terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Notebook Gamer Samsung Odyssey - Avaliação Detalhada

Notebook Gamer Samsung Odyssey Review Analise Avaliação Detalhado
O Notebook Gamer Samsung Odyssey é armado com os poderosos processadores Intel Core i5, i7 HQ e escoltados de uma GPU Nvidia GeForce GTX 1050 para fazer frente com os grandes marcas como Asus e Lenovo. Mas o Odyssey ostenta uma boa primeira impressão, graças a sua aparência e desempenho decente, bem como os outros notebooks gamers, ele também tem seus pontos negativos e positivos, neste post vamos fazer um review detalhado sobre todos os aspectos de hardware e software concluindo em uma avaliação completa para auxiliar aqueles que estão considerando comprar o notebook.


SUMÁRIO DO ARTIGO:
1 - Design e Construção
2 - Portas
3 - Tela
4 - Teclado e Touchpad
5 - Áudio
6 - Desempenho
7 - Armazenamento
8 - Refrigeração
9 - Bateria
10 - Webcam
11 - Softwares
12 - Conclusão + Prós e Contras


Especificações técnicas - Specs:
O Samsung Notebook Odyssey revisado vem em cor preto com CPU Intel Core i7-7700HQ de 2,8 GHz, 16 GB de RAM, GPU Nvidia GeForce GTX 1050 com HDD de 1 TB e SSD de 128 GB. Porém há variantes com i5 7300HQ, 8GB e 1TB HDD



Construção e Design do Notebook Samsung Odyssey


A primeira impressão do Odyssey foi que ela aparenta ser feito em um material de plástico presente em notebooks de baixo custo. Tocando, temos convicção de que realmente é um plástico básico. A tampa é feita de plástico preto com uma pequena protuberância como decorativo. Possui o novo logotipo da Odyssey da Samsung no meio, algo como um hexágono arredondado, de série bastante grande na tampa. O plástico se assemelha a algo que você encontraria em um notebook comum, e não em um aparelho gamer. Não há grande diferencial quando você ergue a tampa.

notebook gamer samsung odyssey design e construção


Primeiro, você se depara com a tela de 15,6 polegadas, 1080p e um teclado decorado com iluminação em vermelho com teclado numérico, o que parece ser absolutamente normal. Mas então você se depara com o trackpad. Está rodeado por um corte de plástico com vermelho em ambas as circunferências. Se aprecia o uso de bordas arredondadas, principalmente quando tantos notebooks usam linhas irregulares. As aberturas "Hexaflow" na parte inferior da máquina são interessantes, mas você quase nunca as verá. Em 5,4 libras e 14,9 x 10,2 x 0,9 polegadas, a Odyssey é um pouco menor do que os notebooks concorrentes.

Portas
No lado esquerdo do notebook, você encontrará a porta de alimentação, tomada Ethernet, uma porta HDMI, uma porta USB 3.0 e uma tomada para fone de ouvido. No lado direito, há uma entrada para cartão SD, um par de portas USB 2.0 e um slot de bloqueio Kensington. Essas portas USB não são rotuladas. O aparelho não tem driver óptico.

notebook gamer samsung odyssey portas, entradas e conexões


Uma questão que desaponta é a falta de uma porta USB-C, a nova entrada de alta velocidade de transferência. Numa época em que cada fabricante busca conciliar esta nova interface, o Samsung Notebook Odyssey o ignorou totalmente. Eles conhecem sua audiência, e eles notam que os jogadores necessitam de um ou dois periféricos e é isso, mas vale ressaltar que futuramente todos os gadgets estaram preparados para esta conexão, seria interessante tê-la de qualquer forma. Aqui estão as portas de E / S disponíveis:

1 porta USB 3.0
2 portas USB 2.0
1 x saída HDMI
1 conector de áudio COMBO
1 x RJ45 (LAN)
1 x leitor de cartão SD / HC / XC
Quanto à conectividade, a Samsung possui uma placa de rede Wi-Fi padrão 802.11ac 1 × 1 com tecnologia embutida Bluetooth 4.1. Devo dizer que seria interessante 2 × 2 MU-MIMO WLAN em vez do protocolo sem fio padrão, porque os jogadores precisam e esperam baixa latência e conexões confiáveis.


