Como Configurar Painel de Controle Nvidia e Geforce Experience

Configurar Painel de Controle Nvidia e Geforce Experience
Nos artigos de tutoriais do blog até hoje fiz somente artigos ensinando a configurar o painel de controle da Nvidia de forma superficial visando maior performance, isto pois existe um pouco de complexidade nestas opções e até o momento preferir ensinar só a forma básica, porém após pedidos de membros do meu grupo, decidi fazer um tutorial diferente mexendo nas opções mais complexas visando melhor desempenho, por isto vou trazer pra vocês neste artigo algumas dicas para configurar o painel de controle da Nvidia, vale lembrar que é tudo por sua conta e cabe a você testar o que da mais ou menos resultados em seus jogos.


Como ja disse gostaria de ressaltar que não posso garantir que vai ajudar a todos ja que quando se trata de tecnologia cada caso é um caso, no entanto posso garantir que pra maioria vão sim conseguir obter ganho de performance com estas dicas, este tutorial é focado em configurar para ganhar maior performance, se você busca configurar para ganhar maior qualidade gráfica, melhor procurar outro tutorial.


AJUSTES NECESSÁRIOS ANTES DE COMEÇAR
Antes de começarmos, ja siga o passo básico de marcar a opção de energia para máximo desempenho, o que é o fundamental para garantir que o resto das dicas forneçam efeito:




Também abra o programa Geforce Experience e atualize a versão do seu Driver de video, quanto mais atualizado melhor, se seu notebook não tem este programa acesse o site da Nvidia e baixe, é preciso se cadastrar com e-mail para usar o programa.



Uma vez estando configurado a opção de energia de alto desempenho e o driver de video estando atualizados podemos prosseguir para as dicas nas configurações do painel de controle da Nvidia.




COMO CONFIGURAR O PAINEL NVIDIA MODO FÁCIL
Se você acha complicado mexer nestas opções e quer ajustar seu painel da forma mais rápida e prática possível, simplesmente va até gerenciar opções 3D e marque a placa nvidia como processador gráfico preferido, em seguida, no menu ajustar a imagem com visualização defina ajustar configurações baseando-se em - puxe o ponteiro para desempenho e dê aplicar, esta é a forma mais rápida, segura e funcional de configurar o painel.


Configurar Painel de Controle Nvidia e Geforce Experience



No menu superior na lateral direita, escolha a opção Gerenciar as Configurações 3D - Global Settings, comece definindo a placa de vídeo dedicada como principal, em processador gráfico preferido marque o opção da nvidia:



Depois é só escolher o primeiro menu Ajustar as configurações de imagem com a visualização e marcar, Usar preferências baseando-se em : Desempenho.
Essa é a forma mais fácil, rápida e segura de configurar o painel da Nvidia.




CONFIGURANDO PAINEL DE CONTROLE NVIDIA MODO COMPLEXO

Se você quiser configurar o painel da Nvidia de forma mais profunda então é necessário clicar no menu Gerenciar as Configurações 3D. Este painel está repleto de opções e você pode rolar pela caixa para ver todas elas. A Nvidia forneceu um prático botão "Restaurar" para retornar os valores aos seus padrões de fábrica, então não se preocupe em experimentar e testar a vontade. Quaisquer configurações não mencionadas aqui devem ser deixadas nos valores padrão. Outra coisa importante a notar: existem duas guias para "Configurações globais" que valem para todos os jogos e "Configurações do programa" se você quiser fazer alterações apenas para um jogo individual.


Nas opções da lista procure por Power Management (Gerenciamento de energia) e defina Prefer Consistent Performance (Você pode experimentar o Maximum Performance, mas eu prefiro Consistent performance pois evita throttling). Ja o Optimal balanceia a renderização do quadro / carga da GPU quando o PC está ocioso, é um bom equilíbrio entre desempenho e consumo de energia. “Adaptive” diminui e aumenta o clock da GPU dependendo do jogo. “Desempenho máximo” mantém a GPU funcionando a todo vapor - o que é mais alto e mais extenuante na GPU.




Antialiasing 
Existem tantas opções de antialiasing na lista de configurações 3D. De forma geral, elas fornecem uma camada de suavização sobre as bordas de objetos, reduzindo a visibilidade dos serrilhados ajudando objetos finos a se misturarem com fundos contrastantes sem que fiquem quadriculados. 

Você pode configurar no painel do seu jogo também. A configuração dentro das opções de cada jogo são quase sempre preferíveis, já que permitem escolher entre os modos oficialmente suportados pelo desenvolvedor, apenas 4x é o melhor equilíbrio entre desempenho e qualidade, oferecendo boa suavização sem grandes percas. Se você executar o SLI, você pode aumentar, mas medidas acima disto vão cobrar alto no desempenho. Brinque com isso!



Em Cuda GPU´s e em Open GL rendering selecione a sua placa de video dedicada:






Procure a Opção Texture Filtering e mude, de Qualidade para Alta Performance


Configurar Painel de Controle Nvidia e Geforce Experience


Em Texture Filtering Trilinear Optimization desative:
O Trilinear Filtering, utiliza diferentes versões da mesma textura (com diferentes tamanhos) para obter transições mais fluídas, entretanto esta função pesa na memória da placa de vídeo.




Em Texture Filtering Anisotropic, torna os ângulos e agudos mais nítidos.
Essa configuração afeta a qualidade das texturas em ângulos estranhos. Isso ajuda que a placa some o uso de diferentes versões da mesma textura, sobrepondo as que mais se enquadram do ângulo de visão utilizado. Ajudará as texturas a parecerem mais realistas, evitando que a qualidade e a nitidez da textura variem de acordo com a proximidade.  É melhor configurar isto no painel do próprio jogo onde você pode aumentar e diminuir em pequenos incrementos, 4x é o ponto de equilíbrio ideal entre ganho de qualidade e custo pequeno de desempenho. Aumentar mais do que isto vai haver ganho mínimo de qualidade com alto custo no desempenho.



Em Oclusão Ambiental. A oclusão de ambiente melhora os detalhes de sombra e os efeitos de iluminação tornando o cenário mais realista, mas pode causar uma queda significativa na taxa de quadros. Você pode optar entre Desempenho e Qualidade.





Em Otimize for Computer Performance, deixe ativado.



Máximo de quadros pré-renderizados: controla o número de quadros que o processador prepara antes de transferi-los para a placa gráfica. Aumentar esse valor resulta em um jogo mais suave, mas você pode notar um atraso ao usar o mouse e o teclado. Se houver o atraso, tente a configuração "1".

Otimização de Threads: Esta opção deve estar sempre “On”, pois permite o suporte de otimização multi-thread para processadores multi-core modernos, permitindo que a CPU multi-core manipule algumas tarefas da GPU durante o jogo.

DSR
O DSR renderiza o jogo em uma resolução maior que a resolução nativa do seu monitor, e então o comprime de volta para ajustá-lo ao monitor, resultando em muito menos bordas irregulares e texturas mais claras. O problema é que o DSR é pesado para sua GPU como se você estivesse realmente executando uma resolução mais alta, portanto se deixar ativado espere grandes cobranças de desempenho em jogos mais exigentes.

Vertical Sync: Sincroniza os quadros que sua placa gráfica renderiza com a taxa de atualização do seu monitor para que não haja desalinhamento e rasgos de gráficos ao movimentar a câmera em jogos, esta opção pode tornar alguns jogos mais fluídos e sem engasgos, mas ela não trabalha bem com todos os jogos, causando algum atraso de controles em alguns casos, você pode deixar ativado neste painel que servirá para todos os jogos ou você pode preferir deixar desativado neste painel e ativa-lo individualmente na parte de configurações de vídeo de cada jogo.



G-Sync - Se seu monitor suportar você pode ligar, esta tecnologia evita desalinhamentos gráficos e múltiplas sombras e borrões que acompanham o movimento de um objeto, problemas de alguns monitores conhecidos como screen tearing e ghosting.

Cache Shader: Armazena arquivos de shader cruciais para jogos em seu disco rígido, melhorando potencialmente o desempenho e reduzindo os tempos de carregamento. Ele não usa muito espaço no disco rígido e pode ter um impacto positivo no seu jogo.

Triple buffering: Adiciona um terceiro frame de buffer ao GPU ao jogar com OpenGL, evitando erros ocasionais no desempenho durante o buffer de quadros.

Feito isto Clique em Aplicar.


Agora no menu na lateral direita superior, escolha o menu Set PhysX configuration, na janela que surge, configure o processador Physx  como sendo sua placa de vídeo dedicada nvidia geforce como principal:

Configurar Painel de Controle Nvidia e Geforce Experience


A principal observação é que muitas destas configurações pesam no barramento da memória se configuradas no máximo, fazendo com que a placa passe a gerenciar um volume muito maior de texturas (o que pesa tanto na quantidade de memória de vídeo utilizada, quanto na quantidade de dados transferidos). Isso faz com que ele tenha um custo relativamente pequeno sobre o FPS em placas que contam com barramentos mais largos de memória, mas pode fazer sofrer as placas de baixo custo fazendo-as gargalar devido ao barramento curto. No caso delas, você acaba sendo obrigado a ceder mais na qualidade para favorecer o desempenho.

