O Processador Intel Core i5 8250U é Bom ? (Review)

Processador Intel Core i5 8250U
Aqui no blog nunca escrevi um artigo avaliando os processadores das gerações passadas até a sétima, isto poque os processadores da série U tinham um ganho muito insignificante de performance em comparação com os lançamentos anuais da mesma série, porém na oitava geração (i5 8250U) houve uma mudança muito drástica, agora os processadores da série U que antes eram apenas Dual core passaram a ser Quad Core, acho que agora sim podemos considerar falar especificamente sobre estes processadores pois nesta geração temos um salto significativo de performance !


Processador Intel Core i5 8250U - Introdução

A oitava geração de processadores Intel Kaby Lake Refresh foi apresentado em agosto de 2017, a grande modificação da geração passada (i5 7200U) que era Dual Core, é que desta vez o novo i5 8250U é Quad Core, porém vale mencionar que a frequência base é reduzida (1,6 Ghz), a grande vantagem é que o Turbo Boost expande a frequência total a (3,4 Ghz), o chip gráfico integrado é a ja mencionada no blog Intel UHD 620 que contém essencialmente a mesma performance da Intel HD 620 anterior.


A intel essencialmente utiliza de uma arquitetura semelhante com a Skylake, portanto, o desempenho por MHz não é muito diferente. A intel apenas incorporou a tencologia Speed ​​Shift para agilizar as métricas de voltagens e frequências,  a tecnologia aprimorada de 14nm dispõe de frequências muito mais rápidas aliadas com uma eficiência de consumo mais otimizada do que outrora.


Mediante a Intel, os novos processadores Quad Core são até 40% mais poderosos que os seus modelos passados Dual Core. Devido ao TDP diminuído e ao mesmo tempo a tecnologia de 14nm, o desempenho a longo prazo e o procedimento de aceleração serão benéficas variando do design do notebook. Concluindo, os modelos Quad-core com gestão de 35 W devem ser mais poderosos em uso de programas que exigem cargas de CPU mais longas.


Processador Intel Core i5 8250U - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:


Nome do processador - Intel Core i5-8250U
Família de CPU - 8ª geração Intel Core "Kaby Lake R"
Número de núcleos físicos - Quatro núcleos
Numero de Treads - Oito Treads
Velocidade do Clock do CPU - 1,6 GHz - 3,4 GHz
Tamanho da memória cache - 6MB
Suporte de memória - DDR3 2133MHz, DDR4 2400MHz
Gráficos integrados - Intel UHD 620
Consumo de energia -15W
Tecnologia de produção -14 nanômetros
Uso típico - Computadores portáteis mainstream e PCs 2 em 1
Tecnologias - Intel HyperThreading, Intel QuickSync, Intel TurboBoost, VT-d Virtualização, VT-x Virtualização
PassMark CPU Test Score - 7550

O chip gráfico integrado a estes processadores é a Intel UHD Graphics 620 (Intel Gen 9.5) pode alcançar a performance quase do mesmo nível de uma placa GeForce 920M dedicada , ela funciona manuseando a memória compartilhada do sitema (até 32GB DDR4 2133 Mhz).

Processador Intel Core i5 8250U


Tudo bem, em uma comparação com o i5-7200U e o i5-7500U, o novo i5-8250U mais moderno tem mais dois núcleos físicos e mais quatro threads, mais memória de smart cache e gráficos Intel HD 620 um pouco mais veloz, apta a conseguir frequências Turbo consideravelmente maiores. A frequência base, olhando por outra perspectiva, é bem menor, mas as velocidades Turbo estão no mesmo nível ou são superiores que a dos i5s e i7s dual-core, embora o clock base seja baixo, quanto maior o número de threads e o boost de clock mais alto resulta em um desempenho muito melhor, e isto explica por que o i5-8250U tem um desempenho parecido aos anteriores em testes de Single-Core, porém, um desempenho muito maior em testes Multi-Core.


Na verdade, o Core i5-8250 consegue um aumento médio do performance nos processos da CPU de 59%. Este é um grande aprimoramento no formato 15W, e a Intel conseguiu tamanha performance aliada com um impacto mínimo na vida útil da bateria.

Como esse chip foi produzido em um processo de 14nm aprimorado com um transistor FinFET (14nm +), semelhante ao processador 7th Gen Kaby Lake, a Intel ainda determina o TDP que é apresentado com apenas 5 Watts, o que é típico dos chips ULV. No entanto, tudo depende do cenário de uso, portanto, o consumo de energia produzido por esse processador pode variar entre 7,5 W (cTDP Inferior) e 25 Watt.

Colocando um notebook com Core i5-8250U contra o Core i5-7200U dual core antigo e um  i7-7700HQ. Enquanto a CPU quad-core 45W com certeza será mais poderoso na maioria dos aspectos, o Core i5-8250 é, de longe, a melhor CPU do que Core i5-7200U. O desempenho adicional em relação à sua linha anterior 7ª Gen i5-7200U dual-core, mantendo o mesmo baixo consumo de energia (15 Watts) e baixo calor é uma grande conquista. O Intel Core i5-8250U será, portanto, uma opção ideal para aqueles que desejam uma rápida experiência móvel sem abrir mão da portabilidade ou da autonomia da bateria.

