Qual a Diferença Entre USB 2.0, 3.0, 3.1 e Tipo C ?

Qual a Diferença Entre USB 2.0, 3.0, 3.1 e Tipo C ?
Todas as vezes que pesquisamos osbre notebooks pensando em comprar nos deparamos com os termos referentes as conexões e entradas do aparelho, a mais popular é a entrada USB, até pouco tempo ja estávamos acostumados com as entradas 2.0, recentemente surgiram as novas entradas USB 3.0, 3.1 e também o termo USB Tipo C, isso pode confundir um poucpo as pessoas mais leigas que não tem noção de qual a diferença entre elas e também não entende a utilidade de cada entrada destas, sendo assim preparei este guia completo explicando sobre cada uma delas e as finalidades de cada uma.






Existem dirversas melhorias nas novas entradas USB que vem evoluindo a cerca de 20 anos, como por exemplo velocidade de transferência de até 10GB/s e voltagem de até 100W de energia, suficiente para carregar aparelhos externos ou adicionar um sinal de video HDMI para um monitor.

Qual a Diferença Entre USB 2.0, 3.0, 3.1 e Tipo C ?
A diferença das USB 2.0, 3.0 e 3.1 esta principalmente na velocidade e na saída de energia, ja a diferença entre a entrada USB 3.1 e a Tipo C esta apenas no formato do conector.



A entrada USB Tipo C, as vezes também nomeada como USB-C, é simplesmente uma nova forma de entrada e plugue de cabo. Existem diversas vantagens da nova entrada USB Tipo C. A primeira vantagem é a reversabilidade. A dificuldade de conectar um dispositivo USB passados é um meme universal de humor na internet. Mesmo ao olhar, não é fácil de conectar a USB corretamente, uma vez que a nova USB tipo C é reversível você pode conecta-lo de qualquer maneira, não importa, além disso se você tiver um dispositivo e um computador, basta conectar a extremidade do cabo ao pc e a outra ao periférico de forma bem facilitada.

Qual a Diferença Entre USB 2.0, 3.0, 3.1 e Tipo C ?
Benchmark das entradas USB com software IO Meter.


A USB Tipo C  também tem o mesmo tamanho das conexões Micro USB, portanto ele se encaixa mesmo nos mais pequenos periféricos, além disso o USB Tipo C é excelente para carregar, o poder bidirecional significa que não só seu dispositivo pode carregar um periférico como o periférico pode também carregar seu dispositivo.Quando USB Type-C é combinado com USB Power Delivery (ou USB PD), ele pode suportar uma saída de energia muito maior - até 100W a 20V e 5A. Isso não é apenas o suficiente para carregar smartphones e tablets, como normalmente fazemos com micro USB, mas agora você pode carregar um notebook com USB PD e Tipo-C.


É difícil acreditar, mas o USB 3.0 foi introduzido há mais de uma década, em novembro de 2008. O novo USB 3.0 aumentou significativamente a velocidade de transferência de dados. O USB 2.0 só foi capaz de uma taxa de transferência de dados máxima teórica de 480 megabits por segundo, enquanto o USB 3.0 era capaz de 5 gigabits por segundo ou seja,10 vezes mais rápido. Na época, não havia muitos computadores com portas USB 3.0, e alguns tinham apenas um lado, ao lado de portas USB 2.0. Para distinguir entre USB 2.0 e 3.0, as portas USB 3.0 tinham um conector ou língua azul dentro.

Qual a Diferença Entre USB 2.0, 3.0, 3.1 e Tipo C ?
Tipos, Velocidade e Saída de energia de cada USB.


O USB 3.1 foi lançado apenas alguns anos atrás, em julho de 2013. Desde então, os fabricantes de dispositivos têm trabalhado febrilmente para trazer o novo padrão para os produtos em sua casa. A velocidade de transferência de dados do USB 3.1 é incrível - 10Gbps. Isso rivaliza com a velocidade da Ethernet e do Thunderbolt original. No entanto, existem poucos dispositivos que são capazes de velocidades de transferência de dados tão elevadas.

Graças ao maior débito de dados, o USB 3.0 e o 3.1 podem ser usados ​​para entregar o vídeo também. Já existem adaptadores que permitem que PCs e Macs produzam vídeo HD para um monitor ou televisão via USB padrão, e as edições mais novas permitem um vídeo mais rápido e suave em resoluções mais altas. O USB 3.1 suporta a especificação MHL 3, que pode produzir vídeo em até 4K de resolução. É possível que o USB 3.1 e o USB Type-C possam substituir os padrões e portas atuais, como HDMI, DVI e DisplayPort, embora isso pareça improvável no curto prazo.

Qual a Diferença Entre USB 2.0, 3.0, 3.1 e Tipo C ?



USB Type-C promete resolver o problema da incompatibilidade com um conector universal, que também é capaz de duplicar o débito teórico do USB 3.0 e pode fornecer muito mais energia. É por isso que a Apple está emparelhando Type-C e USB 3.1 para eliminar o conector de energia no MacBook. É um objetivo com o qual concordamos, mesmo que ficamos menos entusiasmados com a decisão da empresa de despejar completamente as portas USB com essa única exceção. A abordagem do Google, ao fornecer duas portas USB-C  e duas portas USB 3.0 regulares, é obviamente preferível, mesmo que adicione um pouco de volume à máquina.

Resumindo a nova conexão USB Tipo C vem para oferecer uma maior facilidade de conectar conectores de forma mais universal, maior versatilidade e compatibilidade com o aparelhos modernos, maior velocidade de transferência de dados e também maior disposição de energia para carregar aparelhos perfiféricos.


3 comentários:

  1. Amigo, ainda não consegui compreender uma coisa. Qual seria a função da entrada type-c num notebook? Eu nunca vi um periférico que use essa entrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poise, esta é uma entrada nova ainda, ela traz maior rapidez e um formato universal mais fácil de mexer, voce ainda nao viu pois é de agora em diante que surgiram os perifericos de acordo com esta entrada, ainda é uma novidade.

      Excluir
  2. Cara estou fazendo uma relação de USB, só que este tipo A 3.1 Gen 2 não existe, o tipo A continua com a mesma dimensão, e creio que para Gen 2 o conector ficará mais disponível para o tipo C, todavia essa ilustração do tipo A Gen 2 não consta no USB IF

    ResponderExcluir

---------------- O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMENTAR !!!--------------

- SE VOCÊ COMENTAR AQUI, MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA DE AGUARDAR.

- POR FAVOR NÃO POSTE LINKS, CITE O NOME DOS MODELOS AO INVÉS DISTO

- COMPROU NOTE COM DEFEITO ? ENTRE EM CONTATO COM A LOJA QUE VOCÊ COMPROU E SOLICITE A GARANTIA.

- NÃO ME RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- NÃO ENTENDO NADA DE PC DESKTOP, SOMENTE NOTEBOOK.

- COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS DE FORMA QUE OS IMPRÓPRIOS SERÃO DELETADOS.

Obrigado pela visita.