Processadores Intel i5 8250U e i7 8550U Serão Quad Core !

Uma mudança radical aconteceu na nova linha de processadores de notebook da oitava geração Intel Kaby Lake-R, agora os processadores da linha U tiveram a performance aumentada em 40% ! o que é um grande salto visto que as diferenças de geração para geração até a sétima eram sempre pequenas, como i3 7100U, i5 7200U e i7 7500U  eram dual core e a cada geração aumentava insignificantemente a frequência e a economia de energia, porém os novos processadores da oitava geração agora virão com mais dois núcleos físicos ! o que aumenta muito o desempenho multi core.



Anunciados em agosto de 2017 os novos processadores foram designados para notebooks e ultrafinos, estaram sendo vendidos como uma nova linha porém são uma atualização da sétima geração, por isto estão nomeados como Kaby Lake-R (refresh), os processadores i5 8250U e i7 8550U incluem 4 núcleos físicos aliados a mais 8 Treads (Núcleos virtuais), foram construídos na litografia 14+ nm revisada com TDP de 15W e suporte a 32Gb de memória ram DDR4 2400MHZ, porém o chip gráfico continua sendo a Intel Graphics HD 620 que ja faz parte dos processadores da sétima geração Dual core.


No entanto para acomodar mais dois núcleos físicos a velocidade padrão por núcleo é menor nos modelos Quad Core porém com Turbo Boost que compensa isto resultando numa frequência total maior, como poderá ver abaixo possuem desempenho rápido e são eficientes.



ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE CADA PROCESSADOR:

i5 8250U:
Litografia: 14nm
Núcleos: 4
Hyper Treading: 8
Frequência Base: 1.6 Ghz
Frequência Turbo Boost: 3.4 Ghz
Cache: 6Mb de Smart Cache
Consumo de energia TDP: 15W
Tamanho de memória: 32GB
Tipo de memória: DDR4 2400Mhz ou LPDDR3 2133 Mhz
Canais de memória: 2
Largura de memória: 34.1Gb/s
Placa gráfica integrada: Intel UHD 620

i7 8550U:
Litografia: 14nm
Núcleos: 4
Hyper Treading: 8
Frequência Base: 1.8 Ghz
Frequência Turbo Boost: 4.0 Ghz
Cache: 8Mb de Smart Cache
Consumo de energia TDP: 15W
Tamanho de memória: 32GB
Tipo de memória: DDR4 2400Mhz ou LPDDR3 2133 Mhz
Canais de memória: 2
Largura de memória: 34.1Gb/s
Placa gráfica integrada: Intel UHD 620


Outras versões: i5 8350U, i7 8650U.


COMPARATIVO DE BENCHMARK COM A SÉTIMA GERAÇÃO I5 8250U VS I5 7200U:






COMPARATIVO DE BENCHMARK COM A SÉTIMA GERAÇÃO I7 8550U VS I7 7500U:



Fonte: CPU Monkey



Em comparação dos novos processadores da oitava geração com os da sétima geração fica claro que os processadores i5 8250U e i7 8550U tem mais núcleos, mais Treads, mais memória cache e Gráficos integrados HD 620 ligeiramente mais rápidos, porém a frequência base são menores, entretanto as frequências Turbo são maiores a dos processadores i5 7200U 2 i7 7500U, isto significa grande vantagem em atividades multi tarefas e outras atividades que dependem mais do multi core.

Para editores de vídeo como Adobe Lightroom os novos processadores são cerca de 28% mais rápidos do que os processadores da sétima geração segundo a intel, além do mais a nomenclatura também muda, agora é são renomeados como Intel UHD  Graphics referente a capacidade 4K, em relação a economia de bateria a intel também revelou que os ultrafinos com estes novos processadores poderão chegar a 10-12 horas de autnomia, porém isso varia muito do perfil de uso do usuário e dos designs das fabricantes que muitas vezes sacrificam o espaço da bateria em prol de designs mais finos e leves.

Apesar de que estes testes ainda sejam prematuros e que novos drivers ainda estão para serem lançados para estes processadores ja podemos notar que há grande melhoria no que diz aos testes de Multi Core, os processadores 8250U e 8550U se aproximam do desempenho dos processadores da série HQ, ficando abaixo por uma pequena diferença, portanto para tarefas do cotidiano um processador Ultra Low Voltage é uma boa escolha, porém para fins profissionais e para gamers exigentes os processadores HQ continuam sendo a melhor opção.



9 comentários:

  1. Boa tarde féra. Comprei um notebook Acer VX5-591G-54pg.Pará jogos. Gostaria de saber se precisa de um cooler exaustor ou mesa com cooler. Mesmo que ele tenha cooler interno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa precisa sim, para este modelo recomendo o Multilaser Warrior AC 292, cooler exaustor creio que não seja necessario.

      Excluir
  2. Esse turbo do i5 so se consegue com overclock ?

    ResponderExcluir
  3. A diferença entre o i3 para o i5 ė a mesma que a do i5 para o i7

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Amigo, um i5 oitava geração (i5 8250u) é mais potente do que um i7 da sétima geração (i7 8550u). Tecnicamente parece ser, pórem vi alguns vídeos no youtube que acabou me deixando em dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois modelos que voce citou são da oitava geração, voce quis dizer i5 8250u vs i7 7500u né ? pq se for o i5 é superior, possui mais núcleos físicos e isto em multi tarefas o da uma vantagem maior de desempenho, o i5 tambem tem mais memoria de cache, sem comparação, o i5 quad core é mais potente que o i7 dual core.

      Excluir
  5. Comprei um Acer Sp515 (Spin5) que vem com i5 de 8 geração. Estou muito ansioso, pois o pagamento ainda não foi aprovado. Depois de tantos anos capando os processadores de notebook,finalmente a Intel resolveu dar o desempenho que dava aos processadores da 3 geração. Lembro que meu antigo i5 3210m dava uma surra nos i5 de quinta e sexta geração! Pq não era capado. Deixei de comprar nott, fui pra pc. Agora que os processadores voltaram com força total na 8 geração, comprei um nott de novo pra ter mais comodidade além do pc.

    Marcelo.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo