quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Notebook Gamer Acer Predator Helios 300 Avaliação Detalhada

 Acer Predator Helios 300
Desde que a Acer apresentou o notebook gamer Helios Predator 300 para jogos de 15 polegadas GTX 1060, os compradores de todo o mundo foram prontamente seduzidos pela excelente relação custo/benefício. Neste artigo fazemos uma avaliação e trazemos um veredicto do notebook gamer, que ele tem alguns benefícios consideráveis, que, por sinal, compensam o seu preço. A Acer também tem planos de lançar uma versão de 17 polegadas do notebook que deve servir como uma opção mais acessível para o Predator 17 com GTX 1060.



SUMÁRIO DO ARTIGO:
1 - Introdução & Especificações técnicas
2 - Design e Construção
3 - Tela
4 - Portas
5 - Teclado e Touchpad
6 - Desempenho
7 - Áudio
8 - Refrigeração
9 - Bateria
10 - Conclusão + Prós e Contras


Acer Predator Helios 300 Review - Introdução:

A primeiro momento, você pode achar que a Acer está disponibilizando a mesma configuração em diferentes exemplares, uma vez que existem três variantes diferentes da Acer com o GTX 1060, mas todos eles têm custos variados e têm um público-alvo também variados. Os notebooks Aspire V 15 e V 17 Nitro BE, por exemplo, não estão mais focados para jogos. Eles dispõe apenas a mesma performance que a programação do Predator, mas tentam invocar para um tipo mais requintado de usuários que procuram potência extra em locais externos sem abrir mão da portabilidade. O Predator 17 G5-793G, por outro lado, dispõe de uma solução de refrigeração superior com algumas funcionalidades extras, como G-Sync e uma tela com maior taxa de atualização. Além do mais, o preço é significativamente maior. Então, aqui vem o meio termo - o Predator Helios 300. Ele tem um preço mais regular, mas também tem mais mobilidade do que o Predator 17 (G5-793 ) e tem uma aparência mais focada em gamers do que em comparação com o V 15 Nitro BE.

 Acer Predator Helios 300 estrutura construção


Surpreendentemente, o Helios 300 de 17 polegadas tem poucas similaridades com o modelo de 15 polegadas do que imaginavamos, além do design e hardware, é claro. Esta é possivelmente a razão pela qual o Helios 300 de 17 polegadas tem um número de série bastante diferente. Em todo caso, ambos têm o mesmo Core i7-7700HQ amparado pela GPU GeForce GTX 1060 da NVIDIA, até 32GB de memória ram DDR4-2400 Mhz, monitor Full HD IPS e memória de armazenamento com M.2 PCIe NVMe SSD e um HDD de 2,5 polegadas.


Acer Predator Helios 300 - Especificações técnicas:

CPU Intel Core i7-7700HQ (4-core, 2.80 - 3.80 GHz, cache de 6MB)
RAM 16GB (2x 8192MB) - DDR4, 2400MHz
GPU NVIDIA GeForce GTX 1060 (6 GB GDDR5)
HDD / SSD 1TB HDD + 512GB M.2 SATA SSD
Exibição 15,6 ou 17,3 polegadas - 1920 × 1080 (Full HD) IPS, fosco
Conectividade LAN 10/100/1000 Mbps, Wi-Fi 802.11ac (2 × 2), Bluetooth 4.0
Outras características
1x USB 3.0
2x USB 2.0
1x USB-C 3.1 (Gen 1)
Tomada de áudio de 3,5 mm
LAN
HDMI
leitor de cartão (SD, MMC, MS)
luz de fundo LED do teclado vermelho
Bateria 48.9Wh
Espessura 29 mm (1,14 ")
Peso 2,96 kg (6,53 lbs)
Disponível no Brasil



Design e Construção:
Quando se refere de construção de qualidade, tudo é feito de forma diferenciada aqui. O modelo de 15 polegadas tem uma tampa de alumínio e a parte interior de metal, mas o variante de 17 polegadas é totalmente construído de plástico e se assemelha fortemente à série Aspire VX 5, baixando a escala em 2,58 kg e uma grossura de cerca de 26 mm, é de fato mais fino do que o VX 15.