É bom lembrar que se estas configurações não forem ideais pra você basta selecionar o botão restaurar e todas as configurações voltaram como os padrões de fábrica. Você pode usa-la para reverter todos os ajustes ensinados caso note alguma anormalidade e se arrependa.





CONFIGURANDO NVIDIA GEFORCE EXPERIENCE


Agora sobre o Geforce Experience, este programa da Nvidia atualiza os drivers de vídeo automaticamente, o que é recomendado ja que a cada novo jogo surge drivers com otimizações específicas para tal, ao abrir este programa você terá que fazer um login, depois disto ele irá atualizar seus drivers e fazer uma varredura dos jogos que você tem instalados, Você também pode informar ao utilitário quais pastas procurar, se ele não conseguir localizar automaticamente todos os seus jogos instalados:

Configurar Painel de Controle Nvidia e Geforce Experience


Para otimizar um jogo basta clicar no simbolo no canto superior da imagem do jogo:

Configurar Painel de Controle Nvidia e Geforce Experience


Na tela que segue nós vemos os ajustes que estão configurados no jogo na lista com título ´´Current´´ e na lista que tem o título de Optimal temos os ajustes que são recomendados para o melhor balanceamento entre performance e qualidade, então basta clicar em Optimze. Isso ativará ou desativará os recursos de configurações e gráficos com base na análise do Geforce experience do hardware do sistema e na resolução da tela. Para otimizar as configurações do jogo para um título, basta passar o cursor sobre ele e selecionar "Detalhes". Você obterá uma lista detalhada de todas as configurações gráficas disponíveis para o título selecionado. O Geforce experience também mostra uma comparação lado a lado de quais configurações estão sendo alteradas para sua referência, você pode aprender na prática como cada termo técnico influencia no gráfico através desta ferramenta.

Configurar Painel de Controle Nvidia e Geforce Experience



A GeForce Experience oferece uma infinidade de ferramentas interessantes para YouTubers, Twitch Streamers ou qualquer jogador que queira capturar e fazer upload de suas melhores sequências de morte e outros destaques de jogabilidade. Anteriormente conhecido como NVIDIA Shadowplay , “Share” é o novo conjunto de novos utilitários de compartilhamento de mídia do programa.


Para captura de vídeo, o Share oferece Instant Replay e recursos de registro com notificações na tela, que permitem que você saiba quando o jogo e as capturas de tela foram gravadas. O registro funciona de maneira semelhante ao seu software de captura de vídeo, no qual você pode selecionar um comando de teclado na seção Preferências para ativar e desativar a gravação.



O Instant Replay essencialmente permite que você volte no tempo e capture os últimos 5 a 20 minutos de jogo. Você pode até definir taxa de bits, qualidade, resolução (até 4K) e a taxa de quadros em que o vídeo será gravado, até 60 FPS suaves. Você pode salvar o arquivo de vídeo na pasta do sistema desejada ou enviá-lo diretamente para sua conta do YouTube.



Brinque com essas configurações, divirta-se, mas monitore o desempenho com cuidado e esteja preparado para fazer uma grande carga de otimização para acertar as coisas. É um processo divertido, mas algo para aprender com isso é que realmente há apenas alguns ajustes gráficos que melhoram significativamente o desempenho


Diga qual foi sua experiencia com essas dicas nos comentários.








12 comentários:

  1. Meu notebook sumiu a opção alto desempenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc clicou na setinha que exibe planos ocultos ?

      Excluir
    2. Sim, antes tinha essa opção, porém ela sumiu

      Excluir
    3. baixa o razer cortex, ele cria um plano desse tipo.

      Excluir
  2. Olá!
    Gostaria de saber se é prejudicial usar desempenho avançado durante atividades simples ( como usar programas básicos e usar mídias sociais ). Se sim, terei que configurar a placa regularmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, nao é prejudicial, no entanto havera um maior consumo de energia.

      é opcional, mas se voce for usar na bateria e quiser uma maior autonomia, é bom definir modo da bateria em economia de energia e a placa de video intel graphics como principal processador gráfico.

      Excluir
  3. Boa Noite, eu atualizei o driver da minha placa de vídeo. Daí quando fui abrir o painel de controle ele só tem duas opções: Atualização do Sistema e Desempenho. Não tem 3D Settings, nada! Como posso fazer para voltar como era?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!

    Usando essas configurações terei um melhor desempenho? o que vai custar esse desempenho? tenho receio de "forçar muito" e acabar piorando.. uso uma GTS 450

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, so testando pra saber, vai custar qualidade gráfica, se ficar pior é so clicar em restore para voltar as configurações de fabrica.

      Excluir
  5. Mano, muito obrigado, isso resolveu muito o meu problema.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo