Quais Memórias São Compatíveis Com Seu Notebook ?

Se você acabou de comprar um novo notebook que veio com um disco rígido lento ou seu sistema de três anos está lutando para acompanhar os aplicativos modernos, atualizar seu notebook é uma ótima maneira de melhorar seu desempenho sem gastar muito dinheiro . Ao contrário das torres de desktop, quase todas as quais são atualizaveis, muitos notebooks são caixas seladas e que são difíceis ou impossíveis de mexer. Em alguns casos, mesmo se você puder obter a coragem, você encontrará os principais componentes fixados a placa-mãe.




Felizmente, você não precisa apenas abrir o chassi para descobrir se você pode substituir a RAM ou o disco rígido. Veja como saber se você pode atualizar seu notebook e quais componentes ele precisa.

Quais componentes do seu notebook você pode atualizar?

No melhor dos casos, você pode substituir sua memória RAM e sua unidade de armazenamento. A atualização de um disco rígido mecânico para um SSD (unidade de estado sólido) terá um enorme impacto no seu desempenho, permitindo que você inicialize, abra aplicativos e arquivos, ou mude entre tarefas três a quatro vezes mais rápido. Adicionando mais memória, especialmente de 2GB ou 4GB a 8GB, pode tornar a multitarefa ou trabalhar em grandes arquivos de mídia mais fácil.

Esqueça de trocar o processador, a placa de vídeo ou a tela, apenas em alguns casos isto é possível e exige avaliação de um especialista. E, embora seja possível substituir o cartão Wi-Fi em alguns sistemas, fazê-lo é difícil e provavelmente não vale o esforço. Se você realmente quer uma melhor conectividade sem fio, considere um adaptador USB Wi-Fi.


A melhor maneira de descobrir se o seu laptop é atualizável e as peças necessárias para atualizá-lo é com uma ferramenta de configuração, como a Ferramenta de consultor da memória Crucial. Para usá-lo:

1. Navegue até http://www.crucial.com/usa/en/advisor .
2. Selecione o fabricante do seu laptop  (ex: Acer).
3. Escolha a linha de produtos correta  (ex: Aspire V3).



4. Escolha o modelo específico do seu laptop (o meu por ex: V3 575G 57CN).
5. Clique em "Encontrar atualização".

 Se você não encontrou seu modelo, pode experimentar o Auxiliar Scanner de Sistema

1. Navegue até o menu Upgrade By Device
2. Marque a caixinha ´´I Agree Terms and Conditions´´



Ao baixar execute o arquivo



Ao clicar neste arquivo surgirá uma caixa de diálogo perguntando com qual programa você deseja abri-lo, escolha seu navegador de preferência, eu selecionei o chrome.

irá surgir esta tela pedindo para aguardar:


Surgirá então a lista de memórias que seu notebook é compatível, informando tipo, frequência, voltagem, tamanho, capacidade, velocidade etc...




O Conselheiro irá então dizer-lhe o tipo de RAM que seu sistema e o tipo de SSD que ele pode manipular. Se o seu notebook não pode ter sua memória ou armazenamento atualizado, o consultor irá informá-lo. Uma vez que esta ferramenta específica é da Crucial, ela recomenda produtos próprios da Crucial, mas, enquanto você toma nota das especificações dos produtos, você pode comprar memória ou armazenamento de outros fornecedores. Aqui está o que procurar.


Se o seu laptop tiver um disco rígido no momento e você está pesando em atualizar para um SSD, é quase certo que você precisará de um SSD de 2,5 polegadas e 7 mm, o tamanho mais comum. No entanto, se o seu laptop veio com um SSD e você quiser substituí-lo por um de maior capacidade, você precisará de uma unidade mSATA ou M.2, que são chips que deslizam para um slot na placa-mãe. M.2 SSDs vêm em diferentes comprimentos (60mm e 80mm são mais comuns), então seja particularmente cuidadoso ao verificar qual deles você precisa.

Ao comprar RAM, descubra se é DDR2, DDR3 ou DDR4, juntamente com a sua tensão e velocidade. Olhando através das listas de RAM, você também pode ver especificações que indicam se é ECC ou não-ECC e buffer ou unbuffered. Exceto por algumas estações de trabalho high-end, a maioria dos laptops usa memória não-ECC, sem buffer.

No canto superior esquerdo da tela, o Advisor mostra quanta RAM seu laptop pode lidar e quantos slots DIMM possui. Alguns laptops têm apenas um único slot, que vem preenchido, então você pode precisar substituir completamente seu DIMM existente em vez de apenas adicionar a ele.