Mesmo que o design do notebook não seja único ou inovador, achamos que ele é muito robusto e confiante na maior parte. A tampa, por exemplo, fornece uma um material de alumínio escovado padrão com um componente de modelagem de plástico na parte de cima, possivelmente para as antenas Wi-Fi. O material em si parece ser muito resistente - ao pressionar o meio, a superfície se flexiona de forma tão leve e não faz com que ondinhas surjam na tela LCD. No entanto, o material é propenso a gravar impressões digitais e manchas, como de praxe. As dobradiças oferecem uma abertura leve com uma mão e um movimento linear satisfatório, mas, devido ao fato de que elas são espaçadas, o centro da moldura inferior não é apoiado e pode ser torcido facilmente. A parte inferior incorpora plástico preto e áspero com algumas entradas e duas pequenas escotilhas de manutenção para facilitar o upgrade memória e a atualização de armazenamento.

 Acer Predator Helios 300 design


Como já destacado, o Helios 300 de 17 polegadas partilha a mesma aparência do modelo de 15 polegadas. Tem tinta preta em toda lateral com o acento vermelho usual ao redor do interior e exterior. E possivelmente devido à ausência de metal, o notebook completo pesa 2,96 kg, o que é muito menos que a maior parte notebooks gamers de 17 polegadas por aí. Também é mais fino do que o imaginado, com a espessura das laterais medindo apenas 29 mm.

O plástico e o alumínio escovado no Helios 300 de 17 polegadas aparenta um design sofisticado. A dobradiça, por outro lado, se sobressai como resistente e mantém a tampa firmemente fixada mesmo em um ambiente instável. Quanto à parte inferior, usa o acabamento de plástico áspero habitual e entrega algumas frestas para a entrada de ar extra.



Desmontagem, manutenção e opções de atualização
A parte debaixo do notebook oferece duas escotilhas de serviço, mas elas lhe fornecem acesso somente aos dois slots de RAM e ao HDD. Você precisará ir mais além para o resto das peças, como o M.2 SSD, Para o resto do hardware, você terá que remover toda a parte de baixo. Isso, no entanto, não é um processo tão demorado - você só tem que desparafusar todos os parafusos ao redor da parte debaixo e tirar..
Como de praxe, o notebook oferece o HDD padrão de 2,5 polegadas e um SSD MME PCIe NVMe. O HDD é fabricado pela Toshiba enquanto o M.2 PCIe NVMe SSD é a série 600P da Intel com capacidade de 512 GB, com 2280 de tamanho.

 Acer Predator Helios 300 parte interior


Qualidade da Tela
O Helios 300 de 17 polegadas utiliza uma tela com IPS Full HD (1920 × 1080) produzida pela Innolux com o número de modelo N173HCE-E31. Com uma diagonal de 17,3 polegadas, a tela conta com 127 ppp (densidade de pixel) e 0.1995 x 0.1995 mm de espessura de pixel. Pode ser classificada quase como "Retina" quando visto de uma distância do mesmo nível ou acima de 69 cm. Consegue-se medir um brilho máximo de 289 cd / m2 no centro do painel e 273 cd / m2 como média em toda a superfície com somente 10% de desvio. O desvio de cor dE2000 em comparação ao centro da tela é somente 2,3 - um bom resultado, uma vez que os métricas acima de 4,0 não são desejáveis. A relação de contraste é alta - 1080: 1.
Aqui vai uma pequena descrição da gama de cores sRGB e do Adobe RGB. Para começar, há o CIE 1976 Uniform Chromaticity Diagram que apresentam o espectro visível de cores pelos olhos humanos, oferecendo uma melhor percepção da cobertura da variedade de cores e da precisão da cor.

 Acer Predator Helios 300 tela


Nesta tela você conseguirá ver a variedade de cores padrão (sRGB) que ja está sendo exibida para milhões de pessoas em HDTV e na web. Quanto ao teste com Adobe RGB, isso é utilizado em câmeras profissionais, monitores etc.. Basicamente, as cores dispuseram a parte essencial da qualidade da cor e da precisão da cor de um notebook comum. Mesmo assim, incluindo outras definições de cores como o famoso padrão DCI-P3 utilizado pelos estúdios de cinema, bem como o padrão UHD Rec.2020 digital. Rec.2020, no entanto, ainda é algo futurístico e é difícil para as telas de hoje cobrir. Também incluindo a chamada gama de Michael Pointer, ou a gama de Pointer, que apresenta as cores que ocorrem naturalmente em torno de nós todos os dias. É satisfatório por ver que a cobertura sRGB atinge 94%, tornando a tela muito boa para finalidades de jogos e multimídia.


Portas:
As laterais oferecem o mínimo de E / S, mas pelo menos as portas são distribuídas uniformemente em ambos os lados. O lado direito comporta o RJ-45, USB-C 3.1, HDMI, leitor de cartão SD e um conector USB 3.0 padrão. À direita, você achará apenas a entrada de áudio de 3,5 mm, dois conectores USB 2.0 e a entrada de carregamento CC. Na parte traseira, você verá as grades de dispersão térmicas icônicas com decoração em vermelho, mas se você olhar bem de perto, apenas o lado esquerdo fornece saída de ventilação real, enquanto o lado direito esta fechada e serve apenas como propósito estético.

 Acer Predator Helios 300 conexões


Teclado
Contando com superfície de alumínio escovado com bordas chanfradas circundando o trackpad e dos lados. Não é somente elegante, mas também, muito resistente. Pressionar a parte do descanso das mãos e o centro do teclado não faz com que o material se curve. Em todo caso, o teclado iluminado parece ser semelhante ao do VX5 apenas na cor vermelha e não nas cores RGB completas. As teclas fornecem responsividade tátil e clicável, enquanto as teclas estão ligeiramente interligadas para maior conforto durante a digitação. Seria mais apreciado um tempo de viagem um pouco mais profundo nas teclas, entretanto. Há também as teclas de controle de mídia frequentes acima da área do teclado numérico e as teclas de seta são de tamanho completo, mas não estão bem espaçadas. E quanto ao touchpad - é preciso, responsivo e registra os cliques do mouse perfeitamente. Ainda há também um teclado completo com teclas numéricas utilizando luzes vermelhas e teclas WASD vermelhas evidenciadas.

 Acer Predator Helios 300 teclado


Em resumo, o Helios 300 é um notebook gamer de 15 polegadas bem feito que não é muito pesado e grande para locomoção, tem dispositivos de entrada decentes e parece ser muito robusto com boa escolha nos materiais. É definitivamente recomendável nesta faixa de preço se as características acima mencionadas forem de grande relevância para você.

O touchpad de 4,1 x 3 polegadas é espaçoso, preciso e responsivo aos gestos do Windows 10; Não há problemas para pressionar, para ampliar ou deslizar no Windows. É preciso clicar um pouco mais do que esperado, mesmo que para jogos, a maioria dos gamers usaram um mouse apropriado e dedicado de qualquer forma.


Processador:
O Core i7-7700HQ é o sucessor direto da linha Kaby Lake do Skylake Core i7-6700HQ oferecendo velocidades de clock ligeiramente maiores na arquitetura e quase idêntica e no TDP. Enquanto a Intel comercializar a arquitetura do Kaby Lake como "14nm +", o Core i7-7700HQ ainda está no mesmo nível de 14nm, com a única atualização significativa na questão do  iGPU. É por isso que as velocidades de clock ligeiramente aumentadas (2,8 - 3,8 GHz vs 2,6 - 3,5 GHz) trazem não mais de 10% de aumento no desempenho em comparação ao Core i7-6700HQ. Ainda temos a tecnologia Hyper-Threading suportada com 4/8 - projeto de núcleo / thread, o mesmo padrão de 45W TDP e 6MB de cache.

 Acer Predator Helios 300 benchmark


No teste de performance geral do Geekbench 4, o Predator alcançou uma pontuação de 13.587, superando a média geral da categoria (10.675) e todos os outros concorrentes. O Lenovo Legion obteve uma pontuação de 13.037, o Asus Rog Strix atingiu 12.253 e o Leopard Pro alcançou 12.147.


Memória RAM:
A outra porta de manutenção oferece acesso fácilitado aos slots RAM. No modelo mais popular vem com dois pentes de RAM de 8GB DDR4-2400, totalizando em 16GB, mas você pode chegar até 32GB usando dois pentes de 16GB, vale ressaltar que esta memória é ainda mais veloz que a memória DDR4 de notebooks comuns de apenas 2133 Mhz, isto significa ainda mais performance para o processador e para a placa gráfica integrada, ja que ambos utilizam da memória compartilhada do sistema, além do mais favorece o uso intenso de programas de edição simultâneos e navegadores com várias abas abertas, sendo ponto positivo para uso profissional também.


GPU - NVIDIA GeForce GTX 1060 (6 GB GDDR5)
A GPU GeForce GTX 1060 da NVIDIA tem a intenção de ser a placa gráfica de nível médio da geração Pascal, que fornece um desempenho do mesmo nível senão melhor que os modelos marcantes do ano passado como o GTX 970M e 980M. No entanto, a GPU será usada em especificações de notebook high-end.

A placa gráfica é baseada no chip GP106 construída no processo de fabricação FinFET de 16nm da TSMC emparelhado com até 6GB GDDR5 VRAM com clock de 8000 MHz efetivo em uma interface de 192 bits. A GPU também possui a mesma quantidade de núcleos CUDA que a sua variante de desktop (1280) e está com clock em frequências minimamente mais baixas - 1404 - 1670 MHz.

Sua performance pode variar mediante ao sistema de resfriamento do notebook em questão, a GPU pode ser encontrada em notebooks de grande porte de 17 e 15 polegadas, mas alguns notebooks menores de 14 polegadas também são uma opção. O consumo de energia da GPU é um pouco menor do que a GTX 970M de última geração.


BENCHMARKS EM JOGOS DA GTX 1060:
Star Wars Battlefront 2                                  - 67 Fps no Ultra
Need For Speed Payback                             - 78 Fps no Ultra
Call Of Duty World War 2                              - 73 Fps no Ultra
Wolfenstein 2                                               - 72 Fps no Ultra
Assassins Creed Origins                               - 60 Fps no High
Destinity 2                                                    - 80 fps no Ultra
The Evil Within 2                                            - 40 Fps no Ultra
Shadow of War                                               - 54 Fps no Ultra
Fifa 18                                                           - 192 Fps no Ultra
F1 2017                                                         - 66 Fps no Ultra
Player Unknowns Battlegrounds                      - 50 Fps no Ultra
Dirt 4                                                             - 57 Fps no Ultra
Rocket League                                               - 166 Fps no High
Prey                                                              - 103 Fps no Ultra
Mass Effect Andromeda                                  - 48 Fps no Ultra
Ghost Recon Wildlands                                  - 64 Fps no High
For Honor                                                      - 67 Fps no Ultra
Resident Evil 7                                               - 83 Fps no Ultra
Watch Dogs 2                                               - 43 Fps no Ultra
Dishonored 2                                                 - 52 Fps no Ultra
Call of Duty Inifinity Warfare                            - 87 Fps no Ultra
Titanfall 2                                                       - 84 Fps no Ultra
Farming Simulator 2017                                 - 146 Fps no Ultra
Battlefield 1                                                   - 72 Fps no Ultra
Mafia 3                                                          - 43 Fps no High
Fifa 17                                                           - 189 Fps no Ultra
Deus ExMankind Divided                                - 54 Fps no High
Mirrors Edge Catalyst                                     - 61 Fps no Ultra
Overwatch                                                      - 105 Fps no Ultra
Doom 2016                                                    - 103 Fps no Ultra
Need For Speed 2016                                     - 64 Fps no Ultra
Hitman 2016                                                  - 52 Fps no Ultra
The Division                                                   - 50 Fps no Ultra
Far Cry Primal                                               - 60 Fps no Ultra
Xcom 2                                                          - 56 Fps no High
Rise of Tomb Raider                                        - 60 Fps no Ultra
Raimbow Six Siege                                         - 111 Fps no Ultra
Just Cause 3                                                   - 70 Fps no Ultra
Star Wars Battlefront                                       - 82 fps no Ultra
Assassins Creed Syndicate                              - 70 Fps no High
Fallout 4                                                          - 68 Fps no Ultra
Call of Duty Black Ops 3                                  - 73 Fps no Ultra
Metal Gear Solid V                                           - 60 Fps no Ultra
Mad Max                                                         - 114 Fps no Ultra
Dota 2                                                              - 117 Fps no Ultra
Batman Arkham Knight                                     - 57 Fps no Ultra
The Witcher 3                                                   - 40 Fps no Ultra
Gta V                                                               - 48 Fps no Ultra
Dragon Age Inquisition                                      - 60 Fps no Ultra
Alien Isolation                                                   - 115 Fps no Ultra
Shadow of Mordor                                             - 85 Fps no Ultra
The Sims 4                                                      - 119 Fps no Ultra
Battlefield 4                                                      - 100 Fps no Ultra

Obs: Benchmarks retirados do site NotebookCheck
Obs: Jogos testados na resolução Full HD (1920x1080p)

Áudio:
Os alto-falantes TrueHarmony da Acer são agradáveis ​​e audíveis, apenas são muito apreciáveis.Ouvindo músicas, o computador sussurra a música de uma parede para outra de uma sala de médio porte, produzindo vocais claros, sintetizadores e bateria. O grave não é tão forte como esperado, no entanto. Jogando Mass Effect: Andromeda, ouve-se claramente os lasers no meio de uma batalha espacial, e conversar com colegas de uma equipe é alto e claro.

O aplicativo Dolby Audio pré-instalado oferece uma variedade de perfis, incluindo os modos Música, Filme e Jogo. O modo de filme tornou-se um pouco mais alto e o modo Game focado na bateria. A configuração padrão da música é um equilíbrio fino.O notebook oferece uma boa experiência de audição com clareza suficiente nas frequências baixa, média e alta.


Sistema de refrigeração
O esquema de resfriamento é semelhante ao modelo de 15 polegadas, Aeroblade com os três dutos de calor que conectam os dissipadores de calor (CPU e GPU) e diretamente para os coolers de refrigeração, que por sua vez também estão fixos.

Como de praxe, realizando um teste de estresse padrão, que não é idêntico ao uso da vida real, mas ainda é a forma mais fiel de simular e avaliar a estabilidade geral e a eficicência do sistema de resfriamento.

 Acer Predator Helios 300 interior


Ao notar pelas temperaturas e pela utilização do Turbo Boost do chip durante o teste de esforço da CPU, o sistema de resfriamento parece se sair bem no começo. Abaixo de 80 ° C a 3,4 GHz após uma hora de processo de trabalho pesado é um resultado excelente.

 Acer Predator Helios 300 saída de ar


No entanto, depois de habilitar o teste de esforço GPU, as coisas começaram a esquentar rapidamente. A CPU atenuou a sua base de freqüência de 2,8 GHz e a GPU também - a 1518 MHz. Enquanto a CPU estava trabalhando ligeiramente quente, a GPU alcançou uma temperatura de 85 ° C, é alto para notebooks comuns, mas segundo as fabricantes é normal para aparelhos gamers, no entanto o aparelho conta com uma compensação nesta questão: entradas de ar são generosas na parte de baixo, nesse caso o ideal mesmo é buscar coolers externos para complementar, como um suporte cooler, também é interessante abrir o programa PredatorSense e ajustar os coolers internos para o máximo durante jogos.


