sábado, 2 de dezembro de 2017

Como Fazer Overclock Em Notebook e o Que Precisa Saber

Como Fazer Overclock Em Notebook
Fazer overclock em notebook é um tema meio polêmico, existem diversas condições que podem resultar em uma boa ou má experiência, neste artigo vou ensinar o tutorial de como fazer o overclock em notebooks, programa que deve baixar, quais notebooks compensa ou não, os cuidados que você deve tomar e algunas conclusões que cheguei ao fazer no meu notebook, decidi escrever sobre isto pois vejo alguns sites comentando sobre overclock de forma superficial e como se fosse uma algo fácil e simples de se fazer.


Como Fazer Overclock Em Notebook

Em primeiro lugar gostaria de citar que  vi alguns sites mencionando que se você comprar um notebook com uma placa de video fraca mais barato e fizer um overclock você teria a mesma performance que um notebook mais caro com uma placa de vídeo mais avançada, o que é uma mentira usada como argumento de vendas, a melhor coisa que você pode fazer é comprar um notebook com a melhor placa de video possível, mesmo que seja mais caro, para que assim você não venha precisar recorrer a gambiarras para compensar a economia, quando na verdade isto pode te custar ainda mais caro, o barato sempre sai caro.

Vou ensinar a fazer um monitoramento primeiro em seguida como fazer o overclock, mas esteja ciente que é por sua conta e risco você leu e concordou com os termos e condições, logo em seguida citarei minhas constatações.

Em primeiro lugar ja vamos excluir os notebooks com placas de vídeo Intel HD Graphics e GMA ou qualquer coisa do tipo, apenas placas de vídeo dedicadas Nvidia e AMD possibilitam o overclock, se você possui notebook que não seja isto ja pode encerrar a leitura.

BAIXE O PROGRAMA IDEAL PARA OVERCLOCK :
1 - Para fazer overclock baixe o software MSI Afterburner
Obs: Existem outros programas igualmente bons para essa finalidade, como Nvidia Inspector e Evga Precision, no caso vou usar o MSI pois ja estou mais familirizado.
2 - Após baixar, na hora de instalar o programa escolha liguagem em português e se pedir para instalar o Riva Turner Statist Server, instale também.
3 - Clique com botão direito sobre o ícone do programa e escolha Executar como Administrador
Será exibida esta interface, vamos configurar o monitoramento primeiro:


Como Fazer Overclock Em Notebook

4 - Em Settings acesse a Aba Monitoramento


Como Fazer Overclock Em Notebook

5 - No passo 1 da imagem acima Voce vai marcar as seguintes opções:

Temperatura GPU 1 (placa de video)
Temperatura CPU    (processador)
Taxa de quadros      (Fps mede a performance, teste antes e depois para ter noção do ganho)
Uso da Ram           (Memória ram)

Lembrando que, a cada opção marcada no Passo 1, você deve descer e marcar a caixinha ´´exibir na tela´´ do Passo 2, um de cada vez, você vai ver que ao fazer isto aparece a palavra ´´Tela´´ na frente da opção, o que significa que sera exibido na tela durante o seu jogo, depois é dar Ok e o monitoramento foi configurado com sucesso, ficará tipo Assim:



Agora vamos ao Overclock. 

Voltando a página inicial do programa você vai configurar apenas duas opções Core Clock e Memory Clock. Na maioria dos notebooks, a velocidade do cooler é controlada pelo BIOS (o firmware do computador), portanto, esta opção ficará esmaecida, existem outras aplicações que podem alterar a velocidade do cooler mas isto fica para outro artigo..

Depois de colocar os valores de overclock é só clicar em Apply e ja estará overclocado, para restaurar as configurações padrões é só clicar em Reset.

6 - No meu notebook Acer i5 6200U + 8Gb + 940M pude colocar o máximo em: Core Clock + 135Mhz e Memory Clock + 200Mhz, os resultados se aplicam a outros notebooks de outras marcas como Dell, Asus e Samsung com configurações semelhantes.

Obs: No entanto estas métricas são para a minha configuração, para a sua: ou você pesquisa video tutoriais específicos pra ela ou testa pra ver qual é o limite dela, pra isto basta ir aumentando de pouco em pouco e testando em algum jogo, avaliando os resultados, se começarem a surgir instabilidades e falhas gráficas então ja chegou o limite e é melhor reverter até que elas parem em uma margem de segurança e não aumentar mais. Você provavelmente pode aumentar os clocks com segurança em uma quantidade maior, digamos 50MHz, na primeira vez, e depois aumentá-los em 10MHz de cada vez, testando a estabilidade do sistema entre cada aumento.




