quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Qual a Diferença: Memória Ram DDR3 Vs DDR4 em Notebook ?

Memória Ram DDR3 Vs DDR4 em Notebook
Nos últimos anos notamos o surgimento de uma nova memória ram presente em notebooks comercializados no mercado, a nova memória Ram DDR4 surge como um diferencial e uma referência a notebooks com componentes de última geração, a memória ram DDR3 tornou-se então obsoleta e desatualizada, porém ainda é possível encontra-la em alguns modelos de notebooks, mas afinal qual a diferença entre estes dois tipos de memória ? qual delas se encaixa no seu perfil de uso ? neste artigo vamos passar pelos principais pontos para responder a estas perguntas e esclarecer qual delas é melhor pra você.




DIFERENÇA DE FREQUÊNCIAS E CAPACIDADES
A primeira diferença e a principal é em relação a frequência de operação das memórias, as memórias DDR3 podem ter frequência de 800 a 2133 Mhz, em notebooks comuns a frequência mais popular é a de 1600 Mhz, ja a memória ram DDR4 ja parte da frequência de 2133 Mhz chegando até frequências de 4266 Mhz, em notebooks convencionais a frequência DDR4 mais comum é a de 2133Mhz, ja em notebooks gamers ja temos visto DDR4 com 2400 Mhz, esta diferença de frequência significa maior taxa de transferência em um mesmo intervalo de tempo. Outra diferença é em relação a capacidade de operação das memórias, a memória DDR3 tem capacidade de 512Mb a 8GB por pente, ja a memória DDR4 tem capacidade que parte de 4Gb a 16GB por pente, resultando em uma capacidade final maior de upgrade


Memória Ram DDR3 Vs DDR4 em Notebook



FATORES LIMITANTES
As memórias DDR3 sofriam com limitações como o tamanho menor dos pentes, limites na capacidade de resistência ao calor e corte no desempenho para favorecer maior economia de energia, estes fatores limitantes foram eliminados com o novo tipo de memória ram DDR4.

Porém a memória DDR4 também tem seu fator limitante, pelo fato de ter frequência maior, também acaba por ter latência maior (responsividade de acesso aos dados) e isto é um dos fatores que tornam sua vantagem não muito grande em relação a memória DDR3.

Memória Ram DDR3 Vs DDR4 em Notebook


DIFERENÇA DE CONSUMO DE ENERGIA
Em termos de consumo de energia a DDR3 consome em média 1,5 V, ja a memória DDR4 consome apenas 1,2 V, uma diferença que aos olhos leigos pode parecer pequena porém combinando-a com a baixa amperagem temos uma vantagem de até 40% de energia e uma menor geração de calor, ou seja, notebooks com a memória DDR4 tem maior duração de bateria e também temperaturas mais baixas, favorecendo a vida útil dos componentes.

Memória Ram DDR3 Vs DDR4 em Notebook


Em termos leigos podemos dizer que a memória DDR4 tem maiores taxas de transferências a uma voltagem mais baixa, tudo isto também significa um aumento de performance para o processador e também para as placas de vídeo integradas, ja que ambos trabalham com a memória compartilhada do sistema.


QUAL A MEMÓRIA IDEAL PRA VOCÊ ?
Se seu perfil de uso for estudantil ou doméstico a memória DDR4 não vai lhe oferecer uma grande vantagem, neste caso apenas a memória DDR3 ja esta de bom tamanho, porém se seu perfil de uso for gamer ou profissional que trabalha com programas pesados que precisam de o maior performance, como editores de vídeo, imagem e projetos em 3D, a memória DDR4 oferece uma melhoria significativa em relação a DDR3 por possuir mais largura de banda, assim como maior capacidade de upgrade.







Veja Mais: Como Instalar Memória Ram no Notebook




Nenhum comentário:

Postar um comentário

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM UM DIA TENHA PACIÊNCIA

- NÃO POSTE LINKS

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES

- SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO ACIMA, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO FORUM DE PERGUNTAS E RESPOSTAS >>>> http://notebookgamer.forumeiros.com/