Processador Intel Core i5 8250U



Processador Intel Core i5 8250U


Um minuto e meio de vídeo foi exportado do Movie Maker da Microsoft para um arquivo de vídeo de 1080p em 42 segundos em um notebook com o i5-8250U. As mesmas tarefas exigiram 55 segundos no notebook munido com i5-7200U.  A princípio você pode pensar que esta diferença é pequena, mas coloque estes dados em uma escala de tempo maior e verá que a diferença será muito considerável. A vantagem do processador da oitava geração também é um pouco notável ao aplicar filtros em arquivos grandes de imagens jpeg.

Quanto à reprodução de vídeo 4K no i5-8250U, é totalmente fluída. A reprodução de várias amostras de vídeo 4K Ultra HD, incluindo 60fps em aplicativos de vídeo comuns, consume apenas 3% da capacidade do processador. A reprodução aleatória de vídeos do YouTube 4K no navegador Chrome consume até 5% da energia da CPU. É claro que reproduzir vídeos Full HD de 1080p e resolução mais baixa foi muito fácil.

Os compradores que escolherem notebook com os processadores quad-core da 8ª geração podem esperar uma experiência muito melhor do que as CPUs de sétima geração oferecidas, sem um grande aumento no preço. O Intel Core i5-8250U será, portanto, uma ótima pedida para aqueles que buscam uma experiência mais rápida sem abrir mão da portabilidade ou da vida útil da bateria. O benchmark do CPU PassMark também mostra que o i5-8250U está perto de desempenho das séries quad-core i5 e i7 HQ com capacidade de 35 watts.


benchmarks processador dual core ou quad core


Obs: Vale ressaltar que os benchmarks são apenas uma orientação superficial, não se deve levá-los muito a sério pois eles podem variar dependendo de inúmeros fatores, tais como versões do sistema operacional, atualizações do sistema operacional, versões de driver, refrigeração e aquecimento, alimentação de energia,  processos em segundo plano, versões e patchs dos programas e jogos testados etc..






Veja Mais: Processador Core i3 8130U é Bom ?

Veja Mais: Processador Core i7 8550U é Bom ?



33 comentários:

  1. Vc acha que vale a pena esperar por estes estou doido pra comprar o 58VH e ainda quando chegar um que o preço não passe dos 2500 ela vira com memória dedicada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha man não tenho como prever nada, o 58vh ainda compensa, mas esses os notes com estes novos processadores serao o dobro superiores a ele.

      Excluir
  2. Acho que é uma pergunta idiota, mas como estou curioso. Todos os notebook virão com esta placa de vídeo? Pois o Novo Inspiron 15 5000 (5570) tá saindo da loja oficial por 3.178 e com está placa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce quis dizer processador ne, olha nao sei informar, nao posso fazer previsoes.

      Excluir
  3. Cara to querendo comprar Notebook Lenovo 320, que vem com esse processador, mas to com medo de comprar meio no escuro, o que me assusta é a frequência base baixa. o note esta 2600 sera que seria um investimento bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano a frequencia base é baixa, mas com turbo boost a frequencia sobe pra 3.4 ghz, pode levar tranquilo, esse processador ta no mesmo nivel de processadfores hq gamers, é o melhor investimento nesta faixa de preço, alias.

      Excluir
    2. Mas o Turbo boost é ativado somente quando o notebook está com alto consumo de bateria, é o processador com temperaturas elevadas. Existem dezenas de tópicos em fóruns dizendo que o Turbo Boost não está ativando, mesma com o processador em stress. Isso me deixou meio na dúvida, porque se o Turbo não ligar, e eu for jogar um jogo, o processador vai ficar só em 1.6? Será que é algo ruim?

      Excluir
    3. por favor, clique no meu nome para aprender a ativar-desativar turbo boost

      Excluir
  4. Vc estima em quanto tempo que os notebook de [email protected] geração vai baixar de preço ao nível dos atuais de [email protected]??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so quando as outras marcas lançarem seus modelos com estes processadores, por enquanto so dell e lenovo o fizeram, por isto o preço alto, infelizmente sem previsoes

      Excluir
  5. Esses novos processadores i5 e i7 de 7ª e 8ª geração são capazes de rodar video em 4K do Youtube sem lags, sem ocupar muito do processador?

    Atualmente tenho um i5 de 3ª geração, e o uso da cpu vai em 100% ao rodar 4k do Youtube, por isso estou pensando em comprar um desses novos de 8ª geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tanto é que este processador esta incluso em notebooks com tela 4K nativa, como o Dell XPS 13 9370 por exemplo, e o chip grafico integrado a este processador é o intel UHD 620, o termo UHD é justamente uma referencia a resuloção Ultra HD que significa melhor gerenciamento do conteudo em 4K.

      Excluir
  6. O que acha do que estão falando do desempenho em jogos que este processador volta pro clock padrão aos 75°C? Seria erro de software?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente a medida que a lenovo tomou para evitar o superaquecimento de forma que não impacta muito no desempenho.