COMO TESTAR OS RESULTADOS DE ANTES E DEPOIS DESTES AJUSTES ?
Para testar como dito você pode testar em jogos, eu testei no Gta V e no The witcher 3, no entanto jogos podem não ser muito confiáveis para se obter estes resultados visto que vários elementos durante o jogo podem interferir, outra forma de testar os resultados do overclock é com o programa Unigine Heaven, pois ele renderiza o mesmo ambiente 3D com os mesmos parâmetros em todos os testes:

1 - Baixe o Unigine Heaven 
2 - Instale o programa
(Se certifique de que seu notebook esteja devidamente configurado ex: placa dedicada configurada como principal, plano de energia definido em Alto desempenho, Drivers Atualizados etc.. feche todos os outros programa abertos em segundo plano antes de prosseguir)
3 - Abra o Programa


Assim que abrir o ambiente com as cenas de testes, basta clicar em BENCHMARK
Espere até que as 26 cenas se passem sem fazer nenhuma outra atividade no notebook.
Faça o teste antes e depois dos ajustes de overclock e veja se houve ganho de Fps:




EM NOTEBOOKS COMUNS OVERCLOCK NÃO SE SAI BEM


Notebooks comuns não são ideais pra fazer overclock, quando digo comuns, me refiro a notebooks com placas de vídeo dedicadas da série M ou MX, tais como 710M, 820M, 920M, 930M, 840M, 940M, 920MX, 930MX, 940MX, isto pois estes notebooks comuns não oferecem muito além do que ja possuem, vamos as minhas constatações do porquê desta conclusão:

1 - PODEM HAVER GANHOS, MAS VARIA.
Em meus testes com minha configuração ja citada, ganhei cerca 5 Fps a mais em meus jogos, como Gta V e The Witcher 3, porém ja vi outros usuários com configurações semelhantes ganharem até 10 Fps em outros jogos, os ganhos variam de jogo pra jogo, ainda sim achei que a vantagem é muito pequena, como não posso generalizar, pode ser que seu ganho seja maior dependendo do seu jogo, da sua placa de vídeo e do tipo de memória dela, só testando pra saber.

2 - DEFEITOS GRÁFICOS:
Em meus testes também obtive defeitos gráficos, falhas gráficas nos jogos, linhas estranhas, manchas coloridas na tela, artefatos estranhos nos mapas, congelamentos e até mesmo uma tela azul que voltou ao normal após reiniciar o aparelho, no meu notebook obtive estes defeitos gráficos, e para evita-los tive de manter o memory clock mais baixo, é bom reduzir os clocks caso estes defeitos gráficos surjam, eles indicam que sua placa de video passou do limite.

3 - AQUECIMENTO A MIL
Notebooks ja superaquecem bastante jogando sem overclock, principalmente em Full Load que é quando todos os componentes estão trabalhando no limite, então imagine ultrapassar o limite de uso, ao fazer isto obviamente o aquecimento será maior, esteja ciente de compensar isto usando coolers externos, uma boa pasta térmica e com undervolting, você não vai querer que seu notebook queime alguma peça até porque não é tão simples como um PC que basta substituir a peça e fica tudo certo, por isto é bom evitar deixar que as temps passem de 80 graus..

Como Fazer Overclock Em Notebook
Use suporte com cooler e cooler exaustor para manter temperaturas saudáveis.



EM NOTEBOOKS GAMERS OVERCLOCK PODE COMPENSAR MAIS

Se você tem um notebook gamer e gostaria de espremer o máximo, como modelos com as placas da série GTX 555M, 660M, 860M, 870M, 950M, 960M, 970M, 1050, 1050 ti, 1060 etc.. pode fazer, desde que saiba qual é o limite do seu hardware, ai sim pode ser que o resultado compensa, em notebooks gamers a história é diferente pois um overclock nestas placas traz uma vantagem bem maior, cerca de 20 a 30% o que é mais perceptível em jogos e nestes casos vale a pena, tanto é que muitos deles ja vem com softwares de overclock e controle de hardware pré instalados pelas fabricantes como Avell, Asus, Lenovo e Alienware por exemplo, só que mais uma vez é bom se precaver contra o aquecimento antes de tudo, se o notebook for velho leve o aparelho em um técnico para limpeza interna e para aplicar uma pasta termica ja que pasta térmica que vem de fábrica nunca é das melhores.



Veja Também: Notebook com Baixo Desempenho o Que Fazer

Veja Também: Como Configurar Painel da Nvidia

18 comentários:

  1. Quais seriam as metricas ideais no Core Clock e Memory Clock do programa msi afterburn para uma placa gtx nvidia 1050ti?
    Sei que vc recomenda utilizar cooler exaustor e o suporte com cooler juntos, mas se tivesse que escolher, qual seria o melhor?
    valeuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Yuri recomendo que voce faça esta pergunta em grupos, foruns e videos do youtube onde outros proprietarios que tenham a mesma configuração te repassem experiencia e recomendações, não posso te passar estas metricas pois nunca testei em um note com 1050 ti, se eu pudesse escolher começaria com um suporte cooler, depois, em ultimo caso apelaria para o cooler exaustor.

      Excluir
  2. Olá amigo queria saber se o jogo portal knights roda em notebook Windows 10 4gb de ram Intel grafics hd 5500 core i3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha infelizmente nao achei nenhum gameplay deste jogo com esta configuração pra te dar uma noção, mas como é de mundo aberto acho meio dificil, no seu lugar primeiro adicionava mais memoria ram nesse notebook, so 4GB é pouco, depois eu baixaria uma versão pirata do jogo e testaria pra ver se roda, pra ai sim pensar em comprar o original.

      Excluir
  3. Tem alguma metrica especifica para geforce 940mx?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise nos videos de usuarios do youtube que possuem a mesma configuração, recomendo que voce converse com eles pra ter experiencia com quem tem a mesma placa antes de pensar em fazer.

      Excluir
  4. Bom dia amigo, acompanho seu blog direto foi por ele que tomei base pra comprar meu notebook ACER 50KS, agradeço por isso! ele é muito bom e atende minhas espectativas, porem em jogos normalmente ele chegava a 90ºC facilmente então comprei uma base cooler igual a da matéria da multilaser e agora fica em cerca de 80-85ºC oque ainda acho bastante kkkk será que se eu pegar um exaustor abaixa mais? ou sera que a base que está com defeito e não da dando seu limite? agradeço as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, é o seguinte a base reduz isso mesmo, na verdade a maior função dela é dissipar o calor, se voce nao usasse ela, outros materiais de apoio iriam reter e acumular o calor e esquenta-lo ainda mais ! a base não so ajuda desta forma como tambem posiciona melhor o notebook, compre o exaustor e vera que ele é muito mais eficiente, vai abaixar bem mais sua temperatura, so que recomendo usar os dois em conjunto pra ter a melhor redução possivel.

      Excluir
    2. cara abri a base e troquei as 5 fans de 7x7 5v por 5 fans 8x8 12v abri em baixo pra nao tampar a ventilação e liguei num cabo chaveado de notebook, viro um "saçi" kkkkkkk ta muito forte a temperatura agora fica entre 65-70 ja fica bem mais confortável de jogar... FPS aumentou em 5 - 10 por ai.... fiz o teste no battlefield 4 que usa muito do processador, vou te mandar as fotos pra voce postar no blog, show demais!!

      Excluir
    3. manda as foto la no nosso grupo https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/

      Excluir
  5. Tenho uma 940mx tbm Gabriel. Deixei o core clock em 85 e memory clock em 125. O valor de 85 seria equivalente a subir 10% dos Mhz originais da placa e os 125 foi uma regra de 3 que fiz em cima da configuração que esta aqui nesta pagina. Esta utilizando como sua configuração ??

    ResponderExcluir
  6. Tenho um Dell gaming 15 de gtx 1050 (sem ser a ti), gostaria de saber as configurações ideais para oc nele sem provocar danos ao mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola pra saber as configurações ideais recomendo que voce se guie por video tutoriais onde os mesmos usuarios do modelo fazem o overclock nele, porem, de forma geral, se voce fizer um overzinho nele de pouco em pouco até perceber que a temperatura não passe de 90 graus e a jogabilidade nao apresente falhas gráficas e congelamentos, ou qualquer anomalia do tipo, voce estara fazendo um over seguro.

      Excluir
    2. Vi em uns fórum 200 de core clock e 150 de memory clock. Estou usando 200 de core clock e 110 de memory clock, por enquanto tá tudo bem, não tá chegando nem nos 80º C o notebook. Agora queria saber se aplicar a configuração de uma vez dá problema, pois tem vezes que quando abro o msiafterburner a configuração zera e eu dou um aplicar no perfil que salvei, ou toda vez que isso acontece eu tenho que aumentar de 10 em 10 o core e a memory clock. Desde já agradeço.

      Excluir
    3. se voce ja testou antes e deu tudo certo nao ha problemas aplicar os valores de uma vez, o metodo de pouco em pouco é apenas no começo, pra voce descobrir ate onde pode ir, uma vez descoberto pode ir de uma vez.

      Excluir
  7. Olá. Eu tenho um Acer Helios 300 e gostaria de saber se eu posso fazer overclock no Predator Sense para aumentar o FPS do GTA V(unico jogo que jogo) ou se o undervolt na GPU é a melhor opção.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, voce pode fazer os dois ao mesmo tempo, o undervolt no processador vai apenas manter temperaturas mais baixas, o que é ideal para que o notebook trabalhe no seu máximo possivel sem sofrer limitações de temperatura, o overclock na placa de vídeo vai lhe beneficiar com alguma performance a mais, mas recomendo que voce pesquise em tutoriais ou no youtube quais as medidas corretas para esta placa de video, pra que voce ganhe o desempenho sem passar do limite.

      Excluir

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM UM DIA TENHA PACIÊNCIA

- NÃO POSTE LINKS

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES

- SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO ACIMA, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO FORUM DE PERGUNTAS E RESPOSTAS >>>> http://notebookgamer.forumeiros.com/