Bateria
A duração da bateria é quase semelhante ao modelo de 15 polegadas, a vida útil da bateria se desdobra com resultados muito bons, principalmente para um notebook gamer de 17 polegadas. A unidade de 48,9Wh oferece energia o bastante para ligar a CPU Core i7-7700HQ e o painel IPs Full HD de 17,3 polegadas por certo tempo. A principal causa para a longa duração da bateria é a falta de suporte G-Sync, que por sua vez desabilita o suporte para NVIDIA Optimus (gráficos comutáveis).

 Acer Predator Helios 300 benchmark bateria


Para simular condições do cotidiano, usando um script para navegar automaticamente pela internet em mais de 70 sites, o resultado não decaiu no teste de navegação na net - 389 minutos ( 6 horas e 29 minutos ). Para cada teste similar a este, usando um mesmo vídeo em HD. Um pouco inferior à navegação na rede, mas ainda é um excelente resultado - 326 minutos ( 5 horas e 26 minutos ), informações oficiais repassam que no teste MobileMark ela chega até 9 horas, mas isto pode variar do tipo de uso de cada usuário.



Conclusão:
De toda forma, em termos de aparência, o notebook está emparelhado com a programação Predator e possui alumínio e plástico em sua construção. O próprio casco parece ser resistente e um pouco mais pesado do que o imaginado, mas ainda, é mais portátil que muitos concorrentes . Isso é um pouco evidente, uma vez que o último se compõe principalmente de alumínio.O Acer Predator Helios 300 é um aparelho gamer poderoso. É  fácil fazer upgrades e torna-lo um notebook interessante a longo prazo. A vida da bateria também é surpreendente.

As opções de conexão podem ser um ponto negativo para alguns porque há somente uma porta USB 3.0 padrão, enquanto a porta USB-C é o Gen 1 que suporta somente uma banda de até 5 Gbps, o notebook vem munido com um painel IPS com boas vantagens e uma relação de contraste menor do que o habitual - mas com boa qualidade para jogos e multimídia - alto brilho e ampla cobertura sRGB. Você pode desfrutar de uma prática de jogos e multimídia agradável sem impor uma pressão desnecessária em seus olhos. Além disso, devido ao material de plástico, a Acer conseguiu eliminar alguns gramas aqui e ali fazendo a versão de 17 polegadas do Helios 300 um dos notebooks portáteis de 17 polegadas que com espessuras surpreendentes também. E, por último, mas não menos importante, o aparelho oferece tempo de autonomia da bateria acima da média no comparativo com os concorrentes gamers de 15 e 17 polegadas.


Então, nesta análise, o Acer Predator Helios 300 vale a pena? Bem, caso você realmente deseje a CPU Intel da 7ª geração,a  melhor portabilidade e bateria de boa autonomia, porque estas são as únicas coisas em que o Helios 300 se sobressai. Caso busque uma tela deslumbrante a versão de 17 polegadas é a melhor opção, mas a versão de 15 polegadas é mais portátil e obtém uma construção melhor.


Prós, compensa ? vale a pena ?
Construção resistente
Bastante portátil em comparação com os seus concorrentes
Teclado e touchpad decente
Compatível com VR (Realidade virtual)
Tela com IPS de ampla cobertura sRGB e brilho máximo
Bateria de longa duração, fora do comum em aparelhos desse tipo


Contras
Nenhuma entrada USB-C Gen 2 ou Thunderbolt 3
Ausência da memória SSD, ficando o upgrade por conta do proprietário
Refrigeração necessita de coolers complementares
Sem driver optico.