Tela
A tela de 15,6 polegadas e 1080p no Odyssey é nítida, a imagem é afiada, exceto em suas configurações de brilho. As cores pendiam mais para um nível de cores quentes, jogando o Battlefield 1, ainda precisava das configurações de brilho no máximo do Odyssey para distinguir com precisão os detalhes, como as faíscas que voavam dos trilhos do tanque. Chamas de explosões em trincheiras francesas se apresentavam um pouco mais cor-de-rosa e laranja do que avermelhado.

qualidade de imagem da tela notebook gamer samsung odyssey


A tela do Samsung Notebook Odyssey se apresenta lindamente, de forma clara, ainda que se tente jogar no escritório sob lâmpadas fluorescentes desnecessariamente brilhantes. A tela anti-reflexo funciona perfeitamente. Ao tirar fotos do Samsung Notebook Odyssey, a câmera pega brilho e reflexão na tela que simplesmente não se enxerga a olho nu. A Tela do Odyssey cobre 77% da gama de cores sRGB, que é quase à média de notebooks populares de 94%. O Lenovo Legion (68 por cento) e o Dell 15 7000 Inspiron (67 por cento) são piores, enquanto o Asus Strix apresentou ainda mais cor em um excelente 122%. O painel da Samsung apresenta um excelente índice de precisão de cores Delta-E de 0,2 (0 é ideal). Isso é o mesmo que o Legion, e inferior à média de 2,3.

teste de gama de cores da tela samsung odyssey


Como disse, você vai querer mexer nos ajustes do brilho, já que a Odyssey mediu uma média de 246 nits, ficando abaixo da categoria de 276-nits. O Legion (220 nits) foi ainda pior do que o Odyssey, ao passo que o Inspiron (253 nits) e o Strix (269 nits) possuíam mais brilho. Seu painel de 15,6 " conduz uma exibição de 1920 x 1080 pixels, mas não tem tanto brilho quanto outros modelos. Isso não significa que a tela seja de qualidade inferior, isso significa que ela só não é a mais impressionante.


teste de brilho da tela notebook gamer samsung odyssey


A tela do Odyssey foi o que decepcionou um pouco, mas não é muito ruim como a de outros concorrentes de baixo custo. Só teria sido mais interessante que a Samsung tivesse selecionado uma tela mais brilhante sem tanta foco no anti-reflexo. Como mencionado anteriormente, todos os jogos que tiveram que ser jogados com a tela configurada com o máximo de brilho e isso não é tão ideal. A tela sendo maçante também não colaborava que os jogos realmente parecessem tão bonitos como era suposto. Se você já jogou Rise of the Tomb Raider ou BF1 em uma TV 4K, então você esta ciente do que estou dizendo. Claro, ão se compara a tela Odyssey com 4K, mas poderia ter sido uma tela mais brilhante. O Notebook Odyssey da Samsung tem uma tela boa, melhor do que muitos notebooks do mesmo nível aliás, mas não é excepcional



Teclado e Touchpad:
Com apenas 1,3 milímetros de viagem, as teclas do Odyssey se aparentam rasas quando se digita sobre elas. Há um pouco de flexão na superfície do teclado, e entre isso, as baixas viagens, certamente tropeçará mais do que o habitual na digitação até se acostumar. Na análise de digitação 10fastfingers.com, chega-se a média de 107 palavras por minuto, mas a taxa de erro pula de 2% habituais para 5% no Odyssey. O touchpad de 2,6 x 3,9 polegadas é interessante. Está cercado por um contorno de plástico LED-iluminado com funcionalidade decorativa, enquanto ele chama a atenção, é apenas um diferencial. O próprio touchpad propriamente dito, porém, é suave ao toque e responsivo, quer esteja navegando na web com gestos de dois dedos ou usando passes de três dedos para alternar entre aplicações.

teclado e touchpad notebook samsung odyssey


No entanto, deve-se mencionar que o uso do teclado da Samsung Odyssey para jogos é realmente agradável. As teclas contém um layout confortável e familiar, com um bom espaçamento entre as teclas. A curvatura das tampas de teclas auxilia a manter os dedos focados e ancorados nas chaves WASD que possuem uma decoração que as evidencia, permitindo uma pratica de jogos no PC muito natural.


Áudio
Os alto-falantes na Odyssey são regulares para um laptop convencional: alto o suficiente para rechear um quarto, mas com pouco para  fornecer no grave final. Escutando musicas, os vocais e as guitarras soam altos e claros, mas os tambores eram planos e não se distingue o grave.

No que diz respeito a jogos, naturalmente faz falta que os alto-falantes fossem mais altos. Os ricochetes de balas inimigas atingindo o tanque soam vazios, como se estivessem colidindo com latas em vez de uma máquina de guerra avançada, mas consegue-se distinguir claramente as vozes dos compatriotas. A Samsung possui seu próprio aplicativo de configurações com algumas predefinições de perfil de som. Alternar de "padrão" para "música" adiciona um pouco mais de volume, mas não ajuda com o grave, aqui faltou um subwoofer potente.



