terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Undervolt no CPU para Diminuir Temperatura e Prolongar Bateria

Quando a maioria das pessoas é perguntada quais são os principais problemas de seus notebooks, aqueles com Ultrabooks e outros sistemas ultraportáteis provavelmente dirão desempenho, enquanto aqueles com notebooks entusiastas e gamers provavelmente dirão  da vida da bateria, calor e fãs irritantes. Ensinaremos como aumentar a vida útil da bateria, reduzir o calor, estabilizar o desempenho e reduzir a quantidade de tempo que os ventiladores iniciam, usando uma técnica chamada subutilização da CPU ou Undervolt no processador.




O que é Undervolting e porque deve usar no seu notebook
Como entusiastas de PC, estamos bastante familiarizados com o termo overclocking, uma técnica usada para aumentar a velocidade do clock de um componente além das especificações do fabricante para aumentar o desempenho. Para alcançar altos overclocks, geralmente temos que sobrepujar, ou aumentar a tensão, da CPU. Como resultado, o overclocking tem um maior consumo de energia e aumento da produção de calor.

Como o overclocking aumentará o superaquecimento e o consumo de energia em uma CPU, você pode imaginar que fazer o contrário reduza o consumo de energia, o que é muito útil para dispositivos que funcionam com baterias, como notebooks. Como muitos de nós optamos por notebooks gamers de alto desempenho que normalmente não são projetados para 8 a 10 horas de vida útil da bateria, é fundamental que possamos espremer cada último segundo de bateria desses sistemas. É por isso que nós subestimamos a CPU para reduzir a quantidade de energia exigida, aumentando assim a vida útil da bateria, diminuindo o calor e reduzindo a quantidade de tempo que os coolers iniciam. Em nossa experiência, o undervolting pode fornecer até 20% aumento da duração da bateria.

Agora, uma pergunta que você pode ter é por que isso é possível e por que os fabricantes de CPU não usam tensões mais baixas por padrão? A resposta a isso é porque as CPUs são fabricadas usando métodos de produção em massa e as especificações são avaliadas de forma muito conservadora para garantir que cada chip possa operar com uma determinada tensão em determinada freqüência. Isso significa que alguns chips serão capazes de funcionar em tensões significativamente mais baixas na mesma freqüência sem problema, enquanto outras não podem. Como tal, o undervolt da CPU, bem como o overclock da CPU, envolvem um elemento de sorte.

Antes de começar, tenha em mente que a sobretensão e a subutilização de uma CPU além das especificações do fabricante podem prejudicar seu sistema, por isso use este guia por sua conta e risco. Embora o undervolt de uma CPU seja relativamente segura em comparação com o superaquecimento e o overclocking, há sempre um risco de danos ao seu sistema e sua garantia pode ser anulada. Além disso, este guia foi projetado para sistemas Intel que executam apenas o Windows. Nem todas as CPUs da Intel suportam funcionalidades subjacentes, se certifique de que o cooler do seu notebook esteja limpo antes de pensar em outras formas de refrigeração.



Método 1 - Tutorial com Intel Extreme Tunning Utilities

Passo 1
Se você ainda não o tiver, baixe o Intel Tuning Utility (XTU) do site da Intel aqui .
A instalação é clássica, concorde com os termos de next next next e depois vai pedir pra reiniciar.
Ao abrir o programa pela primeira vez aparece esse aviso, clique na seguinte opção e de OK



Passo 2
Abra o Intel XTU e você será saudado na tela abaixo. A primeira coisa que eu recomendo fazer é ativar o monitoramento de tensão do núcleo na seção de monitoramento do sistema no canto inferior direito. Para fazer isso, basta clicar na chave inglesa no canto superior direito da seção de monitoramento do sistema para abrir a configuração do Monitor do sistema.



Etapa 3
A partir daqui, deslize para baixo para a tensão do núcleo e verifique a caixa para habilitar o monitoramento da tensão do núcleo (Core Voltage). Na seção de monitoramento do sistema, um novo monitor de tensão do núcleo aparecerá mostrando tensão do sistema. Vá em frente e feche a caixa de configuração do Monitor do sistema.




Passo 4
Em seguida, clique na guia Ajuste avançado no menu à esquerda. Isso exibirá as opções de Ajuste Avançado. Anote ou mantenha uma nota mental da tensão do núcleo, pois esta é a tensão padrão.



Vai aparecer esse aviso, te avisando de que é por sua conta e risco, escolha opção:



Passo 5
Passe o mouse sobre o deslocamento de tensão do núcleo (Core Voltage Offset) e reduza sua voltagem por pequenos incrementos e clique em aplicar. Uma redução de tensão é indicada por um símbolo menos (-) antes de um número. Certifique-se de que está reduzindo a tensão em vez de aumentá-la!

Geralmente, eu recomendaria reduzir a tensão de pouco em pouco de 0.010v (-0.010v). Uma vez que você alcança -0.100V e o sistema não travou, eu recomendo executar o teste de estresse da CPU para garantir que não haja problemas.




Em seguida, continue diminuindo a tensão em 0,005v (-0,005v) até o sistema se tornar instável ou falhar. Em seguida, grave esse número, reduza o teste de subtensão e estresse do sistema, você pode ir fazendo assim de pouco em pouco e fazendo testes de estresse e observando se há algum travamento no gráfico de desempenho ou se o resultado ruim no teste de estresse, o máximo que pode acontecer é um desligamento repentino, e então seu notebook reinicia com as configurações padrões, notando qualquer um destes sinais significa que seu processador chegou no limite e que você deve retroceder um pouco para mante-lo funcionando bem, no caso do meu notebook com processador 6200U o limite foi de -0.070 V, mas esse limite varia de processador para processador.



Você também pode substituir o teste de stress por um jogo por exemplo, ou seja, reduza um pouco a voltagem e jogue uma partida de algum jogo, se a partida correr normal sem travamento ou desligamento, reduza um pouco mais e repita a partida, faça assim até descobrir até onde pode ir sempre avaliando a temperatura também, ou você pode pesquisar pela experiência de outros usuários que fizeram o procedimento no mesmo processador, para saber qual a medida ideal para o seu.


Passo 6
Uma vez que seu sistema é totalmente estável com o novo deslocamento de baixa tensão, parabéns! Você fez o undervolt do sistema com sucesso. Dependendo da sua subtensão, você pode ver algumas melhorias drásticas na vida da bateria, calor reduzido, menos ruído do ventilador e até mesmo melhor desempenho, visto que em alguns casos de calor extremo, o processador reduz o desempenho visando abaixar as temperaturas culminando em péssimo desempenho, então você só tem a ganhar .



Passo 7 (Opcional)
Como o Intel XTU é um utilitário projetado para overclocking "mais seguro", todas as alterações (incluindo as configurações de tensão) serão removidas assim que o aplicativo for fechado. Como tal, recomendo construir um perfil (seção profiles) para carregar com rapidez e facilidade as configurações de undervolt ótimas, no entanto, isso não é necessário se você se lembrar da sua tensão de compensação de subtensão ideal.



Método 2 - Fazendo Undervolting com Trottle Stop

1 - Acesse o site e faça download do Trottle Stop
2 - Execute o programa
3 - Irá surgir um aviso de que o trottle stop pode alterar a performance e temperatura e de que é tudo por sua conta e risco, aceite clicando em OK
4 - Acesse o Menu FIVR


5 - Marque as seguintes opções, CPU Core, Unlock Ajustable Voltage, Adaptive:



6 - Em seguida, em Offset Voltage, reduza a voltagem, da mesma forma do XTU você deve encontrar um valor seguro para que seu notebook trabalhe sem falhar, para descobrir este valor ou você busca tutorial especifico para seu processador ou reduz de pouco em pouco e testa para saber até onde pode ir.



7 - Repita o mesmo processo, so que desta vez marcando a opção CPU cache, marque denovo Unlock ajustable voltage, Adaptive e defina o mesmo valor que você definiu no passo anterior



9 - Desde então basta desde ao fundo e marcar OK Save Voltage Imediatelly e dar aplicar




BÔNUS: COMO DESATIVAR O INTEL TURBO BOOST:
Turbo Boost é a tecnnologia da intel que aumenta o clock do processador sob demanda, uma espécie de pequeno overclock natural do sistema, só que mais uma vez é um procedimento que aumenta a performance mas consequentemente o consumo de bateria e a geração de calor também, se você quiser manter o processador sem este Turbo para reduzir temperatura ou poupar a bateria basta seguir esta dica:

Para desativar o Turbo Boost clique com botão direito do mouse sob o icone da bateria e escolha opções de energia, no plano de energia que você estiver usando escolha ´´Mudar configurações do plano´´ em seguida em Mudar Configurações Avançadas do plano, agora busque o menu Gerenciamento de energia do processador, Submenu Estado de desempenho máximo e Na tomada defina 99%.










15 comentários:

  1. E em relação a fazer undervolting na gpu, é possivel? É recomendado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é possivel e é recomendado sim, desde que voce faça de forma que não interfira na estabilidade do sistema.

      Excluir
    2. Da pra fazer utilizando o mesmo programa citado acima?

      Excluir
    3. Foi pra isso que citei ele no artigo.

      Excluir
  2. Vale a pena fazer isso em um i5 5200u?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se seu note tiver sofrendo com superaquecimento, sim.

      Excluir
  3. Meu programa não tem a opção IFVR me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao use o xtu, esse IFVR vem somente em processadores Haswell em diante.

      Excluir
  4. Amigo, boa tarde.

    Estou usando o XTU da Intel e me surgiu uma dúvida. Eu faço o processo de Undervolt e Turbo Max Power certinho e clicko para sair do aplicativo (na setinha na barra ali em baixo), as configurações que eu mudei nele ainda ficam validas no computador? Eu tenho que deixar ele aberto (rodando em segundo plano) para que o mesmo tenha efeito?

    Estou perguntando porque costumo fechar e quando abro ele mostra as info's de como já estivesse com o Overclock rodando normal.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que deixar rodando para que as configuraçoes se mantenham, se fechar tudo volta ao normal

      Excluir
    2. Entendi... O problema é que o processo dele pesa bastante, não?

      Você sabe me dizer se com o MSI Afterburner também devo deixar rodando para funcionar?

      Excluir
  5. eu comprei um notebook que sempre fica estável qd eu jogo em alto desempenho, mas, uma coisa q me incomoda é que em certas coisas nos jogos provocam o seu desligamento e ele acusa overheating, porém n sei se ele de fato está esquentando ao ponto de desligar ou se é um bug vez que jogo normalmente até q faço algo específico e ele desliga, por exemplo, um game chamado League Of Legends, consigo jogar tranquilamente porém assim q a partida inicia o cooler começa a fazer um barulhão e se eu ficar parado no game o note desliga, porém se eu sair e ficar andando ele n desliga até o ponto q consigo jogar horas a fio sem ele desligar, o problema é só esse qd a partida inicia sendo q a cpu aumenta drasticamente assim que a partida carrega. Outro game que gosto de jogar se chama crossfire, do mesmo modo consigo jogar sem problema dele desligar ingame isso em alto desempenho porém lá pros 70% de desempenho máximo de energia do processador, no entanto, se eu acessar um recurso do game chamado "mercado negro" que é uma roleta russa que sorteia prêmios do nada o cooler começa a fazer um barulho de avião e n demora muito para q desligue e isso nesses dois casos tanto no LOL quanto no Crossfire meu notebook desliga mesmo se eu abaixar pra 5% de desempenho máximo apenas para testar toda vez que inicia uma partida no lol se eu ficar parado no jogo ele desliga e no rossfire se eu acessar o mercado negro ele desliga.
    Ouvi dizer algo q o problema n é bem aquecimento vez q ele n esquenta estando no menor desempennho possível a fim de teste e mesmo assim o problema persiste, ouvi dizer que pode ser um tal de Turbo Boost da HP q faz isso. Se vc tiver qualquer informação pra mim será válida pois meus outros notebooks até esquentam mas n ao ponto de desligar;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amigo pelo que sei Turbo Boost é um recurso dos processadores da intel, acho que este problema é decorrente de superaquecimento mesmo, voce ja testou as modalidades de coolers propostas pelo blog ? https://www.notebookparajogospesados.com.br/2018/05/os-melhores-coolers-para-refrigerar.html

      Excluir
  6. Como eu faço Undervolt na placa de vídeo do notebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao se faz na placa de video, so no processador pois é ele quem gerencia a energia do notebook, abaixando temperatura no processador abaixara consequentemente na placa de video tambem.

      Excluir

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA.

- NÃO POSTE LINKS, CITE NOME DE MODELOS AO INVÉS DISTO

- NOTEBOOK COM DEFEITO ? DENTRO DOS 7 PRIMEIROS DIAS DE USO VOCÊ PODE LIGAR PARA LOJA QUE COMPROU E SOLICITAR O DIREITO DE ARREPENDIMENTO, DEVOLVER O NOTEBOOK E SER TOTALMENTE REEMBOLSADO !

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- LEIA O ARTIGO ANTES DE PERGUNTAR, SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- LEIA OS TUTORIAIS NA LATERAL DIREITA DO BLOG, AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES JA ESTÃO RESPONDIDAS LA

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/