      Excluir
  7. Sabe se tem previsão de quando a Acer vai começar a adotar a 8ª geração em seus notebooks Aspire?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mercado de notebooks no brasil ta muito fraco, a asus atualizou a sua linha de notebook com o novo processador mas nem pra vir com a mx150, a lenovo ja esgotou os estoques e os que sobraram ta com preço nas alturas, as outras marcas ja marcaram presença no exterior e nada por aqui, ta dificil, sem previsão.

      Excluir
  8. Compensa esperar até o fim do ano com a intenção de esperar mais notebooks com esse processador ou seriam melhor pegar logo o a515-51g-c97b , que é composto por esse i5 8250u + MX130?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei informar qual será o cenário de notebooks disponiveis ao fim do ano, mas esse modelo citado sei informar se compensa ou nao, vja aqui https://www.notebookparajogospesados.com.br/2018/05/notebook-acer-a515-51g-c97b-e-bom-para.html

      Excluir
  9. Amigo, estou interessado em comprar um note com o i5 8250. Tenho duas opções de marcas: Dell e Samsung. Qual das duas você recomenda? E se existe uma terceira na mesma faixa de preço, qual seria? Grato!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha nao recomendo os modelos da dell com 8250U e MX150, parece que estão sofrendo de problemas de thermal throttling, os modelos recomendados estão nos menu logo ao topo do blog suba e acesse.

      Excluir
  10. Boa noite, gostaria de saber qual (destes dois) o melhor computador para trabalhos/jogos/edição de vidio...é o melhor:


    HP 15-DA0033NP:

    -Intel Core i5-8250U (frequência base de 1,6 GHz, até 3,4 GHz com Tecnologia Intel Turbo Boost, 6 MB de cache, 4 núcleos)
    -NVIDIA GeForce MX110 ( 2GB Dedicados )
    -8 GB
    -1 TB



    ou

    ASUS S510UR-37A93DB1:

    -Intel Core i3-7100U 2.4GHz
    -NVIDIA GeForce 930MX 2 GB Dedicados
    -6 GB
    -1 TB

    ResponderExcluir
  11. Na sua avaliação esse seria um modelo completo ou usando o i5 8250u há outro modelo mais completo? Qual sua opinião sobre a Lenovo?
    Notebook Ideapad 330 Intel Core I5-8250u 8GB 1TB HD 15.6" W10 Prata - Lenovo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade este lenovo é o mais recomendado pelo blog no momento.

      Excluir
  12. Eai irmão blz? Eu queria saber se esse notebook é bom: https://www.amazon.com/gp/aw/d/B07BRLTM8H/ref=cm_cr_srp_mb_bdcrb_top?ie=UTF8

    Se poder me ajudar eu agradeceria mt, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu nao recomendaria esse tipo de notebook, telas touch screen costumam consumirem muito da bateria.

      formato ultrafino tente a superaquecer mais.

      se for pra outras finalidades tudo bem, estudar, trabalhar ai ta ok

      mas pra jogar é melhor a versão Acer Nitro 5 Gamer

      Excluir
  13. Mano, esse notebook vai rodar algum jogo( https://m.magazineluiza.com.br/notebook-lenovo-ideapad-330-intel-core-i5-8gb-1tb-led-156-windows-10-home/p/220970900/in/note/?partner_id=4651&utm_source=google&utm_medium=pla&seller_id=magazineluiza&product_group_id=296562886200&ad_group_id=12602793504&aw_viq=pla&gclid=Cj0KCQiA597fBRCzARIsAHWby0FCM1qMNtwXNRCGHjRQ-EcKPou2wSpGOtY1njCFgpnjx4JyaAuJDd0aAgCXEALw_wcB )? E como é isso de turbo boost? Tenho q fazer, ou é automático.

    ResponderExcluir
  14. pedro, vai rodar so jogos leves, lol, dota, cs go, warface, Bf4, need for speeds mais antigos, etc... turbo boost é automatico.

    ResponderExcluir
  15. Eu tô querendo comprar um da Asus com esse mesmo processador, e quero saber se você tem alguma opinião sobre ele, o notebook é o x510u, sabe me dizer se compensa se e bom e se eu realmente devo comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse notebook eu recomendaria mais pra quem pensa em trabalhar com algo que use a tela, como designer, fotografo, projetista etc.. a tela dele é muito boa portanto é melhor para este perfil de uso.

      para jogos existem configurações melhores, como o ideapad 330.

      Excluir
  16. Paula Marchiante Polignone da Silva12 de janeiro de 2019 09:32

    Ele consegue rodar gta v sem queda de frame rate? Se sim, como faz isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consegue sim, mas so se ele for acompanhado de uma boa placa de video dedicada: MX130 ou MX150, qualquer coisa abaixo disso vai rodar no limite.
      pra vc tirar o maximo desse processador vc precisa usar o throttle stop para remover o limite do turbo, ja esta explicado nos artigos do blog, no menu Mais Desempenho.

      Excluir

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo