhorou 100%... Posso desinstalar ele? É algo muito útil para o computador?

      Excluir
    3. pode sim, isso é bloatware, lixo de publicidade.

      Excluir
  12. Olá, amigo, boa tarde novamente!

    Cara, recentemente vi em um dos seus posts um gringo mostrando um Overclock para processadores I5 e I7 da 8ª geração e em um placa de vídeo MX150, exatamente as mesmas configurações deste Notebook. Visto que este Notebook possui a proteção do processador não dar Overclock quando chega a 70° você acha que teria algum ganho significativo de desempenho em games? Sei que o ideal é testar, vou fazer quando tiver mais tempo, mas qual sua opinião?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. A placa de vídeo é dedicada ?

    ResponderExcluir
  14. Este ou o Acer 58vh? ( Justifique se possível grato desde já )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este é melhor, estes notebooks possuem processador da oitava geração Quad Core, muito mais poderosos.
      diferente do acer 58vh que ja saiu de linha que possuia apenas um Dual Core.

      Excluir
  15. O desempenho está capado por causa da trava na temperatura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em jogos não, pois jogos dependem mais da placa de video e não do processador, veja o video de review do dan ferreira onde ele testa o note, ele testa e deixa claro que não há perca de desempenho em jogos.

      Excluir
    2. Verei, muito obrigado ^^

      Excluir
    3. Olá, Anônimo, boa tarde.

      Comprei este Notebook recentemente e estou gostando muito do desempenho dele. Sugiro que ao comprar certifique-se de deixar o windows o mais limpo possível (desabilitando coisas desnecessárias, etc) e colocar a placa de vídeo para rodar em máximo desempenho. Estou rodando alguns jogos pesados a 40 FPS nele. Não é um Notebook gamer de fato, mas pra quem não tem R$3500 + pra investir em um Note quebra um galho bom. De uma garimpada nos tópicos aqui que falam sobre aumento de desempenho, configurações que você vai conseguir extrair o melhor dele.

      Excluir
  16. Olá novamente!

    Obrigado por todas suas dicas, estou colocando todas em práticas e estou rodando bons jogos como Kingdom Come Deliverance a 40~45 FPS.

    Mas, recentemente tenho enfrentado alguns problemas. Sei que este não é um Notebook gamer, porém, como dito em seu post, ele alcança uma marca boa perto de máquinas para jogos, mas tenho enfrentado algumas quedas repentinas de frames nos jogos e não sei o motivo.

    Em jogos, principalmente de mundo aberto, o FPS roda a 45~40 e do nada tem uma travada e cai para 35 e segundos depois volta o que acaba deixando o jogo meio ruim de se jogar. Você me sugere algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.notebookparajogospesados.com.br/2018/05/substituir-o-hd-do-notebook-por-ssd.html

      Excluir
  17. Olá, boa noite!
    Eu vou adquirir um notebook em julho deste ano e eu gostaria de saber se o Dell 7572, cuja especificações são: i7-8550U, 16 gb de ram, um hd de 1 tera + ssd de 128 gb e uma mx150, é um bom notebook. Hoje em dia ele está na faixa de R$5000,00 mas eu decidi escolher ele por causa do seu estilo, que apresenta um caráter premium. Gostaria de saber se ele dá conta dos jogos atuais e se existe alguma recomendação melhor do dono do site ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, nao recomendo este notebook para jogos, na faixa de 5 conto existem aparelhos gamers muito, mas muito mais avançados (listados no menu Melhores Notebooks Gamers logo ao topo do blog), com uma performance muito maior, portanto estes notebooks convencionais premiuns não representam bom custo beneficio.

      Excluir
  18. Cara vc me ajudou muito eu estava vendo seu blog e procurei sobre MX150 pq queria comprar o ideapad 320, mas quando eu vi que era um recomendado seu aí me empolguei vou querer comprar um vlw pelas informações

    ResponderExcluir
  19. Marco, primeiramente queria agradecer pelo seu trabalho de criar esse blog, pois ajudou não somente eu mas também varias pessoas a fazer a escolha certa de qual notebook comprar. Eu estava comparando as suas avaliações e preciso me decidir em comprar esse Ideapad 320 ou o Acer Aspire 5 A515-51G-C97B, na sua opinião vc preferia o Ideapad com a MX 150 e cerca de 3h de duração de bateria ou o Acer c97b com a MX 130 e cerca de 7h de duração de bateria??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu gosto muito de usar meu notebook na bateria pois gosto de escrever meus textos em locais variados sem ficar precisar carregando cabo, portando neste caso acho que o Acer me serviria mais, se voce tem o habito de trabalhar ou estudar assim, considere a bateria do acer, agora caso não tenha tais tipos de uso e busca o máximo de performance pelo dinheiro gasto, o Ideapad oferece uma performance um pouco maior em jogos.

      Excluir
  20. Boa noite, Marco! Eu pretendo comprar um notebook até uns 2800, você acha melhor esse lenovo com mx150 + tela hd ou um notebook com 940mx?? Tem muita diferença de qualidade entre a tela hd e a full hd para leitura e filmes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tem uma diferença considerável sim, uma tela Full HD tem mais definição, se isto é realmente uma prioridade pra voce faça o seguinte, busque o Asus X510UR, ele concilia a 930MX DDR5 que tem o mesmo desempenho da 940MX DDR5 e uma boa tela que vai lhe satisfazer.

      Excluir
  21. Bom dia, Março! Adquiri o referido i5 acima, mas estou achando ele bem lento para iniciar e em certas atividades, o que eu poderia estar fazendo para melhorar? Desde agradeço a atenção :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, é so desativar os bloatwares e processos em segundo plano, siga este outro tutorial para aprender https://www.notebookparajogospesados.com.br/2015/09/o-notebook-esta-lento-e-travando.html

      Excluir
    2. Ajudou demais, muito obrigado!
      Mais uma coisa, quando aparecem letras grandes demais, da pra notar os pixels, como eu poderia melhorar essa resolução?

      Excluir
    3. Encaminhe suas perguntas em meu grupo para que meus seguidores o instruam nesta questão -https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/

      Excluir
  22. Olá, o notebook é muito bom, comprei. Mas às vezes penso em como ele seria mais rápido se rodasse Windows 7, e fico pensando se vale a pena trocar. Mas o que estava considerando mesmo é pôr um SSD e rodar o S.O nele, ainda mais pelo barulho enorme que ele tem da agulha do HD, fica impossível estudar ou ler num ambiente silencioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é justamente isto que o blog recomenda para todos os notebooks, o HD padrão é um fator limitante, esquenta mais, consome mais bateria, e é lento demais, ja temos um artigo mais completo sobre este upgrade - > https://www.notebookparajogospesados.com.br/2018/05/substituir-o-hd-do-notebook-por-ssd.html

      Excluir
  23. Mas nesse ideapad 320,a única maneira de instalar o SSD é pelo caddy?E só pode ter o HD ou só o SSD?Não dá pra ter os dois funcionando junto no mesmo notebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce pode ter os dois, pode colocar o SSD no lugar do HD e colocar o HD no caddy, ou pode manter o HD no lugar e colocar o SSD no caddy.

      Excluir
  24. Ta... me ajuda em uma coisa.... o que tem de diferente na velocidade do processador da acer 72db e o novo lenovo 1.6 ?
    O que isso quer dizer. O da acer por ser a 7 geracao tem o processador mais rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o lenovo tem processador Quad Core, a velocidade turbo é maior que o do 72DB que é apenas Dual Core.

      Excluir
  25. Olá amigo, bom dia. Gostaria de uma informação, além do fator de instalar um ssd ajudar muito no desempenho, tenho a impressão que o Windows 10 não roda legal nessa máquina, com certas demoras para inicializar e falta de fluidez em carregamentos. Alguém já testou Windows 7 nesse IDEAPAD 320 mais novo pra ver se fica melhor mesmo? Ouvi dizer que a Lenovo não tem drivers para Win 7.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo se voce seguir as dicas do blog vai rodar de boa, é que o Windows 10 vem carregado de apps, cortana, notificações, rastreio de dados de privacidade, efeitos gráficos inuteis, windows defender, telemetria, etc..o Wiondows 7 eu nao recomendaria para jogos, nem a Steam sera mais compativel com ele, alem de nao ser compativel com Modo Gamer etc.. https://www.notebookparajogospesados.com.br/2015/10/como-aumentar-o-desempenho-do-notebook.html

      Excluir

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA.

- NÃO POSTE LINKS, CITE NOME DE MODELOS AO INVÉS DISTO

- NOTEBOOK COM DEFEITO ? SOLICITE A GARANTIA DA LOJA QUE VC COMPROU.

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- LEIA O ARTIGO ANTES DE PERGUNTAR, SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/