quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O Processador Intel Core i7 8550U é Bom ? (Review)

Mais uma vez repito o que ja escrevi no artigo anterior, aqui no blog nunca fui de dar muita atenção para processadores da série U pois até a sétima geração os ganhos de cada lançamento eram muito insignificantes, porém a partir da oitava geração (i7 8550U) tivemos uma diferença considerável das outras gerações, agora o novo Core i7 da série U 8 Gen é Quad Core, diferente de todas as gerações anteriores da mesma linha, agora podemos cogitar falar sobre o processador e pra isto trazemos este review e especificações técnicas.




Hoje, vamos dar uma avaliada no Core i7-8550U, que é o sucessor anunciado do contemporâneo Core i7-7500U. Mesmo não haja modificações em no que diz a arquitetura entre as duas placas, a nova 8 geração traz algumas inovações relevantes. Apenas quanto os núcleos adicionais incrementam a performance? Estamos prestes a ver.

O  Intel Core i7-8550U  é um Quad-Ccore potente para notebooks e Ultrabooks inspirado na geração Kaby Lake Refresh que foi anunciada em agosto de 2017. Diferindo de seus precursores Core i7-7500U e i5-7260U, os dois, que possuem apenas dois núcleos físicos, o i7-8550U está munido com quatro núcleos, porém com uma freqüência base baixa de 1,8 GHz. O Turbo Boost compensa alcançando uma frequência maior de 4,0 Ghz, resultando em uma boa velocidade de núcleo.

O processador Intel Core i7-8550U da 8ª Geração tem um grande impacto sem consumir muita energia e sem exigir sistemas de resfriamento muito complexos. Com seus quatro núcleos e um consumo de energia de 15 Watts, é uma ótima alternativa para a série quad-core i7 HQ de 35 Watts. A 8ª Geração i7-8550U também é um substituto notavelmente mais poderoso para a 7ª versão do i7-7500U anterior. Os resultados de benchmark confirmam essa vantagem.

O Chip Gráfico integrado agora é nomeado de Intel UHD Graphics 620, mas, é quase semelhante ao Intel HD Graphics 620 que era inclusa na sétima geração . As configurações de memória contém DDR4-2400 / LPDDR3-2133 e memória em Dual Channel.Com a memória veloz em Dual Channel, em comparações podemos coloca-la quase no mesmo nível da Nvidia 920M.

A Intel usa a mesma micro arquitetura  relacionada ao Skylake, sendo assim, a performance por MHz não tem muita diferença. A intel apenas incorporou Speed ​​Shift para uma tecnologia ágil trazendo velocidades mais rápidas para voltagens e Clocks, e o processo aprimorado de 14nm propõe frequências muito maiores aliado a uma melhor eficiência do que previamente.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Nome do processador - Intel Core i7-8550U
Família de CPU - 8ª geração Intel Core "Kaby Lake R"
Número de núcleos - Quatro núcleos
Número de treads - Oito Treads
Velocidade do Relógio da CPU - 1,8 GHz - 4 GHz
Tamanho da memória cache - 8MB
Suporte de memória - DDR3 2133MHz, DDR4 2400MHz
Gráficos integrados - Intel UHD 620
Consumo de energia -15W
Tecnologia de produção - 14 nanômetros
Uso típico - Computadores portáteis e PCs 2 em 1
Tecnologias - Intel HyperThreading, Intel QuickSync, Intel TurboBoost, VT-d Virtualização, VT-x Virtualização
PassMark CPU Test Score - 7900

O desempenho do i7-8550U pode ser relativa ao sistema de refrigeração do notebook em questão e dos limites TDP estabelescidos para desempenho a curto e longo prazo, nos benchmarks populares, a média i7-8550U é tão rápido como os processadores da série HQ.

A principal atualização do Core i7-8550U sobre o Core i7-7500U é que ele duplica os núcleos anteriormente existentes. Agora, o Core i7-8550U possui quatro núcleos físicos e Hyper-Threading para um total de oito threads em comparação com apenas dois núcleos e quatro threads no Core i7-7500U. O novo Core i7-8550U também tem o dobro da quantidade de cache - 8 MB vs 4 MB



O que fica claro é que, apesar do clock base mais reduzido do novo Core i7-8550U, mais threads compensam a diferença. O Core i7-8550U com seus quatro núcleos e oito threads consegue cerca de 50% maior em todos os benchmark nos testes multi-core. Isso é muito surpreendente! apesar de que nos testes single-core eles quase estão no mesmo nível.

Esta performance foi atingida enquanto se preservava dentro do mesmo TDP de 15 watts como chips anteriores de U-série de baixo poderio, disponibilizando essencialmente um grande ganho no desempenho sem um desgaste maior relacionado na vida útil da bateria.


O quad-core de 35-watt i7-7700HQ ganha or uma pequena diferença do 15W i7-8550U. Portanto, o i7-8550U aparenta ser uma boa escolha para grande parte dos compradores, uma vez que concilia uma vida útil da bateria conservada e um poderio aproximado ao 7700HQ.

O design quad-core e as velocidades de clock relativamente altas do Intel Core i7-8550U (e seu irmão i5-8250U ligeiramente mais lento ) são os principais fatores responsáveis excelente pontuação de benchmark PassMark do CPU. O i7-7700HQ de 35 watts quad-core está apenas ligeiramente à frente do i7-8550U de 15W. Portanto, o i7-8550U parece ser uma escolha razoável para a maior parte dos usuários, já que dispões maior duração da bateria e desempenho similar ao 7700HQ. No entanto, você deve ter em mente que os designs de notebooks mais finos podem levar a uma otimização notável do desempenho da CPU devido ao espaço e ao resfriamento limitados.


Quanto maior pontuação, melhor.



Fica claro em testes que o Core i7-8550U conseguiu cumprir quase todas as tarefas com quase o dobro de rapidez que Core i7-7500U - (9.75 vs 17.49 seg). A primeiro momento isso pode não parecer uma grande conquista, mas se você demandar da CPU com um processo mais intensivo, o tempo medido de ambos os modelos crescerá proporcionalmente. colocando em outra escala, esperar por 9 minutos vs 17 começa a notar o diferencial.

Em conclusão, ao contrário das gerações anteriores que apontavam ganhos mínimos de desempenho a medida dos lançamentos, desta vez há um salto significativo na performance, o que significa que você vai ganhar muito mais capacidade pagando o mesmo valor que seria para um processador mais fraco anteriormente, ou seja, comprar um notebook com este processador é um excelente custo benefício !




9 comentários:

  1. Boa noite, estou com uma dúvida que na verdade não diz respeito a este assunto, como não achei outro local para postar, postarei aqui mesmo, me desculpe caso não seja permitido. Possuo um notebook acer 575G, processador i5-7200U, geforce 940mx 2GB VRAM, 8gb RAM. Costumo jogar PES 2018 e o computador roda o jogo normalmente sem sequer travar, contudo o que me preocupa é o aquecimento do notebook, apesar de não ter acontecido nada, coloquei um programa para medir a temperatura dos componentes e observei que chega a atingir 90ºC. Minha dúvida é se é normal o notebook aquecer tanto assim durante jogos pesados, ou não é bom atingir temperaturas tão altas como essa mesmo o jogo rodando "liso". Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola josé, na verdade eu ja disse sim muito a respeito, pode ficar tranquilo que vou lhe instruir devidamente, na lateral direita do blog tem um menu com algumas opções, suba e acesse o menu que diz o seguinte ´´ aprenda a refrigerar seu notebook´´ acessando este menu voce sera levado a um artigo onde eu explico que o ideal é manter o notebook abaixo de 70 graus, para preservar a vida util do aparelho e para evitar quedas de performance, para manter esta temperatura, especificamente pro seu modelo de notebook recomendo dois coolers, o primeiro é o AC 292 warrior da multilaser, alem de posicionar melhor o notebook ele refrigera basicamente pois é melhor do que coloca-lo neste suporte do que sobre a mesa ou sobre o seu colo, se não for suficiente ai voce usa o exaustor AC 268, este é diferente , voce encaixa na saida de ar lateral do notebook e ele suga o ar quente de dentro do notebook, voce pode usar apenas um ou o outro, mas usando os dois em conjunto com certeza vai conseguir manter boas temperaturas.

      Excluir
  2. Ok amigo, muito obrigado, ótimas dicas. Aproveitei a promoção na Kabum e comprei os coolers.

    ResponderExcluir
  3. como tdp e arquitetura do i7 8550u e i7 7500u sao semelhantes as chances de fazer a troca e funcionar normalmente.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo review, obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou comprando um notebook para trabalhar com projetos e vendo essa comparação fiquei na duvida, qual compensaria eu comprar? um dell gaming i7 HQ de 7º geração ( com GTX 1050 TI) ou o novo Dell 7572 i7 U 8º geração ( com MX150 )?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dell gaming com 1050 ti sem sombra de duvidas, é a melhor escolha, um super notebook.

      Excluir
  6. Bom dia! e Entre um ACER Nitro 5 i7 HQ de 7a geracao com GTX 1050 TI 16 Gb 1 Tb e um DELL Inspiron I15-7572-A30S Intel Core 8 I7 16GB (GeForce MX150 com 4GB) 1TB COM SSD de 128GB? Ambos estao com mesmo preço. Grato

    ResponderExcluir

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA.

- NÃO POSTE LINKS, CITE NOME DE MODELOS AO INVÉS DISTO

- NOTEBOOK COM DEFEITO ? DENTRO DOS 7 PRIMEIROS DIAS DE USO VOCÊ PODE LIGAR PARA LOJA QUE COMPROU E SOLICITAR O DIREITO DE ARREPENDIMENTO, DEVOLVER O NOTEBOOK E SER TOTALMENTE REEMBOLSADO !

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- LEIA O ARTIGO ANTES DE PERGUNTAR, SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- LEIA OS TUTORIAIS NA LATERAL DIREITA DO BLOG, AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES JA ESTÃO RESPONDIDAS LA

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/