Desempenho e Gráficos do Samsung Odyssey

O Notebook Odyssey usa uma GPU Nvidia GeForce GTX 1050 para jogos, que deve lidar com qualquer jogo, embora nem sempre nas configurações máximas. Quando executado Battlefield 1, um jogo especialmente bem otimizado para o 1050, invadindo trilhas na França na Primeira Guerra Mundial em um tanque britânico obtém-se entre 47 e 50 quadros por segundo a 1080p e ultra configurações. No benchmark de jogo, Rise of the Tomb Raider, com uma mescla de configurações altas e médias com o anti-aliasing SMAA, a Odyssey rodou o jogo a 42 fps, afastando a média popular de notebooks (40 fps). O Odyssey executou Hitman em 1080p com ultra configurações a 39 fps.


MAIS BENCHMARKS DA NVIDIA GTX 1050:
Mass Effect Andromeda                                  - 43 Fps no Médio
Ghost Recon Wildlands                                    - 32 Fps no High
For honor                                                        - 39 Fps no Ultra
Resident Evil 7                                                 - 56 Fps no High
Watch dogs 2                                                   - 32 Fps no High
Dishonored 2                                                    - 32 Fps no Ultra
Call of Duty Infinite Warfare                                - 46 Fps no Ultra
Titanfall 2                                                          - 52 Fps no Ultra
Farming Simulator 2017                                    - 74 Fps no Ultra
Battlefield 1                                                      - 44 Fps no Ultra
Civilization IV                                                   - 33 Fps no Ultra
Mafia 3                                                             - 30 Fps no Médio
Fifa 17                                                              - 140 Fps no Ultra
Deus Ex Mankind Divided                                   - 30 Fps no High
Mirrors Edge Catalyst                                        - 32 Fps no Ultra
Overwatch                                                         - 54 Fps no Ultra
Doom 2016                                                        - 50 Fps no Ultra
Need For Speed 2016                                        - 47 Fps no Ultra
Himtan 2016                                                      - 40 Fps no Ultra
The Division                                                       - 33 Fps no High
Far Cry Primal                                                   - 41 Fps no High
Xcom 2                                                              - 30 Fps no High
Rise of Tomb Raider                                             - 31 Fps no Ultra
Raimbow Six Siege                                             - 58 Fps no Ultra
Just Cause 3                                                      - 45 Fps no Ultra
Star Wars Battlefront                                           - 52 Fps no Ultra
Fallout 4                                                              - 34 Fps no Ultra
Call of Duty Black Ops 3                                       - 49 Fps no Ultra
Metal Gear V                                                       - 53 Fps no Ultra
Dota 2                                                                 - 116 Fps no Ultra
Batman Arkham Knight                                         - 45 Fps no High
The Witcher 3                                                      - 37 Fps no High
Gta V                                                                  - 65 Fps no High
Battlefield Hardline                                               - 52 Fps no Ultra
Dragon Age Inquisition                                         - 44 Fps no High
Shadow Of Mordor                                                - 45 Fps no Ultra
The Sims 4                                                          - 73 Fps no Ultra
Thief                                                                    - 42 Fps no Ultra
Battlefield 4                                                          - 52 Fps no Ultra
Kingdom come Deliverance                                  - 30 Fps no High
Final Fantasy XY                                                  - 30 Fps no Médio
Fortnite                                                                - 40 Fps no Ultra
Star Wars Battlefront 2                                         - 43 Fps no High
Need For Speed Payback                                    - 40 Fps no Ultra
Call of Duty WW2                                               - 50 Fps no High
Assassins Creed Origins                                      - 35 Fps no Médio
Destinity 2                                                           - 40 Fps no Ultra
The Evil Within 2                                                 - 30 Fps no Médio
Shadow of War                                                    - 35 Fps no High
Fifa 18                                                                 - 132 Fps no Ultra
Player Unknowns Battlegrounds                            - 35 Fps no High

Jogos testados em resolução Full HD (1920x1080p), reduzindo a resolução para 1366x768 pode-se alcançar taxas de frames muito maiores.


Concebido com uma CPU Intel Core i7-7700HQ de 2,8 GHz que tem uma faixa de frequência entre 2.8GHz e 3.8GHz, um tamanho de cache de 6 megabytes e quatro cores físicos. É poderoso e exigirá esforços de resfriamento adicionais, mas a Samsung pensou nisso. Além do mais temos 16 GB de RAM , um HDD de 1 TB e SSD de 128 GB, o Odyssey executa uma multi tarefas com excelente capacidade. Não tem problemas ao gerenciar 40 guias no Chrome, das quais uma transmite um episódio de 1080p. A única questão é que as aberturas começam a soprar ar quente quase que instantaneamente. O Odyssey obteve uma pontuação de 13.812 no benchmark geral de desempenho do Geekbench 4, superando a Legion (13.037, Core i7-7700HQ), o Strix (12.253, Core i7-77000HQ), o Inspiron (10.363, Core i7-7300HQ) e a média da categoria corrente de 11.546.

teste de benchmark notebook samsung odyssey


A memória do sistema vem no tipo de dois pentes de memória DDR4 de 8 gigabytes. A boa notícia é que é um máximo de 16 gigabytes de memória de Dual Channel deve ser o bastante para a maioria dos usuários. Outra boa notícia é que mesmo se você quiser atualizar, fazendo upgrade, você pode. Esses 16 Gigas não representam a memória máxima permitida do sistema, suportando até 32GB. Ainda assim, não há jogos atuais que consomem mais de 16 GB de RAM para serem executados nos conformes. Mas você pode precisar se você estiver pensando em atividades pesadas como renderização ou multi tarefas.


Armazenamento
Mediante ao espaço de armazenamento, há uma unidade de estado sólido NVMe de 128 gigabytes de alta rapidez para manter o sistema operacional e os programas mais relevantes e uma unidade de disco rígido de 1 terabyte para suas bibliotecas de mídia e outras coisas. Embora tenha sido melhor ver um SSD de 512 gigabytes, esta união de velocidade rápida / grande armazenamento não um recurso que atende bem todas as necessidades.

São necessários 26 segundos para que o Odyssey copie 4,97 GB de arquivos de mídia mista; uma taxa de 195,8 MBps. Isso é mais rápido do que o Strix (94.2MBps), mas o Legion ultrapassou ambos com 363.5 MBps. O Odyssey leva 3 minutos e 19 segundos para carregar 20 mil nomes e endereços em uma macro de planilha do OpenOffice, ultrapassando o Legion e superando a categoria média de 3:57. O Strix leva 3:41 e o Inspiron terminou a prova em 3:37.



Refrigeração
Com suas aberturas Hexaflow gigantes na parte de baixo, todos pensamos que o Odissey ficaria mais as temperaturas mais baixas do que outros notebooks durante jogos graças ao anúncio da samsung mostrando um sistema diferenciado. Estava errado. Jogando o Battlefield 1, a parte inferior do laptop atinge 85 Graus Celsius, o teclado sube para uns audaciosos 80 graus, mas o touchpad ficou bem em apenas 72 graus. No entanto, se sai bem nos testes normais: depois de transmitir 15 minutos de vídeo HD do YouTube, o fundo mediu 84 graus, o centro das teclas mede até 85 graus e o touchpad  mede 75 graus. Mas esses respiradouros dispararam muito, e eles são altos. Muitas vezes se ouve o Odissey dispensar calor mesmo quando esta sentado na mesa, mesmo após minutos sem fazer absolutamente nada.

sistema de refrigeração hexa flow samsung odyssey


Apesar das fabricante informarem que as temperaturas são normais até 100 graus em máquinas gamers, prefiro recomendar usar estas entradas de ar generosas na parte debaixo para fazer um conjunto com uma boa base cooler, ele tem um grande fundo ventilado, logo abaixo do processador e a placa gráfica. Esta área cobre cerca de metade da sua parte de baixo, o que torna o dissipador de calor muito mais eficiente e que, em conjunto com um bom suporte cooler deve auxiliar a manter temperaturas ainda mais baixas.
A tampa Hexaflow também permite a facilidade de acesso à RAM e discos rígidos com a liberação de apenas três parafusos, de modo que a atualização do Odyssey é bastante fácilitada.

sistema de refrigeração hexa flow samsung odyssey



Vida útil da bateria
Não é de se admirar que um notebook gamer não segurasse muito tempo em uma carga. O Odyssey aguenta durante 4 horas e 28 segundos no Laptop Battery Test, que navega automaticamente pela Web através do Wi-Fi. Não superou a média de 7:04, mas consegue superar o Legion (3:39) e o Strix (3:41). No entanto, o Dell Inspiron funcionou por 11 horas e 23 minutos.


Mediante à duração da bateria, é um benefício dizer que a bateria de 43Whr pode segurar uma carga até 6 horas de uso. Claro, não estamos referindo a jogos, mas ao fazer coisas rotineiras como navegar em redes sociais, redigir textos, planilhas ou ao viajar, é bom poder contar com uma vida de bateria durante todo o dia para auxiliá-lo, neste caso só compensa e ela só é capaz de atingir longa duração se você espremê-la o máximo possível abaixando o brilho da tela, evitando a multi tarefas e ativando o modo de economia de bateria do windows.