Saber que seu laptop é atualizável em teoria é uma coisa, mas a realização de cirurgia no dispositivo é outra. Se houver um disponível, verifique o manual de manutenção do hardware (manual de serviço) para encontrar o que você precisa para acessar os componentes.

Para localizar o manual de serviço, navegue até a página de suporte para o seu modelo de laptop específico no site do fabricante (por exemplo, lenovo.com, dell.com, hp.com). Procure por manuais para download e selecione o guia de serviço ou hardware, e não as instruções gerais.

O manual de manutenção deve dizer-lhe como abrir o laptop e substituir essas peças. Na maioria dos casos, você pode chegar às entranhas do laptop, removendo alguns parafusos e abrindo um painel de atualização ou removendo toda a superfície inferior.

Se o manual indicar que a memória ou a unidade de armazenamento que deseja remover são soldadas na placa-mãe, você não pode atualizar. Além disso, se você tiver que interromper qualquer coisa que seja mantida unida por cola ou ter que remover toda a placa-mãe, então neste caso esqueça a adição de RAM ou SSD.


Uma vez que você sabe que seu laptop é atualizável e quais componentes você precisa, você pode comprar o melhor RAM ou SSD por conta própria. Para RAM, qualquer DIMM compatível de uma marca respeitável deve ser bom, mas se você tiver dois slots DIMM, você obterá um desempenho um pouco melhor preenchendo ambos os chips idênticos (por exemplo, 2 x 4GB).



9 comentários:

  1. Olá marco,gosto muito do seu blog e tenho aqui uma dica que me ajudou demais a melhorar significantemente os fps de todos os jogos!
    A dica é usar o modo gamer do xbox no windows 10,coisa que poucas pessoas usam devido ao dvr de jogos,que da lag.Eu testei vários e vários programas e nenhum deles deu um efeito tão significante,então eu restaurei meu pc,instalei o driver de vídeo recomendado pelo fabricante e consegui aumentar a média de fps do cs:go de 30-40 pra 50-60,basta desativar o dvr de jogos e ativar o modo gamer,e também não instalar nenhum desses "otimizadores de pc",que pelo que ví em meus teste,não passam de porcarias...
    Obrigado marco,novamente digo que gosto muito do seu blog e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa muito obrigado pela dica amigo, vou dar uma estudada nesse modo gamer do Xbox, nem lembrava disso, um abraçao e obrigado pela colaboração.

      Excluir
  2. Marco, sobre processadores, o modelo da Lenovo 320 i7-7500U em comparação com um acer 58vhi5-7200U (recomendação do blog) .
    A diferença de processadores influiencia muito na jogabilidade, pois os dois tem mesma faixa de preço.
    Segundo esse benchmark, a uma diferença de 10% de desempenho.
    http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i7-7500U-vs-Intel-Core-i5-7200U/m171274vsm153577

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente nao afetam, esses processadores sao ambos muito basicos e nao diferem muito em jogos.

      Excluir
  3. Amigo, gostaria que você me recomendasse um Cooler Exaustor apropriado para o Acer Aspire 5 que recomendas aqui no Blog.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um Inspiron 15 série 5000 i15 5558 A50 Dell placa geforce 920m windows 10 e durante o uso depois de um tempo a barra de tarefas trava e não consigo acessar mais nada. Nem menu iniciar nem nada. Como posso resolver esse problema? Será que e o notebook ou o windows 10. Como reverter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, olha parece ser problema do windows, voce notou se isto começou depois de alguma atualização ? as atualizações do windows ja estragaram minha barra de tarefas, experimenta restaurar o sistema para as configurações de fabrica.

      Excluir
    2. Foi na atualização da Dell mesmo. Mas vou fazer isso.

      Excluir

---------------- O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMENTAR !!!--------------

- SE VOCÊ COMENTAR AQUI, MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA DE AGUARDAR.

- POR FAVOR NÃO POSTE LINKS, CITE O NOME DOS MODELOS AO INVÉS DISTO

- COMPROU NOTE COM DEFEITO ? ENTRE EM CONTATO COM A LOJA QUE VOCÊ COMPROU E SOLICITE A GARANTIA.

- NÃO ME RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- NÃO ENTENDO NADA DE PC DESKTOP, SOMENTE NOTEBOOK.

- COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS DE FORMA QUE OS IMPRÓPRIOS SERÃO DELETADOS.

Obrigado pela visita.