Webcam
Pondere bastante antes de transmitir para o Twitch com este notebook. A webcam de baixa resolução (640 x 480) tira fotos escuras pouco detalhadas. Em uma foto em que se levanta a mesa, uma camiseta azul claro aparece preta, e quase nenhum dos tons amarelos se mostram na totalidade. As luzes foram apagadas e uma caneca preta posicionada na mesa mistura a uma bolsa negra tanto que você nem consegue ver, a webcam é medíocre com uma definição de imagem ruim, mas existem modelos melhores que podem ser acoplados.

Software e garantia
A Samsung empacotou o Odyssey com um monste de software. Alguns são muito frutíferos, e alguns são duvidosos em sua utilidade. O mais notável é o centro de controle Odyssey, um hub que mostra informações do sistema, estatísticas de performance como uso da CPU, uso de GPU, velocidade do cooler e a capacidade de ativar e desativar a chave do Windows. Não é tão completo como o Dragon Center do MSI, que permite ajustar a velocidade do cooler, mas tem todo o básico. Há também SideSync para compartilhar dados entre o seu notebook e um smartphone e PC Message para enviar mensagens SMS do seu notebook. Além disso, há um aplicativo de gerenciamento da galeria de fotos alternativo, chamado PC Gallery; teamPL para compartilhar telas; Wi-Fi Transferir para enviar arquivos através de Wi-Fi; e compartilhamento simples, um aplicativo de transferência de arquivos para usar com telefones que usam o Android 6.0 ou posterior. Existem alguns outros, como a câmera Wi-Fi, para usar seu smartphone como uma câmera e PC Cleaner para desinstalar aplicativos que estão agregados nos menus, então você pode não perceber.

software da samsung para monitoramento notebook gamer samsung odyssey


A Samsung adicionou algum lixo bloatware, também, como Netflix e TripAdvisor e um teste para o McAfee LiveSafe. Claro, também há o padrão do Windows 10  de bloatware, incluindo Candy Crush Soda Saga, Sling, Minecraft: Windows 10 Edition, Facebook e Twitter.


CONCLUSÃO:
Embora fique satisfeito que a Samsung está progredindo com sua linha de notebook com uma nova máquina para jogadores, o Notebook Odyssey é uma polêmica. Embora sua CPU Core i7 e GPU Nvidia GeForce GTX 1050 ofereçam um desempenho estável, a construção me pareceu muito básica, além de sua refrigeração necessitar de coolers de reforço e a tela necessitar de ajustes pra tornar a exibição mais aceitável.

Em suma , acredito que o Samsung Notebook Odyssey é um notebook gamer incrívelmente equilibrado. Além disso, você pode usá-lo como um notebook do cotidiano ou como uma estação de trabalho, se você não se importar com o peso extra. Ele desempenhará de forma excelente para jogadores, estudantes e jovens profissionais que desejam um dispositivo aptop para lidar com todos os perfis de uso que você possa imaginar.

notebook gamer samsung odyssey


A tela com exibição nítida, não é perdida, pois você é servido com taxas de quadros respeitáveis ​​para reprodução de jogos com ajustes no ALTO. Um teclado bem designado alivia a barra para que você possa deixar seu teclado mecânico em casa, pois este teclado está capacitado para fazer o trabalho com seus jogos favoritos em primeira pessoa.

Todas as falhas reconsideradas, se diverte muito com o Odissey. É um notebook gamer muito bom. Poderia ter sido um pouco melhorado, mas sabendo que eles estarão cientes do que eles fizeram de errado, corrigi-lo e depois nos ofereça o que precisamos na próxima versão futura. A Samsung é ótima em fazer aparelhos para que eles saibam o que eles necessitam fazer aqui. Estou ansioso para ver o que está por vir no brasil e se vale a pena.


Pontos Positivos:
Desempenho forte em jogos
Tela com ângulos de visão sem distorção de cores graças ao IPS
Tela com boa capacidade Anti-reflexo
Teclado com boa precisão em jogos
Bom volume de áudio
Facilidade para upgrade

Pontos Negativos:
Construção em plástico básico
Refrigeração vai necessitar de coolers adicionais
Áudio sem grave
Webcam fraca
Tela com baixo brilho
Ausência da entrada USB Tipo C
A versão i7 poderia vir com a 1050 Ti





CLIQUE ABAIXO PARA VER OS PREÇOS







NP800G5M-XG1BR NP800G5M-XG2BR